A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Recuperação de Informação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Recuperação de Informação"— Transcrição da apresentação:

1 Recuperação de Informação
Mariana Lara Neves

2 Conteúdo da apresentação
Introdução Técnicas de IR Aspectos relevantes em IR Busca na Web Agentes + IR Conclusões Referências

3 + Introdução Crescimento das coleções de textos digitais
(bibliotecas digitais, Internet, Intranets, ...) + Crescimento exponencial da World Wide Web Novas técnicas de recuperação de informações (IR)

4 Introdução OBJETIVO: Encontrar (de forma eficiente) os
melhores documentos que satisfaçam a query do usuário.

5 Constróem (ou atualizam)
Técnicas de IR Sistema de indexação baseado em palavras-chave: robôs Constróem (ou atualizam) o IndexBase (IB) queries: lista de palavras-chave, expressões booleanas, etc.

6 Técnicas de IR Sistema de indexação baseado em palavras-chave:
Desvantagens: retorna uma grande quantidade de documentos irrelevantes; classificação estática (manual e/ou automática). Exemplos: Yahoo!, AltaVista, HotBot, Lycos, Infoseek, Cadê.

7 Técnicas de IR Sistema baseado em ontologias:
Classificação dinâmica de páginas, podendo variar de acordo com as necessidades atuais do usuário. Utilizando-se ontologias, o usuário pode selecionar os conceitos para construir seu contexto em cada query. Objetivo: aumentar a precisão da busca. Vantagens: flexibilidade e transparência.

8 pesquisa realizada no DI-UFPE para o sistema Bright!
Técnicas de IR Sistema baseado em ontologias: Aplicação: pesquisa realizada no DI-UFPE para o sistema Bright! Sistema de busca para uma intranet de uma empresa de grande porte: ontologias criadas por um especialista para um domínio restrito e conhecido.

9 Técnicas de IR Term Frequency-Inverse Document Frequency (TFIDF): atribui pesos às palavras de um documento. TF(w): frequência da palavra w (número de vezes que w aparece no documento. DF(w): frequência de documentos com a palavra w (número de documentos em que a palavra ocorre). D = número total de documentos.

10 Aspectos Relevantes em IR
1. Integração de Soluções Banco de dados das empresas Sistema de IR Mudanças nas técnicas de indexação e otimização das queries (novas linguagens). Capacidade de multimídia

11 Aspectos Relevantes em IR
2. IR Distribuída Ranking único de documentos search engine ranking de documentos search engine ranking de documentos search engine ranking de documentos Solução: sistema multi-agente. Exemplo: Miner.

12 Aspectos Relevantes em IR
3. Eficiência na Indexação tempo de resposta da query; velocidade de indexação. Pesquisas na área: novos algoritmos para solucionar estes problemas; algoritmos de compressão de textos (diminuindo o tempo de armazenamento e de manipulação); capacidade de lidar com vários tipos de arquivos (SGML, HTML, Acrobat, etc.).

13 Aspectos Relevantes em IR
4. Expansão do Vocabulário A informação buscada pode ser expressada por diferentes palavras nos documentos relevantes. Latent Semantic Indexing (LSI): transforma o documento e a representação da query; utilizando-se um dicionário de sinônimos..

14 Aspectos Relevantes em IR
5. Interface do sistema As interfaces devem tornar o sistema de fácil uso e compreensão. Devem suportar funções tais como: formulação de queries; apresentação da informação recuperada; feedback; browsing.

15 Aspectos Relevantes em IR
6. Filtragem da Informação Processo de identificar documentos relevantes em um conjunto de informações, baseando-se no profile do usuário. comparação um documento individual usuários + profiles verdadeiro documento

16 Aspectos Relevantes em IR
6. Filtragem da Informação Eficiência Deve lidar com um grande volume de documentos (± 10 MB/hora) e muitos usuários (± ). Eficácia Algoritmos que fazem uma “podagem”, para separar os documentos relevantes dos não-relevantes.

17 Aspectos Relevantes em IR
7. Eficácia da Recuperação Recall Relação entre o n° de documentos relevantes retornados e o n° total de documentos relevantes. Precisão Relação entre o n° de documentos relevantes retornados e n° total de documentos retornados.

18 Aspectos Relevantes em IR
7. Eficácia da Recuperação Todos os documentos Documentos relevantes Documentos retornados Relevantes retornados Recall = Precisão =

19 Aspectos Relevantes em IR
8. Recuperação Multimídia Refere-se às técnicas em desenvolvimento para que se possa indexar e acessar imagens, vídeos e sons sem uma descrição para texto. Soluções gerais para a indexação de de multimídia são difíceis (soluções específicas). Reconhecimento de faces Indexação de imagens pela distribuição de cores

20 Aspectos Relevantes em IR
9. Extração de Informação Extrai dados relevantes (para um determinado objetivo) a partir de documentos digitais. Etapas: reconhecimento do trecho de informação; extração da informação. Exemplo (projeto de mestrado de Carla): BD (CNCT): Autor: Ano: .... Título: Local: ....

21 Aspectos Relevantes em IR
9. Extração de Informação

22 Aspectos Relevantes em IR
10. Feedback Processo em que o usuário identifica os documentos relevantes retornados em uma lista inicial, para em seguida o sistema criar uma nova query baseada nesta amostra de documentos.

23 Fonte: Info Exame (nov/99)
Busca na Web Gerais Opções de busca Resultado das pesquisas Facilidade de uso Fonte: Info Exame (nov/99)

24 Busca na Web Brasileiros Opções de busca Resultado das pesquisas
Facilidade de uso

25 Busca na Web Metabusca Sites em que realiza busca Qualidade da
pesquisa Organização dos resultados Facilidade de uso

26 Agentes + IR Agente queries queries feedback documentos documentos

27 Agentes + IR Por quê? IR se encaixa no modelo de agente;
necessidade de acesso a múltiplas fontes de informação; necessidade de distribuição.

28 Conclusões Fato: grande volume de informação;
necessidade de novas técnicas para buscar toda esta informação. O que se pode melhorar? Tempo de resposta da busca; aumentar a eficiência da busca.

29 Referências Barros, Flávia; Gonçalves, Pedro; Ontologies for Enhacing Web Searches’ Precision and Recall (1998). Croft, Bruce; What Do People Want from Information Retrieval? (1995). Lewis, David D., Representation and Learning in Information Retrieval (1992). Ramos, Tagil Oliveira; Irrelevância mata! Ou não? (1999) InfoExame n° 164 ano 14. Ribeiro, Juliana N.; Categorização de Textos usando Redes Neurais (1997).

30 Referências - WWW Universidade de Maryland Searching the Web
Searching the Web Center for Intelligent Information Retrieval Information Retrieval


Carregar ppt "Recuperação de Informação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google