A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Rafael Ferreira Coelho Ernandes Rodrigo Norberto

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Rafael Ferreira Coelho Ernandes Rodrigo Norberto"— Transcrição da apresentação:

1 Rafael Ferreira Coelho Ernandes Rodrigo Norberto
Escola de Ciência da Informação Compactadores/Descompactadores de Arquivos Falar o nome dos integrantes do grupo e o seu tema Rafael Ferreira Coelho Ernandes Rodrigo Norberto

2 Um pouco sobre os softwares
Os arquivos compactados sempre estiveram presentes na informática E com o surgimento e crescimento da Internet, eles passaram a ter um destaque muito grande. Os mais utilizados são os de formato .zip, mas além deste, temos também os formatos .rar e FLT, entre outros. Existem arquivos de computadores de vários tipos, grandes, pequenos, os que podem ser altamente compactados, pouco comprimidos ou ainda que nem modificam seu tamanho. Mas para a compactação ou descompactação de arquivos ser realizada, é preciso que alguém faça esta tarefa e, é nesta cena que entra os programas compactadores e descompactadores, que criam e gerenciam este tipo de arquivos. Abordaremos logo em seguida como utilizar esses softwares, demonstrando também seus objetivos e como devem ser instalados tais programas.

3 objetivos Diminuição de tempo Formato .doc .bmp entre outros
Diminuição de arquivos corrompidos .Diminuir o tempo gasto no envio/recebimento de um arquivo muito grande (na NET) .Doc e bmp q não caibam em 1 disquete pode ser comprimido diminuindo o seu tamanho e ate dividido em vários disquetes. .diminuindo a quantidade de disquetes gastos podemos diminuir o risco dos arquivos corromperem no transporte deles, já q os disquetes são bastante frágeis

4 Aparecimento tela principal
Instalando Duplo clique Winzip, Winrar Filzip Clique botão direito do mouse em Formatos .doc etc instalado Escolha o diretório Cada software possui um menu distinto, mas o procedimento para instalação é o mesmo: basta seguir as orientações fornecidas e ir confirmando as opções disponíveis. Mostraremos mais a frente como instalar alguns deles através de ilustrações! as opções do software escolhido estarão acessíveis. Confirme as opções Aparecimento tela principal

5 winzip Versão mais recente 9.0
Desenvolvido pela WinZip Computing, Inc. Tempo limite 21 dias Ele é utilizado basicamente para compactar e descompactar todos os tipos de arquivos de computador, facilitando em muito o envio destes pela Internet ou a gravação de dados em unidades de disquete ou CD-ROM. Depois do prazo de 21 dias deve-se pagar uma taxa

6 Interface v. 9.0 Esta é a interface da versão 9.0 onde se encontra as suas ferramentas. Esta versao possui algumas mudanças em relação as versões anteriores. Como é o caso do Suporte Anti-Vírus – O WinZip pode ser configurado para trabalhar com a maioria dos anti-vírus.

7 Instalando Winzip Clique em setup e escolha onde o software vai ser instalado

8 Diretório padrão Esse e o diretorio padrao do winzip se caso quiser muda-lo selecione o Browse... E escolha o novo diretorio e de ok.

9 Interface classic ou wizard
A interface Classic é uma padrão e tem aparência normal como a maioria dos programas para Windows. A interface Wizard é uma espécie de guia para quem não tem grande familiaridade com o programa ou quem gosta de usar ajuda de assistentes.

10 Integração com o Windows
Com a instalação do programa o windows sofrera algumas pequenas alterações q veremos agora. No menu iniciar escolha programas e vc vera o incone do winzip de um duplo clique nele se caso quiser usa-lo.

11 continuação Menu de contexto= clicando com o botao direito do mouse vera as opções com as principais funções do winzip. Barra de tarefas= o incone do winzip e criado do lado do relogio do pc Area de trabalho ou desktop= cria-se um incone tbm aq.

12 Compactando com winzip
Primeiramente localize o arquivo q deseja compactar . No exemplo abaixo queremos compactar o arquivo exemplo.txt

13 continuação Clique com o botao direito do mouse O Winzip abrirá uma janela. Escolha a opção Add to Zip se quiser dar um nome ao arquivo compactado ou add exemplo.zip se caso quiser q ele fique com esse nome msm.escolha a opção I Agree e o arquivo ou arquivos serao compactados em um único arquivo de formato zip.

14 Descompactando arquivos 1ª forma
Duplo clique Arquivo descompactado Create dir... Botão extract Arquivo compactado Em um arquivo compactado com winzip de um duplo clique com o botao esquerdo do mouse depois escolha a opção create dir... Para escolher o diretorio onde vc deseja colocar o arquivo depois de descompactado, Em seguida clique em extract. O arquivo sera descompactado e voltara ao seu tamanho original.

15 2ª forma Clica com o botao direito do mouse em cima do arquivo compactado escolha a opção winzip logo em seguida, “extract to here” para descompactar o arquivo selecionado nesse msm diretorio ou se preferir escolha a opção “extract to...” e selecione onde deseja descompactar o arquivo.

16 Arquivos Self-Extractor
Arquivos executáveis (.exe) Descompactar sem o winzip O recurso Self-extractor cria um arquivo executável (.exe) que ao ser clicado duas vezes, mostra uma tela que pedirá ao usuário o local onde ele quer descompactar o arquivo, mesmo que ele não tenha o Winzip (ou um programa alternativo) instalado.

17 Como criar clicar com o botão direito do mouse sobre o arquivo já compactado (ou seja, já em formato .zip) e escolher a opção Create Self-Extractor (.EXE) .

18 Ferramentas Adicionar novos arquivos em uma compactação
Criação de um novo arquivo compactado New=deve-se dar o nome ao arquivo a ser criado e onde vai salva-lo Abre arquivos com extensão zip Extrai arquivos

19 continuação Lista arquivos zip em pastas mais utilizadas
Criação de atalhos Visualização de arquivos de uma compactação Wizard= quando vc faz a escolha de modo classic ou wizard na instalação, se vc escolher wizard ele automaticamente já fica em modo assistente não precisando aciona-lo na tela de ferramentas Winzip em modo assistente

20 winrar Versão 3.42 português Produzido por RARLAB
Recupera arquivos danificados Tempo limite 40 dias sua limitação é de 40 dias e após este período é preciso adquirir uma licença paga, existe ainda um plano para quem deseja adquirir mais de uma licença.Uma curiosidade desse software e q ele pode recuperar arquivos danificados através do comando de uma de suas ferramentas.

21 Instalação Winrar Clique duas vezes no arquivo .exe do winrar e abrirá essa tela permitindo vc instala-lo, escolha o diretorio q vc quiser, o ideal e deixar o padrao.

22 ferramentas Adicionar=adiciona um novo arquivo a compactação
Extrair para=extrair arquivos Testar=testa arquivos comprimidos para ver se há algum erro Visualizar=visualiza o conteúdo do arquivo Excluir=exclui o arquivo selecionado para a lixeira Localizar=busca arquivos dentro de algum diretório Assistente= aq vc pode escolher, descomprimir um arquivo, criar um novo arquivo, e adicionar um novo arquivo em um já existente. Informações=exibe informações gerais sobre o arquivo Recuperar= recupera arquivos danificados Botao1=exibe todas unidades disponíveis A:/ C:/ D:/ etc... Botao2=adiciona senha aos arquivos compactados íncone Ferramentas: Antivírus=Permite acessar diretamente o antivírus instalado em sua máquina, o qual verificará os arquivos atuais. SFX=aq vc cria arquivos auto-extraíveis da msm forma q winzip de formato .exe

23 Winzip vs winrar Observe que, quando se faz uma comparação entre WinZip e WinRAR com arquivos ZIPs, o segundo oferece uma maior taxa de compressão aliada a uma maior rapidez e ao comparar os dois formatos o RAR perde no tempo, que é de quase 5 vezes mais que o ZIP,mas ganha na compressão que visivelmente o arquivos fica bem menor.

24 Filzip Produzido pela Infowester Funciona em todas versões do Windows
Software gratuito Uma terceira opção para quem deseja um compactador tendo a vantagem de ser gratuito.

25 ferramentas File= aq vc envia por arquivos,cria, abre, apaga-os, etc Edit=onde estao as fuções de seleção de arquivos Actions= o menu mais importante, use-o para extrair, testar, visualizar, por senha, criar executáveis, compactar. Options= serve para acessar a opção preferences personalizando o programa da maneira q vc achar melhor. Extras= repara arquivos em formato zip. Help=contem informações adicionais sobre o programa Obs: Há ainda alguns botões abaixo destes menus. Basta passar o mouse por cima deles que uma descrição da função de cada um aparecerá.Não vamos entrar em detalhes sobre eles.

26 Conclusão Os três citados são os mais utilizados. Em geral, isso ocorre pela simplicidade no manuseio, rapidez e pela facilidade de serem encontrados.

27 Reflexão “Para algumas pessoas não há vitórias, somente várias maneiras de perder.” David Niven, ph.D. Isso e para as pessoas q não sabe informática e acham q nunca vão conseguir aprender, porque na verdade ninguém nasce sabendo, tudo depende do seu esforço para conseguir. David Niven = Psicólogo e cientista social.

28 Contatos/sites incognitorafa@hotmail.com ernandes_rodrigo@yahoo.com.br
Contate-nos caso tenham dúvidas e para baixar os programas, e só acessar estes sites aq.


Carregar ppt "Rafael Ferreira Coelho Ernandes Rodrigo Norberto"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google