A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TRABALHO EM EQUIPE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TRABALHO EM EQUIPE."— Transcrição da apresentação:

1 TRABALHO EM EQUIPE

2 FEEDBACK COMO DAR FEEDBACK PARA QUE ELE SEJA ACEITO E UTILIZADO DE FORMA CONSTRUTIVA? Para que o feedback possa ser efetivo e positivo dentro da equipe, é preciso que você: Leve sempre em conta que feedback eficaz é o que ajuda as pessoas ou equipes a melhorar seu desempenho e alcançar seus objetivos. Crie e mantenha o costume dentro da equipe de dar e receber feedback. Estabeleça uma relação de respeito e confiança mútua.

3 A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO EM EQUIPE

4 TRABALHO EM EQUIPE Desenvolvendo equipe
ORGANIZAÇÃO: A organização de uma equipe é caracterizada pela definição de papéis e pela divisão dos trabalhos. INTERAÇÃO: É a ação que se exerce mutuamente entre duas ou mais pessoas. Com o passar, a equipe passa por vários estágios de desenvolvimento e os resultados tendem a se tornar melhor. COMUNICAÇÃO: É o ato de emitir, transmitir e receber; é o centro de relacionamento entre as pessoas.

5 TRABALHO EM EQUIPE “Esse grupo passa a se constituir numa equipe na medida em que passa a entender sua forma de operar e procurar resolver os problemas que afetam o seu funcionamento”

6 TRABALHO EM EQUIPE Esse processo de auto exame e avaliação são contínuos e, com o tempo torna-se natural e característico da equipe em todas as ocasiões e não somente em circunstâncias específicas. Porém para que se desenvolva nesse sentido, uma equipe deve ter uma organização e seus integrantes precisam aperfeiçoar, entre outras, as suas habilidades de interação e de comunicação.

7 TRABALHO EM EQUIPE Características que definem o trabalho em equipe
Todos são capazes de resolver problemas e contribuir para os resultados esperados. Os objetivos, as metas e a missão são compartilhados. Envolvimento e o comprometimento de todos no processo de trabalho. Respeito às diferenças individuais. Elevado grau de cooperação. Comunicação clara, objetiva e constante.

8 TRABALHO EM EQUIPE ALTO GRAU DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL
COMPETIÇÃO X COOPERAÇÃO Por muito tempo o paradigma era: “A competição é a mola que move a empresa”.

9 TRABALHO EM EQUIPE O trabalho em equipe só terá expressão real e verdadeira, quando os membros do grupo desenvolverem sua competência interpessoal. Como trabalhar bem com as outras pessoas? Como perceber os sentimentos e as necessidades do outro? Como entender e fazer-me entender? Por que as pessoas percebem a mesma situação de formas diferentes?

10 TRABALHO EM EQUIPE Estas e outras perguntas dão a dimensão das dificuldades da convivência humana, em especial de trabalho. Para que as relações possam acontecer com respeito, compreensão, colaboração, interação, comunicação adequada, refletir no trabalho e proporcionar mais produtividade, vários aspectos são de fundamental importância, entre eles, a empatia, o auto-conhecimento, a percepção e comunicação eficaz.

11 TRABALHO EM EQUIPE Ninguém Consegue Fazer Tudo Sozinho, e Nem Deve Tenta-lo. Quando um trabalho é partilhado, os resultados aparecem mais facilmente, os erros podem ser minimizados, reduzidos ou até mesmo eliminados. Os grupos ficam confiantes e passam a ser confiáveis. De uma forma ou de outra todos ganham.

12 TRABALHO EM EQUIPE O sentido de equipe nasce da integração indivíduo-organização, evidenciada pela adesão espontânea do trabalhador aos compromissos e metas da empresa, sem imposição de valores ou procedimentos. Assim, só existe equipe quando todos os que integram um grupo estão verdadeiramente comprometidos com a mesma meta.

13 TRABALHO EM EQUIPE “SÓ EXISTE EQUIPE QUANDO TODOS CONHECEM OS OBJETIVOS, ESTÃO CIENTES DA NECESSIDADE DE ALCANÇÁ-LOS E DESENVOLVEM UMA VISÃO CRÍTICA A RESPEITO DO DESEMPENHO DE CADA UM E DO GRUPO COMO UM TODO”

14 TRABALHO EM EQUIPE As oportunidades surgem para quem está preparado.
Conhecimento a respeito do trabalho, atenção, disponibilidade para colaborar, humildade para procurar ajuda, quando necessário, são algumas das condições que propiciam o aproveitamento de oportunidades.

15 TRABALHO EM EQUIPE Quando um do grupo não participa, todos os outros sofrem uma sobrecarga. Integrar um grupo pressupõe a participação ativa. Ninguém deve ficar esperando que o outro faça aquilo que pode ser realizado em conjunto. Responsabilidade, participação e cooperação devem estar presentes nas relações de um grupo.

16 TRABALHO EM EQUIPE Cooperar é fundamental
O empenho de cada um em dar a sua contribuição, de preferência superando as expectativas, e a disposição de todos em favor da cooperação mútua são condições naturais para a consecução dos objetivos individuais e da organização como um todo. Quando ajudamos um colega que está em dificuldades em atingir a sua meta estamos, na verdade, ajudando a própria empresa e adquirindo mais experiências pessoais para enfrentar desafios.

17 O QUE É NEGOCIAR?

18 TRABALHO EM EQUIPE A negociação implica esforço das partes envolvidas, exigindo bastante capacidade de relacionamento. Acontece que o relacionamento humano nem sempre é feito harmoniosamente. Pontos de vista diferentes podem ocasionar discussões sem necessidade, e acabamos muitas vezes no terreno pessoal. Neste caso a conversa acaba num bate-boca, não produzindo nada de prático.

19 TRABALHO EM EQUIPE Alguns pontos que podem ser considerados para refletirmos sobre o assunto: ● Negociar exclusivamente as idéias é fundamental Um profissional consciente busca as idéias propostas concretas não se preocupa em debater assuntos pessoais. ● Buscar Um diálogo competente é fundamental Idéias devem conter argumentos, apresentados sempre de forma bem clara, para que todos entendam a proposta e se posicionem contra ou a favor. ● Empatia O profissional não teme o conflito. Ao contrário, ele precisa aprender a conviver com eles e administra-los. Os conflitos sempre ocorrem e são saudáveis, desde que saiba tirar deles o melhor proveito para o sucesso da negociação.

20 TRABALHO EM EQUIPE “ATENÇÃO!
CONFLITOS E IDÉIAS CONFLITANTES NÃO SIGNIFICAM DESAVENÇAS! SIGINIFICAM, APENAS QUE DIFERENTES PESSOAS TÊM DIFERENTES PONTOS DE VISTAS”

21 TRABALHO EM EQUIPE Negociar é um verbo para ser conjugado na primeira pessoa do plural. O pronome “eu” é seguramente, um termo proibido, quando se fala em equipe e na prática da negociação. A tentativa de dominar alguém por meio de imposições traz sempre um efeito desastroso.

22 TRABALHO EM EQUIPE “Quando uma idéia é ampliada ou modificada, diz-se, que ocorreu uma construção. A nova idéia será resultado da ação de dois, de um grupo, de uma equipe, e certamente contribuirá mais do que soluções individuais, que desconsiderem interesses alheios”

23 TRABALHO EM EQUIPE EXERCÍCIOS Resolver em Dupla

24 TEXTO PARA REFLEXÃO AS TRÊS PENEIRAS

25 AS 3 PENEIRAS Um rapaz procurou Sócrates e disse-lhe que
Precisava contar-lhe algo sobre alguém. Sócrates ergueu os olhos do livro que estava Lendo e perguntou: - O que você vai me contar já passou pelas Três peneiras? - Três peneiras? Indagou o rapaz. - Sim! A primeira peneira é a VERDADE.

26 AS 3 PENEIRAS O que você quer me contar dos outros é um
Fato? Caso tenha ouvido falar, a coisa deve Morrer aqui mesmo. Suponhamos que seja verdade. Deve, então, Passar pela segunda peneira: A BONDADE.

27 AS 3 PENEIRAS O que você vai contar é uma coisa boa?
Ajuda a construir ou destruir o caminho, A fama do próximo? Se o que você quer contar é verdade E é coisa boa, deverá passar ainda Pela terceira peneira: A NECESSIDADE.

28 AS 3 PENEIRAS Convém contar? Resolve alguma coisa?
Ajuda a comunidade? Pode melhorar o planeta? Arremata Sócrates: Se passar pelas três peneiras, conte! Tanto eu, como você e seu irmão iremos nos beneficiar. Caso contrário esqueça e enterre tudo. Será uma boa fofoca a menos para envenenar o Ambiente e fomentar a discórdia entre Irmãos e colegas do planeta.

29 FIM


Carregar ppt "TRABALHO EM EQUIPE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google