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Modelos e Sistemas de Reputação

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Apresentação em tema: "Modelos e Sistemas de Reputação"— Transcrição da apresentação:

1 Modelos e Sistemas de Reputação
Viviane Torres da Silva

2 Modelos e Sistemas de Reputação
O que são? Modelos centralizados x descentralizados x híbridos Regret FIRE Report

3 Motivação Sistemas multi-agentes aberto
São sociedades de agentes heterogêneos e desenvolvidos por diferentes desenvolvedores que podem interagir para alcançar objetivos comuns ou diferentes Agentes necessitam saber quais são os agentes nos quais podem confiar Agente A deseja um serviço que C sabe executar A nunca interagiu com C A não sabe se C é confiável ou não Como saber se um agente é confiável ou não?

4 Sistemas de Reputação Agentes avaliam o comportamento de outros agentes Mau comportamento → má reputação Bom comportamento → boa reputação Sistemas de reputação clássicos eBay e Amazon Recebem informação sobre a satisfação com as interações, i.e., recebem as reputações dos agentes São pessoas que enviam estas informações ISMA

5 Sistemas de Reputação Objetivo: avaliar o comportamento dos agente e proporcionar as reputações dos agentes Modelo de Reputação Centralizado Modelo de Reputação Descentralizado

6 Modelo de Reputação Centralizado
Exemplo: eBay e Amazon B’s reputation = ** A’s reputation = *** A B Reputation System C A’s reputation ? ***

7 Modelo de Reputação Centralizado
Vantagens: A reputação é sempre conhecida A reputação está sempre atualizada pois é calcula através da informação que os agentes enviam Desvantagens: Os agentes não são capazes de armazenar as reputações dos agentes com os quais interagiram Não existe nenhum mecanismo para verificar se a informação fornecida é verdadeira ou falsa Oferecem uma única reputação global, não consideram contextos diferentes

8 Modelo de Reputação Simples e Descentralizado
B’s reputation A’s reputation = 0,7 A B C A’s reputation ?

9 Modelo de Reputação Simples e Descentralizado
Vantagens: Os agentes, que podem estar executando em um sistema multi-agentes de larga escapa e distribuído, não necessitam se comunicar com um mecanismo centralizado Cada agente é capaz de armazenar a reputação dos outros agente desde seu ponto de vista Desvantagens: É necessário interagir com o agente primeiro para depois conhecer sua reputação A reputação que um agente conhece de outro agente pode não estar atualizada se faz tempo que os agentes não interagem

10 Modelo de Reputação Baseado em Testemunhos
X B’s reputation A’s reputation = 0,7 A B C A’s reputation ? 0,7

11 Modelo de Reputação Baseado em Testemunhos
Vantagens: Possibilidade de conhecer a reputação de um agente antes de interagir com ele Desvantagens: Em sistemas com muitos agentes, um agente pode demorar muito a encontrar agentes que já interagiram com o agente desejado As reputações dos agentes são baseadas no ponto de vista do agente que está fazendo a avaliação Pode ser difícil interagir muito com um agente para poder fornecer uma reputação consistente Se um agente não conhece o agente que está enviando a reputação, como confiar na reputação recebida?

12 Modelo de Reputação Baseado em Reputações Certificadas
A’s reputation in D’s point of view D D’s reputation in A’s point of view 0,9 A’s reputation in B’s point of view B’s reputation in A’s point of view 0,7 A B C A’s reputation ? 0,9

13 Modelo de Reputação Baseado em Reputações Certificadas
Vantagens: Não é necessário buscar agentes que já tenham interagido com o agente desejado Desvantagens: A reputação do agente pode estar superestimada As reputações certificadas são influenciadas pelo ponto de vista do agente que as calculou

14 Modelo de Reputação Híbrido
B’s reputation A’s reputation A B Sistema Centralizado B’s reputation = * A’s reputation = *** *** C A’s reputation ? **

15 Modelo de Reputação Híbrido
Os agentes não são capazes de armazenar as reputações dos agentes com os quais interagiram Não existe nenhum mecanismo para verificar se a informação fornecida é verdadeira ou falsa Oferecem uma única reputação global, não consideram contextos diferentes É necessário interagir com o agente primeiro para depois conhecer sua reputação A reputação que um agente conhece de outro agente pode não estar atualizada se os agentes interagiram a muito tempo Em sistemas com muitos agentes pode custar muito encontrar agentes que já interagiram com o agente desejado As reputações dos agentes são baseadas no ponto de vista do avaliador Pode ser difícil interagir muito com um agente para poder fornecer uma reputação relevante Se um agente não conhece o agente que está enviando a reputação, como confiar na reputação recebida? A reputação de agente pode estar superestimada As reputações certificadas são influenciadas pelo ponto de vista do agente que as calculou Centralizado Simples Desvantagens de outros modelos Testemunhos Certificada

16 Referências Fire: T. Huynh, N. Jennings, and N. Shadbolt. Fire: An integrated trust and reputation model for open multi-agent systems. In Proceedings of the 16th European Conference on Artificial Intelligence (ECAI), pages 18–22, 2004. Regret: J. Sabater and C. Sierra. Reputation and social network analysis in multi-agent systems. In Proceedings of First International Conference on Autonomous Agents and Multiagent Systems (AAMAS), pages 475–482, 2002. Report: Guedes, J.; Silva, V.; Lucena, C. “A Reputation Model Based on Testimonies” In: Kolp, M.; Garcia, A.; Ghoze, C.; Bresciani, P.; Henderson-Sellers, B.; Mouratidis, A. (Eds.), Agent Oriented Information Systems IV: Proc. of the 8th International Bi-Conference Workshop 2006 post-proceedings), LNCS 4898, Springer-Verlag, pp , 2008. Híbrido: Silva, V; Hermoso, R.; Centeno, R. “A Hybrid Reputation Model Based on the Use of Organization”, 2007 post-proceedings, LNAI 5428, Springer-Verlag, pp , 2009.


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