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Captação de Recursos e Marketing Social

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Apresentação em tema: "Captação de Recursos e Marketing Social"— Transcrição da apresentação:

1 Captação de Recursos e Marketing Social

2 “Ps” dos setores 1° Setor - Pessoal 2° Setor - Profissional
3° Setor - Paixão

3 Particularidades do Terceiro Setor no Brasil
Conhecimento profundo na causa que defende Dificuldades de gestão e administração Pouco conhecimento em captação de recursos Sentimento de “coitadinho” Recursos sempre insuficientes Improvisação Falta de planejamento Poder de persuasão, porém ainda desconhecido por ele mesmo

4 Captação de Recursos no Terceiro Setor
$ Organização Custos Operacionais Projetos

5 Importância da Captação de Recursos através de PROJETOS
Empreendimento Social Projetos realizados = transformação social = SUCESSO = Cumprimento da missão social = MUNDO MELHOR Causa atendida PROJETOS

6 Importância da Captação de Recursos Operacionais
Empreendimento Social Sustentabilidade = Independência financeira = SUCESSO = Cumprimento da missão social = MUNDO MELHOR Estrutura administrativa básica Custos Operacionais

7 Cérebro (CAUSA SOCIAL)
Coração (RECURSOS) O Setor de Mobilização de Recursos deve ser visto como a área responsável pela “alimentação” de todas as outras áreas que necessitem de algum tipo de recurso para atuarem, ou seja, todas as áreas. Dessa maneira, é necessário que haja uma integração entre todas essas áreas para que fique claro quais são suas reais necessidades de recursos. A Captação de Recursos não deve ser confundida com a missão social da organização. Deve ser uma atividade que funcione paralelamente ao atendimento direto e-ou indireto, porém, com a mesma eficiência.

8 Coordenação de projetos sociais
Agência de publicidade e propaganda Mobilização de Recursos Diretoria Administração Financeira Conselhos Contabilidade

9 Metodologia DEARO em Captação de Recursos e Marketing Social
Avaliação de Resultados e Apresentação de impacto Acompanhamento e monitoramento - gestão Entendimento do negócio social Prestação de contas e Fidelização - Avaliação Realização das atividades previstas Fortalecimento da Credibilidade através da Comunicação Entendimento do mercado Negociação e formalização do negócio Estratégias de contato com cada fonte de recurso Diagnóstico e prospecção

10 Boa elaboração do projeto Garantia de Impacto Social Idéias inovadoras
FONTES Formas de captar Meio Estratégias ONGs nacionais Projetos Prêmios Convênios Visita Pessoal Correio Boa elaboração do projeto Garantia de Impacto Social Idéias inovadoras ONGs Internacionais Órgãos Do Governo Empresas Doações únicas Contribuições mensais Projetos Especiais Campanhas Patrocínio de eventos Mala direta Marketing Internet Telefone Meios de comunicação em geral Sensibilização. Boa elaboração do projeto. Garantia de Impacto Social. Sempre oferecer algo em troca que seja do interesse da empresa, ou que pelo menos esteja de encontro com suas necessidades, objetivos e/ou desejos. Pessoas Físicas Voluntariado Participação em eventos Compra de produtos Mala Direta Telemarketing Heranças Produtos Próprios Eventos Catálogos Sensibilização e mobilização por: Culpa Satisfação pessoal Apelação Obrigação Afinidade com a causa Status

11 Estratégias de Captação de Recursos
Informação de mercado que indique a necessidade real para realização do projeto ou existência da ONG Apelo social Atender desejos e necessidades dos doadores - PARCEIROS

12 Principais razões pelas quais as pessoas doam no BRASIL
Alívio da CULPA Obrigação Céu Imortalidade

13 Principais razões pelas quais as EMPRESAS investem em ações sociais no BRASIL
Estratégia de venda Cumprimento do papel social Obrigação Publicidade

14 Marketing Social Atividade humana de atender desejos e necessidades do consumidor, estimulando mudança de comportamentos e atitudes, para o seu próprio benefício.

15 Veículos de comunicação
Marketing Social União Parceria MARCA CAUSA Empresa Produto Governo ONG A própria causa ONG CAMPANHA Veículos de comunicação SOCIEDADE

16 Importante Uma frase na embalagem dos produtos pode fazer muita diferença na vida das pessoas que o consomem. Em MARKETING aquilo que achamos pouco importa, o que vale é o que o mercado diz. Fazer uma doação não significa fazer marketing social. Saber unir Captação de Recursos ao Marketing Social.

17 Mercado de profissões do Terceiro Setor
Captador de Recursos - Fundraiser

18 Fernanda Dearo (11)


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