A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Programa de Pós-Graduação – Mestrado e Doutorado

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Programa de Pós-Graduação – Mestrado e Doutorado"— Transcrição da apresentação:

1 Programa de Pós-Graduação – Mestrado e Doutorado
“Epidemiologia em Saúde Pública” ENSP/FIOCRUZ

2 A produção científica e a formação de recursos humanos pós-graduados em epidemiologia têm sido marcadas por um consistente avanço no Brasil. É evidente a progressiva qualidade da produção bibliográfica de pesquisadores brasileiros em periódicos consagrados da disciplina, no país e no exterior, além daquela veiculada em livros e capítulos de livro.

3 A Direção da ENSP, a partir de discussões com o programa de pós-graduação e considerando os marcos regulatórios da Capes, sinalizou favoravelmente quanto à criação de um Programa de Pós-Graduação de Epidemiologia em Saúde Pública (Mestrado Acadêmico e Doutorado).

4 Nos dias atuais, é notória a importância do trânsito e os cruzamentos técnicos e conceituais entre saberes e disciplinas. Percebe-se como viável (e desejável) a inclusão de temas e conteúdos de caráter antropossociológico e filosófico que também delimitam e marcam o aprofundamento dos conhecimentos acerca das bases teóricas e filosóficas em epidemiologia.

5 O perfil do aluno que se pretende formar no novo programa de pós-graduação em epidemiologia da ENSP que está sendo aqui proposto caracteriza-se como de fato transdisciplinar.

6 Formação de epidemiologistas especializados não só em técnicas de pesquisa,
mas no que se entende como metodologia na própria acepção que inclui as implicações filosóficas da relação do pesquisador com seu objeto de estudo, além da possibilidade de desenvolver diálogos com áreas correlatas, em particular as ciências sociais em saúde.

7 Pretende-se priorizar a reflexão sobre as implicações conceituais, teóricas e ideológicas articuladas às especificidades dos contextos sociais e culturais e suas vicissitudes.

8 Uma formação consistente em epidemiologia, que se reflete na concepção do projeto de novo programa de pós-graduação deve dedicar-se ao treinamento de pesquisadores para que:

9 sejam capazes de perceber, definir e formular problemas de pesquisa congruentes com as necessidades de saúde da população brasileira; possuam formação teórica e metodológica bem alicerçadas; tenham desenvoltura para se relacionar com investigadores de outros setores de saber para a construção de propostas que transitem para além das fronteiras disciplinares; estejam a par das implicações éticas de suas práticas; disponham de aptidão para captar financiamentos e para atuar de modo bem sucedido aos requisitos para publicação e comunicação de resultados científicos; desenvolvam liderança na condução de grupos de pesquisa; utilizem recursos para a comunicação social efetiva com instâncias extra-acadêmicas.

10 Dinâmica de montagem da proposta
Projeto vem sendo discutido entre DEMQS e DENSP desde 2004/2005. No Colégio de Doutores de 2006, em Angra dos Reis, deliberou-se quanto a submeter o projeto de curso novo à Capes em 2007. Entre agosto a novembro de 2006, reuniões abertas no DEMQS e DESNP, em paralelo a discussões por . Aproximações sucessivas - montagem da estrutura do programa (áreas de concentração), com definição de docentes responsáveis, que passaram a coordenar atividades específicas (grade de disciplinas do tronco geral e específico, etc). Série de reuniões abertas e ampliadas, incluindo conjunto de docentes da ENSP e de outras unidades da FIOCRUZ que participarão do programa.

11 Áreas de concentração Filosofia e Estudos Sociais de Ciência em Epidemiologia; Epidemiologia, Etnicidade e Saúde; Epidemiologia Geral; Epidemiologia das Doenças Transmissíveis; Métodos Quantitativos em Epidemiologia.

12 Corpo docente 29 docentes, sendo 25 permanentes (86%) e 4 (14%) colaboradores (lista de docentes nos documentos distribuídos); Unidades da Fiocruz envolvidas (filiação dos docentes): ENSP (DEMQS e DENSP), CICT e PROCC. Tempo de doutoramento dos docentes permanentes: 8/25 ou 32% (< 10 anos); 8/25 ou 32% (10-15 anos); 9/25 ou 36% (> 15 anos) Local de doutoramento dos permanentes: 40% (10/25) FIOCRUZ ; 60% (15/25) externos.

13 Corpo docente (cont.) Do conjunto de permanentes , 13/25 (52%) são bolsista de produtividade do CNPq. Experiência de orientação: 56% dos permanentes (14/25) já orientaram pelo menos 5 teses de doutorado;

14 Grade de disciplinas (Mestrado)
Todos os alunos que ingressarem no Mestrado cursarão um tronco comum de disciplinas obrigatórias, qual seja:  Matemática Aplicada I (4 créditos);  Epidemiologia - Conceitos e Métodos I (4 créditos);  Tópicos em Saúde Pública (3 créditos);  Estatística I (4 créditos);  Seminários Avançados do Mestrado (3 créditos). (Total: 18 créditos)

15 Grade de disciplinas do Mestrado (troncos específicos)
A depender da área de concentração, o aluno de Mestrado cursará disciplinas obrigatórias adicionais, além do tronco comum: - Área de concentração "Filosofia e Estudos Sociais de Ciência em Epidemiologia": Epistemologia e Filosofia da Ciência (4 créditos). --> Total de créditos obrigatórios no tronco comum e nas obrigatórias da área de concentração: 22 créditos. - Área de concentração "Epidemiologia, Etnicidade e Saúde": Epidemiologia, Etnicidade e Saúde (3 créditos) e Perspectivas Diacrônicas em Saúde e Epidemiologia de Populações Pré-Históricas (3 créditos). --> Total de créditos obrigatórios no tronco comum e nas obrigatórias da área de concentração: 24 créditos.

16 Grade de disciplinas do Mestrado (troncos específicos)
Área de concentração "Epidemiologia das Doenças Transmissíveis": Dinâmica Sócio-Ambiental e Doenças Transmissíveis (3 créditos) e Epidemiologia e Controle de Doenças Transmissíveis (3 créditos). --> Total de créditos obrigatórios no tronco comum e nas obrigatórias da área de concentração: 24 créditos. Área de concentração "Epidemiologia Geral": Epidemiologia 2 (3 créditos), Estatística 2 (3 créditos) e Modelos Lineares Generalizados (3 créditos); --> Total de créditos obrigatórios no tronco comum e nas obrigatórias da área de concentração: 27 créditos.

17 Grade de disciplinas do Mestrado (troncos específicos)
Área de concentração "Métodos Quantitativos em Epidemiologia": Matemática 2 (3 créditos); Conceitos Básicos de Probabilidade (3 créditos); Bases de Inferência (3 créditos); Modelos Lineares Generalizados (3 créditos); Estatística 2 (3 créditos) --> Total de créditos obrigatórios no tronco comum e nas obrigatórias da área de concentração: 25 créditos.

18 Grade de disciplinas (Doutorado)
O Doutorado terá caráter tutorial, com um reduzido número de disciplinas obrigatórias (Epistemologia e Filosofia em Saúde - 4 créditos e Seminários Avançados do Doutorado - 6 créditos). Os créditos adicionais serão obtidos a partir de disciplinas optativas, selecionadas em plano de trabalho montado juntamente com orientador. Os alunos que ingressarem no doutorado (e que não tenham cursado o mestrado de Epidemiologia em Saúde Pública ou que não sejam egressos de cursos de mestrado em epidemiologia) serão estimulados a cursar as disciplinas do tronco comum do Mestrado.

19 No Programa de Epidemiologia em Saúde Pública, estão cadastradas 73 disciplinas, incluindo obrigatórias e optativas (36 mestrado e 37 doutorado). Uma vez que a quase totalidade das disciplinas podem ser cursadas tanto por alunos de mestrado como de doutorado (com exceção dos Seminários Avançados do Mestrado e do Doutorado), na prática o número de disciplinas ofertadas pelo programa é de 37.

20 Informações adicionais
Cadastramento de 46 projetos de pesquisa, em 12 linhas de pesquisa (31 projetos financiados). Seleção anual, com turmas de no máximo 20 mestrandos e 25 doutorandos, totalizando limite de 130 alunos (média máxima de 5,2 por docente permanente). Regime de disciplinas por bimestres (março-abril, maio-junho, agosto-setembro, outubro-novembro). Primeiro coordenador do Programa: Prof. Luis David Castiel.


Carregar ppt "Programa de Pós-Graduação – Mestrado e Doutorado"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google