A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MÓDULO 3 VALOR DE MERCADO DE UMA EMPRESA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MÓDULO 3 VALOR DE MERCADO DE UMA EMPRESA"— Transcrição da apresentação:

1 MÓDULO 3 VALOR DE MERCADO DE UMA EMPRESA
PROF.FÁBIO KLEINE ALBERS MÓDULO 3 VALOR DE MERCADO DE UMA EMPRESA

2 3.1) INTRODUÇÃO - QUANDO QUEREMOS DESCOBRIR O VALOR
PROF.FÁBIO KLEINE ALBERS 3.1) INTRODUÇÃO - QUANDO QUEREMOS DESCOBRIR O VALOR DE UMA EMPRESA, PODEMOS UTILIZAR O MÉTODO DE CÁLCULO DOS ÍNDICES DE VALOR DE MERCADO, QUE RELACIONAM O VALOR DE MERCADO DE UMA EMPRESA. ESTE VALOR É MEDIDO PELO PREÇO CORRENTE DO VALOR DA AÇÃO OU COTA COMPARADO A CERTOS VALORES CONTÁBEIS. ESSES ÍNDICES MOSTRAM QUÃO BEM OS INVESTIDORES ACHAM QUE A EMPRESA ESTÁ FUNCIONANDO , EM TERMOS DE RISCO E RETORNO. ELES TENDEM A REFLETIR, EM TERMOS RELATIVOS, A AVALIAÇÃO DE TODOS OS ASPECTOS DO DESEMPENHO PASSADO E DO ESPERADO PARA O FUTURO PELOS ACIONISTAS.

3 3.2) CÁLCULO DOS ÍNDICES DE VALOR DE MERCADO.
PROF.FÁBIO KLEINE ALBERS 3.2) CÁLCULO DOS ÍNDICES DE VALOR DE MERCADO. VEREMOS AQUI , DOIS ÍNDICES CONHECIDOS DE VALOR DE MERCADO, O ÍNDICE - PREÇO/LUCRO ( P/L ) 2. O ÍNDICE - PREÇO/ VALOR PATRIMONIAL ( P/V )

4 3.2.1) ÍNDICE - PREÇO/LUCRO ( P/L )
PROF.FÁBIO KLEINE ALBERS 3.2.1) ÍNDICE - PREÇO/LUCRO ( P/L ) - ESTE ÍNDICE É COMUMENTE UTILIZADO PARA MEDIR A OPINIÃO DOS INVESTIDORES QUANTO AO VALOR DA AÇÃO/COTA . - ELE REPRESENTA O MONTANTE QUE OS INVESTIDORES ESTÃO DISPOSTOS A PAGAR POR REAL DE LUCRO DA EMPRESA. - ELE INDICA A CONFIANÇA QUE OS INVESTIDORES DEPOSITAM NO DESEMPENHO FUTURO DA EMPRESA. - QUANTO MAIS ALTO FOR O P/L, MAIOR A CONFIANÇA.

5 CÁLCULO DO ÍNDICE - PREÇO/LUCRO ( P/L )
PROF.FÁBIO KLEINE ALBERS CÁLCULO DO ÍNDICE - PREÇO/LUCRO ( P/L ) Preço de mercado da ação ordinária/cota Índice de preço/lucro(P/L) = Lucro por ação/cota - Se a ação ordinária/cota da empresa FORMANDOS, estivesse cotada a R$ 32,25 no final do ano de 2004, e o LPA ( lucro por ação ) do período Fosse R$ 2,90, teríamos o seguinte P/L, no final desse ano: 32,25 Índice de preço/lucro(P/L) = = R$ 11,10 2,90 - Esse valor indica que os investidores estavam pagando R$ 11,10 por R$ 1,00 de lucro. O índice P/L é mais informativo ainda quando aplicado em comparações de empresas usando o P/L médio do setor ou o P/L de uma empresa considerada semelhante.

6 3.2.2) ÍNDICE – PREÇO/VALOR PATRIMONIAL ( P/V )
PROF.FÁBIO KLEINE ALBERS 3.2.2) ÍNDICE – PREÇO/VALOR PATRIMONIAL ( P/V ) - O índice preço/valor patrimonial (P/V) oferece uma idéia de como os investidores vêem o desempenho da empresa. - Ele relaciona o valor de mercado das ações da empresa a seu valor contábil. - Para calcular esse índice, é preciso primeiro calcular o valor patrimonial da ação ordinária / cota. Valor patrimonial Patrimônio dos acionistas ordinários/cotistas da ação ordinária/ = cota Número de ações ordinárias / cotas

7 - Se substituirmos na fórmula, os valores correspondestes,
PROF.FÁBIO KLEINE ALBERS - Se substituirmos na fórmula, os valores correspondestes, extraídos do balanço patrimonial da empresa FORMANDOS em 2004, teremos: Valor patrimonial R$ da ação ordinária/ = = R$ 23,00 cota - A fórmula do índice preço/valor patrimonial ( P/V ) é: Preço de mercado Índice de preço/valor patrimonial da ação ordinária/cota ( P/V ) = Valor patrimonial da ação ordinária/cota

8 - Inserindo o preço da ação ordinária/cota da empresa
PROF.FÁBIO KLEINE ALBERS - Inserindo o preço da ação ordinária/cota da empresa FORMANDOS no final de ( R$ 32,25 ) e o valor patrimonial de sua ação R$ 23,00 , calculado anteriormente , obteremos: Índice de preço/valor patrimonial R$ 32,25 ( P/V ) = = R$ 1,40 R$ 23,00 Este índice P/V significa que os investidores estão pagando atualmente R$ 1,40 para cada R$ 1,00 de valor patrimonial da ação/cota da empresa FORMANDOS

9 PROF.FÁBIO KLEINE ALBERS
3.3) CONCLUSÕES - As ações/cotas das empresas das quais se espera bom desempenho ( crescimento do lucro, aumento da participação no mercado ou o lançamento de produtos bem sucedidos ) costumam ser negociadas a índices P/V mais altos do que as ações/cotas com perspectivas menos atraentes. - Em termos simples, as empresas que esperam obter rentabilidades elevadas, em relação a seus níveis de risco, são cotadas a índices P/V mais altos. - Sem dúvida, as perspectivas futuras da empresa FORMANDOS,estão sendo encaradas favoravelmente pelos investidores , que estão dispostos a pagar pelas ações da empresa , mais que seu valor contábil. - Como os índices P/L, os índices P/V costumam ser avaliados em comparação com outras empresas para se ter noção do risco e do retorno da empresa em confronto com outras semelhantes.

10 PROF.FÁBIO KLEINE ALBERS
3.4) EXERCÍCIO : - Calcule o P/L e o P/V da empresa QUETAL, para o ano de 2003, considerando que : 1. A ação ordinária da empresa está cotada a R$ 19,42 2. O lucro por ação da empresa no período foi de R$ 1,52 3. O patrimônio dos acionistas é de R$ ,00 4. O número de ações ordinárias é de 5. O valor patrimonial da ação da Quetal é de R$ 15,00


Carregar ppt "MÓDULO 3 VALOR DE MERCADO DE UMA EMPRESA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google