A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ENTREVISTA COM OS PAIS Primeira Parte da Análise Projetiva de Uma Criança Prof.ª: Camila Alves Martins.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ENTREVISTA COM OS PAIS Primeira Parte da Análise Projetiva de Uma Criança Prof.ª: Camila Alves Martins."— Transcrição da apresentação:

1 ENTREVISTA COM OS PAIS Primeira Parte da Análise Projetiva de Uma Criança Prof.ª: Camila Alves Martins

2 Acolhida Saber informações básicas da criança e dos pais antes do primeiro contato: nome, idade,etc Buscar os pais da criança na sala de espera Observe a postura geral do casal e tente levantar impressões sobre ele Cumprimentá-los conforme a receptividade percebida, mantendo uma certa formalidade Atentar-se para a importância da participação do pai na entrevista Não esquecer de marcar a entrevista com o pai e com a mãe juntos, observando as exceções

3 Rapport Conversa informal para deixar mais a vontade os entrevistados e o entrevistador Não é explicação de procedimento Como é estar com um psicólogo para falar do filho

4 Queixa O que os levaram ao consultório (disciplina)
Investigá-la: descrição pormenorizada, quando começou, se houve algum acontecimento que desencadeou, freqüência e situações onde ocorre e se existe alguém na família que também apresenta ou apresentou tal queixa Saber a reação dos pais frente a queixa Saber a reação da criança frente à queixa Como os pais lidam Como a criança lida com a queixa e com a reação dos outros Verificar queixas secundárias

5 Genograma Montar um genograma da família da criança a partir dos avós maternos e paternos Anotar alguns dados: idade, profissão, características de personalidade e datas significativas (casamento, morte, separação etc) de cada componente Perguntar sobre os vínculos afetivos (positivos ou negativos) importantes dos pais e da criança com os outros familiares

6 História de Vida dos Pais
Perguntar dados da infância e adolescência: onde moraram, estudaram, amizades, brincadeiras, relacionamentos afetivos e lembranças marcantes Como se conheceram, namoraram e casaram Relacionamento com a própria família e com a família do outro Rotina do casal Doenças e vícios na família

7 História da Gravidez Planejamento da criança
Como a notícia da gravidez foi recebida pelos pais e pelos familiares Reflexo da gravidez no relacionamento do casal Expectativa do sexo Pré-natal Acompanhamento do pai Como foi a gravidez: física e emocionalmente Reação à proximidade do nascimento da criança Caso tenha irmãos investigar como foi a gravidez de cada um

8 História do Parto Tipo de parto
Sentimentos relativos ao nascimento: olhar, tocar, o que falou e sentiu ao ver o filho pela primeira vez. Os primeiros dias com a criança: quem ajudou a cuidar, como foi chegar em casa, sentimentos advindos da situação A participação do pai no processo de parto e primeiros dias Amamentação: aceitação do peito pela criança, como era o ato de amamentar para a mãe e para a criança, cólicas, regurgitação (reação dos pais), com que freqüência levavam a criança ao pediatra Desmame: Quando e como foi o desmame para a criança e para a mãe Criança de mamadeira: como era feita a amamentação da criança

9 Alimentação Como foi a introdução de alimentos sólidos
Quem alimentava a criança normalmente Em caso de rejeição qual foi o comportamento da mãe (deixou, forçou) e a reação da criança a este comportamento Hábitos alimentares da criança desde o início até a atualidade Quantas refeições a criança faz ao dia Distúrbios alimentares: obesidade,apetite pervertido, anorexia, aerofagia, refluxo, ruminação, bulimia (se tem desde quando; ou se já teve, quando deixou de ter, reação dos pais e da criança)

10 Sono Investigar desde o nascimento: trocou o dia pela noite (reação dos pais), foi tranqüilo, agitado, terror noturno, bruxismo, despertar fácil, sonambulismo, insônia, medo de escuro, pesadelo, dificuldade para dormir sozinho, hábitos para dormir, sonolência durante o dia, sudorese, paralisia do sono, sonilóquio, apinéia (se tem, desde quando; ou se já teve, quando deixou de ter, reação dos pais e da criança) Onde dorme e desde quando, com quem Quantas horas dorme por noite Dorme de dia

11 Desenvolvimento Psicomotor
Destra ou canhota Quando a criança: riu, sentou, engatinhou, ficou de pé, andou e falou Reação da criança aos primeiros dentes Quem acompanhou a criança no decorrer dessas fases Reação dos pais diante de cada nova experiência Os cuidados para com a criança mudaram quando ela começou a andar Tinha acesso a velocípede, bicicleta, freqüentava parquinhos Quando começou a sentar à mesa para comer. Descreva Fala: qual a primeira palavra, falou errado por muito tempo, trocou ou troca letras, gagueira, língua presa, quando começou a falar corretamente Controle dos esfíncteres: quando e como foi o processo de aprendizagem do controle das fezes e urina (noturno e diurno). Reação dos pais e da criança

12 Hábitos e Manipulações
Perguntar sobre as “manias” da criança (chupar dedo e/ou chupeta, enrolar o cabelo, arrancar cabelo, sucção da língua, morder, dedo no nariz, chupar roupa, roer unhas, puxar orelha, tiques etc): descrever comportamentos, reação dos pais. Se já parou quando e de que forma Birra Higiene pessoal: banho, escovar dentes etc Investigar sempre como os pais reagem frente às situações e como a criança reage

13 Sexualidade Apresenta curiosidade sexual: qual, com que freqüência. Como os pais e a criança agem e reagem Como o assunto sexo é abordado e por quem Masturbação Se a criança é vaidosa, preocupa-se com a aparência, é estimulada pelos pais neste sentido

14 Saúde Doenças atuais e pregressas/seqüelas
A criança queixa-se de alguma dor Cirurgia/acidentes/internações Reação da criança e dos pais

15 Escolaridade Creche e/ou primeiro dia de aula: preparação, como foi, com que idade, reação dos pais e da criança Relação com professores e colegas Tarefas: gosta de estudar, quem auxilia e de que forma, é cuidadoso, tem horário determinado Matéria que mais gosta, a que menos gosta, a que tem dificuldade Memória Participação da criança nas atividades da escola Participação dos pais no dia-a dia da escola, expectativas dos pais diante do rendimento da criança e em relação à vida profissional e escolar da criança, reação às notas Mudança de escola e suas implicações

16 Sociabilidade e lazer da criança
Relacionamento da criança com a família, vizinhos, parentes e outros Reação da criança ao nascimeto de irmãos Colegas: quantidade, faixa etária e sexo Brinquedos: o que gosta de brincar, como lida com os brinquedos, que horas brinca TV (o que assiste), computador (o que acessa), videogame (o que joga) e leitura(o que lê): onde e com que freqüência Como os pais vêm a postura da criança frente os amigos: lider de idéias, líder fazedor, líder afetivo, extrovertido, retraído, passivo, arteiro, vítima, brigão, o que bate, o que apanha, facilidade/dificuldade de fazer amigo, brinca sozinho ou em grupo

17 Sociabilidade e Lazer da Família
A família freqüenta algum grupo social O que fazem para se divertir O que fazem no fim de semana Gostam de ler, que tipo de leitura Computador, televisão (juntos), música Costumes e hábitos tradicionais da família, comemorações

18 Religiosidade e Educação
Religião da família e a relação desta com a vida familiar, freqüência de participação Normas que adotam em função das normas da igreja e possíveis resistências da criança a estas normas A criança gosta de freqüentar a igreja Formas de educação da criança: diálogo, surra, castigo etc; onde busca informações

19 Rotina da Criança Descrever a rotina da criança da hora que levanta até a hora em que vai dormir, de segunda a domingo

20 Percepção dos Pais Acerca da Criança
Qualidades Dificuldades Características psicológicas Gostos Expectativas

21 Finalização da Entrevista
Questionar se os pais têm algo a acrescentar Fazer enquadramento Orientar aos pais sobre o que dizer à criança a respeito da vinda ao psicólogo, sobre que tipo de roupa usar para as sessões e a importância da assiduidade e pontualidade Agradecimentos finais


Carregar ppt "ENTREVISTA COM OS PAIS Primeira Parte da Análise Projetiva de Uma Criança Prof.ª: Camila Alves Martins."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google