A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESCOLA MUNICIPAL URBANA FREI EUGÊNIO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESCOLA MUNICIPAL URBANA FREI EUGÊNIO"— Transcrição da apresentação:

1 ESCOLA MUNICIPAL URBANA FREI EUGÊNIO
I SEMINÁRIO VIRTUAL DE EDUCADORES - 11/05/09 (Resumo da obra de Fernando Hernández e Montserrat Ventura) Elaboração Equipe Pedagógica da EMUFE HERNANDEZ, Fernando e VENTURA, Montserrat. A organização do currículo por projetos de trabalho. Porto Alegre: Artmed, (cap. 5)

2 Fernando Hernández- Educador espanhol, de 57 anos atualmente.
Doutor em psicologia e professor titular do Departamento de Dibujo da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Barcelona (Espanha) onde coordena o programa de doutorado Artes Visuais em Educação, um enfoque construtivista e coordena também o curso de mestrado em Estudos sobre a Cultura Visual. Um dos mais influentes teóricos, Hernández tem suas teorias divulgadas em conferencias, artigos e nos seguintes livros: 1. A organização do Currículo por Projetos de Trabalho2. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho e 3. Cultura Visual, mudança educativa e projeto de trabalho e o último lançamento 4. A formação do professor e o ensino de artes visuais, todos lançados pela Artes Médicas. Principal proposta na educação: Reorganização do currículo por projetos, com atuação conjunta de alunos e professores. FONTES: Sites: Universidade do Estado de Santa Catarina, Revista Nova Escola(2002) e Rede no Ar (entrevista 2006),

3 Concepção de Projeto segundo HERNANDEZ e VENTURA:
Os projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos escolares Concepção de Projeto segundo HERNANDEZ e VENTURA: Para os autores, projeto é uma forma de organizar a atividade de ensino e aprendizagem ou os conhecimentos escolares, adotando como aspectos essenciais o conhecimento globalizado e a aprendizagem significativa. A função do projeto é favorecer a criação de estratégias de organização dos conhecimentos escolares em relação ao tratamento de informação e à relação entre os diferentes conteúdos em torno de problemas ou hipóteses, facilitando aos alunos a transformação da informação procedente dos diferentes saberes disciplinares em conhecimento próprio.

4 Os projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos escolares
Bases técnicas que fundamentam a organização curricular a partir de projetos de trabalho: Aprendizagem significativa( parte do que os estudantes já sabem a respeito do tema abordado) Aprendizagem conectada com os interesses dos alunos (atitude favorável para o conhecimento) Previsão, por parte dos docentes, de uma estrutura lógica e sequencial dos conteúdos, numa ordem que facilite sua compreensão. Sentido de funcionalidade do que se deve aprender. Valoriza-se a memorização compreensiva de aspectos da informação, os quais constituem-se em base para novas aprendizagens A avaliação se destina, sobretudo, analisar o processo seguido ao longo de toda a sequência e das inter-relações criadas na aprendizagem.

5 Centros de interesse X Projetos de trabalho
Os projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos escolares Elementos Centros de interesse Projetos 1.Modelo de aprendizagem 2.Temas trabalhados 3.Decisão sobre que temas 4.Função do professor 5.Sentido da globalização 6.Modelo curricular 7.Papel dos alunos 8.Tratamento da informação 9.Técnicas de trabalho 10.Procedimentos 11.Avaliação 1.Por descoberta 2.As ciências naturais e sociais 3.Por votação majoritária 4.Especialista 5.Somatório de matérias 6.Disciplinas 7.Executor 8.Apresentada pelo professor 9.Resumo, destaque, questionários e conferências 10.Recompilação de fontes diversas 11.Centrada nos conteúdos 1.Significativa 2.Qualquer tema 3.Por argumentação 4.Estudante, intérprete 5.Relacional 6.Temas 7.Co-partícipe 8.Busca-se com o professor 9.Indíce, sínteses e conferências 10.Relação entre fontes 11.Centrada nas relações e nos procedimentos

6 Concepção de Projeto segundo HERNANDEZ e VENTURA:
Os projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos escolares Concepção de Projeto segundo HERNANDEZ e VENTURA: Para os autores, projeto é uma forma de organizar a atividade de ensino e aprendizagem ou os conhecimentos escolares, adotando como aspectos essenciais o conhecimento globalizado e a aprendizagem significativa. A função do projeto é favorecer a criação de estratégias de organização dos conhecimentos escolares em relação ao tratamento de informação e à relação entre os diferentes conteúdos em torno de problemas ou hipóteses, facilitando aos alunos a transformação da informação procedente dos diferentes saberes disciplinares em conhecimento próprio.

7 Os projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos escolares
IMPORTANTE! A perspectiva de globalização que se reflete nos Projetos de trabalho, trata de ensinar o aluno a aprender, a encontrar o nexo, a estrutura, o problema que vincula a informação e que permite aprender.

8 Aspectos relevantes na organização do desenvolvimento de um projeto:
Os projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos escolares Aspectos relevantes na organização do desenvolvimento de um projeto: A busca das fontes de informação A escolha do tema Tratamento da informação Atividade do docente após a escolha do projeto Atividade dos alunos após a escolha do projeto

9 Os projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos escolares
1) A ESCOLHA DO TEMA: É o ponto de partida para a definição de um projeto. O tema pode pertencer ao currículo oficial, proceder de uma experiência comum, originar-se de um fato da atualidade, surgir de um problema proposto pela professora, emergir de uma questão que ficou pendente em outro projeto. Deve ser definido em relação à demanda e interesse dos alunos, considerando-se a necessidade, relevância,interesse ou oportunidade de trabalhar um outro tema. A escolha de um tema por parte do aluno ou do professor, deve ser argumentada em termos de relevância e de contribuições.

10 2) A ATIVIDADE DO DOCENTE APÓS A ESCOLHA DO PROJETO:
Os projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos escolares 2) A ATIVIDADE DO DOCENTE APÓS A ESCOLHA DO PROJETO: Especificar qual será o motor de conhecimento, o fio condutor, o esquema cognoscitivo, que permitirá que o projeto vá além dos aspectos informativos e possa ser aplicado em outros temas ou problemas. Realizar uma primeira previsão dos conteúdos (conceituais e procedimentais) e das atividades, encontrar algumas fontes de informação para iniciar e desenvolver o projeto. Responder para si: O que pretendo que os alunos aprendam com este projeto? Estudar e atualizar informações em torno do tema do projeto. Contrastar as suas informações com outras fontes que os estudantes apresentem Criar um clima de envolvimento e de interesse no grupo e em cada pessoa, sobre o que se está trabalhando. Fazer uma previsão dos recursos necessários Planejar o desenvolvimento do projeto com base em um sequência de avaliação: Inicial: o que os alunos sabem sobre o tema (levantar conhecimentos prévios) Formativa: o que estão aprendendo ( pesquisar sobre o tema problematizado aprofundando os conhecimentos prévios) Final: o que aprenderam em relação as propostas iniciais (ponto de chegada, divulgação das conclusões) Recapitular o processo que se realizou ao longo do projeto, em forma de programação “a posteriori”, que possa ser utilizada como memória de cada docente.

11 3) A ATIVIDADE DOS ALUNOS APÓS A ESCOLHA DO PROJETO:
Os projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos escolares 3) A ATIVIDADE DOS ALUNOS APÓS A ESCOLHA DO PROJETO: Depois da escolha do tema, cada estudante realiza um índice no qual especifica os aspectos que vai trabalhar no projeto (com os menores, se realiza coletivamente). Funciona como um instrumento de avaliação e motivação iniciais. Paralelamente os alunos buscam informações que complementam e ampliam a apresentada na proposta e argumentação inicial do projeto. Esta busca deve ser diversificada: informação escrita, conferencias de convidados, visitas a museus, exposições, vídeos, programas de computador.

12 4) TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO:
Os projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos escolares 4) TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO: Realizar o tratamento dessa informações é uma das funções básicas dos Projetos. Realiza-se tanto individualmente, como num diálogo conjunto com toda a classe. Nessa fase a ênfase é dada aos seguintes aspectos e princípios: A confrontação de opiniões contrapostas e as conclusões que disso o aluno pode extrair. A informação pode ser diferente, segundo como se ordene e se apresente. Realiza um dossiê de sínteses dos aspectos tratados e dos que ficam em aberto, reelabora-se o índice inicial, planeja-se a “imagem” que conterá essa síntese final e se reescreve o que se aprendeu. Avaliação de todo o processo seguido no Projeto, a partir de dois momentos: * Um de ordem interna (cada criança recapitula o que foi feito e o que foi aprendido) * Outro de ordem externa ( a partir da apresentação do professor, a informação trabalhada dever ser aplicada em situações diferentes, para realizar outras relações e comparações e abrir novas possibilidades para o tema)

13 5) A BUSCA DAS FONTES DE INFORMAÇÃO:
Os projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos escolares 5) A BUSCA DAS FONTES DE INFORMAÇÃO: Os docentes fornecem a informação, que deve ser complementada com as iniciativas e colaborações dos alunos. Esse envolvimento dos estudantes tem uma série de efeitos educativos: assumirem como próprio o tema, aprenderem a situar-se diante da informação, envolver outras pessoas na busca da informação, considerando que não se aprende só na escola e que o aprender é um ato comunicativo, descobrem que têm uma responsabilidade na sua própria aprendizagem, que não podem esperar passivamente que o professor tenha todas as respostas e soluções, uma vez que é um facilitador e com frequência, um estudante a mais. Repensar o que é uma fonte de informação útil para a escola. Nem tudo passa pelos livros. Informantes válidos podem ser encontrados em todos os tipos de contextos. A busca das fontes de informação favorece a autonomia dos alunos, mas o diálogo promovido pelo educador para estabelecer comparações, inferências e relações, é que ajuda a dar sentido à forma de ensino e aprendizagem que se pretende com os projetos, visando uma aprendizagem crítica e reflexiva.

14 estratégia de aprendizagem:
Os projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos escolares O índice como uma estratégia de aprendizagem: Como os Projetos de Trabalho, se pretende, sobretudo, dar ênfase à apresentação do aluno dos procedimentos que lhe permitam, organizar a informação. O índice é uma estratégia de aprendizagem que permite conhecer se os alunos aprenderam o que se pretendia ensinar. Pablo Picasso

15 para trabalhar as ciências?
Os projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos escolares Os projetos: um modelo didático para trabalhar as ciências? Os projetos de trabalho podem ser aplicados em todas as áreas do conhecimento, mas as ciências naturais e as ciências sociais, favorecem em maior grau a busca e o tratamento da informação


Carregar ppt "ESCOLA MUNICIPAL URBANA FREI EUGÊNIO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google