A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Logística Internacional I Pedro Calisto Luppi Monteiro

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Logística Internacional I Pedro Calisto Luppi Monteiro"— Transcrição da apresentação:

1 Logística Internacional I Pedro Calisto Luppi Monteiro
Faculdades Atlântico Sul Pedro Calisto Luppi Monteiro Logística Empresarial

2 LOCALIZAÇÃO DE INSTALAÇÕES E SISTEMA DE ARMAZENAGEM.
Logística Empresarial

3 SISTEMAS DE ARMAZENAGEM
Logística Empresarial

4 A armazenagem é uma operação que não acrescenta valor ao produto final, mas aumenta-lhe o custo. Nenhum cliente está interessado em pagar mais por um produto só porque ele foi armazenado durante muito tempo ou esteve num armazém automático. Se esta atividade aumenta o custo sem acrescentar valor, porque não se elimina? Existem diferentes razões que justificam a armazenagem. Analisemos cada uma delas: Logística Empresarial

5 1. Os armazéns funcionam como elemento regulador do sistema logístico
1. Os armazéns funcionam como elemento regulador do sistema logístico. O armazém funciona como um buffer entre o fornecedor e o cliente, seja ele externo ou interno. Se as capacidades ou ritmos de funcionamento forem diferentes ou estivermos perante um produto de consumo sazonal, os armazéns são fundamentais na regularização do fluxo de materiais, mantendo um determinado nível de serviço. 2. Os armazéns permitem a combinação de um conjunto de produtos num produto final. Se, por exemplo, um cliente pretender 10 caixas de bolachas Maria e 5 caixas de papa para crianças, um armazém que tenha ambos os produtos pode preparar uma embalagem com as quantidades de bolachas e papas que o cliente pretende. Neste caso, o serviço prestado ao cliente evita a sua deslocação a diferentes locais de venda para adquirir cada um dos produtos. Logística Empresarial

6 3. Os armazéns funcionam como ponto de consolidação que puxa os produtos dos fornecedores (fábricas, no caso de produto acabado) para um determinado local e seguidamente encaminha-os para o cliente final. 4. Os armazéns são o elemento fundamental da rede de distribuição. Uma rede com um conjunto de armazéns permite puxar os produtos da fábrica e levá-los, ao longo da malha da rede espalhada por uma determinada área geográfica, aos clientes finais. Logística Empresarial

7 5. Os armazéns permitem gerir o nível de serviço praticado
5. Os armazéns permitem gerir o nível de serviço praticado. Uma das principais razões para a existência de armazéns consiste na possibilidade de manter estoque que permita garantir um determinado nível de serviço, especialmente em termos de prazo de entrega. Logística Empresarial

8 Ao nível estratégico, é necessário responder a questões como:
As decisões na área da armazenagem são de dois níveis: estratégico e operacional. Ao nível estratégico, é necessário responder a questões como: 1. Número de armazéns na rede? 2. Localização dos armazéns? 3. Relacionar os armazéns da rede às fábricas existentes? 4. Relacionar os diferentes mercados aos armazéns existentes? Logística Empresarial

9 1. Layout do armazém e soluções de armazenagem; e
Ao nível operacional, os técnicos de logística deverão preocupar-se com: 1. Layout do armazém e soluções de armazenagem; e 2. Tipo de equipamento de movimentação a utilizar. Logística Empresarial

10 ORGANIZAÇÃO DE ARMAZÉNS
DESCRIÇÃO FÍSICA E ORGANIZAÇÃO DE ARMAZÉNS Logística Empresarial

11 1. Tipo e quantidades de material a armazenar
Existem diferentes soluções de armazenagem que permitem resolver determinados problemas e facilitar algumas das operações. Não existe nenhuma forma ou receita mágica para selecionar o melhor sistema de armazenagem. Existem diferentes fatores que condicionam a seleção de um sistema de armazenagem. 1. Tipo e quantidades de material a armazenar 2. Custo da solução de armazenagem 3. Tipo de sistema de produção que alimenta o armazém Logística Empresarial

12 As características físicas dos produtos influenciam de forma significativa a escolha dos sistemas de armazenagem e dos métodos de movimentação. Por exemplo, os gases devem ser movimentados em reservatórios adequados, resistentes à pressão. Outros produtos obrigam a instalações com condições de ambiente especiais: regulação de temperatura, umidade, luminosidade, etc. É necessário considerar também a quantidade de material movimentado de cada vez e a freqüência de movimentação. Logística Empresarial

13 Um sistema de armazenagem permite uma diminuição da mão-de-obra direta e do número de produtos danificados e extraviados. Por outro lado, os custos indiretos ligados à gestão do sistema também serão reduzidos devido à menor burocracia e à melhor organização. De qualquer forma, uma das maiores vantagens dos sistemas de armazenagem é a utilização racional do espaço, conseguindo-se, muitas vezes, redução substancial do espaço ocupado. Logística Empresarial

14 Produtos a granel, grandes peças unitárias, pequenos volumes, etc
Produtos a granel, grandes peças unitárias, pequenos volumes, etc., necessitam de tratamento e técnicas de movimentação diferentes. Para este tipo de produção utilizam-se equipamentos especializados pouco flexíveis. Para a produção em lotes são necessários equipamentos de movimentação que manipulem cargas unitárias. As soluções de armazenagem para este tipo de produção exigem, normalmente, mais espaço que as anteriores. Logística Empresarial

15 Outro fator importante diz respeito à estrutura e características do edifício destinado ao armazém. Na maior parte dos casos, não é possível construir um armazém de novo, tornando-se necessário aproveitar o existente. Essas limitações poderão levar a adaptações nos equipamentos de movimentação ou nas próprias estruturas de armazenagem. Logística Empresarial

16 Carga unitária Um fator extremamente importante na armazenagem é o volume ou carga a movimentar e a armazenar. Um determinado volume a armazenar terá de ser levantado e depositado no solo diversas vezes, o que leva a refletir sobre a dimensão, peso e formato do volume. Logística Empresarial

17 O conceito de carga unitária surge como resposta a estas preocupações: uma carga constituída por embalagens arranjadas ou acondicionadas de modo que possibilite o seu manuseamento, transporte e armazenagem através de meios mecânicos e como uma unidade. A introdução deste conceito nos sistemas de movimentação e armazenagem de materiais permite otimizar a utilização dos equipamentos de movimentação, transformando a empilhadeira de garfos no principal meio de movimentação. Logística Empresarial

18 Existem diferentes dispositivos que permitem a formação da carga unitária, sendo o palete o mais amplamente utilizado. Um palete consiste num “estrado horizontal, com uma altura mínima compatível com a movimentação por meio de equipamento mecânico apropriado, utilizado como suporte para o agrupamento, armazenagem, movimentação e transporte de mercadorias”. As dimensões dos paletes variam de acordo com as necessidades de cada empresa ou país. Na Europa, convencionou-se uma medida básica de mm com a qual se combinam outras (800 mm, mm, mm e mm), conforme a área de cada material (europaletes). Logística Empresarial

19 1. Paletes de duas ou quatro entradas 2. Paletes de uma ou duas faces
Existem diferentes tipos de paletes, dos quais se destacam dois grupos: 1. Paletes de duas ou quatro entradas 2. Paletes de uma ou duas faces Logística Empresarial

20 Logística Empresarial

21 Além da seleção do tipo de palete, é necessário definir a forma de acondicionamento da mercadoria. Existem diferentes formas de preparar uma carga unitária a partir de caixas, latas ou outro tipo de embalagem. Os paletes não se aplicam a todos os tipos de materiais. Os produtos a granel, como parafusos, molas, porcas, etc., são movimentados em embalagens especiais. Logística Empresarial

22 Por exemplo: como iríamos armazenar pára-brisas de automóveis?
Os sobressalentes de automóveis, com as suas variadas formas e dimensões, exigem também embalagens especiais de movimentação e transporte. Peças de grande comprimento (barras, tubos e perfis) exigem também soluções próprias. Devido à diversidade de produtos existentes, torna-se extremamente importante que os técnicos de logística encontrem, com a sua criatividade, soluções especiais de movimentação e armazenagem para produtos de dimensões, formatos e características não-standard. Por exemplo: como iríamos armazenar pára-brisas de automóveis? Logística Empresarial

23 Atualmente, as paletes são utilizadas nas diferentes fases da cadeia logística, desde a produção até à armazenagem e distribuição. Existem três métodos diferentes para determinar o número de paletes a utilizar num sistema de armazenagem: 1. 60 a 80% da área total de armazenagem x Nº de níveis de paletes . Área da face do palete Logística Empresarial

24 2. Peso total do material a armazenar .
Peso de cada carga unitária para paletes + 10% p/ paletes vazias 3. Nº máximo de unidades a armazenar Nº de unidades por palete Logística Empresarial

25 4. Necessidade de manutenção; 5. Material empregue na construção
Apresenta-se, seguidamente, uma lista de fatores que devem ser considerados na concepção de um palete: 1. Peso; 2. Resistência; 3. Dimensão; 4. Necessidade de manutenção; 5. Material empregue na construção 6. Umidade (para as paletes de madeira); 7. Dimensão das entradas para os garfos dos empilhadeiras; Logística Empresarial

26 12. Capacidade de empilhamento; 13. Possibilidade de manipulação.
8. Custo; 9. Tipo de construção; 10. Capacidade de carga; 11. Tipo de carga; 12. Capacidade de empilhamento; 13. Possibilidade de manipulação. Logística Empresarial


Carregar ppt "Logística Internacional I Pedro Calisto Luppi Monteiro"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google