A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os climas no mundo (2ª parte)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os climas no mundo (2ª parte)"— Transcrição da apresentação:

1 Os climas no mundo (2ª parte)
Prof.: Cap. Nobre

2 1- Climas Quentes Equatorial Tropical Subtropical

3 1.1- Clima Equatorial Quente e úmido; Médias térmicas
entre 24° a 28°C; Baixa amplitude térmica; Elevado índice pluviométrico, acima de mm; Ex: Amazônia, Floresta do Congo e S Ásia.

4 1.2- Clima Tropical Tropical Úmido; Tropical Úmido e Seco;
Tropical Monçônico.

5 1.2.1- Tropical Úmido Quente e úmido; Temperaturas acima de 20°C;
Elevado índice pluviométrico, entre a 2.000mm; Brasil: zona da mata

6 1.2.2- Tropical Semi-úmido Possui verão chuvoso e inverno seco;
Média térmica e amplitude térmica moderada; Chuvas entre a 1.500mm; Brasil: Centro-Oeste; África: Savanas; N da Austrália; N da Índia e L malaio.

7 Tropical Monçônico Possui verões quentes com chuvas torrenciais e invernos secos; As monçôes de verão provocam chuvas e as monçôes de inverno secas; Ex: S e SE da Ásia e L da África.

8 1.3- Subtropical Possui baixas médias térmicas e elevada amplitude térmica; Chuvas bem distribuídas; Ex: S do Brasil; S da África; S dos USA; L da Austrália; L da China.

9 2- Climas Secos Extremamente árido: quando pode ficar um ano sem chuvas (menor que 200mm); Árido: quando possui baixa precipitação anual (entre 200 e 500mm); Semi-árido: possui maior precipitação entre os climas secos (entre 500 e 1000mm)

10 3- Climas Temperados Temperado Continental; Temperado Oceânico;
Temperado Mediterrâneo.

11 3.1- Temperado Continental
Possui verões rigorosos; Elevada amplitude térmica anual; As chuvas variam entre 500 a mm e concentram-se no verão e na primavera. Ex. países da Europa Oriental; Centro dos USA; Centro-Leste da China.

12 3.2- Temperado Oceânico Os verões são moderadamente quentes e os invernos amenizados devidos as massas úmidas; A chuvas se concentram no inverno entre 500 a mm. Ex. W da Europa. L dos USA. NE da China.

13 3.3- Temperado Mediterrâneo
Possui verões quentes e secos e invernos chuvosos; As chuvas ficam entre 300 a 900 mm. Ex. S da Europa; S da África do Sul; N da África; W do Chile; Península da Califórnia; SO da Austrália.

14 4- Clima Frio Polar; Montanhas; Continental.

15 4.1- Clima Polar Localizado em elevadas latitudes;
Possui verões curtos e invernos longos; Verões com 10°C e invernos com -35°C; As chuvas não ultrapassam 200 mm. Ex. Groenlândia; Antártida; Extremo-Norte da Rússia e Canadá.

16 4.2- Clima de Montanha e Continental
Clima de montanha é frio devido a altitude; O clima frio continental está localizado no norte do Canadá e da Rússia possuindo baixas pluviosidades. Ex. Alpes europeu; Cordilheira andina; Rochosas americanas e canadense; Himalaia.

17 Responda: Como se caracteriza o clima equatorial?
Como se caracteriza o clima tropical? Como se caracteriza o clima semi-árido? Como se caracteriza o clima monçônico? Como se caracteriza o clima temperado? Boa sorte!


Carregar ppt "Os climas no mundo (2ª parte)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google