A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

“Fórum de discussão sobre avaliação na área da Saúde”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "“Fórum de discussão sobre avaliação na área da Saúde”"— Transcrição da apresentação:

1 “Fórum de discussão sobre avaliação na área da Saúde”

2 Reflita sobre estes comentários...
Reflexão... O Pensador, de Auguste Rodin Reflita sobre estes comentários...

3 ... comentários de alunos na Avaliação Institucional
A gente estuda e tem matéria que não cai na prova. Prova? Que prova? O professor não dá prova! Tem tanta demora para entregar a nota e a prova, que fazemos a segunda prova sem saber o que erramos. O professor não orienta os trabalhos solicitados.

4 ... comentários de alunos na Avaliação Institucional
Muitas dúvidas não são esclarecidas, as respostas são vagas e, às vezes, o professor responde: “Foi porque Deus quis”. Não nos é passada a correção das provas/portfólios e demora para dar devolutiva. Não temos um feedback das avaliações.

5 Como você avalia na estrutura modular?
Discussão em grupos Como você avalia na estrutura modular? Como você avalia o conteúdo das aulas semi-presenciais? De que formas (maneiras) a devolutiva das avaliações pode servir de ferramenta para favorecer a aprendizagem?

6 Apresentação e Discussão

7 1. Como você avalia na estrutura modular?
Resposta Dificuldades Propostas Avaliação integrada (intra e intermodular) utilizando como instrumentos: provas individuais (teóricas e práticas), estudos de caso/campo em grupo, estudos dirigidos individuais e em grupo; Relatórios individuais e em grupo Portfólio, simulação, seminários Planilha de estágios Projetos (pesquisa, extensão), pôster, peça teatral, campanhas entre outros Dificuldade do professor em abordar o conteúdo de forma integrada, com aplicação de instrumentos de avaliação adequados; Dificuldades do aluno em promover a integração (o aluno persiste em manter uma visão individualizada); Carga horária insuficiente para atender as demandas do módulo; Definir os objetivos da avaliação Reavaliar a estrutura/temáticas/conteúdos de alguns módulos; Introduzir atividades que contemplem a reflexão e a discussão do conteúdo integrado, principalmente nos módulos iniciais de cada curso; Infraestrutura para a possibilidade de integração (carga horária, assessoria, horário para reuniões etc) Instrumentalização/capacitação docente

8 2. Como você avalia o conteúdo das aulas semi-presenciais?
Resposta Dificuldades Propostas Estratégias diversas: -Inserir conteúdos na avaliação presenvial -Relatório/trabalho único ao final do semestre -Atividades semanais para nota (esquemas, resumos, exercícios) em grupo ou individuais -Fórum -Atividades/avaliações vinculadas às atividades presenciais (preparação para uma aula prática; relatórios de seminários etc.) -Conscientizar aluno / professor da importância da parte à distância e dos instrumentos utilizados; o quanto o aluno é co-responsável por sua própria aprendizagem -Suscitar a participação de todos nas atividades em grupo/fóruns - autoavaliação -Respeitar os prazos das atividades para coordená-las com o conteúdo presencial -”Excesso de atividades valendo nota” VERSUS “falta de comprometimento do aluno, na ausência de nota” -Capacitar o aluno para a utilização da ferramenta e para conscientizá-lo quanto ao estudo EAD. -Valorizar a importância do instrumento à distância como elemento mediador do processo de aprendizagem -Melhorar o feedback – dar devolutiva das atividades para manter o aluno envolvido -Valorizar o comportamento exploratório e autonomia (evitar paternalismos) -Tirar dúvidas em sala de aula quanto ao conteúdo SP e vincular os conteúdos (P e SP)

9 3. De que formas (maneiras) a devolutiva das avaliações pode servir de ferramenta para favorecer a aprendizagem? Resposta Dificuldades Propostas A medida que elas pressupõem uma ação posterior. Quando ela é encarada como parte do processo de ensino aprendizagem. Quando a devolutiva busca a fixação dos acertos e a recuperação dos erros. Quando a correção é feita de forma personalizada permitindo a devolutiva também personalizada. Quando o docente valoriza a quantidade de conteúdo a ser ministrado. Que o docente e o aluno percebam a importância. A tendência do docente e aluno em enfatizar os erros. Números de alunos. Demora para a correção das provas nos módulos e isto dificulta uma devolutiva a tempo Os planos de ensino devem prever e descrever estas tais ações. A devolutiva ser parte inerente da avaliação. Mudança de atitude do professor e do aluno. Carga horária paga para o docente (contrato/regime de trabalho) – dificuldades administrativas Aprimorar o processo de avaliação e devolutiva no âmbito dos cursos

10 Propostas Gerais Criação de materiais interdisciplinares
Atividades integradas verticalizadas (Exemplo: caso clínico com conteúdos de toda sua formação) Dinâmica dos estágios cumpre esta proposta de revisão de conteúdos, de integração e de ampliação do conhecimento Avaliações e atividades mais reflexivas (casos clínicos) Pré-prova

11 “Agir na urgência, decidir na incerteza, intervir com competência.”
“Agir na urgência, decidir na incerteza, intervir com competência.” Perrenoud, 2001

12 Saiba mais Avaliação escolar: Desafios e perspectivas / As Relações Pessoais na Escola e a Avaliação em CASTRO, A.D. e CARVALHO, A.M.P. Ensinar a ensinar. São Paulo: Pioneira, p. Avaliação em KRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia. 4ª ed. São Paulo: EDUSP, p. Avaliação em FROTA-PESSOA, O. Os Caminhos da Vida – Manual do Professor. São Paulo: Scipione, p. O professor competente / Avaliar com eficácia e eficiência / O papel dos conteúdos em MORETO, V.P. Prova: um momento privilegiado de estudo não um acerto de contas. 9ª ed. Rio de Janeiro: Lamparina, p. RODRIGUES, Jr., J. F. et al. Avaliação do estudante universitário: fundamentos e recursos. Brasília: SENAC, p.


Carregar ppt "“Fórum de discussão sobre avaliação na área da Saúde”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google