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Administração em Enfermagem
Prof. Moisés Elias
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Teorias da Administração e a Enfermagem
Teoria Científca Frederick Winslow Taylor ( ) Proposta – aumento da produção pela eficiência do nível operacional. Para tanto preconizava a divisão do trabalho, a especialização do operário e a padronização das atividades e tarefas por eles desenvolvidas Assim o operário sabia cada vez menos do todo e cada vez mais de sua parte.
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Teorias da Administração e a Enfermagem
Tinha incentivo salarial e o prêmio compatível à produção Engenheiros da administração “Homem Econômico” pois era estimulado pela remuneração material Supervisão funcional
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Teorias da Administração e a Enfermagem
Crítica Aspecto mecanicista ( Homem como peça de uma engrenagem)
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Teorias da Administração e a Enfermagem
Teoria Clássica Henry Fayol ( ) Proposta – Eficiência da organização pela adoção de uma estrutura adequada e de um funcionamento compatível com essa estrutura Os seguidores dessa teoria foram denominados “anatomistas” e “fisiologistas” da organização
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Teorias da Administração e a Enfermagem
Para Fayol toda empresa coexistia seis funções: técnica, comercial, financeira, de segurança, contábil e administrativa – prever(futuro), organizar(material e social), coordenar(harmonizar), comandar(dirigir) e controlar(velar) Princípios: Divisão horizontal do trabalho, departamentalização(subordinação total do trabalhador ao seu chefe imediato)
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Teorias da Administração e a Enfermagem
Autoridade e responsabilidade, disciplina, unidade de comando e direção, remuneração do pessoal, centralização subordinação e hierarquia e ordem Estrutura hierarquizada, estática e limitada Crítica Não admite a informalidade e inibe a criatividade
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Teorias da Administração e a Enfermagem
Teoria das Relações Humanas Elton Mayo Proposta – enfatizar a variável pessoa ao invés da variável estrutura, preocupa-se com o homem no trabalho (psicológico e sociológico) em lugar da inquietação com os métodos de trabalho, as regras e as normas.
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Teorias da Administração e a Enfermagem
Concluiu que o nível de produção não era determinado pela condição física do trabalhador, mas principalmente pela integração do indivíduo no grupo social Mayo passou a salientar a importância da organização informal em contraposição á Teoria Clássica Surge o homem “social” e não mais homem “econômico”
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Teorias da Administração e a Enfermagem
Princípios Motivação humana, liderança, comunicação e dinâmica de grupo Crítica Forma paternalista de Administração
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Teorias da Administração e a Enfermagem
Teoria Burocrática Max Weber ( ) Proposta – visava a organização sob o ponto de vista estruturalista com enfoque na racionalidade(meios e resultados) Visava organizar, detalhadamente, a empresa e controlar rigidamente suas atividades. Novo conjunto de normas morais “ética protestante”
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Teorias da Administração e a Enfermagem
A proposta burocrática visa a eficiência organizacional como objetivo básico, para tanto detalha como as coisas deverão ser feitas Caracteriza-se pela impessoalidade nas relações humanas(cargos e funções) A determinação de procedimentos e rotinas é evidente. Os profissionais são caracterizados pela especialização, remuneração condizente com o cargo, nomeação pelo chefe imediato pela possibilidade de ascensão e não participar do capital da organiação
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Teorias da Administração e a Enfermagem
Crítica Disfunção da burocracia: valorização maior para as normas e regras do que para o contingente humano
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Teorias da Administração e a Enfermagem
Teoria Comportamentalista Kurt Lewin Proposta – A preocupação com a “estrutura” transferiu-se para o “processo” e para “dinâmica organizacional”, ou seja, para o comportamento organizacional. A ênfase manteve-se na variável pessoa. Foi dado ênfase ao ‘homem administrativo” visando a maneira satisfatória na realização do trabalho
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Teorias da Administração e a Enfermagem
Comportamento das pessoas e a motivação humana (Necessidades humanas básicas) Fisiológicas, segurança, sociais e auto realização Crítica Valoriza o homem, porém hierarquiza as suas necessidades
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Teorias da Administração e a Enfermagem
Teoria de Sistemas Ludwig Bertalanffy Proposta – Fundamentou-se em três premissas básicas: os sistemas existem dentro de sistemas, os sistemas são abertos(intercâmbio com o ambiente) ou fechados(não há intercâmbio com o ambiente) e as funções de um sistema dependem de sua estrutura(retroalimentação)
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A Teoria de Sistemas baseia-se no conceito de “homem funcional” que se caracteriza pelo relacionamento interpessoal com outras pessoas, como um sistema aberto Ainda segundo essa teoria as organizações são consideradas um sistema de papéis, e os indivíduos constituem os atores que desempenham esses papeis
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Teorias da Administração e a Enfermagem
Teoria Contigencial Lawrence e Lorsh Proposta – explicar como uma mesma empresa funciona de diferentes formas em diferentes condições, devido a influência do ambiente externo à sua estruturação Relação funcional entre as variáveis ambientais e tecno administrativas
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Teorias da Administração e a Enfermagem
Não admite conceitos absolutos e sim conceitos relativos
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Teorias Idealizador Características principais Teoria Científica
Teoria Clássica T. Das Relações Humanas Teoria Burocrática Teoria Comportamentalista Teoria de Sistemas Teoria Contigencial Idealizador Frederick W Taylor Henry Fayol Elton Mayo Max Weber Kurt Lewin Ludwig Bertalanffy Lawrence e Lorsh Características principais -Divisão do trabalho e especialização -Incentivo salarial Homem Econômico Supervisão funcional Aspecto funcionalista -Estrutura adequada e funcionamento compatível Anatomistas e fisiologistas da organização F. técnica, comercial, financeira, segurança, contábil e administrativa departamentalização -variável pessoas Grupo social Humanização Importância da organização informal Homem social -organizar detalhadamente a empresa e controlar rigidamente -ética protestante -mérito -impessoalidade - rotinas -Variável pessoa -Homem administrativo Necessidades humanas básicas Decisões descentralizadas Sistemas dentro de sistemas Sistemas abertos Homem funcional Relacionamento interpessoal -influência do ambiente externo nas empresas -Conceitos relativos
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Metodologia do Planejamento em Enfermagem
Moisés Elias Soares Silva
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Metodologia do Planejamento na Enfermagem
É a função administrativa que determina antecipadamente o que se dever fazer e quais os objetivos que devem ser atingidos. É um método teórico para a ação futura.
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Metodologia do Planejamento na Enfermagem
Para os estudiosos da administração, o planejamento costuma figurar como a primeira das funções administrativas e uma das mais importantes, pois serve de base para as demais.
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Metodologia do Planejamento na Enfermagem
O planejamento envolve raciocínio, reflexão e análise sobre a maneira de realizar determinadas tarefas, bem como a sua abrangência. Pode-se dizer que o planejamento fornece suporte para a tomada de decisões ou implementação de quaisquer programas ou propostas que desejamos viabilizar.
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Metodologia do Planejamento na Enfermagem
* FASES DO PLANEJAMENTO * Fase 1: Conhecimento do sistema como um todo Fase 2: Determinação dos objetivos Fase 3: Estabelecimento de prioridades Fase 4: Seleção dos recursos disponíveis Fase 5: Estabelecimento do plano operacional Fase 6: Desenvolvimento Fase 7: Aperfeiçoamento
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Metodologia do Planejamento na Enfermagem
* FASES DO PLANEJAMENTO * Fase 1: Conhecimento do sistema como um todo Conhecer o Sistema Técnico Compreende as demandas das tarefas, a implantação física e os equipamentos existentes. É portanto o responsável pela eficiência potencial da organização
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Metodologia do Planejamento na Enfermagem
Conhecer o sistema social Compreende as relações dos elementos responsáveis pela execução das tarefas que transformam a eficiência potencial em eficiência real
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Metodologia do Planejamento na Enfermagem
Essa fase particularmente facilita a compreensão do ponto de partida para realizar qualquer planejamento e analisar sistematicamente a organização
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Metodologia do Planejamento na Enfermagem
Fase 2: Determinação dos Objetivos Os objetivos são os resultados futuros que se pretendem atingir. São alvos selecionados que se buscam alcançar dentro de um certo espaço de tempo, aplicando-se determinados recursos disponíveis ou possíveis.
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Metodologia do Planejamento na Enfermagem
Fase 2: Determinação dos Objetivos Em qualquer organização, pode ser reconhecida uma hierarquia vertical de objetivos. No ponto superior de uma escala graduada, estariam os objetivos da instituição que predominam sobre os demais
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Objetivos da Instituição Prestar assistência preventiva e curativa
Objetivos da Gerencia de Enfermagem Assistir ao individuo e família Objetivos da Divisão de Educação Continuada Assegurar recurso humanos para prestar assistência de enfermagem
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Metodologia do Planejamento na Enfermagem
Fase 2: Determinação dos Objetivos Princípios para fixação dos objetivos: * Princípio da comunicação total: todos os objetivos devem ser comunicados a todos os níveis hierárquicos. * Princípio da coerência vertical: o objetivo de um determinado nível organizacional deve ser discutido com o nível acima e com o nível abaixo.
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Metodologia do Planejamento na Enfermagem
Fase 3: Estabelecimento de prioridades - Uma vez estabelecidos os objetivos da organização é a vez de estabelecer as prioridades das ações para o alcance dos objetivos propostos. - Portanto para determinar quais são as ações que devem ser realizadas, é necessário estabelecer previamente o que se deseja alcançar, e a partir de então selecionar as ações mais propicias.
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Metodologia do Planejamento na Enfermagem
Fase 4: Seleção dos recursos disponíveis - Com base nas ações consideradas prioritárias para atender as metas e objetivos, é primordial que se proceda um levantamento dos recursos que serão necessários para implementar as ações. - Frente o levantamento dos recursos necessários deve-se ter claro quais são os recursos disponíveis – englobando recursos humanos, recursos materias e recursos físicos.
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Metodologia do Planejamento na Enfermagem
Fase 5: Estabelecimento do plano operacional - Planejamento estratégico: constui-se de planos de longo alcance estabelecidos ao nível mais global. - Planejamento tático: constitui-se de planos de médio alcance. - Planejamento operacional: constitui-se de planos de curto alcance tratam de ações atuais da instituição.
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Metodologia do Planejamento na Enfermagem
Fase 6: Desenvolvimento A fase de desenvolvimento engloba: o desenvolvimento do programa, sua aprovação e a execução propriamente dita.
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Metodologia do Planejamento na Enfermagem
Fase 7: Aperfeiçoamento Inclui as fases de avaliação e replanejamento. A avaliação não deve ocorrer unicamente após ter sido implementado o plano. Ao contrário, deve ocorrer como um processo permanente e contínuo paralelamente a cada uma das fases.
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Metodologia do Planejamento na Enfermagem
* FASES DO PLANEJAMENTO * Fase 1: Conhecimento do sistema como um todo Fase 2: Determinação dos objetivos Fase 3: Estabelecimento de prioridades Fase 4: Seleção dos recurso disponíveis Fase 5: Estabelecimento do plano operacional Fase 6: Desenvolvimento Fase 7: Aperfeiçoamento
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Metodologia do Planejamento na Enfermagem
* Instrumento utilizado no planejamento * Cronograma: serve para relacionar atividades em função do tempo disponível ou desejável. É um gráfico onde são descritas as atividades planejadas em uma coluna cruzando-se com a variável tempo disposta numa segunda coluna.
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Metodologia do Planejamento na Enfermagem
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Liderança em Enfermagem
Moisés Elias
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Liderar é ajudar sua equipe a enxergar a direção a seguir, motivar, entusiasmar seus colaboradores, estimular o empenho e o comprometimento de cada um.
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Características do líder
Coordenação das atividades do grupo Planejamento dessas atividades Estabelecimento de políticas Conhecimento técnico científico Comunicação entre o grupo e meio ambiente Coordenação interna do grupo
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Determinação de recompensas e punições
Papel de elemento “exemplo” do grupo Papel de elemento símbolo do grupo Substituição da responsabilidade individual Definição da ideologia para o grupo Papel da figura paterna Papel de “bode expiatório” do grupo
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Diferentes estilos de liderança
Líder autocrático Explora e estimula a dependência mediante a satisfação de necessidades evidenciadas pelos liderados Dependência da equipe Poder centralizado Enfraquece iniciativa individuais Comportamento dependente e submisso
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Líder democrático Desenvolve a determinação, a responsabilidade e a criatividade dos membros do grupo Autodeterminação do grupo Desenvolvimento de habilidades e capacidades Qualidade do desempenho Interação dos indivíduos do grupo
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Líder # Chefe
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O chefe conduz as pessoas...
Líder # Chefe O chefe conduz as pessoas... ...o líder aconselha
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Líder # Chefe O chefe inspira medo... ...o líder, entusiasmo
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Líder # Chefe O chefe diz “eu”... ... o líder, "nós"
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O chefe se preocupa com coisas...
Líder # Chefe O chefe se preocupa com coisas... ...o líder, com pessoas
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Líder # Chefe O chefe colhe os lucros... ...o líder os distribui
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Será que a equipe sempre concorda com o chefe?
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Supervisão em Enfermagem
Prof: Moisés Elias
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Supervisão em Enfermagem
Definição Função administrativa que envolve um processo de orientação contínua de pessoal com a finalidade de desenvolvê-lo e capacitá-lo para o serviço
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Supervisão em Enfermagem
Objetivo Visa a prestação de uma assistência eficaz, ao desenvolvimento dos funcionários e à manutenção de um ambiente harmônico, humano e produtivo para todos
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Supervisão em Enfermagem
Atividades desenvolvidas: Caracterização da clientela Identificação das necessidades assistenciais de enfermagem Planejamento e desenvolvimento das ações de enfermagem Avaliação da qualidade da assistência Orientação e avaliação dos funcionários durante o procedimento
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Supervisão em Enfermagem
Elaboração implantação e avaliação de normas rotinas e procedimentos Estratégias para motivação de pessoal Prevenção de situações problemáticas Previsão e provimento de recursos humanos, materiais, físicos, orçamentários necessário ao desenvolvimento das atividades de enfermagem
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Supervisão em Enfermagem
Etapas para o desenvolvimento da supervisão: Planejamento, execução e avaliação Planejamento Passa a ser uma etapa essencial para o desenvolvimento da função supervisão, pois determina o que deve ser feito, quem o fará e quando
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Supervisão em Enfermagem
O planejamento da função supervisão envolve ações como: Identificação das necessidades, definição das prioridades, descrição dos objetivos, definição do período de tempo, descrição das atividades a serem realizadas e determinação do agente que executará o plano
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Supervisão em Enfermagem
Instrumentos comumente utilizados para o planejamento da função supervisão: Plano de supervisão Cronograma roteiro
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Supervisão em Enfermagem
Plano de supervisão Plano de supervisão elaborado por um enfermeiro recém admitido para chefiar a clínica médica de um hospital
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Participação na passagem de plantão
Entidade: Hospital X Serviço: Enfermagem Unidade: Clínica médica Período : 4 Semana de fevereiro Agente: Enfermeiro da Unidade Objetivos: Conhecer a rotina semanal da equipe de enfermagem Avaliar a adequação desta rotina Dias da semana Atividades S T Q Participação na passagem de plantão Verificar prontuários e anotações de enf Identificação das necessidades dos pctes Execução dos cuidados prescritos Observação da ordem e limpeza local Confecção de um relatório Elaboração de um novo plano baseado nas necessidades identificadas x X Xx xX
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Supervisão em Enfermagem
O plano de supervisão é um instrumento importante, pois ensina a racionalizar o tempo e as ações, tornando-os apropriados aos objetivos, o que propicia maiores possibilidades de sucesso
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Supervisão em Enfermagem
Cronograma Um cronograma consta a relação de atividades e dos dias e períodos em que são executadas Normalmente os objetivos e as atividades rotineiras não constam de um cronograma Cronograma elaborado por uma enfermeira que desenvolve a função de supervisão
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Cronograma Reunião com funcionários Reunião com enfermeiros
ATIVIDADES S T Q Reunião com funcionários Reunião com enfermeiros Participação de estudo de casos Elaboração de um plano de superv Aula sobre motivação Educação continuada Verificação do controle dos prazos de validade de materiais esterilizados X x
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Supervisão em Enfermagem
Roteiro Existem roteiros simples onde apenas as atividades a serem desenvolvidas são listadas
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Supervisão em Enfermagem
Execução da função supervisão O enfermeiro precisa ter competência profissional, habilidade para relacionar-se com as pessoas, motivação para o desenvolvimento do pessoal e crença no potencial do ser humano.
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Supervisão em Enfermagem
Avaliação da função supervisão A avaliação durante o processo oferece subsídios importantes para o replanejamento da função enquanto ela ocorre.
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Tomada de decisão em enfermagem
Moisés
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Processo decisório Escolher entre uma ou mais alternativas ou opções, com vistas a alcançar um resultado desejado
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Fases do processo decisório
Percepção do problema Definição do problema Coleta de dados Análise de dados Redefinição do problema Procura de soluções alternativas Escolha ou decisão Implementação E avaliação
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Técnicas de tomada de decisões
Técnicas tradicionais As decisões que podem ser programadas, são tomadas seguindo o hábito, a rotina. As decisões onde não é possível uma programação, são tomadas por intuição
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Técnicas modernas As decisões programadas existe a possibilidade de utilização da pesquisa operacional e processamento de dados Nas decisões não programáveis, consiste em deixar que os envolvidos tentem achar para si próprios a melhor solução
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Exercícios 1- A valorização das normas e regras tem influenciado a prática da enfermagem, contribuindo para um estilo administrativo estanque. O termo que melhor caracteriza esta forma de organização é: A- Clássica B- Científica C- Humana D- Burocrática
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Exercícios 2- A Teoria que tem como proposta o aumento da produção pela eficiência do nível operacional, tem como principal idealista: A- Taylor B- Fayol C- Mayo D- NDA
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Exercícios 3- É incorreto afirmar, exceto:
A- A Teoria Clássica tem como crítica o aspecto mecanicista B-A Teoria Burocrática a determinação de procedimentos e rotinas não é evidente C- Max Weber tem enfoque na racionalidade D- Conforme a Teoria de Mayo o operário sabia cada vez menos do todo e cada vez mais de sua parte
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Exercícios 4- Não está incorreto afirmar, exceto:
A- A Teoria de Sistemas baseia-se no conceito de “homem funcional” B- A Teoria Contigencial não admite conceitos relativos C- A meritocracia faz parte da teoria de Weber D- Mayo concluiu que o nível de produção não era determinado pela condição física do trabalhador
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Exercícios 5- O idealizador que passou a salientar a importância da organização informal em contraposição á Teoria Científica, foi: A- Mayo B- Kurt Lewin C- Lawrence e Lorsh D- NDA
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Exercícios 6- A Teoria que baseia no conceito de “homem funcional” que se caracteriza pelo relacionamento interpessoal, é: A- Comportamentalista B- Sistemas C- Humanas D- NDA
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Exercícios 7-Planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente o que se dever fazer e quais os objetivos que devem ser atingidos. Todas alternativas estão corretas, exceto: A- Pode-se dizer que o planejamento fornece suporte para a tomada de decisões B- O planejamento envolve raciocínio C- O planejamento é um método teórico para a ação futura. D- Para os estudiosos da administração, o planejamento costuma figurar como a primeira das funções administrativas e a mais importante, pois serve de base para as demais.
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Exercícios 8- A fase do planejamento que particularmente facilita a compreensão do ponto de partida para realizar qualquer planejamento e analisar sistematicamente a organização, é: A- Fase 1: Conhecimento do sistema como um todo B- Fase 2: Determinação dos objetivos C- Fase 3: Estabelecimento de prioridades D- Fase 4: Seleção dos recursos disponíveis
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Exercícios 9- O cronograma é gráfico em que:
A-Relaciona a atividade em função do tempo B- Relaciona o tempo em função da atividade C- São descritas atividades planejadas D-Todas alternativas
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Exercícios 10- São características de um líder, exceto:
A- Estabelecimento de políticas B- Papel da figura paterna C- Conduzir as pessoas D- Determinação de recompensas e punições
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Exercícios 11-São características de um líder autocrático, exceto:
A- Dependência da equipe B- Poder descentralizado C- Enfraquece iniciativa individuais D- Comportamento dependente e submisso
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