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ICC - 1. Histórico e Conceitos básicos

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Apresentação em tema: "ICC - 1. Histórico e Conceitos básicos"— Transcrição da apresentação:

1 ICC - 1. Histórico e Conceitos básicos
Jorge Macêdo Introdução à Computação - Jorge Macêdo

2 Introdução à Computação - Jorge Macêdo
1. Conceitos básicos 1.1 - O Computador 1.2. Histórico 1.3. Classificação dos computadores Classificação quanto à natureza Computadores Digitais Computadores Analógicos Classificação quanto ao âmbito ou Propósito Computadores de âmbito Específico Computadores de âmbito Geral Classificação quanto ao Porte Microcomputadores Minicomputadores Supercomputadores Mainframes Portáteis Introdução à Computação - Jorge Macêdo

3 Introdução à Computação - Jorge Macêdo
O Computador Computador – aparelho que pode realizar cálculos e tomar decisões lógicas a velocidades altíssimas, em relação aos seres humanos. Muitos computadores pessoais podem realizar até um bilhão de somas por segundo. Pessoa usando calculadora Velocidade reduzida. Como saber se os cálculos estão corretos? Super computadores podem realizar bilhões ou até mesmo trilhões de cálculos por segundo. Introdução à Computação - Jorge Macêdo

4 Introdução à Computação - Jorge Macêdo
O Computador Computadores processam dados de acordo com um conjunto de instruções. Tais conjuntos são chamados programas de computador ou software. Programadores de computador determinam esses conjuntos de instruções. Hardware – diversos dispositivos que compõem um computador. Teclado, tela ou monitor, mouse, discos rígidos (HD – hard disk), memória, unidades de CD-ROM, DVD e processador. Custos de hardware em queda. Introdução à Computação - Jorge Macêdo

5 Introdução à Computação - Jorge Macêdo
1.2. Histórico Geração Zero – Computadores Mecânicos ( ) Utilização de engrenagens e alavancas 1642, Blaze Pascal, constrói a primeira máquina de calcular Pascalina Somava e subtraia Introdução à Computação - Jorge Macêdo

6 Geração Zero – Computadores Mecânicos (1642-1945)
1673, o barão alemão Gottfried Wilhelm Von Leibniz, constrói uma máquina mecânica de calcular Somava, subtraia, multiplicava e dividia Conseguiu colocar multiplicação e divisão em sua máquina segundo a idéia de que uma multiplicação é equivalente a várias somas. Ex: 3 x 5 = Introdução à Computação - Jorge Macêdo

7 Introdução à Computação - Jorge Macêdo
Leibnitz e sua máquina Introdução à Computação - Jorge Macêdo

8 Geração Zero – Computadores Mecânicos (1642-1945)
Década de 1820, Charles Babbage projetou e construiu: A Máquina Diferencial Somava e subtraia Construída com o objetivo de gerar tabelas para a navegação naval Dava os resultados em pratos de cobre, sendo estes os precursores do CD-ROM Introdução à Computação - Jorge Macêdo

9 Geração Zero – Computadores Mecânicos (1642-1945)
A Máquina Analítica Já possuía memória, unidade de computação, unidade de entrada e unidade de saída Somava, subtraia, multiplicava e dividia Máquina de propósito geral Lia instruções a partir de cartões perfurados Ada Byron King, a condessa de Lovelace, criou programas para a máquina, tornando-se a primeira programadora de computador do mundo. Introdução à Computação - Jorge Macêdo

10 Geração Zero – Computadores Mecânicos (1642-1945)
1930, Konrad Zuze Máquinas de calcular com relés eletromagnéticos Financiamento dos Projetos não aprovados 1944, bombardeio de Berlim destrói as máquinas Introdução à Computação - Jorge Macêdo

11 Geração Zero – Computadores Mecânicos (1642-1945)
1944, Howard Aiken Necessidade de automatizar cálculos Resolve construir com relés as máquinas de Babbage: MARK I e MARK II Introdução à Computação - Jorge Macêdo

12 Primeira Geração – Válvulas (1945-1955)
Segunda Guerra, estímulo para a construção de computadores eletrônicos ENIGMA, dispositivo codificador Árduo trabalho para decodificar a mensagem 1943, COLOSSUS torna-se operacional Procurava decifrar as mensagens enviadas pelo enigma Mantido em segredo militar por de 30 anos Introdução à Computação - Jorge Macêdo

13 Introdução à Computação - Jorge Macêdo
Enigma e Colossus COLOSSUS Enigma Introdução à Computação - Jorge Macêdo

14 Primeira Geração – Válvulas (1945-1955)
Americanos precisavam de tabelas de tiro para artilharia pesada , Projeto ENIAC (Eletronic Numerical Integrator And Computer) Características: válvulas 1.500 relés 30 toneladas 140 quilowatts 6.000 chaves Introdução à Computação - Jorge Macêdo

15 Introdução à Computação - Jorge Macêdo
ENIAC Introdução à Computação - Jorge Macêdo

16 Geração Dois – Transistores
Transistor é criado no Bell Labs em 1948 (John Bardeen, Walter Brattain e William Shockley) No espaço de dez anos revolucionou o mundo da computação Final da década de 1950 os computadores à válvula estavam obsoletos Primeiro computador transistorizado: TX-0 (Transistorized eXperimental computer 0) Introdução à Computação - Jorge Macêdo

17 Introdução à Computação - Jorge Macêdo
TX-0 Introdução à Computação - Jorge Macêdo

18 Geração Três – Circuitos Integrados (1965-1980)
1958, Robert Noyce e Kilby desenvolvem técnica para integrar circuitos eletrônicos em substratos de silício. Dezenas de transistores num mesmo chip. Permitiu que fossem construídos computadores menores, mais rápidos e mais baratos IBM, Lança a linha System/360 360 modelo 30 360 modelo 75, que era maior e mais rápido Introdução à Computação - Jorge Macêdo

19 Introdução à Computação - Jorge Macêdo
System/360 modelo 30 Introdução à Computação - Jorge Macêdo

20 Introdução à Computação - Jorge Macêdo
Geração Quatro – Integração de Circuitos em Escala Muito Alta e computadores pessoais (1980-?) Década de 1980 técnica da Integração de Circuitos em Escala Muito Alta (VLSI, Very Large Scale Integration) Dezenas de milhares de transistores em um único chip Evolução da técnica permitiu colocar centenas de milhares e depois milhões de transistores em um único chip Introdução à Computação - Jorge Macêdo

21 Introdução à Computação - Jorge Macêdo
Geração Quatro – Integração de Circuitos em Escala Muito Alta e computadores pessoais (1980-?) Empresas e universidades: fim dos centros de computação ou centros de processamento de dados Chegada dos minicomputadores: departamentos de empresas e até mesmo uma pessoa física Steve Jobs e Steve Wozniak criam o Apple e Apple II lançados no início da década de 1980 1981, IMB lança o Personal Compter – PC. Famoso PC da IBM ou IBM/PC Introdução à Computação - Jorge Macêdo

22 Apple I, Apple II e IBM/PC
Introdução à Computação - Jorge Macêdo

23 1.3. Classificação dos computadores
Classificação quanto à natureza Os computadores podem ser classificados, quanto à sua natureza, em computadores analógicos e computadores digitais. Normalmente, quando não é feita qualquer referência à natureza do computador subentende-se que se trata de um computador digital. Introdução à Computação - Jorge Macêdo

24 1.3.1.1. Computadores Analógicos
Um computador analógico trabalha com a informação tal qual como ela é recebida de dispositivos externos. Essa informação é recebida e processada de um modo contínuo. A informação pode ser, por exemplo, um conjunto de valores de corrente elétrica, de temperatura ou de velocidade. Introdução à Computação - Jorge Macêdo

25 1.3.1.2. Computadores Digitais
Os computadores digitais, ao contrário dos analógicos, aceitam e processam a informação como uma série de valores discretos. Estes computadores são bastante versáteis e por isso são muito mais utilizados do que os computadores analógicos. Introdução à Computação - Jorge Macêdo

26 1.3.2. Classificação quanto ao âmbito ou Propósito
Computadores de âmbito Específico Computadores de âmbito Geral Introdução à Computação - Jorge Macêdo

27 1.3.2.1. Computadores de âmbito Específico
Os computadores de âmbito específico são computadores projetados para desempenharem um conjunto muito reduzido de tarefas. Os supercomputadores são exemplos destes tipos de computadores, sendo utilizados, por exemplo, no controle de mecanismos industriais e em cálculos científicos. Introdução à Computação - Jorge Macêdo

28 1.3.2.2. Computadores de âmbito Geral
Os computadores de âmbito geral são computadores capazes de desempenhar uma grande variedade de tarefas, através da execução de um grande número de programas de software. Estes computadores são bastante utilizados em escritórios, escolas e mesmo em casa. Introdução à Computação - Jorge Macêdo

29 1.3.3. Classificação quanto ao Porte
Os computadores podem ser classificados, de acordo com o seu porte, custo, desempenho e propósito. Introdução à Computação - Jorge Macêdo

30 Introdução à Computação - Jorge Macêdo
Microcomputadores Os primeiros microcomputadores, ou computadores pessoais, a aparecer tinham uma capacidade de processamento reduzida e destinavam-se a um único utilizador. A sua característica marcante era a integração do processador, único e de dimensões micro, num pequeno chip de memória semicondutora, formando um microprocessador. Também conhecidos como "desktop". Introdução à Computação - Jorge Macêdo

31 Introdução à Computação - Jorge Macêdo
Minicomputadores Os minicomputadores são computadores de médio porte adequados a tarefas como, por exemplo, o controle de processos industriais e a gestão de sistemas multiusuário. Com o aparecimento e posterior desenvolvimento dos microcomputadores, a distinção entre estas duas categorias é cada vez menos clara. PDP-8 IBM 1130 Introdução à Computação - Jorge Macêdo

32 Introdução à Computação - Jorge Macêdo
Supercomputadores Os supercomputadores são máquinas de grande porte, capazes de processar grandes quantidades de informação a uma velocidade bastante elevada. Estes computadores são de âmbito específico, realizando um grupo de tarefas reduzido. Introdução à Computação - Jorge Macêdo

33 Introdução à Computação - Jorge Macêdo
Supercomputadores Introdução à Computação - Jorge Macêdo

34 Evolução dos Supercomputadores
Introdução à Computação - Jorge Macêdo

35 Introdução à Computação - Jorge Macêdo
Mainframes Os computadores mainframe são máquinas de grande porte, com velocidades de processamento e capacidade de armazenamento bastante elevada. Estas máquinas, ao contrário dos supercomputadores, são de âmbito alargado, sendo utilizadas em grandes organizações como bancos, companhias de seguros e centros de investigação. Introdução à Computação - Jorge Macêdo

36 Introdução à Computação - Jorge Macêdo
Mainframes Introdução à Computação - Jorge Macêdo

37 Introdução à Computação - Jorge Macêdo
Portáteis Como os laptops, notebooks, mini-notebooks, handhelds, notepads, palm tops e celulares. Introdução à Computação - Jorge Macêdo


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