A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fundamentos de Ciência Política - II

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fundamentos de Ciência Política - II"— Transcrição da apresentação:

1 Fundamentos de Ciência Política - II
Programa de Curso Introdução: Nova Ordem Mundial Pós-Modernidade e Globalização Sociedade de Massa e Cidadania

2 EMENTA Sociedade de Massa, Cidadania e Participação Popular
Representatividade popular, sistema eleitoral e partidos políticos Mudanças políticas e sociais Políticas públicas e Grupos de Pressão Movimentos Sociais e Terceiro Setor

3 OBJETIVOS DA DISCIPLINA
Proporcionar à/ao discente uma compreensão geral das teorias políticas contemporâneas; Auxiliar na capacidade de análise dos fenômenos da cultura de massa e sua interferência na organização social e política de grupos e instituições; Estabelecer canais de debate e construção crítica de idéias e conceitos relativos às práticas sociais e à cidadania; Contribuir para a formação crítica e propositiva do profissional Assistente Social.

4 Conteúdo Programático
Sociedade de Massa, Cidadania e Participação Popular Sociedade de massa, sociedade de consumo: alienação e emancipação Cidadania, direitos e deveres Formas de participação popular

5 Conteúdo Programático
Representatividade Popular Formas de representação popular Sistema representativo e eleitoral: eleição e voto Partidos políticos Mudanças Políticas e Sociais Reforma e Revolução Assistência, promoção e inclusão social

6 Conteúdo Programático
Políticas Públicas Políticas públicas: direitos x concessões Ética e “Coisa Pública”: o “público” e o “privado” A quem atendem as Políticas Públicas O Terceiro Setor “Novos” movimentos sociais: o Terceiro Setor Governo e Organizações Não-Governamentais Globalização, neo-liberalismo e Terceiro Setor

7 Nbim = (AvBim + (∑ Trab)) / 2
Avaliação A Nota Bimestral (NBim) será a média da Avaliação Bimestral (AvBim) mais a somatória dos trabalhos (Trab) divididas por dois. Nbim = (AvBim + (∑ Trab)) / 2 A somatória dos trabalhos será, sempre, 10,0; o valor dos trabalhos variará de acordo com a quantidade de trabalhos e seu grau de dificuldade – critérios que serão apresentados e esclarecidos previamente aos alunos.

8 Bibliografia Básica: BOBBIO, Norberto. Teoria Geral da Política: a filosofia política e as lições dos clássicos. Rio de Janeiro: Campus, 2000. CARDOSO, Fernando Henrique. Política e Sociedade. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1983.

9 Complementar: BAUDRILLARD, Jean. À sombra das Maiorias Silenciosas: o fim do social e o surgimento das massas. São Paulo: Brasiliense, 2004. BONAVIDES, Paulo. Ciência Política. Rio de Janeiro: FGV, 1974. FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. Rio de Janeiro: Graal, 2002. __________. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002. LARRANGA, Feliz Alfredo. Introdução às Ciências Internacionais. São Paulo: Aduaneiras, 2004. NÓBREGA JÚNIOR, José Maria Pereira. As Instituições Coercitivas e a Semidemocracia Brasileira. Dissertação (mestrado em Ciência Política). Recife: Universidade Federal de Pernambuco, 2005, 150 p. SANTOS, Boaventura de Souza. Pela Mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. 9ª ed. São Paulo: Cortez, 2003.

10 PÓS-MODERNIDADE E GLOBALIZAÇÃO
Origem Características Implicações

11 INTRODUÇÃO Sociedade é um conceito amplo e, também, um dos conceitos centrais para as ciências humanas e sociais, principalmente a Ciência Política. Em sentido geral, sociedade é um “Corpo orgânico estruturado em todos os níveis da vida social, com base na reunião de indivíduos que vivem sob determinado sistema econômico de produção, distribuição e consumo, sob um dado regime político, e obedientes a normas, leis e instituições necessárias à reprodução da sociedade como um todo; coletividade.” (Aurélio)

12 As sociedades são um grande grupo – quer dizer: as pessoas organizam-se em sociedade com o propósito de estruturar mais facilmente a existência, compartilhando esforços, produtos, serviços, recursos... A sociedade, reciprocamente, deve proporcionar condições para que as pessoas mais e mais se humanizem, realizem-se.

13 A NOVA ORDEM MUNDIAL Vivemos em uma sociedade que é designada por muitos nomes: - Sociedade pós-industrial - Sociedade pós-capitalista - Sociedade pós-moderna - Sociedade do conhecimento - Sociedade de mercado

14 A sociedade atual, qualquer que seja sua denominação, é resultado de uma série de evoluções ou “revoluções”, ou “ondas”, ou “eras”. - 1º momento: sociedade agrícola - 2º momento: sociedade industrial - 3º momento: sociedade informática, pós-industrial, do conhecimento, etc.

15 As ondas da humanidade, segundo A. Toffler
Primeira onda: a sociedade agrária – até Séc. XVIII A Escola era a casa, o rio, o campo Não era necessário ensinar as letras, mas formar cristãos Valia o princípio da autoridade: a riqueza está na terra Segunda onda: a sociedade industrial – Séc. XVIII Revolução Industrial: a riqueza está na indústria A Educação ganha lugar próprio e passa a ser de massa A Escola é a escola de informação A legislação sempre está em função do contexto histórico Terceira onda: a sociedade da informação A riqueza na informação A Escola é a Escola da informação Exemplo: Vencer Guerras: Medieval: combater exércitos → Industrial: bombardear espaços geográficos → Atual: destruir o sistema de informação

16 GLOBALIZAÇÃO O processo de Globalização não é, em si mesmo, uma novidade, no sentido de que passou a existir nos últimos anos, ainda que, sobretudo nos últimos anos, tenha se tornado mais acentuado em suas manifestações.

17 “A globalização pode ser entendida como a interação de três processos distintos, que têm ocorrido ao longo dos últimos vinte anos, e que afetam as dimensões financeira, produtiva-real, comercial e tecnológica das relações econômicas internacionais. Estes processos são: a expansão extraordinária dos fluxos internacionais de bens, serviços e capitais; o acirramento da concorrência nos mercados internacionais; e a maior integração entre os sistemas econômicos nacionais.” Gonçalves & Pelegrino, “Globalização, neoliberalismo e exclusão social”, in Archétypon,1999, p. 5.

18 “A globalização econômica corresponde, assim, à ocorrência simultânea dos três processos mencionados... Deve-se notar que em momentos anteriores da história esses processos apareceram, em maior ou menor grau, de forma mais ou menos distinta. [...] Entretanto, a especificidade da globalização econômica moderna consiste na simultaneidade dos processos no sistema internacional e a integração crescente entre os sistemas econômicos nacionais.” Gonçalves & Pelegrino, “Globalização, neoliberalismo e exclusão social”, in Archétypon,1999, p. 8.

19 Nas palavras de Nilson Thomé:
A globalização vem sendo entendida como o sinal dos tempos pós-modernos, ou seja, uma fase da história que está depois do moderno, como se estivéssemos vivenciando um novo período histórico, posterior ao da modernidade, sem laços com o primeiro.

20 O termo globalização é mais utilizado no sentido ideológico, enfocado num processo de integração econômica que está sob a égide de um macro-capitalismo e do neoliberalismo, este caracterizado pelo predomínio dos interesses financeiros, pela desregulamentação dos mercados, pelas privatizações das empresas estatais e pelo abandono do estado de bem-estar social.

21 Dez forças que achataram o mundo
F1: 09/11 de 1989: quando os muros ruíram e as “Janelas” se abriram F2: 09/8 de 1995: o dia em que o Netscape foi para a Bolsa F3:Softwares de Fluxo de Trabalho F4: Código Aberto F5: Terceirização [o ano 2000]

22 F6: Offshoring F7: Cadeia de fornecimento F8: Internalização (insourcing) F9: In-Formação [Google, Yahoo!, MSN Web Search, iPod, TiVo...] F10: Esteróides [Digital, Móvel, Pessoal, Virtual]: capacidades computacional, de armazenamento e de entrada e saída

23 Fases da Globalização Globalização 1.0 ( ): reduziu o tamanho do mundo de grande para médio e envolveu países e músculos – globalização dos países, potência muscular. Inovação em Cavalo-vapor (hp).

24 Globalização 2.0 (1800 a 2000): diminuiu o mundo do tamanho médio para pequeno. Empresas multinacionais expandem-se em busca de mercados e mão-de-obra. Integração global alimentada por queda nos custos dos transportes e comunicação. Globalização das empresas. Inovações de hardware.

25 Globalização 3.0 ( ): encolhimento do mundo de pequeno para minúsculo, aplainando o terreno. Indivíduos colaboram e concorrem no âmbito mundial. Inovações em software.

26 PÓS-MODERNIDADE Pré-Moderno Moderno Pós-Moderno
O mundo de antes e depois da crença na Razão!!

27 A Sociedade pós-moderna
A sociedade pós-moderna é, por excelência, a sociedade globalizada, e, nesta, o que chamamos de cultura global caracterizar-se-ia pela diversidade e não pela uniformidade. “Nesta sociedade, o pluralismo cultural não se restringe mais a centros específicos, os quais, devido ao isolamento geográfico, permitiam que os conflitos resultantes do choque e da hostilidade ao Outro fossem resolvidos pelo enraizamento da tradição” (SIQUEIRA: in: "A Razão", 27. set. 2001)

28 O Pós-Modernismo é um fenômeno contraditório, que usa e abusa, instala e depois subverte, os próprios conceitos que desafia. É sempre uma reelaboração crítica, nunca um “retorno” nostálgico. É a redução da tragédia épica ao anticlímax do mecânico e do aviltante.

29 A pós-modernidade se caracteriza pelos resultados da dissolução da hegemonia burguesa por ação do capitalismo recente e pelo desenvolvimento da cultura de massa. A crescente uniformização da cultura de massa é uma das forças totalizantes que o pós-modernismo existe para desafiar.

30 Contestação do humanismo liberal a partir de seus pressupostos
Recusa de estruturas Incredulidade em relação a “narrativas-mestras” Descontinuidade Diferença Singularidade Crise de legitimação

31 Modernismo e Pós-Modernismo
Romantismo Forma (fechada) Propósito Projeto Hierarquia Centração Significado Narrativa Sintoma Genital/fálico Origem/causa Deus Pai Metafísica Determinação transcendência PÓS-MODERNISMO Parafísica/dadaísmo Antiforma (aberta) Jogo Acaso Anarquia Dispersão Significante Antinarrativa Desejo Polimorfo/andrógino Diferença/vestígio Espírito Santo Ironia Indeterminação imanência

32 O pós-modernismo rompe as relações “tradicionais” espaço X tempo.
É um “movimento” de ordem mais artístico e cultural que econômico, mas que tem impacto na ordem social e política!

33 Segundo Jameson (1985, p. 17), “[...] ele [o pós-modernismo] não é apenas mais um termo para a descrição de determinado estilo. É também [...] um conceito de periodização cuja principal função é correlacionar a emergência de novos traços formais na vida cultural com a emergência de um novo tipo de vida social e de uma nova ordem econômica — chamada, freqüente e eufemisticamente, de modernização, sociedade pós-industrial ou sociedade de consumo, sociedade dos mídia ou do espetáculo, ou capitalismo multinacional.”

34 Globalização da violência?
Um milhão de pessoas não têm o suficiente para comer 40 mil crianças morrem de fome todos os dias – 1 a cada 2 segundos O orçamento militar global é da ordem de um trilhão de dólares/ano (cerca de 32 mil dólares por segundo)

35

36 Estima-se que, para se “acabar” com a fome no mundo, seria necessário um investimento anual de cerca de 750 bilhões de dólares. Com a crise financeira mundial, apenas no pacote de estímulo à economia aprovado na Câmara dos EUA em 28 de janeiro de 2009 (sancionado em 13 de fevereiro), foram liberados US$ 838 bilhões de dólares.

37 Vulgarização ou criatividade artística pós-moderna?

38 Em suma: Desacreditar ou aprofundar a crença na razão humana?

39

40

41

42

43 Leituras recomendadas:
JAMESON, Fredric. Pós-modernidade e sociedade de consumo. In: Novos estudos, nº 12, jun SANTOS, Boaventura de Souza. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. 7ª ed. Porto: Edições Afrontamento, Cap. 4 (p ), 5 (p ) e 9 (p ).

44 ATIVIDADE Redigir um “artigo”, discutindo o atual modelo de sociedade – globalizado e pós-moderno – argumentando sobre seus aspectos positivos e negativos e o conseqüente impacto para o (a) profissional do Serviço Social e as próprias políticas sociais. Tema: Assistente Social e políticas públicas no mundo pós-moderno e globalizado.

45 Sociedade de massa, cidadania e participação popular

46 “Em Sociologia, uma sociedade é o conjunto de pessoas que compartilham propósitos, preocupações e costumes, e que interagem entre si constituindo uma comunidade. [...] A origem da palavra sociedade vem do latim societas, uma "associação amistosa com outros". Societas é derivado de socius, que significa "companheiro", e assim o significado de sociedade é intimamente relacionado àquilo que é social. Está implícito no significado de sociedade que seus membros compartilham interesse ou preocupação mútuas sobre um objetivo comum. Como tal, sociedade é muitas vezes usado como sinônimo para o coletivo de cidadãos de um país governados por instituições nacionais que lidam com o bem-estar cívico. (Wikipédia)

47 Sticker art... Arte (?) pós-moderna.

48


Carregar ppt "Fundamentos de Ciência Política - II"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google