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Linguagem de Programação I

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Apresentação em tema: "Linguagem de Programação I"— Transcrição da apresentação:

1 Linguagem de Programação I
Prof. Marcio Gonçalves

2 Programa de Computador?
“ Seqüência lógica e finita de tarefas que o computador deve seguir para solucionar um determinado problema. ’’ Criados a partir de uma linguagem de programação

3 Linguagem de Programação ?
“ ...linguagem corrente, normalmente o inglês, onde, com o uso de interpretador, converte-se em linguagem de máquina. ’’

4 A Linguagem Pascal Criada na década de 70, Suiça;
Homenagem a Blaise Pascal; Baseado em ALGOL e PLI; Popularização na década de 80; Borland lança Turbo Pascal. Criador do Pascal: Niklaus Wirth Blaise Pascal: Matemático e Filósofo Francês

5 Histórico da Linguagem ...
Versão 3.0: baseada no Pascal Padrão; Versão 4.0: ambiente integrado; programas maiores do que 64 Kb;

6 Histórico da Linguagem ...
Versão 5.0: novos tipos de dados; permite depuração de programas. Versão 5.5: programação orientada a objetos.

7 Histórico da Linguagem ...
Versão 6.0: Janelas; Turbo Vision; Versão 7.0: Windows.

8 Características da Linguagem
Baseado na Técnica de Programação Estruturada (TOP-DOWN): permite a decomposição do problema em partes independentes; Estruturas de controle pré-definidas: oferece diversas estruturas de seleção e repetição;

9 Características da Linguagem
Comentários: facilita a manutenção dos programas; Modularidade: permite a depuração, validação e testes individuais;

10 Características da Linguagem
Reusabilidade: fornece condições para a construção de bibliotecas de programas;

11 Estrutura do Programa Pascal
Três áreas distintas: Cabeçalho; Declarações; Instruções.

12 Estrutura do Programa Pascal
Sintaxe: PROGRAM Nome_do_programa; [ declarações ] BEGIN [ Instruções ] END.

13 Cabeçalho: PROGRAM Nome_do_programa; Nome_do_programa identificador
Identificador: letras (A..Z, a..z, 0..9, _ )

14 Declarações: Variáveis: Todas devem ser declaradas;
Sintaxe: VAR identificador [,identificador, ...] : tipo;

15 Declarações: Constantes: Valores pré-definidos;
Sintaxe: CONST identificador [,identificador,...] : tipo = expressão;

16 Declarações: Tipos: Definição de novos tipos; Sintaxe: TYPE
identificador [,identificador,...] = tipo;

17 Declarações: Rótulos: Desvios de programa; Sintaxe: LABEL
identificador [,identificador,...];

18 Instruções: Comandos de Leitura/Escrita;
Operações Aritméticas e Lógicas; Atribuições; Estruturas de Condição e Repetição; Chamadas de Subprogramas.

19 Instruções: Exemplo: PROGRAM Exemplo_Instrucoes; VAR a : REAL; BEGIN
READLN (a); WRITELN (a); END.

20 Tipos de Dados em Pascal
Numéricos (inteiros): BYTE SHORTINT WORD INTEGER LONGINT

21 Tipos de Dados em Pascal
Numéricos (reais): SINGLE bytes REAL bytes EXTENDED bytes DOUBLE bytes COMP bytes

22 Tipos de Dados em Pascal
Alfanuméricos: CHAR 1 (um) caracter 1 byte STRING cadeia de car. 2 a 256 bytes Lógicos: BOOLEAN True/False 1 byte Ponteiros: POINTER end. memória 2 bytes

23 Comando de Atribuição identificador := expressão ; Exemplos: A := 5.5;
B := A * 2; C := TRUE; D := NOT C;

24 Lê o conteúdo de uma variável, armazenando-a na memória
Comando de Entrada Lê o conteúdo de uma variável, armazenando-a na memória Sintaxe: READ (identificador [, identificador, ...]); READLN (identificador [, identificador, ...]);

25 Escreve o conteúdo de uma variável armazenada na memória
Comando de Saída Escreve o conteúdo de uma variável armazenada na memória Sintaxe: WRITE (identificador [, identificador, ...]); WRITELN (identificador [, identificador, ...]);

26 Operadores Aritméticos: Relacionais: + , - , * , /
DIV: divisão de inteiros MOD: resto de uma divisão de inteiros Relacionais: = , <> , > , < , >= , <=

27 Operadores Booleanos: NOT, AND, OR e XOR Alfanuméricos: +

28 Documentação do Programa
Facilita a utilização e manutenção de um programa. Tipos de Documentação: Manutenção Usuário

29 Documentação do Programa
Manutenção: Documentação do Sistema e da Programação (Comentários); Documentação de Testes (Exemplos, E/S); Documentação Histórica.

30 Documentação do Programa
Usuário: Manual do Usuário Operação Instalação Referência Interface

31 Estruturas de Condição
Verificam se um determinado bloco de instruções deve ou não ser executado. If - Then (Se Então) If - Then - Else (Se Então Senão) Case - Of (Escolha)

32 Estruturas de Repetição
Permitem que um determinado bloco de instruções seja executado mais de uma vez. For - Do (Para Faça) While - Do (Enquanto Faça) Repeat - Until (Repita Até)

33 Utilizados para agrupar informações com características comuns
Conjuntos Utilizados para agrupar informações com características comuns Sintaxe: TYPE identificador = SET of TIPO; ou CONST identificador [: tipo] = [valores];

34 Rotinas que realizam uma determinada função específica:
Subprogramas Rotinas que realizam uma determinada função específica: Funções e Procedimentos Pré-Definidos Funções e Procedimentos definidos pelo Programador.

35 Subprogramas Ativadas por um programa principal ou por outros subprogramas, causando um desvio.

36 Funções (Function) Retornam um resultado, devendo, portanto, ter um tipo; Podem ser ativadas em atribuição, condição e parâmetros. Sintaxe FUNCTION identificador [(parâmetros : tipo)] : tipo;

37 Procedimentos (Procedure)
Podem ou não retornam um resultado; Comando isolado no programa. Sintaxe PROCEDURE identificador [(parâmetros : tipo)];

38 Parâmetros em Subprogramas
Por Valor: O parâmetro formal recebe o conteúdo do parâmetro atual; Por Referência: O parâmetro formal e o parâmetro atual tem o mesmo endereço de memória.


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