A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Suposições necessárias para o Modelo ANOVA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Suposições necessárias para o Modelo ANOVA"— Transcrição da apresentação:

1 Suposições necessárias para o Modelo ANOVA
Prof. Ivan Balducci FOSJC / Unesp

2 Modelo: ANOVA (1 fator) A ANOVA (1 fator) ajusta os dados segundo:
Yi,j = Média Geral + Efeito Grupo + εi,j { Erro Aleatório (ou resíduo)} Yi,j = o valor obtido do iº sujeito do grupo jº Efeito Grupo = a diferença entre as médias da população i e a média geral Cada εi,j é um valor aleatório de uma população com distribuição normal de média Zero

3 data = fit + resíduo Modelo: ANOVA 1 fator Yij =  + j + eij
Fit = Média Geral + Efeito Tratamento

4 RANDOMIZED BLOCK ANOVA
DATA = FIT + RESIDUALS Em qualquer modelo ANOVA vale sempre a relação acima: DATA = FIT + RESIDUALS ANOVA 1 way ANOVA 2 way ANOVA 3 way NESTED ANOVA ANCOVA SPLIT PLOT ANOVA RM ANOVA RANDOMIZED BLOCK ANOVA

5 Vericando as Suposições da Análise de Variancia
1. Para verificar a normalidade, use o papel de curva normal probabilidade para os resíduos. Os resíduos devem exibir uma straight-line pattern, sloping upward to the right. 2. Para verificar a igualdade de variância, use o gráfico resíduos versus fit. O plot deve exibir uma random scatter, com a mesma spread vertical ao redor da “linha erro zero” horizontal.

6 Suposições ANOVA As observações dentro de cada população seguem uma distribuição normal com uma comum variância s 2. 2. As suposições sobre os sampling procedures são especificas para cada delineamento. Lembre que os procedimentos ANOVA são razoavelmente robustos quando sample sizes são iguais e quando os dados são razoavelmente mound-shaped.

7 Ferramentas de diagnóstico
Muitos programas computador têm opções gráficas que permitem a você: checar as suposição de normalidade e a suposição de igual variância. Normal probability plot de resíduos 2. Plot de resíduos versus fit ou resíduos versus variáveis

8 Resíduos Os procedimento de análise de variância considera a total variação no experimento e as partições para os diversos importantes fatores. A “leftover” variação em cada data point é chamada residual ou erro experimental . Se todas as suposições são atendidas, os resíduos devem segir a normal, com média 0 e variância s2.

9 Papel Curva Normal Probabilidade
Se a suposição de normalidade é válida, a figura deve parecer uma linha reta, sloping upward to the right. Se não, você verá o pattern fail nas caudas do gráfico.

10 Resíduos versus Fits Se a suposição de igual variância é válida, o plot deve parecer como uma random scatter ao redor linha de centro zero . Se não, você verá uma pattern nos resíduos.

11 Vericando as Suposições da Análise de Variancia
Conceitos Chave Vericando as Suposições da Análise de Variancia 1. Para verificar a normality, use o papel de curva normal probabilidade para os resíduos. Os resíduos devem exibir uma straight-line pattern, sloping upward to the right. 2. Para verificar a igualdade de variância, use o gráfico resíduos versus fit. O plot deve exibir uma random scatter, com a mesma spread vertical ao redor da “linha erro zero” horizontal.

12 Normalidade dos resíduos Homogeneidade dos resíduos
Termos que devem ser familiares Normalidade dos resíduos Homogeneidade dos resíduos


Carregar ppt "Suposições necessárias para o Modelo ANOVA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google