A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Agência Nacional de Vigilância Sanitária www.anvisa.gov.br Organização NBR ISO/IEC 17025: 2001 - 4.1 INMETRO NIT DICLA 083:00 - 6.1.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Agência Nacional de Vigilância Sanitária www.anvisa.gov.br Organização NBR ISO/IEC 17025: 2001 - 4.1 INMETRO NIT DICLA 083:00 - 6.1."— Transcrição da apresentação:

1 Agência Nacional de Vigilância Sanitária www.anvisa.gov.br Organização NBR ISO/IEC 17025: 2001 - 4.1 INMETRO NIT DICLA 083:00 - 6.1

2 Agência Nacional de Vigilância Sanitária www.anvisa.gov.br 2 Ser legalmente responsável. 2 Atender aos requisitos desta Norma. 2 Satisfazer as necessidades dos clientes, autoridades regulamentadoras ou organizações que fornecem reconhecimento. NBR 4.1.1 / 4.1.2 DICLA 6.1.1 / 6.1.2 Organização :

3 Agência Nacional de Vigilância Sanitária www.anvisa.gov.br 2 Atendimento à Norma em qualquer local que esteja operando: Instalações permanentes, instalações associadas ao laboratório, móveis ou temporárias. 2 Parte de uma organização maior com outras atividades : Definir responsabilidades do pessoal chave de modo a evitar conflitos de interesse. 2 A gerência deve ter responsabilidade pelo projeto, implementação, manutenção e melhoria do sistema de gestão da qualidade. NBR 4.1.3 / 4.1.4 DICLA 6.1.3 / 6.1.4 Organização :

4 Agência Nacional de Vigilância Sanitária www.anvisa.gov.br 2 Ter pessoal gerencial e técnico com autoridade e recursos para cumprir suas tarefas e identificar ocorrência de desvios e implementar ações. 2 Ter meios para assegurar que a gerência e o seu pessoal estejam livres de quaisquer pressão e influência. 2 Ter políticas e procedimentos para assegurar proteção das informações confidenciais, direitos e propriedades dos seus clientes. NBR 4.1.5 a,b,c DICLA 6.1.4 a,b Organização :

5 Agência Nacional de Vigilância Sanitária www.anvisa.gov.br 2 Ter políticas e procedimentos para evitar envolvimento em quaisquer atividades que poderiam diminuir a confiança na sua competência e integridade. 2 Definir a estrutura organizacional e gerencial do laboratório. 2 Especificar a responsabilidade, autoridade e o inter-relacionamento de todo pessoal que gerencia, realiza e verifica trabalhos que afetem a qualidade. NBR 4.1.5 d,e,f DICLA 6.1.4 c,d Organização :

6 Agência Nacional de Vigilância Sanitária www.anvisa.gov.br 2 Prover supervisão adequada do pessoal, inclusive daqueles em treinamento. 2 Ter gerência técnica que tenha responsabilidade total pela técnica e recursos. 2 Nomear um gerente da qualidade, com acesso a alta administração. 2 Nomear substitutos para pessoal-chave gerencial. NBR 4.1.5 g,h,i,j DICLA 6.1.4 e,f,g Organização :

7 Agência Nacional de Vigilância Sanitária www.anvisa.gov.br 2 A gerência deve implementar indicadores da qualidade para monitorar e avaliar os serviços prestados ao paciente. 2 Quando identificar oportunidades de melhoria, a gerência deve considerá-las. Independente de onde ocorram. 2 A gerência deve assegurar participação em atividades de melhoria da qualidade. 2 A gerência deve fornecer acesso educacional e treinamento para todo o pessoal e usuários dos serviços laboratoriais. DICLA 6.1.5 Organização :

8 Agência Nacional de Vigilância Sanitária www.anvisa.gov.br Como ???

9 Agência Nacional de Vigilância Sanitária www.anvisa.gov.br Sistema da Qualidade NBR ISO/IEC 17025: 2001 - 4.2 INMETRO NIT DICLA 083:00 - 6.2

10 Agência Nacional de Vigilância Sanitária www.anvisa.gov.br ØEstabelecer, implementar e manter um sistema da qualidade apropriado ao escopo das suas atividades. ØDocumentar políticas, sistemas, programas, procedimentos e instruções, na extensão necessária para assegurar a qualidade dos resultados de ensaio / calibração. ØA documentação deve ser comunicada, compreendida, estar disponível e ser implementada. NBR 4.2.1 DICLA 6.2.1 Sistema da Qualidade :

11 Agência Nacional de Vigilância Sanitária www.anvisa.gov.br ØAs políticas e objetivos do sistema da qualidade devem estar definidos em um MANUAL DA QUALIDADE. ØOs objetivos gerais devem estar documentados na POLÍTICA DA QUALIDADE, devendo ser emitida sob a autoridade do executivo-chefe. NBR 4.2.2 DICLA 6.2.3 Sistema da Qualidade :

12 Agência Nacional de Vigilância Sanitária www.anvisa.gov.br a) Comprometimento da gerência com as boas práticas e com a qualidade; b) Declaração da gerência sobre o nível do serviço; c) Objetivos do sistema da qualidade; d) Requisito para familiarização e implementação da documentação da qualidade; e) Comprometimento da gerência do laboratório com a conformidade a esta Norma. NIT DICLA 083 - 6.2.3NBR ISO/IEC 17025 - 4.2.2 Política da Qualidade : a) Comprometimento da gerência com as boas práticas e com a qualidade e com a conformidade do sistema de gestão da qualidade; b) Escopo do serviço; c) Requisito para familiarização e implementação da documentação da qualidade.

13 Agência Nacional de Vigilância Sanitária www.anvisa.gov.br MANUAL DA QUALIDADE : NBR ISO/IEC 17025 - 4.2.3 e 4.2.4 Políticas e objetivos do SQ; Inclusão ou referência aos procedimentos complementares, incluindo os procedimentos técnicos; Descrição da estrutura da documentação do SQ; Atribuições e responsabilidades da gerência técnica e do gerente da qualidade. NIT DICLA 083 - 6.2.3 e 6.2.4 Política da Qualidade; Descrição do sistema de gestão da qualidade; Descrição da estrutura da documentação utilizada no SQ; Pessoa nomeada pela gerência do laboratório como responsável pela qualidade (autoridade e responsabilidade do Manual da Qualidade).

14 Agência Nacional de Vigilância Sanitária www.anvisa.gov.br Ø Incluir controle interno da qualidade e participação em comparações interlaboratoriais e ensaio de proficiência. Ø Pessoal instruído sobre o uso e aplicação do MQ e documentos associados e dos requisitos para a sua implementação. Nota : A NIT DICLA 083 exige que as políticas e objetivos estejam contidos na política da qualidade e esta documentada no Manual da Qualidade. DICLA 6.2.2 Sistema da Qualidade :

15 Agência Nacional de Vigilância Sanitária www.anvisa.gov.br Todo o pessoal deve ser instruído sobre o uso e aplicação do Manual da Qualidade, documentos associados e dos requisitos para sua implementação. Como ??? DICLA 6.2.4

16 Agência Nacional de Vigilância Sanitária www.anvisa.gov.br Ø A gerência deve estabelecer e implementar um programa que monitore a calibração e função dos instrumentos, reagentes e sistemas analíticos. Ø A gerência deve documentar e registrar : - Programa de calibração; - Programa de manutenção preventiva. DICLA 6.2.5 Sistema da Qualidade :

17 Agência Nacional de Vigilância Sanitária www.anvisa.gov.br Processo Padronização Verificação Não conformidade Análise das causas Ação corretiva Ação preventiva Revisão dos processos Melhoria da qualidade


Carregar ppt "Agência Nacional de Vigilância Sanitária www.anvisa.gov.br Organização NBR ISO/IEC 17025: 2001 - 4.1 INMETRO NIT DICLA 083:00 - 6.1."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google