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Curso EDUCANDO PARA A TRANSPARÊNCIA

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Apresentação em tema: "Curso EDUCANDO PARA A TRANSPARÊNCIA"— Transcrição da apresentação:

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2 Curso EDUCANDO PARA A TRANSPARÊNCIA

3 PREPARANDO O TERRENO E RUMO À AÇÃO

4 PREPARANDO O TERRENO E RUMO À AÇÃO

5 Preparando o Terreno Filme: Índia

6 Preparando o Terreno Alinhamento da Administração da OSC com os Princípios da Transparência e da Prestação de Contas Transparência e Prestação de Contas são temas permanentes da administração das organizações, devendo compor sua cultura, assim como a sua prática administrativa.

7 Preparando o Terreno Alinhamento da Administração da OSC com os Princípios da Transparência e da Prestação de Contas A qualidade das práticas de Transparência e Prestação de Contas é consequência da qualidade da administração da OSC.

8 Preparando o Terreno Alinhamento da Administração da OSC com os Princípios da Transparência e da Prestação de Contas Ao buscar o exercício da Transparência e a prática da Prestação de Contas devemos rever e ajustar a direção e a gestão da OSC.

9 Preparando o Terreno Ajuste das OSC às Boas Práticas de Direção e Gestão PRÁTICA DA TRANPARÊNCIA E DA PRESTAÇÃO DE CONTAS (Accountability) Responsabilidade de cumprir com seus compromissos; Responsabilidade de prover informações confiáveis e transparentes; Responsabilidade por suas ações e decisões.

10 Preparando o Terreno Ajuste das OSC às Boas Práticas de Direção e Gestão Alta administração Nível hierárquico em que se estabelecem os destinos da Organização e engloba 03 instâncias: Empreendedores Sociais e Disponibilizadores de recursos Conselho de Administração Diretoria executiva Gestão Executiva

11 Tratamento justo e igualitário com todas as partes interessadas
Preparando o Terreno Ajuste das OSC às Boas Práticas de Direção e Gestão Segundo o IBGC, quatro princípios fundamentais devem nortear o processo de gestão das organizações: PRINCÍPIOS BÁSICOS SUSTENTABILIDADE Transparência Mais do que a “obrigação de informar”, a Administração deve cultivar “o desejo de informar”. A comunicação não deve restringir-se ao desempenho econômico-financeiro. Equidade Tratamento justo e igualitário com todas as partes interessadas

12 Preparando o Terreno Ajuste das OSC às Boas Práticas de Direção e Gestão Segundo o IBGC, quatro princípios fundamentais devem nortear o processo de gestão das organizações: PRINCÍPIOS BÁSICOS SUSTENTABILIDADE Prestação de Contas (Accountability) Responsabilidade de cumprir com seus compromissos; Responsabilidade de prover informações confiáveis e transparentes; Responsabilidade por suas ações e decisões. Responsabilidade Corporativa Aspectos sócio-ambientais.

13 Preparando o Terreno Atividade 1: Dinâmica da Caneta na Garrafa.
Trabalhando em Equipe Atividade 1: Dinâmica da Caneta na Garrafa. Objetivo: Trabalhar integração, interdependência e sinergia nas atividades em equipe.

14 PROCESSAMENTO Preparando o Terreno
Trabalhando em Equipe Atividade 1: Dinâmica da Caneta na Garrafa. Objetivo: Trabalhar integração, interdependência e sinergia nas atividades em equipe. PROCESSAMENTO

15 Preparando o Terreno Atividade 2 – Habilidades Gerenciais
Leitura do texto - AS HABILITAÇÕES DE UM ADMINISTRADOR EFICIENTE. Robert L. Katz Exercício: Montar uma apresentação que sintetise as habilidade de um administrador eficiente e cite um exemplo prático em que já teve que exercitar as 03 habilidades no dia a dia da administração da sua Organização Social.

16 PROCESSAMENTO Preparando o Terreno
Atividade 2 - Habilidades Gerenciais Leitura do texto - AS HABILITAÇÕES DE UM ADMINISTRADOR EFICIENTE. Robert L. Katz Exercício: Montar uma apresentação que sintetise as habilidade de um administrador eficiente e cite um exemplo prático em que já teve que exercitar as 03 habilidades no dia a dia da administração da sua Organização Social. PROCESSAMENTO

17 Preparando o Terreno Habilidades Gerenciais
Habilitação (competência) implica na capacidade que pode ser desenvolvida, e não necessariamente inata. Habilidade = a capacidade de transformar conhecimento em ação. O conceito de habilitação quer dizer aprender fazendo. Cada um aprende de uma maneira, porém as habilitações são desenvolvidas através da prática e por meio do relacionamento do aprendizado à experiência e conhecimentos pessoais de cada um.

18 Preparando o Terreno Habilidades Gerenciais Liderança para Resultados

19 Preparando o Terreno Habilidades Gerenciais Liderança para Resultados

20 Preparando o Terreno Liderança Filme: Sincronicidade

21 Preparando o Terreno Liderança Expectativa Trabalho em equipe
Aprendizado Confiança Criatividade Determinação Persistência Liderança Trabalho em equipe Autonomia Disciplina Motivação Harmonia Superação

22 Preparando o Terreno Liderança
“É a habilidade de influenciar e ser influenciado por pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir os objetivos identificados como sendo para o bem comum”.

23 Preparando o Terreno Liderança
PODER: “É a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade, por causa de sua posição ou força, mesmo que a pessoa preferisse não o fazer”. AUTORIDADE: “A habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que você quer por causa de sua influência pessoal” .

24 Preparando o Terreno Liderança Filme: Fomos Heróis

25 Preparando o Terreno Liderança 1. Inspirar através do exemplo
2.Parábolas e metáforas quando bem aplicadas, falam mais que qualquer discurso. O líder precisa saber usá-las. 3.O líder identifica, coloca pessoas em posições onde possam ser mais úteis para a equipe e os mantém motivados por fazer o que gostam

26 Preparando o Terreno Liderança
4.Líderes reconhecem, identificam, treinam e promovem novos líderes 5. O líder cuida da sua equipe e se arrisca por ela quando necessário. Ele não omite fatos ou informações, é verdadeiro e cumpre o que promete. 6.Antes de ser líder é preciso ser um bom Ser Humano.

27 Preparando o Terreno Liderança Paciência Abnegação Bondade Perdão
As qualidades do verdadeiro líder são: Paciência Bondade Humildade Respeito Abnegação Perdão Honestidade Compromisso

28 PREPARANDO O TERRENO E RUMO À AÇÃO

29 Rumo à Ação Conhecendo melhor sua OSC
Uma medida do desempenho de uma OSC é a sua capacidade de usar os recursos mobilizados para gerar benefício às causas que abraçou: uma OSC há que ser bem gerida para bem cumprir sua Missão.

30 Rumo à Ação Diagnóstico da situação
Você tem voz ativa em seu grupo, ou seja sua equipe esta te dando bola? (LIDERANÇA) Vocês estabelecem as metas e o papel dos jogadores? (ESTRATÉGIAS E PLANOS) Você tem a aprovação da torcida? (CLIENTES) Existe uma sistemática de manter o estádio limpo e com a grama bem conservada e cortada? (SOCIEDADE) Você procura estar bem informado sobre os outros times e o que acontece no mercado? (INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO)

31 Rumo à Ação Diagnóstico da situação
Seus jogadores são constantemente motivados e bem assistidos? (PESSOAS) Você interfere no processo quando é necessário? (PROCESSO) Qual tem sido o resultados nos últimos jogos? (RESULTADOS)

32 Rumo à Ação Diagnóstico da situação
O importante é o entendimento de todo o conjunto, de como isso se articula, e que haja alguém dentro da OSC que possa conduzir o diagnóstico.

33 Rumo à Ação Diagnóstico da situação Identificação de pontos a melhorar
Transparência e Prestação de Contas são consequências de: Estruturação da governança Organização da gestão Adoção de práticas saudáveis de gestão Grau de cumprimento dos compromissos

34 Rumo à Ação Diagnóstico da situação Ponto Inicial Ações Ponto Final
Ponto pós-final Avaliação de diagnóstico (Marco Zero) Monitoramento Avaliação dos resultados Avaliação de impacto

35 Rumo à Ação Sustentabilidade

36 Rumo à Ação

37 Rumo à Ação Ferramentas de Planejamento 5W2H ou 4Q1POC FOFA/SWOT PDCA

38 Rumo à Ação Atividade 1: Dinâmica dos Canudos

39 Rumo à Ação Atividade 1: Dinâmica dos Canudos PROCESSAMENTO

40 Preparando o Terreno Filme: Planejando o Futuro

41 Preparando o Terreno Filme: Carta da Terra

42 Rumo à Ação Ferramentas de Planejamento FOFA/SWOT 5W2H ou 4Q1POC PDCA

43 Rumo à Ação FOFA / SWOT

44 Rumo à Ação FOFA / SWOT VIRAREM ELIMINAR INTERNA FORÇAS FRAQUEZAS
Qualidade do atendimento (Pessoas treinadas); Instalações; Legitimidade da causa; Credibilidade; Relacionamento com a Comunidade... FRAQUEZAS Poucos mantenedores; Baixa grau de profissionalização; Liderança não reconhecida pelos colaboradores; Alta rotatividade dos voluntários... EXTERNA OPORTUNIDADES Parceria com Primeiro Setor; Constituição de Rede de OSC... AMEAÇAS Diminuição de recursos econômicos; Generalização por parte da comunidade pela falta da credibilidade das ONG... ELIMINAR

45 Rumo à Ação “As 5 perguntas mais importantes que devemos fazer sobre as Organizações Sociais sem fins lucrativos.” (Peter F. Drucker) Qual é a Missão? Quem é o seu público? O que o nosso público valoriza? Que resultados temos alcançado? Qual é o nosso plano?

46 Rumo à Ação Qual é a Missão? Onde queremos chegar?
Que resultados específicos queremos? Quais são as nossas fortalezas? Quais são as nossas fraquezas? É necessário revisar a nossa missão?

47 Rumo à Ação Quem é o seu público? Quem são nossos públicos primários?
Quem são nossos públicos de apoio? Houve mudança de nossos públicos? Devemos agregar ou suprimir algum público?

48 O que o nosso público valoriza?
Rumo à Ação O que o nosso público valoriza? O que é importante para o nosso publico primário? O que é importante para o nosso público de apoio? Em que medida nós damos aquilo que os nossos públicos valorizam? Como podemos aproveitar as informações sobre o que é importante para os nossos públicos, com o objetivo de sermos mais eficazes? Que outra informação nós precisamos em relação aos nossos públicos?

49 Que resultados temos alcançado?
Rumo à Ação Que resultados temos alcançado? Como definimos os resultados na nossa Organização? 2. Em que medida temos alcançado os resultados que definimos? 3. Em que medida estamos utilizando bem os nossos recursos?

50 Rumo à Ação Qual é o nosso plano?
Que coisas aprendemos e recomendamos? Onde deveríamos concentrar os nossos esforços? Existem coisas que devemos fazer de modo diferente? Qual é o meu plano para alcançar os resultados que eu almejo para o meu grupo e a minha área? Qual é o meu plano para alcançar os resultados para a minha Organização?

51 Rumo à Ação Ferramentas de Planejamento FOFA/SWOT 5W2H ou 4Q1POC PDCA

52 Rumo à Ação 5W2H ou 4Q1POC O QUE (O que será feito?) QUANDO
(Quando será feito? QUEM (Quem fará?) POR QUE (Por que fará?) ONDE (Onde será feito?) COMO (Como será feito?) QUANTO (Quanto custará?) INDICA-DOR Definir com clareza o que deve ser feito. Usar verbos apropriados Indicar dia, mês e ano da conclusão da ação O responsável por determinada ação deve ser alguém, que tenha autoridade sobre os meios. Informar o nome da pessoa Procurar identificar o verdadeiro motivo que deu origem à ação Buscar definir o local mais adequado para a realização das ações Listar as instruções básicas que detalham a ação e facilitam o trabalho do responsável Listar o valor que será gasto para realizar a ação Buscar definir um indicador de fácil mensuração Construir uma torre de canudos 24 de setembro de 2013 Eliane Para atender solicitação da cliente Carmen No Sesc, na cidade de Santa Maria Comprando os canudos; Unindo os canudos pelas pontas Seguindo o desenho esquemático R$ 0,25 Torre pronta e com estabilidade

53 Rumo à Ação Atividade 2: FOFA/SWOT
Diagnóstico da situação da OSC é indispensável para o planejamento da melhoria contínua. Procure identificar pontos fortes e fracos, além das oportunidades e ameaças de sua OSC, com a finalidade de projetar seus planos futuros a partir da situação atual.

54 PROCESSAMENTO Rumo à Ação Atividade 2: FOFA/SWOT
Diagnóstico da situação da OSC é indispensável para o planejamento da melhoria contínua. Procure identificar pontos fortes e fracos, além das oportunidades e ameaças de sua OSC, com a finalidade de projetar seus planos futuros a partir da situação atual. PROCESSAMENTO

55 Rumo à Ação Atividade 3: 5W2H/4Q1POC
Com base no exposto e no marco zero da sua organização, elabore um plano de ação com o objetivo de minimizar as lacunas no processo de prestação de contas e transparência na sua Organização Social, mapeadas na aplicação do Marco Zero. O QUE (O que será feito?) QUANDO (Quando será feito? QUEM (Quem fará?) POR QUE (Por que fará?) ONDE (Onde será feito?) COMO (Como será feito?) QUANTO (Quanto custará?) INDICADOR Definir com clareza o que deve ser feito. Usar verbos apropriados Indicar dia, mês e ano da conclusão da ação O responsável por determinada ação deve ser alguém, que tenha autoridade sobre os meios. Informar o nome da pessoa Procurar identificar o verdadeiro motivo que deu origem à ação Buscar definir o local mais adequado para a realização das ações Listar as instruções básicas que detalham a ação e facilitam o trabalho do responsável Listar o valor que será gasto para realizar a ação Buscar definir um indicador de fácil mensuração

56 PROCESSAMENTO Rumo à Ação Atividade 3: 5W2H/4Q1POC
Com base no exposto e no marco zero da sua organização, elabore um plano de ação com o objetivo de minimizar as lacunas no processo de prestação de contas e transparência na sua Organização Social, mapeadas na aplicação do Marco Zero. O QUE (O que será feito?) QUANDO (Quando será feito? QUEM (Quem fará?) POR QUE (Por que fará?) ONDE (Onde será feito?) COMO (Como será feito?) QUANTO (Quanto custará?) INDICADOR Definir com clareza o que deve ser feito. Usar verbos apropriados Indicar dia, mês e ano da conclusão da ação O responsável por determinada ação deve ser alguém, que tenha autoridade sobre os meios. Informar o nome da pessoa Procurar identificar o verdadeiro motivo que deu origem à ação Buscar definir o local mais adequado para a realização das ações Listar as instruções básicas que detalham a ação e facilitam o trabalho do responsável Listar o valor que será gasto para realizar a ação Buscar definir um indicador de fácil mensuração PROCESSAMENTO

57 Rumo à Ação Ferramentas de Planejamento 5W2H ou 4Q1POQ FOFA/SWOT PDCA

58 Rumo à Ação PDCA Modelo Operacional PDCA P – PLAN (Planejamento)
PDCA P – PLAN (Planejamento) D – DO (Execução) C – CHECK (Verificação dos resultados) A – ACT (Estabelecimento de medidas corretivas)

59 P D C A Rumo à Ação PDCA PLANEJAR AGIR META= PADRONIZAR MEIOS TREINAR
quando o resultado atingir o planejado AGIR Sobre as causas, caso o planejado não for atingido DETERMINA-ÇÃO PDCA PLANEJAR Onde se quer chegar META= Objetivo + valor + prazo Definir como chegar lá: MEIOS PACIÊNCIA P D C A VERIFICAR o que foi planejado HUMILDADE TREINAR as pessoas sempre que necessário EXECUTAR o que foi planejado PERSISTÊN-CIA

60 Preparando o Terreno e Rumo à Ação
CRITÉRIOS Situação Inicial FERRAMENTAS Boas Práticas de gestão Análise de Cenário - FOFA Ações planejadas e implementadas na OSC: PLANO DE AÇÃO Análise das etapas desenvolvidas - PDCA Gestão da OSC Visibilidade, sustentabilidade, Princípios de Transparência e Prestação de Contas Implementados. Diagnóstico

61 Rumo à Ação

62 Preparando o Terreno e Rumo à Ação
AVALIAÇÃO

63 Rede Colaborativa

64 Contatos Mari Lúcia Larroza | 51- 2101.9778
Marcia Anselmo|

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