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Computação Gráfica I Conteúdo: Professor: - Cores

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Apresentação em tema: "Computação Gráfica I Conteúdo: Professor: - Cores"— Transcrição da apresentação:

1 Computação Gráfica I Conteúdo: Professor: - Cores
Anselmo Montenegro Computação Gráfica I Conteúdo: - Cores

2 Cores: intuição Luz + Sistema Visual

3 Natureza dual da luz v l = v / f c = l f Cores: noção física de cor
ONDA PARTÍCULA v l = v / f c = l f c = Velocidade da Luz @ 3.0x108 m/s

4 Cores: cor como onda eletro-magnética
102 104 106 108 1010 1012 1014 1016 1018 1020 rádioAM FM,TV Micro-Ondas Infra-Vermelho Ultra-Violeta RaiosX f (Hertz) l (m) 106 104 102 10 10-2 10-4 10-6 10-8 10-10 10-12 VISÍVEL vermelho (4.3 1014 Hz), laranja, amarelo,..., verde, azul, violeta (7.51014 Hz)

5 Cores: cor como onda eletro-magnética
Newton vermelho alaranjado amarelo verde azul violeta luz branca prisma Cor l Violeta nm Azul nm Verde nm Amarelo nm Laranja nm Vermelho nm luz branca (acromática) tem todos os comprimentos de onda 1 nm = 10-9 m

6 Cores: distribuição espectral da luz
100 luz branca 50 luz colorida 400 500 600 700 l (nm)

7 Cores: processo de formação
As cores que percebemos surgem da iteração entre fontes de luz e diversos tipos de materiais encontrados no mundo físico. Tipos de processos de formação: Aditivo. Subtrativo. Por pigmentação.

8 Cores: processo de formação aditivo
Ea+b(l) = Ea (l)+Eb(l) Ea Ea+b a l a+b Eb b l l O olho não vê componentes!

9 Cores: processo de formação subtrativo
filtros l Ei l t l Ef transparência Luz branca Filtro verde Luz verde Ef(l) = t(l) . Ei (l) corantes azul amarelo

10 Cores: processo de formação por pigmentação
A sucessão de reflexão e refração determinam a natureza da luz refletida índices de refração distinto do material base tons mais claros (tints) tinta branca tinta colorida (saturada) Cinzas (greys) tons tons mais escuros (shade) PALHETA DO PINTOR tinta preta

11 Cores: modelo matemático
Cor branca ideal Cor com comprimento de onda dominante Cor arbitrária Cor mocromática, pura ou espectral l (nm)

12 Cores: espaço de cores E
Espaço de funções correspondentes às distribuições espectrais. Possui dimensão infinita. Para manipulá-lo computacionalmente é necessário representá-lo. l (nm) E

13 Cores: representação C() ... l (nm) E l (nm) E C(n) 0 1 n
Amostragem pontual 0 1 n ... C(1) C(n)

14 Depende de dois fatores:
Cores: reconstrução Depende de dois fatores: Número de amostras utilizadas. Método de interpolação. E C(0) C(1) C(n) l (nm) 0 1 ... n

15 Cores: sistemas receptores
Amostram cores. Possuem um conjunto de sensores. Cada sensor é caracterizado por uma resposta espectral Si(). C() 0

16 Cores: sistemas emissores
Reconstroem cores. Possuem um conjunto de emissores Pk, k=1...n. Cada emissor está associado a uma cor primária com distribuição espectral Pk(). O conjunto de cores que podem ser recontruídas por um sistema emissor é denominado gamute P1() P2() P3() Cr()

17 Cores: o problema de representação e reconstrução de cores
Questões fundamentais: O que é uma “boa” reconstrução de cores? Quantas cores devem ser usadas como base da representação? Que cores (primárias) devem compor esta base?

18 Cores: uma solução par o problema de representação-reconstrução
Boa = perceptualmente adequada (reconstrução metamérica) Número de cores = 3 Cores: vermelho, verde e azul Inspiração: sistema visual humano

19 Cores: representação no sistema visual humano
bastonetes retina cones vermelho verde azul

20 fração de luz absorvida
Cores: representação no sistema visual humano Olho humano: Cones (RGB) e Bastonetes (cegos para cor) .02 .04 .06 .08 .10 .12 .14 .16 .18 .20 400 440 480 520 560 600 640 680 l fração de luz absorvida por cada cone comprimento de onda (nm) B(l) G(l) R(l)

21 Cores: representação no espaço tricromático
O sistema visual humano representa as cores do espaço espectral E em um espaço tricromático. Isto significa que três amostras(nas faixas correspondentes ao vermelho, verde e azul) é suficiente para os propósitos de reconstrução perceptual.

22 Cores: funções de reconstrução de cor no sistema CIE-RGB
- 0.2 0.2 0.4 400 500 600 700 438 nm 546 nm l (nm) Valores dos tri-esimulos R(l ) G(l ) B(l ) C(l ) = r R(l) + g G(l) + b B(l)

23 Cores: como obter as funções de reconstrução de cor
rR(l) gG(l) R = 700 nm G = 546 nm B = nm bB(l) Cor Monocromática C(l) C(l ) = rR(l) + gG(l) + bB(l)

24 Cores: interpretando as componentes negativas
gG(l) R = 700 nm G = 546 nm B = nm bB(l) rR(l) Cor Monocromática C(l) C(l ) + rR(l) = gG(l) + bB(l) C(l ) = r’R(l) + gG(l) + bB(l) , onde r’R(l) = - rR(l)

25 Cores: geometria dos espaços de cor tricromáticos
C’()=tC() l (nm) E C() E C() l (nm)

26 Cores: geometria dos espaços de cor tricromáticos
croma c’ = tc c Variação de luminância tc = tR(C()) = tR(C()) = R(tC()) = R(C’())=c’ Cada reta passando pela origem(menos a própria origem) define uma informação de cromaticidade (croma)

27 Cores: Triângulo de Maxwell
(0,1,0) :c1+c2+c3 (1,0,0) (0,0,1)

28 Cores: coordenadas de cromaticidade

29 Cores: sólidos de cor e diagramas de cromaticidade
É um cone. É convexo. Cores espectrais (puras) estão na fronteira. Plano X+Y+Z=1 Diagrama de cromaticidade (projeção do sólido de cor sobre o Triângulo de Maxwell

30 Sólido de cor + uma base = Sistema de cor.
Cores: sistemas de cor Sólido de cor + uma base = Sistema de cor. P2 c = c1 P1(l) + c2 P2(l) + c3 P3(l) c P1 P3

31 Cores: sistemas de cor padrão
Sistemas propostos para especificação de cor padronizada. Independentes de dispositivos físicos. Sistemas propostos pela CIE ( Comission Internationale de l´Eclairage) Sistema CIE-RGB. Sistema CIE-XYZ.

32 Cores: sistemas CIE-RGB
Primeiro sistema padrão proposto. Utiliza uma representação de cor no espaço tricromático Base de primárias do sistema: R() vermelho com comprimento de onda de 700 nm G() verde com comprimento de onda de 546 nm B() azul com comprimento de onda de nm

33 Cores: funções de reconstrução de cor no sistema CIE-RGB
- 0.2 0.2 0.4 400 500 600 700 438 nm 546 nm Valores dos tri-esimulos r(l ) g(l ) b(l ) C(l ) = R r(l) + G g(l) + B b(l) Cores espectrais 520 nm 500 nm 546,1 nm 1.0 700 nm l (nm) 1.0 1.0 Reta púrpura

34 Cores: limitações do sistema CIE-RGB
Y Z X 1.0 700 nm 546,1 nm 520 nm 500 nm

35 Cores: sistema CIE-XYZ
Sistema proposto capaz de reconstruir todas as cores visíveis. A base de primárias {X,Y,Z} é formada por cores não visíveis. Estão fora do sólido de cor. Deste modo todas as cores visíveis possuem coordenadas positivas.

36 Cores: sistema CIE-XYZ

37 Cores: sistema CIE-XYZ

38 Cores: sistema CIE-XYZ
520 480 490 500 510 540 560 Purpura 580 600 700 400 Azul Cian Verde Amarelo Vermelho x y 0.1 0.2 0.3 0.4 0.5 0.6 0.7 0.8 0.9 1.0 Branco

39 Cores: funções de reconstrução de cor no sistema CIE-XYZ
C(l ) = X(l) X + Y(l) Y + Z(l) Z 0.2 0.4 0.6 0.8 1.0 1.2 1.4 1.6 1.8 2.0 Z(l) Cores Básicas do CIE 1931 X(l) Y(l) Valor X(l) l (nm) 400 500 600 700

40 Cores: sistema CIE-XYZ
0.2 0.4 0.6 0.8 1.0 Branco C2 C1 cores saturadas a b y x 0.2 0.4 0.6 0.8 1.0 Branco C’ C a a + b C’ é complementar a C Û a C’ + b C = Branco saturação de C1 =

41 Cores: comparação entre os sistemas CIE-RGB e CIE-XYZ

42 Cores: conversão entre os sistemas CIE-RGB e CIE-XYZ
É feita através de mudanças de coordenadas (determinada por uma mudança de base). A mudança entre as bases é determinada por uma transformação linear.

43 Cores: sistemas de cor da Computação Gráfica
Sistemas dos Dispositivos. Sistemas Computacionais. Sistemas de Interface.

44 Cores: sistemas dos monitores
Processo Aditivo pixel

45 Cores: sistemas dos monitores - mRGB
processo aditivo verde Y 1.0 amarelo W C ciano branco K vermelho preto 1.0 R 1.0 azul Normalmente temos 1 byte para cada componente mapeando[0, 255] em [0,1] M magenta B B

46 Cores: sistemas as impressoras -CMY(K)
processo subtrativo luz branca luz ciano (0,1,1) tinta ciano (0,1,1) papel branco (1,1,1) componente vermelha é absorvida

47 Cores: gamute no diagrama de cromaticidade dos dispositivos
y 0.1 0.2 0.3 0.4 0.6 0.5 0.7 0.8 0.9 1.0 C2 gamute de um monitor C1 W gamute de uma impressora 0.1 0.2 0.3 0.4 0.5 0.6 0.7 0.8 0.9 1.0 x

48 Cores: sistemas de interface
Permitem uma especificação intuitiva de cores. São baseados em uma decomposição crominância-luminância. Utilizam o seguinte esquema: Escolha da crominância. Escolha da luminância(brilho).

49 Cores: sistemas de interface
Escolha da crominância: Escolha de um ponto no espaço de croma (bidimensional). Primeiro o usuário escolhe a matiz (a cor pura). Depois o usuário escolhe a saturação (nível de mistura da cor pura com o branco).

50 Cores: sistema HSV Sistema criado para a especificação de cores em monitores. Introduz um sistema de coordenadas segundo o esquema luminância-crominância no sistema mRGB. Descreve uma cor através de 3 parâmetros: Hue(matiz) Saturation(saturação) Value(valor), uma mediada de brilho igual a max{r,g,b}.

51 Cores: sistema HSV


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