A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO: origem e desenvolvimento

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO: origem e desenvolvimento"— Transcrição da apresentação:

1 SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO: origem e desenvolvimento
Drª Gisele Masson Departamento de Educação Universidade Estadual de Ponta Grossa

2 ORIGEM DA SOCIOLOGIA Surge no contexto histórico da desagregação da sociedade feudal e da consolidação da sociedade capitalista. “A sua criação não é obra de um único filósofo ou cientista, mas representa o resultado da elaboração de um conjunto de pensadores que se empenharam em compreender as novas situações de existência que estavam em curso.” (MARTINS, 1994, p.11)

3 ORIGEM DA SOCIOLOGIA As transformações que ocorreram no século XVIII representam um marco importante para a história do pensamento ocidental e para o surgimento da sociologia.

4 ORIGEM DA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Os estudos sociológicos da educação se situam, originalmente, na primeira metade do século XX. Foi a partir dos anos 1940 e principalmente nos anos 1950 e 1960 que a sociologia da educação se constituiu como campo de pesquisa específico. (FERREIRA, 2006)

5 ORIGEM A sociologia da educação nasce como disciplina autônoma na Europa – influência das ideias de Émile Durkheim. Maior projeção com status de área de conhecimento na Educação. 1950 1960 Karl Mannheim Talcott Parsons

6 Propõe que a sociologia sirva de embasamento teórico para educadores e
KARL MANNHEIM Propõe que a sociologia sirva de embasamento teórico para educadores e educandos. Defende a formulação de projetos educacionais que ampliassem o horizonte do homem, que superassem as divisões em blocos políticos. Contribuiu para que a Sociologia da Educação se constituísse como um campo específico de estudos. Propõe a “educação sadia” com a contribuição da coletividade no processo educacional.

7 Define a educação a partir de dois aspectos centrais:
como espaço de socialização, com valores, normas e saberes que asseguram a integração social; como instância de seleção social que deve contemplar, dentro da ordem e da harmonia, uma divisão do trabalho cada vez mais complexa. Positivista/Funcionalista TALCOTT PARSONS

8 A educação é um importante fator de coesão social.
Para ele, a educação consiste numa socialização metódica das novas gerações. A educação é um importante fator de coesão social. ÉMILE DURKHEIM

9 DESENVOLVIMENTO 1º MOMENTO - Até a década de 1960:
A educação é concebida como fator de democratização e distribuição de renda – caráter funcionalista. A educação é reconhecida como instância de modernização social. (FERREIRA, 2006)

10 DESENVOLVIMENTO 1º MOMENTO - Até a década de 1960:
Até ao final dos anos 50, os responsáveis políticos, quer americanos quer ingleses, afirmam-se empenhados em promover o acesso à escola de camadas populacionais cada vez mais vastas, com o argumento de que desta forma se construiria a sociedade livre, igual e fraterna que o liberalismo há muito vinha prometendo. (MÓNICA, 1977)

11 DESENVOLVIMENTO O enfoque funcionalista apresentava duas variantes:
1ª - Teoria técnico-funcional: o papel da educação era dar respostas às necessidades crescentes de formação técnica e científica. 2ª - Teoria do capital humano: relaciona educação com investimento econômico e produtividade. A educação é vista como investimento e aspecto fundamental para o desenvolvimento da economia (FERREIRA, 2006)

12 DESENVOLVIMENTO 2º MOMENTO – Décadas de 1960 e 1970
A educação passou a ser vista como um instrumento de manutenção do poder e das desigualdades sociais porque não estava atendendo as expectativas em relação aos seus efeitos sociais de democratização e modernização. Surge um desencantamento em relação à educação por não garantir o desenvolvimento econômico, a estabilidade e a distribuição da riqueza. (FERREIRA, 2006)

13 DESENVOLVIMENTO 2º MOMENTO – Décadas de 1960 e 1970
Sociólogos da educação passam a analisar as razões do fracasso das políticas educacionais baseadas no slogan da igualdade de oportunidades, tendo reconhecido que os planos liberais falharam por terem escamoteado a questão da relação escola-estrutura social, atribuindo à primeira um poder para reformar a sociedade de que ela obviamente carecia. (MÓNICA, 1977)

14 DESENVOLVIMENTO O desenvolvimento econômico atinge seu limite no fim da década de 1960 e no começo de 1970, período que será marcado por profundas crises (crise do petróleo, crise econômica, superprodução). A obra marxiana serve de base à sociologia crítica da educação. Crítica ao modelo funcionalista. A nova Sociologia da Educação (NSE) enfoca a problematização do saber e a crítica às metodologias quantitativas. Críticos reprodutivistas denunciam a educação como mecanismo de reprodução das desigualdades sociais. (FERREIRA, 2006)

15 FASE RECENTE Modelos interpretativos de inspiração interacionista, fenomenológica ou etnometodológica. Abordagem pós-moderna que contesta os fundamentos da sociologia crítica da educação. Tendência em priorizar análises voltadas para o interior da escola na busca das particularidades e especificidades. Período menos marcado por uma concepção predominante.

16 A SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
O Brasil possui desigualdades históricas desde a colonização, escravismo, vida política sem participação da maioria, período ditatorial e lento processo de amadurecimento político. Tais características são importantes para o entendimento do campo de estudo da Sociologia no Brasil. A disciplina Sociologia começou a ser ministrada no Ensino Médio e em algumas faculdades no início do século XX e mais tarde nos cursos de formação de professores. (DEMETERCO, 2009)

17 A SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
O Positivismo dominava a cena intelectual neste período. O contexto histórico é marcado pelo colapso do modelo agroexportador, por uma crescente urbanização, pela industrialização e por uma certa desordem social.(DEMETERCO, 2009)

18 A SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
É por meio da faculdades de Pedagogia, após 1930, que a Sociologia da Educação passa a fazer parte do currículo regular, como foi o caso da Faculdade de Educação da Universidade do Distrito Federal (1937), com Anísio Teixeira. É a partir de 1932 que o ensino de Sociologia é incentivado como forma de preparar as novas gerações para a realidade do país. Entretanto, foi somente no final da década de 1940 que a Sociologia se institucionalizou como um campo específico de conhecimento. (DEMETERCO, 2009)

19 A SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
Nos anos , no auge do processo de industrialização baseado na substituição das importações, do avanço do nacionalismo e do populismo, formam-se os primeiros sociólogos. É estabelecida uma relação entre educação e desenvolvimento. Alguns cientistas sociais da USP, nos anos 1960, começam a se interessar pelo tema educação. (DEMETERCO, 2009)

20 A SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
Após o Golpe Militar de 1964, a disciplina é suspensa das escolas e universidades e muitos pesquisadores são afastados do seu trabalho e alguns são expulsos do país. A década de 1970 é marcada por estudos quantitativos sobre administração escolar, mas temas como evasão, reprovação e rendimento escolar são pouco considerados. Havia um certo pessimismo em relação ao papel transformador da educação. (DEMETERCO, 2009)

21 A SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
Surgem estudos críticos denunciando o quanto o sistema educacional estava a serviço do poder econômico e político. Com a abertura política na década de 1980, consolidam-se os estudos marxistas e os questionamentos sobre o caráter ideológico da educação. (DEMETERCO, 2009)

22 REFERÊNCIAS DEMETERCO, S. M. da S. Sociologia da Educação. 2. ed. Curitiba: IESDE, 2009. FERREIRA, R. A. Sociologia da Educação: uma análise de suas origens e desenvolvimento a partir de um enfoque da Sociologia do Conhecimento. Revista Lusófona de Educação, n.7 p , 2006. MARTINS, C. B. O que é sociologia? 38. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994. MÓNICA, M. F. Correntes e controvérsias em sociologia da educação. Análise Social, v. XIII, n. 52, p , 1977.


Carregar ppt "SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO: origem e desenvolvimento"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google