A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A COLONIZAÇÃO INGLESA NA AMÉRICA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A COLONIZAÇÃO INGLESA NA AMÉRICA"— Transcrição da apresentação:

1 A COLONIZAÇÃO INGLESA NA AMÉRICA
O processo de formação dos EUA

2 Inglaterra X Portugal e Espanha
A incursão dos ingleses no processo de colonização do continente americano conta com determinadas particularidades que o difere sensivelmente da experiência colonial promovida por portugueses e espanhóis. 

3 A Negligência Salutar Entre outras razões, podemos identificar o processo tardio de colonização, a natureza espontânea da ocupação dos territórios e as características do litoral norte- americano como pontos fundamentais na compreensão da colonização inglesa.

4 Uma potência naval No governo da rainha Elizabeth I (1558 – 1603), a Inglaterra ingressou na economia mercantilista ao investir na construção de novas embarcações e no comércio marítimo, além de promover a adoção de medidas protecionistas.

5 A Pirataria Nesse contexto, a pirataria se tornou uma importante fonte de lucros sustentada no assalto de navios espanhóis que saíam do Caribe com destino à Europa. Nesse mesmo período tentaram empreender a colonização da região norte- americana com a organização de três expedições comandadas por Walter Raleigh.

6 A primeira Colônia: Virgínia
O insucesso dessas primeiras expedições só foi revertido com a criação da colônia de Virgínia, em Depois disso, o processo ganhou força com a Política dos Cercamentos (Enclousures Act), que expulsou os pequenos agricultores de suas propriedades, forçando-os a buscar outras possibilidades no Novo Mundo.

7 Conflitos Religiosos Os conflitos religiosos que tomaram conta da Inglaterra após a reforma anglicana também motivaram a imigração dos puritanos (Calvinistas) ingleses para a América.

8 O Mayflower No ano de 1620, o navio Mayflower saiu da Inglaterra com um grupo de artesãos, pequenos burgueses, comerciantes, camponeses e pequenos proprietários interessados em habitar uma terra onde poderiam prosperar e praticar o protestantismo livremente. Chegando à América do Norte naquele mesmo ano, os colonos fundaram a colônia de Plymouth – atual estado de Massachusetts – que logo se transformou em ponto original da chamada Nova Inglaterra.

9 Os “Pilgrim Fathers”

10 As diferenças surgem ... Com o passar do tempo, esse processo de colonização estabelecido por meio da ação autônoma de determinados indivíduos passou a ganhar características mais diversas.

11 As Colônias do Norte Na região norte, a colonização de povoamento teve que suplantar grandes dificuldades que com a posterior consolidação de pequenas propriedades e o uso de mão de obra livre permitiram a formação de um comércio diversificado sustentado pela introdução da manufatura e o surgimento de um mercado consumidor.

12 As Colônias do Sul Na região sul, as especificidades geográficas e climáticas propiciaram um modelo de colonização distinto. O clima subtropical, o solo fértil e as planícies cortadas por rios navegáveis consolidaram um modelo de colonização semelhante aos padrões ibéricos. Dessa forma, o sistema de plantations estabeleceu o surgimento de grandes fazendas monocultoras produtoras de tabaco, arroz, índigo e algodão. Com isso, a grande demanda por força de trabalho favoreceu a adoção da mão de obra escrava vinda da África.

13 As Colônias do Centro Compondo um processo de ocupação tardio, a região central ficou marcada por uma economia que mesclava a produção agropecuarista com o desenvolvimento de centros comerciais manufatureiros. As primeiras colônias centrais apareceram por volta de , com a fundação das colônias do Delaware e da Pensilvânia. Durante a independência das colônias, esta região teve grande importância na organização das ações que deram fim à dominação britânica.

14 O Comércio Triangular Os colonos escambavam seus produtos manufaturados. Obtinham o melado, que transformavam em rum, e trocavam na África por escravos, os quais eram vendidos nas colônias.

15 A Inglaterra À medida que as Treze Colônias se fortaleciam economicamente e aumentavam sua autonomia administrativa, a Inglaterra procurava reforçar sua política colonial.

16 A Guerra dos Sete Anos Os ingleses contaram com o apoio dos colonos, enquanto os franceses e os espanhóis aliaram-se a algumas tribos indígenas. Foi o primeiro conflito a ter caráter mundial, e o seu resultado é muitas vezes apontado como o ponto fulcral que deu origem à inauguração da era moderna.

17 A Declaração de Independência
Os colonos, descontentes, organizaram-se e lutaram pela independência. Em , eles decidiram formar um exército e decretaram guerra à Inglaterra. A emancipação foi reconhecida em

18 A Constituição “As instituições democráticas despertam e incentivam a paixão da igualdade sem jamais poder satisfazê-la inteiramente.“ Alexis de Tocqueville

19 George Washington: nem rei, nem tirano
“Que me permitam pelo menos dizer que, se não deixarem ao Congresso o livre exercício das suas prerrogativas de que está incontestavelmente revestido pela Constituição, tudo, sem tardança, cairá na confusão e na desordem.”

20 A Marcha para o Oeste Após a aprovação da Constituição que oficializava os EUA como um país, o presidente George Washington começou a incentivar a colonização das terras que estavam na faixa oeste do país, com a intenção de obter vantagens econômicas e políticas através da expansão territorial.

21 A descoberta do ouro na Califórnia
A Corrida do ouro na Califórnia (1848–1855) começou em 31 de dezembro de 1848, quando foi encontrado ouro em Sutter’s Mill. Quando as notícias da descoberta se espalharam, cerca de 300 000 pessoas, oriundas do restante dos EUA e do exterior, acorreram à Califórnia.

22 Homestead Act Durante esse processo, o território americano multiplicou-se onze vezes, dando origem a um total de cinquenta estados.

23 O Velho Oeste ...

24 Bang Bang e Western Essa fase de expansão e ocupação dos EUA seria, mais tarde, recontada pelos famosos filmes de Bang Bang e Western. Quadrinhos e minisséries de TV também tornaram-se famosas no mundo todo. E como era de se esperar, os índios sempre levam a pior no final das histórias.

25 Os “heróis”

26

27 A Lei de Retirada dos Índios
Garantia aos índios terras a Oeste do rio Mississipi. Aqueles que se recusaram eram levados à força para as reservas.

28 O Wounded Knee (Massacre de índios Sioux)
Esse acontecimento marcou o fim, em partes, da luta dos indígenas na defesa de suas terras.

29 Touro Sentado Líder Sioux, liderou a resistência contra o General Custler na Batalha de Litlle Bighorn. É bastante lembrado nos filmes e nas HQ’s.

30 Democratas x Republicanos
Do choque de ideias entre essas duas personalidades é que derivarão as duas tendências políticas dominantes que irão disputar o governo nos EUA.

31 Estados Unidos da América (EUA)
“Interessa observar que os EUA não resultaram nem num império de plutocratas, governado por um presidente coroado (como desejava Hamilton), nem numa sociedade agrária povoada apenas por lavradores e pastores (defendida por Jefferson). Tornou-se, sim, uma potência industrial de dimensões jamais imaginadas por Jefferson e a mais estável das democracias, o que Hamilton bem abominaria.” Ben Jonson


Carregar ppt "A COLONIZAÇÃO INGLESA NA AMÉRICA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google