A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cooperativas de Crédito

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cooperativas de Crédito"— Transcrição da apresentação:

1 Cooperativas de Crédito
"Estudo de Imagem" Cooperativas de Crédito Outubro 2012

2 Objetivos da Pesquisa Sondar as percepções do público sobre as instituições financeiras: o que esperam de uma instituição, atenção ao micro e pequeno empresário, entre outros; Levantar as instituições das quais são clientes e as razões que levam o empresário a optar por uma instituição e os fatores de fidelização do público a uma instituição financeira; Levantar os serviços utilizados e as carências ainda não contempladas pelas instituições para atender ao micro e pequeno empresário; Sondar aspectos relativos ao crédito: facilidades e dificuldades na obtenção de linhas de crédito, burocracia, taxas de juros praticadas, bancos públicos x bancos privados, entre outros aspectos, levantando as experiências bem e mal sucedidas do público na obtenção e utilização de crédito; Levantar a opinião do público sobre cooperativismo, diferenças percebidas entre os sistemas de crédito, apontando vantagens e desvantagens de cada sistema e o que as Cooperativas podem oferecer além de Crédito; 2

3 Objetivos da Pesquisa Estudar na visão do empresário a relação entre Pessoa Física e Pessoa Jurídica nas questões referentes ao sistema financeiro; Estudar a relação do público com a internet e a utilização de serviços através do meio assim como de outros serviços por meio eletrônico; Estudar o conhecimento e os serviços SEBRAE utilizados pelo público; Caracterizar o perfil das empresas entrevistadas: porte da empresa, cidade/região de atuação, ramo de atividade (comércio, indústria, serviços), cooperado x não cooperado, tempo de atuação, entre outros; Caracterizar o perfil dos empresários entrevistados: sexo, faixa etária, escolaridade, estado civil, renda familiar mensal, classificação socioeconômica, cargo, cidade/região de residência, entre outros. 3

4 Coeficiente de confiança: 95,5%
Metodologia da Pesquisa A. Estudo Descritivo B. Abordagem: Quantitativa C. Instrumento de Coleta de Dados: Questionário semiestruturado D. Amostragem Probabilística Modo de procedimento: Entrevista por telefone. Público-alvo: Micro e pequenos empresários de Santa Catarina, conforme cadastro fornecido pelo SEBRAE. Plano Amostral: Entrevistas: 300 Margem de erro: ± 6,7% Coeficiente de confiança: 95,5% O questionário foi pré-testado e previamente aprovado pelo cliente. As entrevistas foram realizadas por agentes pesquisadores qualificados e com treinamento específico para esta tarefa. Cerca de 20% do material coletado foi verificado. Período de Aplicação: Entre os dias 24 e 28 de setembro de 2012. 4

5 Resultados 5

6 Perfil da Empresa 6

7 Perfil da Empresa 7

8 Tempo de atividade da empresa (anos)
Perfil da Empresa Nº Funcionários N Média Mediana Mínimo Máximo Desvio padrão Total 298 8,7 3,0 1 640 37,91 2.603 Tempo de atividade da empresa (anos) N Média Mediana Mínimo Máximo Desvio padrão 298 12,5 10,0 1 100 11,75 8

9 Perfil da Empresa 9

10 Perfil do Público 10

11 Perfil do Entrevistado
11

12 Perfil do Entrevistado
12

13 Perfil do Entrevistado
13

14 Perfil do Entrevistado
14

15 Perfil do Entrevistado
Renda familiar mensal N % Até R$ 933,00 (Classe E) 1 0,3 De R$ 934,00 a R$ 1.866,00 (Classe D) 24 8,0 De R$ 1.867,00 a R$ 3.732,00 (Classe C) 114 38,0 De R$ 3.733,00 a R$ 6.220,00 (Classe B2) 88 29,3 De R$ 6.221,00 a R$ 9.952,00 (Classe B1) 21 7,0 Mais de R$ 9.953,00 (Classe A) 17 5,7 Não informou 35 11,7 Total 300 100,0 15

16 Instituições Financeiras
16

17 Instituições financeiras/Banco
17

18 Instituições financeiras/Banco
18

19 (Respostas Múltiplas)
Instituições financeiras/Banco Bancos em que tem conta (Respostas Múltiplas) N % Banco do Brasil 116 45,7 HSBC 88 34,6 Santander 40 15,7 CEF 36 14,2 Itaú 15 5,9 Bradesco 1 0,4 Base = 254 entrevistas 19

20 Principal razão de escolha do banco
Instituições financeiras/Banco Principal razão de escolha do banco N % % Válido Tradição 58 19,3 22,8 Localização 47 15,7 18,5 Oferece bons produtos/ serviços 41 13,7 16,1 Bom atendimento 25 8,3 9,8 Pouca burocracia (abertura de conta/ empréstimos) 21 7,0 Ampla Rede de atendimento 19 6,3 7,5 Necessidade de ter uma conta 16 5,3 Único da Região 9 3,0 3,5 Taxas/ juros baixos 7 2,3 2,8 Recebe o salário na instituição/ Conta salário 3 1,0 1,2 Por ser público 2 0,7 0,8 Home banking 1 0,3 0,4 Não sabe 5 1,7 2,0 Total 254 84,7 100,0 Não tem conta em banco 46 15,3 300 20

21 (Respostas Múltiplas)
Instituições financeiras/Banco Produtos/serviços que utiliza no Banco (Respostas Múltiplas) N % Conta Corrente 170 66,9 Cartões 145 57,1 Cheque especial 85 33,5 Cheque 79 31,1 Empréstimos 66 26,0 Cobrança 53 20,9 Financiamentos 30 11,8 Poupança 24 9,4 Home banking 17 6,7 Seguro Convênio/ Débito em conta 13 5,1 Capitalização 10 3,9 Linhas de crédito 9 3,5 Investimentos 5 2,0 Crédito Rural 4 1,6 Móbile banking (celular) 1 0,4 Base = 254 entrevistas 21

22 Principal VANTAGEM de ter conta em Banco
Instituições financeiras/Banco Principal VANTAGEM de ter conta em Banco N % % Válido Segurança 46 15,3 18,1 Rapidez/ Agilidade 41 13,7 16,1 É uma necessidade 26 8,7 10,2 Confiança 24 8,0 9,4 Serviços oferecidos 23 7,7 9,1 Pouca burocracia/ Facilidade 20 6,7 7,9 Linhas de crédito 17 5,7 Boas taxas 13 4,3 5,1 Solidez 3 1,0 1,2 Praticidade de cobranças e pagamentos 1 0,3 0,4 Não sabe 10 3,3 3,9 Não tem vantagens 30 10,0 11,8 Total 254 84,7 100,0 Não tem conta em banco 300 22

23 Principal DESVANTAGEM de ter
Instituições financeiras/Banco Principal DESVANTAGEM de ter conta em Banco N % % Válido Tarifas/ taxas elevadas 104 34,7 40,9 Alta taxa de Juros 36 12,0 14,2 Muita burocracia/ Sistema de garantias 17 5,7 6,7 Demora/ Falta de agilidade 5 1,7 2,0 Outros 8 2,7 3,1 Não sabe 26 8,7 10,2 Não tem desvantagens 58 19,3 22,8 Total 254 84,7 100,0 Não tem conta em banco 46 15,3 300 23

24 Grau de satisfação com seu banco Somente entre os que sabem avaliar
Instituições financeiras/Banco Grau de satisfação com seu banco N % % Válido Muito satisfeito 52 17,3 20,5 Satisfeito 136 45,3 53,5 Parcialmente satisfeito 46 15,3 18,1 Insatisfeito 13 4,3 5,1 Muito insatisfeito 7 2,3 2,8 Total 254 84,7 100,0 Não tem conta em banco 300 Grau de Satisfação com o Banco Somente entre os que sabem avaliar 74,0% 18,1% 7,9% 24

25 Instituições financeiras/Banco
Fator mais importante para decidir instituição onde vai pedir crédito/empréstimo N % % Válido Taxa de juros 146 48,7 57,5 Relacionamento/conhecimento com a instituição/cliente 30 10,0 11,8 Outros benefícios 14 4,7 5,5 Atendimento 13 4,3 5,1 Facilidade/ agilidade 4 1,3 1,6 Não sabe 47 15,7 18,5 Total 254 84,7 100,0 Não tem conta em banco 46 15,3 300 25

26 Instituições financeiras/Banco
26

27 crédito/empréstimo em Banco
Instituições financeiras/Banco Principal VANTAGEM de crédito/empréstimo em Banco N % % Válido Rapidez/ Agilidade 47 15,7 18,5 Boas taxas 33 11,0 13,0 Pouca burocracia/ Facilidade 18 6,0 7,1 Linhas de crédito/ recursos do governo Confiança 7 2,3 2,8 Segurança 6 2,0 2,4 Solidez 2 0,7 0,8 Não sabe 89 29,7 35,0 Não tem vantagens 34 11,3 13,4 Total 254 84,7 100,0 Não tem conta em banco 46 15,3 300 27

28 crédito/empréstimo em Banco
Instituições financeiras/Banco Principal DESVANTAGEM de crédito/empréstimo em Banco N % % Válido Alta taxa de Juros 95 31,7 37,4 Tarifas/ taxas elevadas 23 7,7 9,1 Muita burocracia/ Sistema de garantias 9 3,0 3,5 Demora/ Falta de agilidade 3 1,0 1,2 Não sabe 94 31,3 37,0 Não tem desvantagens 30 10,0 11,8 Total 254 84,7 100,0 Não tem conta em banco 46 15,3 300 28

29 Cooperativa de Crédito
29

30 Cooperativa de Crédito
30

31 Cooperativa de Crédito
Opinião sobre o sistema de Cooperativa de Crédito N % % Válido Baixas taxas de juros 51 17,0 21,0 Melhor atendimento que no banco 43 14,3 17,7 Fácil negociação 27 9,0 11,1 É mais fácil/ Rápido/ Menos burocrático 24 8,0 9,9 Não gosta do sistema 9 3,0 3,7 Igual a banco 5 1,7 2,1 Não tem opinião 6 2,0 2,5 Só ouviu falar 78 26,0 32,1 Total 243 81,0 100,0 Não conhece Cooperativa de Crédito 57 19,0 300 31

32 Principal VANTAGEM da Cooperativa de Crédito
% % Válido Não sabe 82 27,3 33,7 Mais fácil de obter serviços com custos mais baixos 40 13,3 16,5 Juro baixo 37 12,3 15,2 Retorno das sobras das Cooperativas 28 9,3 11,5 Mais fácil de obter empréstimo 22 7,3 9,1 Não tem vantagens 13 4,3 5,3 O sistema na Cooperativa é mais confiável 9 3,0 3,7 Participação das decisões 2 0,7 0,8 É o único que consegue crédito 1 0,3 0,4 Outros Total 243 81,0 100,0 Não conhece Cooperativa de Crédito 57 19,0 300 32

33 Principal DESVANTAGEM de Cooperativa de Crédito
% % Válido Não sabe 116 38,7 47,7 Não tem desvantagens 81 27,0 33,3 Insegurança na solidez (banco pequeno/ Cooperativa) 11 3,7 4,5 Juros altos 9 3,0 Operações de risco deficitárias (rateio de prejuízos) 6 2,0 2,5 Volume de recursos insuficiente/ crédito baixo 4 1,3 1,6 Há outras linhas de crédito (bancos do governo/ melhores) Poucas agências 2 0,7 0,8 Outros 10 3,3 4,1 Total 243 81,0 100,0 Não conhece Cooperativa de Crédito 57 19,0 300 33

34 (Respostas Múltiplas)
Cooperativa de Crédito Cooperativa(s) que conhece (Respostas Múltiplas) N % SICOOB 101 41,6 SICREDI 89 36,6 VIACREDI 45 18,5 UNICRED 18 7,4 CRESOL 7 2,9 BLUCRED 5 2,1 CREDISC 3 1,2 CREDIFOZ CREDIFIESC 2 0,8 Outros 16 6,6 Não lembra o nome 22 9,1 Base = 243 entrevistas 34

35 Cooperativa em que é associado
Cooperativa de Crédito Cooperativa em que é associado N % % Válido SICOOB 39 13,0 30,2 SICREDI 30 10,0 23,3 VIACREDI 27 9,0 20,9 UNICRED 7 2,3 5,4 CRESOL 5 1,7 3,9 CREDIFOZ 3 1,0 Outros 18 6,0 14,0 Total 129 43,0 100,0 Não é associado 114 38,0 Não conhece Cooperativa de Crédito 57 19,0 300 35

36 Cooperativa de Crédito
Por que não se associou a Cooperativa de Crédito N % % Válido Não teve necessidade/ interesse 48 16,0 42,1 Não tem informações sobre os serviços 31 10,3 27,2 Nunca nos procuraram/ofereceram os serviços 12 4,0 10,5 Não vê vantagens 5 1,7 4,4 Está analisando as vantagens O Banco supre as necessidades Muita burocracia para se associar 4 1,3 3,5 Não tínhamos nenhuma aqui 2 0,7 1,8 Juros altos Total 114 38,0 100,0 É associado à Cooperativa de Crédito 129 43,0 Não conhece Cooperativa de Crédito 57 19,0 300 36

37 Cooperativa de Crédito
37

38 Razões: GOSTARIA de se associar Razões: NÃO GOSTARIA de se associar
Cooperativa de Crédito Razões: GOSTARIA de se associar N % Dependendo dos serviços/ vantagens oferecidos 25 65,8 Linha de crédito/ financiamento 5 13,2 Taxas/ juros menores 4 10,5 Facilidades/ serviços Total 38 100,0 Razões: NÃO GOSTARIA de se associar N % Não tem interesse/ necessidade 31 47,0 O banco supre nossas necessidades 12 18,2 Não traz vantagens 9 13,6 Não conhece os serviços/ vantagens oferecidas 8 12,1 Não tem confiança 3 4,5 Dependendo dos serviços/ vantagens oferecidos 2 3,0 Muita burocracia 1 1,5 Total 66 100,0 38

39 que conhece (Respostas Múltiplas)
Cooperativa de Crédito Produtos oferecidos pelas Cooperativas de Crédito que conhece (Respostas Múltiplas) N % Conta Corrente 115 47,3 Cartões 58 23,9 Financiamentos 51 21,0 Cheque 44 18,1 Cobrança 42 17,3 Cheque especial 39 16,0 Empréstimos 35 14,4 Capitalização 23 9,5 Linhas de crédito 15 6,2 Seguro 14 5,8 Poupança 13 5,3 Convênio/ Débito em conta 12 4,9 Crédito Rural 10 4,1 Investimentos 8 3,3 Home banking 1 0,4 Não conhece produtos 63 25,9 Base = 243 entrevistas 39

40 oferecer para micro e pequenos empresários
Cooperativa de Crédito Serviços que Cooperativas de Crédito poderiam oferecer para micro e pequenos empresários 28 Melhores taxa de juros 19 Melhores linhas de crédito/ aumentar limite 07 Mais assistência/ atendimento pessoal 05 Diminuir a burocracia para abertura de conta Consultoria para conhecer melhor os serviços Menos taxas 03 Consultoria Ter cartão ou linha de crédito junto ao BNDES, como tem no BB Linhas de financiamento facilitado Linhas de crédito para pequenas empresas, como os créditos rurais Atendimento personalizado 02 Caixas 24 horas e cartão de crédito Prazos mais longos para pagamentos Incentivo maior aos empreendedores/ pequenos empresários 40

41 Cooperativa de Crédito
Melhor meio de informação sobre Cooperativa de Crédito N % Pessoalmente 144 48,0 Internet/ Site 120 40,0 Jornal 5 1,7 TV Rádio 2 0,7 Não teria interesse 24 8,0 Total 300 100,0 41

42 Sebrae 42

43 (Respostas Múltiplas)
SEBRAE Serviços SEBRAE utilizados (Respostas Múltiplas) N % Nunca utilizou 156 52,0 Cursos técnicos 66 22,0 Palestras ou Seminários 42 14,0 Consultorias Técnicas 28 9,3 Feiras 15 5,0 Rodada de Negócios 6 2,0 Oficinas 3 1,0 Base = 300 entrevistas 43

44 Resumo Executivo 44

45 Resumo Executivo Os bancos públicos são as instituições financeiras onde cerca de 51% dos entrevistados costumam recorrer em busca de empréstimos e serviços financeiros, o que demonstra boa confiança e credibilidade destas instituições na visão do público. As Cooperativas de Crédito aparecem na segunda colocação com 29,7% das menções, seguida dos bancos privados com 28,3%. Não possuem conta em banco 15,3% dos entrevistados utilizando serviços financeiros exclusivamente através das Cooperativas de Crédito. Dos entrevistados 43,0% são associados à Cooperativa de Crédito. Chama a atenção que cerca de 40% do público não conhece ou tem poucas informações sobre Cooperativas, sendo esse um público potencial a ser trabalhado pelas instituições, até mesmo porque boa parcela do público afirma ter poucas informações sobre o sistema. As percepções positivas sobre Cooperativas de Crédito chegam a cerca de 60% entre os entrevistados que conhecem o sistema, com destaque para as baixas taxas de juros e o atendimento, sendo a parcela dos que conseguem apontar desvantagens no sistema inferior a 20%. 45

46 Resumo Executivo Entre os entrevistados que conhecem Cooperativas e não são associados o interesse na associação representa um terço do público, confirmando um bom potencial de demanda para os serviços. Para atingir este público as formas mais indicadas seriam as visitas pessoais e a Internet/site. Os produtos de maior interesse são respectivamente conta corrente, cartões, linha de crédito e poupança e estes potenciais clientes sugerem predominantemente melhores taxas de juros, linhas de crédito e aumento do limite. Outras sugestões são apontadas como trazer para as cooperativas linhas de crédito do BNDES e consultoria para conhecer melhor os serviços. Alguns cruzamentos de variáveis permitiram ainda apontar, além de algumas informações regionalizadas, que as pequenas empresas recorrem mais a empréstimos e se utilizam mais dos bancos privados. Já as microempresas se utilizam mais e têm maior interesse de associarem-se às Cooperativas de Crédito. 46

47 Cooperativas de Crédito
"Satisfação do Cliente" Cooperativas de Crédito Outubro 2012

48 Objetivos da Pesquisa Sondar as percepções do público sobre as instituições financeiras: o que esperam de uma instituição, atenção ao micro e pequeno empresário, entre outros; Levantar as instituições das quais são clientes e as razões que levam o empresário a optar por uma instituição e os fatores capazes de fidelizar o público a uma instituição financeira; Levantar a opinião do público sobre cooperativismo, avaliar a imagem das Cooperativas de Crédito, formas de comunicação das mesmas com o micro e pequeno empresário e as razões que levaram o público a optar por uma Cooperativa de Crédito; Avaliar os serviços utilizados na Cooperativa de Crédito: empréstimos, financiamentos, capitalização, cartões, cheque especial, seguros, entre outros e o grau de satisfação com os mesmos; Sondar as carências ainda não atendidas pelas Cooperativas (novos produtos e serviços) que possam ser oferecidos aos micro e pequenos empresários: o que as Cooperativas podem oferecer além de Crédito; Avaliar o sistema de atendimento das Cooperativas de Crédito: ambiente, cordialidade, agilidade, eficiência dos funcionários, entre outros; 48

49 Objetivos da Pesquisa Sondar aspectos relativos ao crédito: facilidades e dificuldades na obtenção de linhas de crédito, burocracia, taxas de juros praticadas, bancos públicos x bancos privados, entre outros aspectos, levantando as experiências bem e mal sucedidas do público na obtenção e utilização de crédito; Estudar na visão do empresário a relação entre Pessoa Física e Pessoa Jurídica nas questões referentes ao sistema financeiro; Estudar a relação do público com a internet e a utilização de serviços através do meio assim como de outros serviços por meio eletrônico; Colher sugestões para melhoria dos serviços e atendimento das Cooperativas de Crédito. Estudar o conhecimento e os serviços SEBRAE utilizados pelo público; Caracterizar o perfil das empresas entrevistadas: porte da empresa, cidade/região de atuação, ramo de atividade (comércio, indústria, serviços), tempo de atuação, tempo como cooperado, entre outros; Caracterizar o perfil dos empresários entrevistados: sexo, faixa etária, escolaridade, estado civil, renda familiar mensal, classificação socioeconômica, cargo, cidade/região de residência, entre outros. 49

50 Metodologia da Pesquisa
A. Estudo Descritivo B. Abordagem: Quantitativa C. Instrumento de Coleta de Dados: Questionário semiestruturado D. Amostragem Probabilística Modo de procedimento: Entrevista por telefone. O questionário foi pré-testado e previamente aprovado pelo cliente. As entrevistas foram realizadas por agentes pesquisadores qualificados e com treinamento específico para esta tarefa. Cerca de 20% do material coletado foi verificado. Período de Aplicação: Entre os dias 04 e 09 de outubro de 2012. 50

51 Coeficiente de confiança: 95,5% Sistema Cooperativo em que é associado
Metodologia da Pesquisa Público-alvo: Micro e pequenos empresários de Santa Catarina, clientes de Cooperativas de Crédito, conforme cadastro fornecido pelo SICREDI, SICOB e CECRED. Plano Amostral: Entrevistas: 300 Margem de erro: ± 6,7% Coeficiente de confiança: 95,5% Sistema Cooperativo em que é associado N % SICREDI 100 33,3 SICOOB CECRED Total 300 100,0 51

52 Resultados 52

53 Perfil da Empresa 53

54 Perfil da Empresa 54

55 Perfil da Empresa Nº Funcionários N Média Mediana Mínimo Máximo
Desvio padrão Total 295 17,37 5,00 1 1.300 82,96 5.124 Tempo de atividade da empresa (anos) N Média Mediana Mínimo Máximo Desvio padrão 298 14,07 11,00 1 96 13,24 Tempo como associado de cooperativa (anos) N Média Mediana Mínimo Máximo Desvio padrão 276 4,51 3,50 1 36 6,49 55

56 Perfil da Empresa 56

57 Perfil do Público 57

58 Perfil do Entrevistado
58

59 Perfil do Entrevistado
59

60 Perfil do Entrevistado
60

61 Perfil do Entrevistado
61

62 Perfil do Entrevistado
Renda familiar mensal N % Até R$ 933,00 (Classe E) 0,0 De R$ 934,00 a R$ 1.866,00 (Classe D) 29 9,7 De R$ 1.867,00 a R$ 3.732,00 (Classe C) 98 32,7 De R$ 3.733,00 a R$ 6.220,00 (Classe B2) 78 26,0 De R$ 6.221,00 a R$ 9.952,00 (Classe B1) 24 8,0 Mais de R$ 9.953,00 (Classe A) 14 4,7 Não informou 57 19,0 Total 300 100,0 62

63 Instituições Financeiras
63

64 Instituições financeiras/Bancos
64

65 Instituições financeiras/Bancos
65

66 Bancos em que tem conta - (Respostas Múltiplas)
Instituições financeiras/Bancos Bancos em que tem conta - (Respostas Múltiplas) N % Banco do Brasil 107 50,0 CEF 85 39,7 Bradesco 37 17,3 Itaú 36 16,8 Santander 15 7,0 HSBC 9 4,2 Banrisul 7 3,3 Base = 214 entrevistas 66

67 Principal razão de escolha do banco
Instituições financeiras/Bancos Principal razão de escolha do banco N % % Válido Tradição 70 23,3 32,7 Oferece bons produtos/ serviços 45 15,0 21,0 Ampla Rede de atendimento 27 9,0 12,6 Localização 17 5,7 7,9 Bom atendimento 14 4,7 6,5 Pouca burocracia (abertura de conta/ empréstimos) 10 3,3 Melhor financiamento/ empréstimo Necessidade de ter uma conta 6 2,0 2,8 Recebe o salário na instituição/ Conta salário Único da Região 4 1,3 1,9 Por ser público Home banking 1 0,3 0,5 Total 214 71,3 100,0 Não tem conta em banco 86 28,7 300 67

68 (Respostas Múltiplas)
Instituições financeiras/Bancos Produtos/serviços que utiliza no Banco (Respostas Múltiplas) N % Conta Corrente 181 84,6 Cartões 114 53,3 Cheque 70 32,7 Cheque especial 65 30,4 Empréstimos 62 29,0 Cobrança 58 27,1 Home banking 38 17,8 Convênio/ Débito em conta 29 13,6 Financiamentos 20 9,3 Poupança 16 7,5 Seguro Linhas de crédito 13 6,1 Investimentos 11 5,1 Capitalização 9 4,2 Crédito Rural 2 0,9 Móbile banking (celular) 1 0,5 Base = 214 entrevistas 68

69 Principal VANTAGEM de ter conta em Banco
Instituições financeiras/Bancos Principal VANTAGEM de ter conta em Banco N % % Válido Segurança 53 17,7 24,8 Rapidez/ Agilidade 30 10,0 14,0 Confiança 26 8,7 12,1 Linhas de crédito 24 8,0 11,2 Pouca burocracia/ Facilidade 20 6,7 9,3 Boas taxas 10 3,3 4,7 Solidez 4 1,3 1,9 Não sabe 25 8,3 11,7 Não tem vantagens 22 7,3 10,3 Total 214 71,3 100,0 Não tem conta em banco 86 28,7 300 69

70 Principal DESVANTAGEM de ter conta em Banco
Instituições financeiras/Bancos Principal DESVANTAGEM de ter conta em Banco N % % Válido Alta taxa de Juros 61 20,3 28,5 Tarifas/ taxas elevadas 57 19,0 26,6 Demora/ Falta de agilidade 14 4,7 6,5 Muita burocracia/ Sistema de garantias 7 2,3 3,3 Greve 6 2,0 2,8 Não sabe 20 6,7 9,3 Não tem desvantagens 49 16,3 22,9 Total 214 71,3 100,0 Não tem conta em banco 86 28,7 300 70

71 Cooperativa de Crédito
71

72 Cooperativa de Crédito
Principal motivo a associar-se a uma Cooperativa de Crédito N % Juro mais baixo/altas taxas de juros e serviços dos bancos 120 40,0 Bom atendimento 64 21,3 Localização 33 11,0 Agilidade/ rapidez na operação do crédito 25 8,3 Para ter conta 13 4,3 Indicação de amigos 9 3,0 Convênios/ Recebimento de contas 8 2,7 Para conseguir empréstimo/ crédito 7 2,3 Rapidez no atendimento Cartões 6 2,0 Para fazer financiamento 3 1,0 Não tem greve Cheques 1 0,3 Para fazer aplicações Total 300 100,0 72

73 Principal VANTAGEM de ser associado a uma Cooperativa de Crédito
% Juro baixo 92 30,7 Mais fácil de obter serviços com custos mais baixos 64 21,3 Retorno das sobras das cooperativas (lucro) 36 12,0 Confiança na cooperativa 24 8,0 Atendimento personalizado Mais fácil de obter empréstimo 17 5,7 Não tem greve 7 2,3 Participação das decisões 2 0,7 Não sabe 16 5,3 Não tem vantagens 18 6,0 Total 300 100,0 73

74 Principal DESVANTAGEM de ser associado a uma Cooperativa de Crédito
% Não tem desvantagens 197 65,7 Volume de recursos insuficiente/ crédito baixo 17 5,7 Poucas agências 15 5,0 Juros altos 13 4,3 Limitações de serviços Insegurança na solidez (banco pequeno/ cooperativa) 7 2,3 Há outras linhas de crédito (bancos do governo/ melhores) 4 1,3 Muita burocracia Não sabe 30 10,0 Total 300 100,0 74

75 Cooperativa Produtos/serviços que utiliza/ utilizou em sua Cooperativa de Crédito (Respostas Múltiplas) N % Conta Corrente 272 90,7 Cartões (Crédito e Débito) 141 47,0 Empréstimos 114 38,0 Cheque 113 37,7 Cheque especial 100 33,3 Cobrança 71 23,7 Home banking 31 10,3 Financiamentos 30 10,0 Investimentos/ Aplicações 29 9,7 Convênio/ Débito em conta 26 8,7 Poupança 23 7,7 Capitalização 22 7,3 Linhas de crédito 14 4,7 Seguro 8 2,7 Base = 300 entrevistas 75

76 Cooperativa 76

77 Somente entre os que sabem avaliar
Cooperativa Grau de Satisfação com a Cooperativa Somente entre os que sabem avaliar 90,5% 6,5% 3,0% Razões da Avaliação Atendimento; Qualificação dos profissionais; Cordialidade; Boas taxas de juros. Juros elevados; Taxas elevadas; Burocracia; Pouca agilidade. 77

78 Cooperativa Grau de satisfação com sua Cooperativa de Crédito
Porte da empresa Micro Pequena Média N % Muito satisfeito 116 52,0 31 49,2 5 35,7 Satisfeito 87 39,0 21 33,3 6 42,9 Parcialmente satisfeito 13 5,8 3 4,8 21,4 Insatisfeito 4 1,8 7,9 0,0 Não sabe avaliar 1,3 Total 223 100,0 63 14 Grau de satisfação com sua Cooperativa de Crédito Cooperativa em que é associado SICREDI SICOOB CECRED N % Muito satisfeito 40 40,0 53 53,0 59 59,0 Satisfeito 42 42,0 32 32,0 Parcialmente satisfeito 12 12,0 3 3,0 4 4,0 Insatisfeito 6 6,0 0,0 Não sabe avaliar 2 2,0 Total 100 100,0 78

79 SOMENTE PARA OS QUE SABEM AVALIAR
Cooperativa Avaliação da Cooperativa SOMENTE PARA OS QUE SABEM AVALIAR Ótimo Bom Regular Ruim Péssimo % Instalações 97,6 2,4 0,0 Atendimento geral 95,2 2,8 2,0 Demais serviços prestados pela Cooperativa 94,8 4,3 0,9 Remuneração aplicações 94,3 4,7 1,0 Segurança Resposta/ Clareza 94,2 4,4 1,4 Agilidade/ rapidez 93,9 4,1 Eficiência solução problemas 88,9 7,7 3,5 Empréstimos/ financiamentos 85,9 9,4 Juros cobrados 84,3 13,2 2,5 79

80 Onde costuma fazer aplicações financeiras
Cooperativa Onde costuma fazer aplicações financeiras N % % Válido Aplica só na Cooperativa de Crédito 86 28,7 61,9 Aplica nos bancos e na Cooperativa de Crédito 29 9,7 20,9 Aplica só nos bancos 24 8,0 17,3 Total 139 46,3 100,0 Não faz aplicações financeiras 161 53,7 300 80

81 Razões da preferência pelo local das aplicações financeiras
Cooperativa Razões da preferência pelo local das aplicações financeiras N % Válido A rentabilidade é maior 62 44,6 Tem mais confiança 26 18,7 É cliente antigo 15 10,8 Bom atendimento 11 7,9 É mais fácil/ Rápido/ Menos burocrático 9 6,5 Apenas porque é associado à Cooperativa de Crédito 7 5,0 Vai receber as sobras da cooperativa 5 3,6 Existem diferentes produtos 3 2,2 Reciprocidade 1 0,7 Total 139 100,0 81

82 Onde costuma fazer empréstimos
Cooperativa Onde costuma fazer empréstimos N % % Válido Faz empréstimos somente na Cooperativa de Crédito 87 29,0 59,2 Faz empréstimos em bancos 31 10,3 21,1 Faz empréstimos na Cooperativa de Crédito e nos bancos 29 9,7 19,7 Total 147 49,0 100,0 Não faz empréstimos 153 51,0 300 82

83 Razão da preferência pelo local dos empréstimos
Cooperativa Razão da preferência pelo local dos empréstimos N % Válido As taxas de juros são menores 89 60,5 É mais fácil/ Rápido/ Menos burocrático 20 13,6 Bom atendimento 14 9,5 As condições são melhores 8 5,4 Apenas porque é associado 7 4,8 Recursos do Governo em outros bancos 4 2,7 Participa do retorno das sobras da cooperativa 3 2,0 Não consegue em outros bancos 2 1,4 Total 147 100,0 83

84 Cooperativa Fator mais importante para decidir instituição onde vai pedir crédito/empréstimo N % Válido Taxa de juros 84 57,1 É sócio de cooperativa e as taxas são mais competitivas/atrativas 33 22,4 Relacionamento/conhecimento com a instituição/cliente 13 8,8 Atendimento 9 6,1 Outros benefícios 6 4,1 Outros produtos/subsídios oferecidos 2 1,4 Total 147 100,0 84

85 Cooperativa O que a sua Cooperativa de Crédito poderia fazer para melhorar seus serviços N % Nada/ Está satisfeito 187 62,3 Baixar juros 36 12,0 Melhorar/ Ampliar instalações 17 5,7 Aumentar número de agências 15 5,0 Mais informação 8 2,7 Transparência nas operações 7 2,3 Melhorar o atendimento Pagar impostos do governo/ DARF Ampliar linha de crédito Aumentar o quadro de cooperados 3 1,0 Serviços pela internet Menos burocracia Total 300 100,0 85

86 Cooperativa Produtos/serviços que a Cooperativa de Crédito poderia oferecer (Respostas Múltiplas) N % Nada/ está satisfeito 245 81,7 Caixa eletrônico 15 5,0 Juros mais competitivos 14 4,7 Cartão de crédito 10 3,3 Pagamento de alguns impostos 4 1,3 Capitalização 3 1,0 Home banking 2 0,7 Emissão de boletos Débito em conta 1 0,3 Seguro Outros 7 2,3 Base = 300 entrevistas 86

87 Cooperativa 87

88 Cooperativa 88

89 Serviços que Cooperativas de Crédito poderiam oferecer para micro e
pequenos empresários 14 Juros mais competitivos 08 Melhorar/ mais linhas de crédito 05 Menos burocracia Linhas de crédito voltadas para pequenas empresas Diminuir taxas 04 Assessoria/ mais informações sobre os serviços Aumentar valor do capital de giro liberado 03 Financiamentos tipo FINAME e PROGER Pagamento de impostos do Governo Cursos e palestras, não só na área financeira Acordo com BNDES ou BADESC para reduzir os juros Aumentar prazos de pagamentos 02 Melhorar atendimento Financiamento imobiliário Limite maior Financiamento mais acessível 89

90 Cooperativa Tem computador em casa N % Sim 294 98,0 Não 6 2,0 Total
300 100,0 90

91 Cooperativa Serviços que Banco/ Cooperativas de Crédito poderiam disponibilizar pela internet 10 Pagamento de guias do Governo (DARF, impostos e tributos) 04 Gerar boletos 03 Transferência/ pagamento online 02 Melhorar programa de cobrança 01 Extratos de aplicação Cancelamento de cheques Pagamento através do programa SIENGE Não precisar pedir autorização para transferências e depósitos Pagamentos via internet Extratos mais detalhados Melhorar relacionamento: mudaram a senha sem avisar Pagamento de contas sem código de barra 91

92 Sebrae 92

93 SEBRAE 93

94 Resumo Executivo 94

95 Resumo Executivo A Cooperativa de Crédito é a instituição financeira onde cerca de 73% dos entrevistados costumam recorrer em busca de empréstimos e serviços financeiros, o que demonstra boa confiança e credibilidade destas instituições na visão do público. Os bancos públicos aparecem na segunda colocação com 39,3% das menções. Não possuem conta em banco 28,7% dos entrevistados utilizando serviços financeiros exclusivamente através das Cooperativas de Crédito. As taxas de juros mais competitivas e os valores dos serviços (40%) são os maiores diferenciais positivos das Cooperativas de Crédito. É importante salientar que quase 66% do público não vê desvantagem em ser associado a uma Cooperativa de Crédito, fator este que demonstra os bons serviços prestados aos clientes. Esta informação é corroborada quando os entrevistados apontam seu grau de satisfação com a Cooperativa. Dos que avaliam este item 90,5% se dizem satisfeitos com os produtos e serviços oferecidos pelas Cooperativas sendo a insatisfação de apenas 3,1% do público. O bom atendimento é apontado como maior fator da satisfação, enquanto os poucos que se dizem insatisfeitos o fazem em relação devido ao excesso de burocracia e as altas taxas de juros praticadas. 95

96 Resumo Executivo Cerca de 83% do público costuma fazer aplicações financeiras nas Cooperativas e aproximadamente 38% nos bancos sendo a rentabilidade e a confiança na instituição os fatores preponderantes na definição do local para aplicações financeiras. Em relação aos empréstimos e financiamentos cerca de 79% fazem nas Cooperativas e 40,8% nos bancos, as taxas de juros são o maior determinante na escolha do local para efetuar empréstimos e financiamentos. Alguns cruzamentos de variáveis permitiram apontar, além de algumas informações regionalizadas, que as médias empresas demonstram índices maiores de insatisfação e de aplicação de recursos nas Cooperativas de Crédito. 96

97 RESUMO GERAL 97

98 IMAGEM DAS COOPERATIVAS
Não possuem conta em banco 15,3% dos entrevistados utilizando serviços financeiros exclusivamente através das Cooperativas de Crédito. Dos entrevistados 43,0% são associados à Cooperativa de Crédito. Chama a atenção que cerca de 40% do público não conhece ou tem poucas informações sobre Cooperativas, sendo esse um público potencial a ser trabalhado pelas instituições, até mesmo porque boa parcela do público afirma ter poucas informações sobre o sistema. As percepções positivas sobre Cooperativas de Crédito chegam a cerca de 60% entre os entrevistados que conhecem o sistema. Entre os entrevistados que conhecem Cooperativas e não são associados o interesse na associação representa um terço do público, confirmando um bom potencial de demanda para os serviços. Alguns cruzamentos de variáveis permitiram ainda apontar, além de algumas informações regionalizadas, que as pequenas empresas recorrem mais a empréstimos e se utilizam mais dos bancos privados. Já as microempresas se utilizam mais e têm maior interesse de associarem-se às Cooperativas de Crédito. 98

99 SATISFAÇÃO DO CLIENTE A Cooperativa de Crédito é a instituição financeira onde cerca de 73% dos entrevistados costumam recorrer em busca de empréstimos e serviços financeiros, o que demonstra boa confiança e credibilidade destas instituições na visão do público. Os bancos públicos aparecem na segunda colocação com 39,3% das menções. Não possuem conta em banco 28,7% dos entrevistados utilizando serviços financeiros exclusivamente através das Cooperativas de Crédito. As taxas de juros mais competitivas e os valores dos serviços (40%) são os maiores diferenciais positivos das Cooperativas de Crédito. Aliam-se a este fator o atendimento e a localização como mais fortes argumentos de marketing do sistema cooperativo para a busca de novos clientes. O bom atendimento é apontado como maior fator da satisfação, enquanto os poucos que se dizem insatisfeitos o fazem em relação devido ao excesso de burocracia e as altas taxas de juros praticadas. Alguns cruzamentos de variáveis permitiram apontar, além de algumas informações regionalizadas, que as médias empresas demonstram índices maiores de insatisfação e de aplicação de recursos nas Cooperativas de Crédito. 99


Carregar ppt "Cooperativas de Crédito"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google