A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O ouvido humano O ouvido consiste em 3 partes básicas - o ouvido externo, o ouvido médio, e o ouvido interno. Cada parte serve para uma função específica.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O ouvido humano O ouvido consiste em 3 partes básicas - o ouvido externo, o ouvido médio, e o ouvido interno. Cada parte serve para uma função específica."— Transcrição da apresentação:

1 O ouvido humano O ouvido consiste em 3 partes básicas - o ouvido externo, o ouvido médio, e o ouvido interno. Cada parte serve para uma função específica para interpretar o som. O ouvido externo serve para coletar o som e o levar por um canal ao ouvido médio. O ouvido médio serve para transformar a energia de uma onda sonora em vibrações internas da estrutura óssea da ouvido médio e finalmente transformar estas vibrações em uma onda de compressão ao ouvido interno. O ouvido interno serve para transformar a energia da onda de compressão dentro de um fluido em impulsos nervosos que podem ser transmitidos ao cérebro. Ouvir é um fenômeno fisiológico; escutar é um ato psicológico O Estribo é o menor osso do corpo, medindo 0,25 cm e se encontra no ouvido. Esquema do ouvido

2 O Ouvido humano normal pode distinguir entre cerca de 400
O Ouvido humano normal pode distinguir entre cerca de sons diferentes. Talvez você se recorde de estar escutando o som de um mosquito numa tarde silenciosa de verão, até que um jato aparece voando no céu. Aqui estão dois sons diferentes tanto em intensidade como em características, que o seu sentido da audição pode ajudá-lo a reconhecer e rotular. Quando um telefone toca, ele produz uma série de distúrbios no ar ao redor e estes distúrbios, ou ondas sonoras, viajam para longe da fonte que as produziu. Nosso mecanismo da Audição transforma e transmite estas ondas sonoras como uma mensagem para o nosso cérebro. Nosso cérebro então interpreta esta mensagem.

3 O ouvido animal Em muitos animais, as orelhas apresentam músculos que as seguram ao crânio capazes de executar movimentos semicirculares, ampliando a área de alcance das orelhas A orelha, estrutura presente em muitos mamíferos, opera, de maneira geral, na localização da fonte de emissão sons, o que facilita tanto a caça quanto a fuga. Morcegos possuem orelhas excepcionalmente grandes que refletem sobre qualquer superfície e são interpretadas pelo cérebro como uma imagem, e assim permitem a localização espacial do animal no escuro. Medidas a Tomar: Para pequenos animais, limpar o pavilhão externo, com algodão ou cotonete, embebecido em álcool, uma vez por semana. Caso haja pus ou infecção, levar ao veterinário. Prevenção: Examinar os ouvidos freqüentemente. Para animais pequenos, limpar uma vez por semana. Para animais grandes, não limpar. Não permitir a entrada de água no ouvido, qualquer que seja o animal, pequeno ou grande.

4 Órgãos auditivos de espécies não mamíferas
As aranhas possuem pelos nas patas que são responsáveis pela detecção do som. Os ouvidos dos répteis apresentam apenas um osso, a columela, que é considerado homólogo ao estribo dos mamíferos. Seis animais capazes de ser ouvidos ao longe Os animais enviam mensagens por motivos muito específicos, por exemplo sinalizar perigo ou em rituais de acasalamento. Alguns desses chamados, como os que descrevemos abaixo, são tão ruidosos que podem viajar pela água ou ecoar entre as árvores a distância de cinco quilômetros, para chegar aos destinatários. 1 – Macaco Uivador (Bigorna ou Guariba) 2 – Elefante 3 – Rã-touro Americana 4 – Hiena 5 – Leão Africano 6 – Baleia Azul

5 Doenças do ouvido Se você fica exposto a altos níveis de decibéis por períodos de tempo prolongados, pode desenvolver uma doença auricular grave Surdez e perda de audição Há duas categorias de perda auditiva: condutora, que envolve anomalias na transmissão do som nos ouvidos médio e externo e neurossensorial, envolvendo o ouvido interno. Geralmente a perda condutora pode ser corrigida. Já a neurossensorial é muito mais difícil de tratar. Dor de ouvido Quando você tem uma dor no ouvido, ela distrai todos os pensamentos e absorve toda sua atenção. Tudo o que você quer é que ela acabe. Um problema simples no ouvido pode resultar em perda de audição ou surdez É importante cuidar dos ouvidos para prevenir que problemas graves aconteçam. As viagens aéreas são uma causa comum de dores no ouvido

6 Labirintite Ocorre através da inflamação dos líquidos do labirinto. Os sintomas mais comuns são tontura, náusea, perda auditiva (parcial ou total) e sensação de desmaio. Pode ser causada por um vírus, infecção por bactéria ou reação a um determinado medicamento. Zumbido Todo mundo fica com um pouco de zumbido nos ouvidos de vez em quando, mas quando acontece continuamente isso pode incomodar você. Se o zumbido nos ouvidos não parece ter uma causa óbvia e dura mais do que um dia, marque uma consulta com o médico. Otite Pode ocorrer no ouvido médio ou externo e pode ser aguda ou crônica. A otite externa é mais comumente causada por bactérias ou fungos. Ocorre uma dor intensa e diminuição da audição. Em alguns casos, podem aparecer secreção e coceira.  A otite média é a segunda doença mais comum da infância, após as infecções de vias aéreas superiores. A otite média é uma infecção por bactérias ou vírus, que provoca inflamação ou obstruções e que se não for tratada pode levar à perda total da audição.

7 Decibéis Aparelhos de músicas que normalmente são usados com fone de ouvido também atingem um alto índice de decibéis, quem gosta de escutar música alta no fone de ouvido vai estar gerando 120 decibéis para seu ouvido que não agüenta tudo isso. Milhares de jovens têm uma mania muito parecida que é aumentar o volume da música que ouve diariamente, essa mania pode prejudicar um pouco a audição desses jovens que aumentam esse volume ao máximo, e se nenhum jovem acabar com essa mania perigosa vai correr um grande risco de ficar surdo.

8 Mas não é só aquele fone de ouvido com uma música alta que ultrapassa o limite de som que nossos ouvidos agüentam, trânsito intenso numa cidade grande com vários veículos buzinando, trabalhadores usando aquelas britadeiras ensurdecedora, trens também fazem bastante barulho no momento em que estão numa velocidade alta. O limite que nosso ouvido agüenta é de 110 decibéis, depois dessa altura pode até ocorrer alguns problemas graves com seu ouvido que começa a ficar mais sensível com o tempo. Ao virar uma folha de revista vai gerar 70 decibéis, uma britadeira gera 120 decibéis que já é um perigo para nossos ouvidos, e o barulho de uma avenida varia de 85 a 95 decibéis de altura.

9 Aparelho auditivo para surdos
Já é possível surdos ouvirem. Estudos comprovam isso e um designer alemão resolveu transformar a idéia em conceito, criando a Música Para Surdos — um colar que transmite o som por vibrações. O aparelho funciona por meio de uma membrana que reage a impulsos elétricos e reverbera na pele, criando o som dentro do corpo. Com formato de ferradura, o gadget vai do som mais grave na nuca ao mais agudo nas extremidades. Nas pontas também ficam os botões do colar sonoro. Por lá é possível mudar as faixas e regular o volume do som – no caso, a intensidade vibratória. O gadget ainda capta sinais de rádio e tem entrada para MP3 player.

10 Curiosidades - O máximo de decibéis que o ouvido humano agüenta é 110 db. - Funções do ouvido: audição e equilíbrio. Ele detecta um indivíduo no ambiente. - Os menores ossos do corpo humano se encontram no ouvido, são eles: martelo, bigorna e estribo. - Partes da orelha externa:


Carregar ppt "O ouvido humano O ouvido consiste em 3 partes básicas - o ouvido externo, o ouvido médio, e o ouvido interno. Cada parte serve para uma função específica."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google