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Elaborado para: Sebrae Por: Diferencial Pesquisa de Mercado

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Apresentação em tema: "Elaborado para: Sebrae Por: Diferencial Pesquisa de Mercado"— Transcrição da apresentação:

1 Projeto Geor Turismo na Região Cataratas e Caminhos - Resultados de T7 -
Elaborado para: Sebrae Por: Diferencial Pesquisa de Mercado Setembro de 2010

2 Sumário Introdução I – II – Perfil do Público Alvo III –
04 II – Perfil do Público Alvo 15 III – Resultados do Projeto 24 IV – Dados Adicionais Sobre o Público do Projeto 36

3 Dados Técnicos do Projeto
Projeto: Turismo na Região Cataratas e Caminhos Gestor do Projeto Ana Lucia de Sousa Coordenador Nacional Dival Schmidt Coordenador Estadual Aldo Cesar Carvalho Coordenador Regional Orestes Hotz Setor Econômico Turismo

4 Capítulo I - Introdução
O Projeto, Objetivos, Resultados Buscados, Metodologia de Coleta

5 Gestão Orientada para Resultados - GEOR
A missão do Sebrae é promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas. Esta missão está longe de ser facilmente cumprida, dada a situação em que se encontram as micro e pequenas empresas, caracterizadas pela alta informalidade, alta mortalidade e baixa competitividade. Alta Mortalidade: Em 2005 a mortalidade das empresas no Brasil era de 22%. Na região Sul esse percentual sobe para 23,9% e no Paraná é de 25,2%. Alta informalidade: A cada 13 empresas formalizadas no Paraná há mais 9 empresas que não estão formalizadas. Baixa competitividade: Apenas 2,4% do total de exportações das empresas industriais provém das micro e pequenas empresas. Fonte: Sebrae, IBGE, Ministério do Trabalho (RAIS)

6 Gestão Orientada para Resultados - GEOR
Para enfrentar este desafio, houve a necessidade de reorientar a atuação do Sistema Sebrae para resultados que ampliem a sobrevivência e a competitividade das micro e pequenas empresas. Esta mudança de orientação passa por demonstrar com clareza os resultados para a sociedade, público alvo da entidade, parceiros, governos e órgãos de controle externo. Fortalece a necessidade da transformação da estratégia institucional em resultados concretos, a integração de ações e concentração de esforços, a intensificação de parcerias internas e externas em torno de uma agenda concreta de resultados, e o foco principal deste relatório: Criar bases consistentes e objetivas de controle e avaliação.

7 Gestão Orientada para Resultados - GEOR
O Que é o GEOR É uma metodologia de elaboração e gestão de projetos, adotada pelo Sebrae, que utiliza um método de gestão direcionado para transformações no público-alvo, com foco em resultados finalísticos e intensivos em gerenciamento. Para concretizar este método é necessário a adoção de sistemas de levantamento de informações e resultados do público que compõe cada um dos projetos onde há atuação do Sebrae Este relatório apresenta informações e resultados de T7 do Projeto Turismo na Região Cataratas e Caminhos.

8 Turismo na Região Cataratas e Caminhos
Objetivo Geral do Projeto Ampliar a atratividade do Turismo na Região Cataratas e Caminhos com ênfase na roteirização e na competitividade das MPE's do setor.

9 Turismo na Região Cataratas e Caminhos
Foco Estratégico do Projeto Ampliação e qualificação da oferta de produtos e roteiros turísticos. Ampliação da atratividade pelos estudos de oportunidades e disponibilização a potenciais investidores nos destinos turísticos. Promoção, divulgação e comercialização dos produtos e roteiros turísticos. Gestão e monitoramento da evolução da competitividade empresarial.

10 Turismo na Região Cataratas e Caminhos
Público Alvo do Projeto Cadeia produtiva de turismo, formada por: Meios de hospedagem, Serviços de alimentação de interesse turístico, Serviços de agenciamento, Serviços de transportes turísticos. Empresas de entretenimento e lazer. Artesanato como produção associada ao turismo.

11 Turismo na Região Cataratas e Caminhos
Resultados Buscados pelo Projeto 1 - Aumentar em 5% o fluxo turístico na Região Oeste do Paraná até dezembro de 2009. 2 - Aumentar em 10% o faturamento médio das empresas cadastradas no Instituto de Turismo e Eventos Caminhos e núcleos setoriais do Turismo na Região Cataratas e Caminhos Paranaense até dezembro de 2009. 3 - Aumentar em 5% o número de ocupações nas empresas cadastradas Instituto de Turismo e Eventos Caminhos e núcleos setoriais do Turismo na Região Cataratas e Caminhos Paranaense até dezembro de 2009. 4 - Implantar soluções de inovação e/ou tecnologia em 50% dos empreendimentos cadastrados no Instituto de Turismo e eventos Caminhos e nos núcleos setoriais do Turismo na Região Cataratas e Caminhos do Paraná até dezembro de 2009. 5 - Aumentar em 10% o número de empresas cadastradas no Turismo na Região Cataratas e Caminhos do Paraná até dezembro de 2009. 6 - Aumentar em 5% a oferta de produtos turísticos no Turismo na Região Cataratas e Caminhos do Paraná até dezembro de 2009.

12 Turismo na Região Cataratas e Caminhos
Resultados Buscados pelo Projeto Este resultado não foi mensurado porque não depende de informações obtidas diretamente com o público alvo: 6 - Aumentar em 5% a oferta de produtos turísticos no Turismo na Região Cataratas e Caminhos do Paraná até dezembro de 2009.

13 Turismo na Região Cataratas e Caminhos
Períodos de Análise T0 Período inicial sobre o qual são estabelecidas as metas de resultados: Dezembro de 2004 T3 Período para qual normalmente são projetados os resultados do segundo ano: Dezembro de 2006 T6 Resultados de: Dezembro de 2008 T1 Período para qual normalmente são projetados os primeiros resultados: Dezembro de 2005 T7 Período para qual normalmente são projetados os resultados finais: Dezembro de 2009 T4 Resultados de Junho de 2007 T5 Período para qual normalmente são projetados os resultados do terceiro ano: Dezembro de 2007 T2 Resultados de Junho de 2006 Este relatório traz os resultados de T7.

14 Metodologia de Coleta e Amostra
A pesquisa foi realizada através da metodologia quantitativa. Para a coleta de dados foram utilizados questionários estruturados, aplicados por telefone. A coleta ocorreu entre os dias 23 de agosto e 14 de setembro de 2010. Público Alvo* Pesquisas respondidas Margem de erro 56 29 12,8% *Considerando as empresas que participaram de outros períodos de análise.

15 Capítulo II – Perfil do Público Alvo

16 Marechal Cândido Rondon – 14%
Perfil do Público Alvo Localização das Principais Empresas Entrevistadas Guaíra – 17% Marechal Cândido Rondon – 14% Medianeira – 14% Missal – 10% Pato Bragado – 10% São Miguel do Iguaçu – 10% Base: 29

17 Perfil do Público Alvo 16 anos Mediana: 16 anos
Ano de Fundação das Empresas Idade média das Empresas 16 anos Mediana: 16 anos Média Interna*: 15 anos Base: 26** *Média interna considerando 80% dos casos. Refere-se ao cálculo da média obtida excluindo os valores extremos, sendo 10% dos valores mais altos e 10% dos valores mais baixos. ** Entrevistados que responderam a questão.

18 Perfil do Público Alvo 46 anos Mediana: 47 anos Média Interna: 46 anos
Idade dos Entrevistados Mediana: 47 anos Média Interna: 46 anos Idade média é de 46 anos O entrevistado mais velho possui 68 anos O entrevistado mais novo possui 24 anos Base: 29

19 Perfil do Público Alvo Gênero dos Entrevistados Base: 29

20 Perfil do Público Alvo Escolaridade dos Entrevistados Base: 29

21 Tempo Médio de Atuação no Mercado
Perfil do Público Alvo Tempo como Empresário Tempo Médio de Atuação no Mercado 14 anos Mediana: 12 anos Média Interna: 14 anos O empresário com maior tempo de atuação no mercado possui 33 anos de experiência O empresário com menor tempo de atuação no mercado possui 1 ano de experiência Base: 29

22 Atividades Desenvolvidas Exercia Alguma Atividade Antes Desta?
Perfil do Público Alvo Outras Atividades Desenvolvidas Atividades Desenvolvidas Exercia Alguma Atividade Antes Desta? Base: 29 Base: 17* * Entrevistados que exerciam alguma atividade antes desta.

23 Perfil do Público Alvo Segmento de atuação Segmento de Atuação
Base: 27* * Entrevistados que informaram o segmento de atuação.

24 Capítulo III – Resultados do Projeto

25 Fluxo turístico (visitantes)
Primeiro Resultado Aumentar em 5% o Fluxo turístico na Região Oeste do Paraná até dezembro de 2009 Fluxo turístico (visitantes) Medida Dez 2008 T6 Dez T7 Total Média 13.737 15.333 Mediana 4.700 5.600 Desvio Padrão 30.547 37.781 Mínimo 20 Máximo Total De Empresas Respondentes* 23 Meta para T7 (2009) Ter visitantes NOTA: Para os períodos anteriores os fluxos foram estimados tendo como fonte de dados pesquisas de estimativa de demanda turística realizadas em três períodos por duas entidades diferentes. Para T6 e T7 foi perguntado diretamente para o empresário. Por serem técnicas diferentes os resultados não foram comparados. * Foram utilizadas somente as informações das empresas que participaram também do projeto nos períodos anteriores de análise.

26 Primeiro Resultado Fluxo Turístico (visitantes)
Aumentar em 5% o Fluxo turístico na Região Oeste do Paraná até dezembro de 2009 Fluxo Turístico (visitantes) Resultado T6 (Dez 2008) Meta T7 Resultado T7 (Dez 2009)

27 Fluxo (número de visitantes)
Primeiro Resultado Distribuição de frequência das empresas pelo número de visitantes em 2009 Mediana 5.575 Média 17.550 % de Empresas Base: 23* Fluxo (número de visitantes) * Empresas que informaram o fluxo turístico.

28 Primeiro Resultado Período 2008 2009 Variação Janeiro a Março 96.790
Fluxo turístico por período Período 2008 2009 Variação Janeiro a Março 96.790 9% Abril a Junho 57.115 67.465 18% Julho a Setembro 72.975 85.775 Outubro a Dezembro 89.070 93.880 5% Total 12%

29 Segundo Resultado Meta para T7 (Dez 2009) R$ 2.219.470
Aumentar em 10% o faturamento médio das empresas cadastradas no Instituto de Turismo e Eventos Caminhos e Núcleos setoriais do Turismo na Região Cataratas e Caminhos Paranaense até dezembro de 2009 Medida Faturamento Dez 2004 T0 Dez 2005 T1 Jun 2006 T2 Dez 2006 T3 Jun 2007 T4 Dez 2007 T5 Dez 2008 T6 Dez T7 Total R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ Média R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ Desvio Padrão R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ Mediana R$ 6.500 R$ R$ 8.533 R$ R$ R$ R$ R$ Mínimo* R$ 0 R$ 1.500 R$ 500 R$ 2.500 R$ 600 R$ 2.100 R$ 7.000 Máximo R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ Empresas Respondentes** 20 Meta para T7 (Dez 2009) R$ *Algumas empresas não tiveram faturamento no período. ** Foram utilizadas apenas empresas que tinham valores para todos os períodos.

30 Segundo Resultado Faturamento
Aumentar em 10% o faturamento médio das empresas cadastradas no Instituto de Turismo e Eventos Caminhos e Núcleos setoriais do Turismo na Região Cataratas e Caminhos Paranaense até dezembro de 2009 Faturamento Resultado T0 Meta T1 Resultado T1 Meta T3 Resultado T2 Meta T5 Resultado T5 Meta T6 Resultado T6 Meta T7 Resultado T7 Meta T3 Resultado T3 Meta T5 Resultado T4 NOTA: Para a projeção de todas as metas foi utilizado o mesmo percentual estabelecido para 2009 (10%)

31 Segundo Resultado Distribuição de Frequência das Empresas pelo Faturamento em 2009 Mediana R$ R$ Média % de Empresas Base: 20* Faturamento * Empresas que informaram o faturamento em todos os períodos de análise.

32 Terceiro Resultado Meta para T7 (Dez 2009) Ter 579 pessoas ocupadas
Aumentar em 5% o número de ocupações nas empresas cadastradas no Instituto de Turismo e Eventos Caminhos e Núcleos Setoriais do Turismo na Região Cataratas e Caminhos Paranaense até dezembro de 2009 Medida Número de Ocupações Dez 2004 T0 Dez 2005 T1 Jun 2006 T2 Dez 2006 T3 Jun 2007 T4 Dez 2007 T5 Dez 2008 T6 Dez T7 Total 94 151 163 193 185 219 551 629 Média 4 7 8 9 10 26 30 Desvio Padrão 3,2 8,1 6,6 8,0 7,1 9,9 43,4 53,2 Mediana 6 Mínimo 2 1 Máximo 40 32 45 174 202 Empresas Respondentes* 21 Meta para T7 (Dez 2009) Ter 579 pessoas ocupadas * Foram utilizadas apenas empresas que tinham valores para todos os períodos.

33 Terceiro Resultado Número de ocupações
Aumentar em 5% o número de ocupações nas empresas cadastradas no Instituto de Turismo e Eventos Caminhos e Núcleos Setoriais do Turismo na Região Cataratas e Caminhos Paranaense até dezembro de 2009 Número de ocupações Resultado T0 Meta T1 Resultado T1 Meta T3 Resultado T2 Meta T5 Resultado T5 Meta T6 Resultado T6 Meta T7 Resultado T7 Meta T3 Resultado T3 Meta T5 Resultado T4 NOTA: Para a projeção de todas as metas foi utilizado o mesmo percentual estabelecido para 2009 (5%)

34 Terceiro Resultado Distribuição de Frequência das Empresas pelo Número de Ocupações em 2009 Mediana 10 Média 30 % de Empresas Base: 21* Número de Ocupações * Empresas que informaram o número de ocupações em todos os períodos de análise.

35 50% dos empreendedores cadastrados, ou seja, 153 empresas
Quarto Resultado Implantar soluções de inovação e/ou tecnologia em 50% dos empreendimentos cadastrados no Instituto de Turismo e eventos Caminhos e nos núcleos setoriais do Turismo na Região Cataratas e Caminhos do Paraná até dezembro de 2009 Dez 2009 (T7) Empreendedores Atendidos em soluções de inovação 232 Percentual de empreendedores Atendidos 76% Empreendedores Cadastrados 306 Meta para T7 (Dez 2009) 50% dos empreendedores cadastrados, ou seja, 153 empresas Em dezembro de 2008 o Quati era direcionado aos empreendedores do Projeto Caminhos, principalmente ligados ao Instituto de Turismo Caminhos ( atuação mais forte na região e não em Foz) e a meta foi de atender 100%. Em 2009 o Quati ampliou sua atuação além da região, a empreendedores de Foz do Iguaçu, atuando na região Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu. Desta forma, a meta para dezembro de 2009 foi de implantar soluções de inovação em 50% dos empreendimentos, tanto do Instituto de Turismo Caminhos como os ligados ao Sindhoteis e ABIH em Foz do Iguaçu, cadastrados no projeto.

36 Quarto Resultado Implantar soluções de inovação e/ou tecnologia em 50% dos empreendimentos cadastrados no Instituto de Turismo e eventos Caminhos e nos núcleos setoriais do Turismo na Região Cataratas e Caminhos do Paraná até dezembro de 2009 Resultado T7 (Dez 2008) Meta T7 (Dez 2009)

37 Quinto Resultado Dez 2008 (T6) Dez 2009 (T7)
Aumentar em 10% o número de empresas cadastradas no Turismo na Região Cataratas e Caminhos do Paraná até dezembro de 2009 Dez 2008 (T6) Dez 2009 (T7) Empresas Cadastradas no Turismo na Região Cataratas e Caminhos do Paraná 302 306 Meta para T7 (Dez 2009) 332 empresas cadastradas

38 Quinto Resultado Aumentar em 10% o número de empresas cadastradas no Turismo na Região Cataratas e Caminhos do Paraná até dezembro de 2009 Resultado T6 (Dez 2008) Meta T7 (Dez 2009) Resultado T7 (Dez 2009)

39 Resumo dos Resultados Resultados Resultado T0 Resultado T1 Resultado T2 Resultado T3 Resultado T4 Resultado T5 Resultado T6 Resultado T7 Fluxo turístico da região Oeste do Paraná* Faturamento médio R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ Número de ocupações 94 151 163 193 185 219 551 629 Soluções de inovação 76% Empresas Cadastradas no Turismo na Região Cataratas e Caminhos do Paraná 302 306 * Para os períodos anteriores os fluxos foram estimados tendo como fonte de dados pesquisas de estimativa de demanda turística realizadas em três períodos por duas entidades diferentes. Para T6 e T7 foi perguntado diretamente para o empresário. Por serem técnicas diferentes os resultados não foram comparados.

40 Capítulo IV – Dados Adicionais Sobre o Público do Projeto

41 Informações Adicionais
Participação de Entidades de Classe ou Atividades Associativas A Empresa Participa de Entidades de Classe ou Atividades Associativas? Tem interesse em participar de Entidades de Classe ou Atividades Associativas? Sim 50% Não 50% Já participou, mas não participa mais 10% Base: 29 Base: 12* * Nunca participaram ou não participam mais de Entidades de Classe ou Atividades Associativas.

42 Informações Adicionais
Participação de Entidades de Classe ou Atividades Associativas De Qual Entidades de Classe ou Atividades Associativas a Empresa Participa? Base: 14* * Participam de entidades de classes ou atividades associativas e informaram qual.

43 Informações Adicionais
Realização de Parcerias Com Quem a Empresa Realiza Parcerias? Em 2009, Sua Empresa ou o Senhor Manteve Parcerias? Base: 29 Base: 16* * Total de empresas que realizam parcerias, sendo aceita mais de um item como resposta.

44 Informações Adicionais
Realização de Parcerias Que Tipo de Parcerias Realizou? Essas Empresas com as Quais Manteve Parcerias, Pertenciam ao projeto de turismo do Qual o Senhor faz Parte? Sim, todas 19% Sim, algumas 66% Não 15% Base: 15* Base: 16** *Total de empresas que realizam parcerias, sendo que uma não informou. ** Total de empresas que realizaram parcerias e informaram as ações realizadas. Foi aceito mais te um item como resposta.

45 Informações Adicionais
Atividades Promovidas pelo Sebrae Quais Atividades Promovidas pelo Sebrae e pelos Parceiros do Projeto que a Empresa Participou em 2009? Base: 29

46 Informações Adicionais
Investimentos Seu Estabelecimento Realizou Investimento no Ano de 2009? Qual foi o Investimento Feito no Ano de 2009? Em Média: R$ Mediana: R$ Média Interna: R$ Menor Investimento declarado: R$ 4.000 Maior Investimento Declarado: R$ Base: 18* Base: 29 *Empresas que realizaram investimento em 2009 e informaram o valor.

47 Informações Adicionais
Investimentos Quais Foram as Principais Destinações Destes Investimentos? Aquisição de equipamentos 29% Ampliação do empreendimento 5% Reformas, melhorias 71% Base: 21* *Empresas que realizaram investimento em 2009.

48 Informações Adicionais
Diferenciais da Empresa Quais Foram os Principais Diferenciais da Empresa em 2009? Base: 24* *Empresas que souberam responder a questão.

49 Informações Adicionais
Imagem e Atuação do Sebrae Base: 27-29 *Média dos atributos.

50 Informações Adicionais
Imagem e Atuação do Sebrae Média Desvio Padrão Mediana Mínimo Máximo Credibilidade 9,3 1,0 10,0 7,0 Qualidade de suporte técnico 8,8 1,2 9,0 6,0 Qualidade nas relações interpessoais 8,7 1,1 Comunicação 8,6 Eficácia dos conteúdos oferecidos 8,0 Qualidade no atendimento ao cliente 8,5 5,0 Liderança de mercado 8,4 Preços competitivos, bons preços 8,3 Oferta de produtos 8,1 1,6 4,0 Índice de Avaliação dos Atributos de Imagem 0,9 6,1 9,9 Base 27-29

51 Informações Adicionais
Imagem e Atuação do Sebrae Média 2009 2008 Δ% Credibilidade 9,3 9,2 1% Qualidade de suporte técnico 8,8 8,1 9% Qualidade nas relações interpessoais 8,7 9,0 -3% Comunicação 8,6 8,5 Eficácia dos conteúdos oferecidos 8,4 2% Qualidade no atendimento ao cliente 8,3 3% Liderança de mercado Preços competitivos, bons preços Oferta de produtos 8,2 -1% Índice de Avaliação dos Atributos de Imagem

52 Informações Adicionais
Imagem e Atuação do Sebrae Credibilidade 10 Oferta de produtos Qualidade de suporte técnico 9 8 Preços competitivos, bons preços Qualidade nas relações interpessoais 7 Liderança de mercado Comunicação Qualidade no atendimento ao cliente Eficácia dos conteúdos oferecidos 2009 2008


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