A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O grupo em Calderon e Degovia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O grupo em Calderon e Degovia"— Transcrição da apresentação:

1 O grupo em Calderon e Degovia

2 Definição de Grupo: Uma relação significativa entre duas ou mais pessoas, buscando produzir algo desejado bens tangíveis (materiais) e intangíveis (psicossociais) .

3 Categorias que compõem um grupo:
1. Meios de produção: a) Membros: entrada, saída dos membros, não somente capacidade técnica, mas também personalidade, possibilidade de desenvolvimento pessoal. b) Recursos materiais: conhecimento dos membros, instrumentos, maquinas e objetos para o grupo alcançar suas metas, incluindo também o ambiente. c) Conhecimento das metas. Meta é o que move o grupo.

4 Categorias que compõem um grupo:
2. Relações de grupo: Vínculos do grupo tanto internos quanto externos. a) relações de liderança: diretiva ou não, geralmente a liderança que aglutina as pessoas em torno de si é só a primeira fase do desenvolvimento dos grupos. b) relações de tempo livre: relações que mantém e reforçam o grupo, aumentam a interdependência e os vínculos interpessoais. Difícil manter o equilíbrio entre tempo livre e metas no grupo. Por outro lado quanto mais organizado mais tempo livre para as outras relações. c) relações com exo grupos: como se dão as relações intergrupais, que pode ser indiretas ou diretas.

5 Categorias que compõem um grupo:
3. Interações : Qualidade dos vínculos do grupo, condutas do grupo para o alcance das metas, é conhecido por papéis: a) Papéis para a tarefa do grupo: os papeis dos participantes se relacionam com a tarefa que o grupo decide realizar. b) Papéis de constituição e manutenção do grupo: tem por objetivo alterar ou manter a forma de trabalho do grupo. c) Papéis individualistas: dirigem-se para a satisfação das necessidades individuais dos participantes, não é relevante nem a tarefa do grupo, nem ao funcionamento do grupo como tal.

6 Categorias que compõem um grupo:
4. Ideologia do grupo: Sentimentos de pertinência, amizade e padronização, as normas e valores do grupo.

7 Desenvolvimento dos grupos:
A produção nunca é estável. A experiência produtiva conduz a inovações tanto nos membros quanto nos recursos materiais e, também, nos próprios objetivos.

8 Tipos de grupo : Tipos de grupo de acordo com as categorias propostas por Calderon e Degovia (meios de produção, relações de grupo, interações, ideologia, produtividade e valores, perigo: aglutinado, possessivo, coesivo, independente.

9 Obrigada! Professora Lenise Santana Borges


Carregar ppt "O grupo em Calderon e Degovia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google