Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Administração de Compras
Pontos fundamentais Professora Patrícia Abreu
2
Objetivos da Seção de Compras:
A) Obter um fluxo contínuo de suprimentos a fim de atender aos programas de produção B) Coordenar esse fluxo de maneira que seja aplicado um mínimo de investimento que afete a operacionalidade da empresa C) Comprar materiais e insumos aos menores preços, obedecendo padrões de quantidade e qualidade D) Procurar sempre as melhores condições para empresa, principalmente de pagamento. Professora Patrícia Abreu
3
Parâmetros importantes:
Previsão das necessidades de suprimento Informações de quantidades, qualidades e prazos. Resultados para a empresa: Aumento da produtividade Melhor gestão do material Compras mais econômicas Professora Patrícia Abreu
4
Necessidades: Estocar em níveis adequados
Racionalizar o processo produtivo Reduzir custos Verificar potencialidade do fornecedor, instalações e produtos, cotações de preços feitas semestralmente. Professora Patrícia Abreu
5
Organização das compras Normas fundamentais:
autoridade para compra registro de compras registro de preços registro de estoques e consumos registro de fornecedores arquivos e especificações arquivos e catálogos. Professora Patrícia Abreu
6
Atividades típicas pesquisa de fornecedores aquisição administração
diversos Professora Patrícia Abreu
7
Atividades partilhadas com outros setores:
Determinação do que fabricar ou comprar padronização e simplificação especificações e substituições de materiais testes comparativos controle de estoques seleção de equipamentos de produção programas de produção dependentes da disponibilidade de materiais. Professora Patrícia Abreu
8
Compra em um ponto centralizado ou separadas para cada fábrica ou divisão operacional?
Razões para a descentralização: distância geográfica tempo necessário para aquisição de materiais facilidade de diálogo Razões para centralização: oportunidade de negociar maiores quantidades de materiais homogeneidade da qualidade dos materiais adquiridos controle de materiais e estoques Professora Patrícia Abreu
9
Informações externas para a seção de compras
Informações sobre novos produtos Tarifas de transporte Disponibilidade de transporte Seção de compras Condições gerais de mercado Informações sobre produtos Preços e descontos Impostos de venda e de uso Condições de Mão-de-obra Fontes de Suprimento Taxa de produção dos fornecedores Capacidade de produção dos fornecedores Professora Patrícia Abreu
10
Informações internas para a seção de compras
Produção Desenvolvimento de produtos Engenharia Administração Geral Contabilidade Departamento Financeiro Mercadologia Departamento Jurídico P.C.P Professora Patrícia Abreu
11
Professora Patrícia Abreu
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.