A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Diagrama de Componentes

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Diagrama de Componentes"— Transcrição da apresentação:

1 Diagrama de Componentes
APSI CEFET/Campos Curso de Tecnologia em Desenvolvimento de Software 5º Período / 2008 Eglon Rhuan S. Guimarães Phelipe Serafim

2 Diagrama de componentes
O diagrama de componentes e o de execução são diagramas que mostram o sistema por um lado funcional, expondo as relações entre seus componentes e a organização de seus módulos durante sua execução. O diagrama de componente descreve os componentes de software e suas dependências entre si, representando a estrutura do código gerado. Os componentes são a implementação na arquitetura física dos conceitos e da funcionalidade definidos na arquitetura lógica (classes, objetos e seus relacionamentos). Eles são tipicamente os arquivos implementados no ambiente de desenvolvimento.

3 Componente Um componente é mostrado em UML como um retângulo com uma elipse e dois retângulos menores do seu lado esquerdo. O nome do componente é escrito abaixo ou dentro de seu símbolo.

4 Componente Componentes são tipos, mas apenas componentes executáveis podem ter instâncias. Um diagrama de componente mostra apenas componentes como tipos. Para mostrar instâncias de componentes, deve ser usado um diagrama de execução, onde as instâncias executáveis são alocadas em nodes.

5 Tipos de componentes

6 Dependência A dependência entre componentes pode ser mostrada como uma linha tracejada com uma seta, simbolizando que um componente precisa do outro para possuir uma definição completa. Com o diagrama de componentes é facilmente visível detectar que arquivos .dll são necessários para executar a aplicação.

7 Dependência

8 Diagrama de Componentes

9 Interfaces É uma coleção de operações usadas para especificar um serviço disponibilizado pelo componente. Usualmente um componente implementa (realiza) ou depende de uma interface.

10 Interfaces

11 Generalização Quando o componente é uma especialização de outro.

12 Associação Quando um componente é associado a outro.

13 Composição e Agrupamento
Como o próprio nome indica os componentes são para compor(montar) criando componentes maiores ou sistemas inteiros.

14 Composição e Agrupamento

15 Diagrama de Componentes

16 Aplicação Modelagem do código-fonte: na implementação das classes definidas durante a modelagem o código gerado será armazenado fisicamente em arquivos. O diagrama de componentes serve como forma de gerenciamento destes arquivos. Modelagem de versões executáveis: uma versão de um sistema envolve combinações específicas de diversas partes. O diagrama de componentes pode modelar os diversos componentes necessários para uma determinada versão do sistema.

17 Aplicação Modelagem de bancos de dados físicos: considerando-se que as informações do sistema serão armazenadas em arquivos ou tabelas de um banco de dados, um diagrama de componentes pode mostrar os arquivos (ou tabelas) do banco de dados e seus relacionamentos. Modelagem de sistemas adaptáveis: a execução de alguns sistemas baseia-se no uso de componentes dinâmicos (carga dinâmica, agentes móveis, etc.), que podem ser descritos através de um diagrama de componentes conjuntamente com outros diagramas da UML.

18 Fonte: mno/uml/diag/diagramas.htm Acessado em Acessado em Acessado em x?id=853 Acessado em mpdm.htm Acessado em

19 Diagrama de Componentes


Carregar ppt "Diagrama de Componentes"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google