A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os sentidos humanos – parte 1

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os sentidos humanos – parte 1"— Transcrição da apresentação:

1 Os sentidos humanos – parte 1
Visão Paladar Olfato Audição Tato Colégio INEDI Prof. Luiz Antônio Tomaz Turmas 71 e 72

2 São cinco os sentidos humanos.
Graças a eles, comunicamo-nos com o mundo! Cada um deles possui órgão específico para receber os estímulos vindos do meio ambiente, mas cabe ao SNC interpretá-los.

3 Salientamos que algumas atividades humanas exigem sentidos mais desenvolvidos.
(profissões)

4 A visão Nesta apresentação (parte 1) daremos ênfase à visão, talvez nosso principal sentido. Saliente-se, por outro lado, que haverá uma segunda apresentação, quando serão abordados os demais sentidos. Haverá uma segunda apresentação, onde abordaremos os demais sentidos humanos.

5 A visão Dentre os cinco sentidos humanos, como já dissemos, o mais importante pode ser a visão. Ela nos permite a percepção do mundo com todas as suas formas e cores.

6 Visão em corte do globo ocular

7 Mecanismo da visão A imagem, no olho emétrope (normal), forma-se sobre retina e de forma invertida.

8 Mecanismo da visão O cérebro, através do nervo óptico, recebe o estímulo visual e interpreta-o na posição correta. Se não fosse assim, enxergaríamos tudo de cabeça para baixo.

9 Analogia do olho com a máquina fotográfica

10 Cores dos olhos: a íris As diferentes cores observadas nos olhos humanos devem-se a uma estrutura chamada íris. A íris é muito importante para a visão. Em seu centro há um “buraco” conhecido por pupila. Esta regula a quantidade de luz.

11 Pupila: ”menina dos olhos”
Pupila (termo oriundo do latim pupilla - menininha), ou menina dos olhos, é a parte do olho, como um orifício de diâmetro regulável, que está situada entre a córnea e o cristalino e no centro da íris. É responsável pela passagem da luz do meio exterior até os órgãos sensoriais da retina. 

12 Olhos vermelhos e fotografia
Quanta vezes, ao tirar uma fotografia com “flash”, os olhos das pessoas aparecem vermelhos? Isso acontece por que o fundo do olho (retina) é rico em vasos sanguíneos e o mesmo reflete a luz.

13 A lágrima: quando chorar é bom
A lágrima é produzida pelas glândulas lacrimais, sendo um líquido composto de água, sais minerais, proteínas e gordura. Serve para lubrificar e limpar o olho (antisséptico).

14 Anomalias visuais: curvatura do olho
Salientamos, primeiramente, que o olho normal é dito emétrope. Contudo, por defeito na curvatura do olho, anomalias acontecem, o que torna a visão defeituosa. Destaquem-se: miopia, hipermetropia, astigmatismo.

15 Miopia A imagem é formada antes da retina, tornando-a não nítida. O míope tem grandes dificuldades de enxergar objetos distantes. A correção é feita com lentes divergentes. 

16 Hipermetropia Defeito oposto à miopia, ou seja, a imagem de objetos próximos é formada além da retina, fazendo aquelas imagens não sejam formadas com nitidez. A correção é feita com lentes convergentes.

17 Miopia, hipermetropia: correção da anomalia
 As principais são a miopia (dificuldade para visão de longe), hipermetropia (dificuldade para visão de perto).

18 Astigmatismo É uma deformação da curvatura do globo ocular, o que resulta numa deficiência visual, onde as imagens aparecem embaçadas ou distorcidas, pois os raios de luz não chegam ao mesmo ponto da retina.

19 Catarata: o cristalino perde a transparência

20 Daltonismo Caracteriza-se pela incapacidade de diferenciar todas ou algumas cores, em especial o verde do vermelho. O distúrbio, que era conhecido desde o século XVIII, recebeu esse nome em homenagem ao químico John Dalton, que foi o primeiro cientista a estudar a anomalia de que ele mesmo era portador. John Dalton

21 Daltonismo Teste básico para daltonismo
Qual número está representado ao lado? Sua visão é normal? Você realizou o chamado teste de Ishihara.

22 Glaucoma Estima-se que, aproximadamente, 65 milhões de pessoas sejam portadoras de glaucoma no mundo, sendo considerada a primeira causa de cegueira irreversível. Ocorre devido à grande pressão interna do olho. História familiar, idade avançada, etnia negra, espessura da córnea (mais fina) são fatores de risco.

23 Ilusões de óptica: parece, mas não é.
Sapo ou cavalo? Por incrível que pareça, as imagens são iguais. Trata-se de uma ilusão de óptica.

24 A seguir, alguns exemplos de ilusão de ótica.
As Ilusões de óptica são  ilusões que "enganam" o sistema visual humano fazendo-nos ver qualquer coisa que não está presente ou fazendo-nos vê-la de um modo errôneo. A seguir, alguns exemplos de ilusão de ótica.

25 Parado ou em movimento?

26 Focalize o ponto no centro e mova a cabeça (junto com o corpo) para frente e para traz.
O que acontece?

27 Deficiente visual e acessibilidade
Passagens estreitas, escadas e calçadas irregulares, pessoas pouco solidárias são apenas algumas barreiras que o deficiente visual enfrenta em seu cotidiano. O que posso fazer para ajudar?

28 Alfabeto Braille  O alfabeto braille, foi inventado na França por Louis Braille, um jovem deficiente visual. Reconhece-se o ano de 1825 como o marco dessa importante conquista para a educação e integração dos deficientes visuais na sociedade.Para a escrita são usados regletes especiais.

29 O olho é uma espécie de globo,
É um pequeno planeta com pinturas do lado de fora. Muitas pinturas: azuis, verdes, amarelas. É um globo brilhante: parece cristal, é como um aquário com plantas finamente desenhadas: algas, sargaços, miniaturas marinhas, areias, rochas, naufrágios e peixes de ouro. Mas por dentro há outras pinturas, que não se veem: umas são imagens do mundo, outras são inventadas. O olho é um teatro por dentro. E às vezes, sejam fortes atores, sejam cenas, e às vezes, sejam imagens, sejam ausências, formam, no olho, lágrimas. Cecília Meireles


Carregar ppt "Os sentidos humanos – parte 1"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google