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ACE INSTITUIÇÃO X ACE EMPRESA

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Apresentação em tema: "ACE INSTITUIÇÃO X ACE EMPRESA"— Transcrição da apresentação:

1 ACE INSTITUIÇÃO X ACE EMPRESA

2 ALINHANDO ALGUNS CONCEITOS E VISÃO

3 ORGANOGRAMA ASSOCIATIVISTA VOLUNTÁRIO DO NOSSO SISTEMA
ACEs – Associações Empresarias do Paraná 282 entidades ( empresas) Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (11 Coordenadorias) Confederação das Assoc. Comerciais e Empresarias do Brasil

4

5 SOLUÇÕES

6 CONHECENDO O NEGÓCIO ACE

7 CONHECENDO O NEGÓCIO ACE
São entidades de classe que congregam pessoas jurídicas vinculadas a todos os setores de atividade econômica. Surgiram no Brasil em 15 de julho de Associação Comercial da Bahia; denominação “Comercial” - atividade preponderante na época. Tradição  denominação original inovadoras  Industrial, Agrícola, Prestação de Serviços. Características: Filiação Voluntária;  Entidades - Sínteses

8 CONHECENDO O NEGÓCIO ACE
Sem fins lucrativos  auto – sustentáveis recursos p/ inv. Recursos:  Mensalidades  Prestação de Serviços  Parcerias em Programas e Projetos

9 Grau de Desenvolvimento de ACEs e Características
Incipiente Diretoria defende interesses próprios Serviços inexpressivos Poucos membros (ativos), nem busca novos Desacreditadas pelo meio empresarial e instituições de apoio Sem quadro funcional Vive das mensalidades Sem problemas financeiros Em desenvolvimento Diretoria pouco ativa, mas defende os interesses do empresariado local Em busca de novos serviços Quadro social crescente, mas instável Outras entidades enxergam a ACE como parceiro interessante Primeiros funcionários Vive das mensalidades, primeiras receitas com a prestação de serviços Grandes dificuldades financeiras Desenvolvida Cargo de diretor disputado Relevante contribuição para o desenvolvimento local Bom portfóilo de serviços Quadro social grande e estável Diversas parcerias Quadro funcional grande e profissional Vive das mensalidades e da prestação de negócios Superavitária

10 35% 60% 5% Associações e seus Desafios Incipiente
Criar o desejo para a mudança Em desenvolvimento Sustentabilidade Estruturação da área de serviços Novos associados Desenvolvida Consolidação da área de serviços Identificação e captação de novos sócios e clientes. 35% 60% 5%

11 Perfil Associados FACIAP

12 QUAL A MISSÃO DE UMA ACE? (Razão de ser)

13 GENERALIZANDO “AUMENTAR A COMPETITIVIDADE DAS
EMPRESAS ASSOCIADAS, CONTRIBUINDO PARA O DESENVOLVIMETO ECONÔMICO LOCAL E CONSEQUENTE MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DA SUA COMUNIDADE”.

14 COMPETITIVIDADE “É a capacidade da organização de formular e
implementar estratégias concorrenciais, que lhe permitam ampliar ou conservar de forma duradoura, uma posição sustentável no mercado”

15 GENERALIZANDO “AUMENTAR A LONGEVIDADE DAS
EMPRESAS ASSOCIADAS, CONTRIBUINDO PARA O DESENVOLVIMETO ECONÔMICO LOCAL E CONSEQUENTE MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DA SUA COMUNIDADE”.

16 EMPRESAS (MPEs) COM BAIXA COMPETITIVIDADE
EVASÃO FISCAL AUMENTO DO DESEMPREGO INFORMALIDADE ACE SERVIÇOS LOBBY AUMENTAR A COMPETITIVIDADE DAS EMPRESAS (MPEs) ASSOCIADAS

17 A Importância das MPEs na Economia e no Desenvolvimento do País
4,5 milhões de estabelecimentos Empregam pessoas (42% ind – 80,2 % com – 63,5% sv) Responsáveis por 48% da Produção Nacional Correspondem a 98,5% das emp. do País (95% ind- 99,1% com- 99% sv) 21% do PIB

18 A Importância das MPEs na Economia e no Desenvolvimento do País
Mais flexíveis aos “tsunamis econômicos”; Responsáveis pela formação de boa parte da classe média; Fixa os trabalhadores no seu local de origem; Efeito amortecedor dos impactos do desemprego;

19 O Empreendedorismo no BRASIL
O Brasil é o 9º País em Taxa de Empreendedores em Estágio Inicial (TEA), empreendimentos com até 42 meses; A Cada 100 pessoas praticamente 13 (12,72%) pessoas desenvolvem atividade empreendedora (na sua grande maioria por necessidade e não oportunidade); A Taxa de Empreendedores em Estágio Inicial (TEA) tende a crescer sempre após as crises econômicas; Pesquisa GME IBQP/PR

20 O Empreendedorismo no BRASIL
Pesquisa GME IBQP/PR

21 O CENÁRIO NO BRASIL Pesquisa FUBRA Sebrae NACIONAL Ago/2004

22 O CENÁRIO NO BRASIL Pesquisa FUBRA Sebrae NACIONAL Ago/2004

23 COMO PRATICAR SUA MISSÃO?
O QUE QUEREMOS SER?

24 Eficaz, eficiente e efetivo
MODELO DE GESTÃO Eficaz, eficiente e efetivo

25 ACE INSTITUIÇÃO X ACE EMPRESA
A GRANDE DÚVIDA: ACE INSTITUIÇÃO X ACE EMPRESA

26 MODELO DE GESTÃO “É o conjunto de práticas administrativas colocadas
em execução pela direção de uma organização como propósito de atingir seus resultados” (Chanlat, 1996)

27 PRINCIPAIS MODELOS DE GESTÃO
► Tayloriano (Teoria dos Tempos e Movimentos) ► Tecnoburocrático (Weber) ► Baseado na Excelência (Japonesa) MEG ► Participativo (Democrático – co-gestão)

28 Informações e Conhecimento
MODELO DE EXCELÊNCIA DA GESTÃO® Uma visão sistêmica da gestão organizacional PDCL PLAN Liderança Clientes e Sociedade Estratégias e Planos DO Pessoas e Processos CHECK Resultados LEARN Informações e Conhecimento

29

30 FATORES QUE INFLUENCIAM O O MODELO DE GESTÃO É INFLUENCIADO:
► Pela Visão de Mundo ► Fatores Internos (Pessoas/Processos/Cultura/Estrutura) ► Fatores Externos – Competitividade Sistêmica (Macroeconomia, Concorrentes, Cliente, Fornecedores, Substitutos, tendências)

31 MG Adotado no Sistema CACB (2005)
DESENVOLVIMENTO LOCAL PROMOÇÃO DO ASSOCIATIVISMO PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS Gestão

32 Competitividade Sistêmica Ambiente Competitivo Empresarial
Projetos de Fomento Política econômica Concorrentes Estabilidade das instituições Impostos Greves Entorno Político Entorno econômico Taxas Jurisdição Ambiente Competitivo Leis Fornecedores Clientes Clientes Condições climáticas Inflação Rodovias Infra-estrutura Geografia Entorno financeiro Câmbio Água Substituição Telecomunicação S Disponibilidade de crédito Energia Elétrica Taxa de juros

33 MG Adotado no Sistema CACB (2005)
DESENVOLVIMENTO LOCAL PROMOÇÃO DO ASSOCIATIVISMO PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EMPRESA INSTITUIÇÃO Gestão Gestão

34 Perspectivas da Gestão
Mercado Finanças Recursos Humanos Processos internos

35 CASE

36 BSC – Ações e Monitoramento
CAPACITAR PARANÁ

37 Ambiente Empresarial Gestão da ACE Empresa
VISÃO DAS LIDERANÇAS Desenvolvimento local e setorial Ambiente Empresarial Gestão da ACE Empresa Associativismo Serviços

38 Obrigado pela Oportunidade!
Márcio Vieira


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