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PublicouBianca Cecilio Alterado mais de 10 anos atrás
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Exemplo de aplicação do QFD (quality function deployment)
Prof. Henrique Rozenfeld PRof. Daniel Capaldo Amaral Grupo EI - SEP - NUMA - IFM - EESC - USP NUMA
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Exemplo para aplicação do QFD
Impressora
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Passos do QFD (quality function deployment)
Levantar necessidades dos clientes O que os clientes desejam? Transformar necessidades dos clientes em requisitos do cliente Os dados originais (a voz do cliente) precisam ser traduzidos Avaliar requisitos e definir qualidade planejada O que é mais importante? Definir e avaliar características da qualidade (requisito do produto) O que vamos colocar no produto? Qual a meta?
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Passos do QFD (quality function deployment)
Levantar necessidades dos clientes O que os clientes desejam? Transformar necessidades dos clientes em requisitos do cliente Os dados originais (a voz do cliente) precisam ser traduzidos Na verdade essas atividades ocorrem antes da aplicação da primeira matriz de qualidade do QFD. Por isso está fora do roteiro de aplicação da matriz (planilha). Além disso, existem empresas que obtém os requisitos dos clientes de outras formas.
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Passos do QFD (quality function deployment)
Levantar necessidades dos clientes Obter dados originais ou voz do cliente Agrupar dados originais Eliminar dados originais redundantes Transformar necessidades dos clientes em requisitos do cliente Avaliar requisitos e definir qualidade planejada Definir e avaliar características da qualidade (requisitos do produto)
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Fontes de Dados Originais
Contínuas Informações e Reclamações dos Clientes Cartões de Consulta Informações Comerciais Notícias sobre o Setor Periódicas Surveys Entrevistas Dados Originais
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Passos do QFD (quality function deployment)
Levantar necessidades dos clientes Obter dados originais ou voz do cliente Agrupar dados originais Eliminar dados originais redundantes Transformar necessidades dos clientes em requisitos do cliente Avaliar requisitos e definir qualidade planejada Definir e avaliar características da qualidade (requisitos do produto)
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Agrupar Dados Originais
Ampla Gama de Opções de Finisher Possuir Stapler Instalado onde preciso deles Imprimir trabalho s que estão na rede Pagariam entre 10 a 20% ou pouco mais para melhorar a produtividade maior número de opções de Finisher Possível Acabamento Automático Possibilidade de se ligar facilmente em Rede Não precisar de adapatadores ou cabos especiais parr liga ma copiadora na rede Imprimir do meu micro ligado em rede Imprimir da mesma forma que minhas impressoras locais Capacidade de Imprimir Arquivos Post-Script Possiblidade de se ligar a um PC Inserir Grampos aonde preciso deles
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Passos do QFD (quality function deployment)
Levantar necessidades dos clientes Obter dados originais ou voz do cliente Agrupar dados originais Eliminar dados originais redundantes Transformar necessidades dos clientes em requisitos do cliente Avaliar requisitos e definir qualidade planejada Definir e avaliar características da qualidade (requisitos do produto)
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Eliminar Dados Originais Redundantes
1. Cada Pessoa fica com um grupo de Post-it 5. O grupo organiza por temas 2. Em ordem, cada membro do grupo lê o Post-it 4. Se há dois Post-its com idêntico conteúdo o grupo elimina um deles. 3. Cada membro que possui um Post-it de mesmo conteúdo o lê para o grupo.
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Passos do QFD (quality function deployment)
Levantar necessidades dos clientes Obter dados originais ou voz do cliente Agrupar dados originais Eliminar dados originais redundantes Transformar necessidades dos clientes em requisitos do cliente Avaliar requisitos e definir qualidade planejada Definir e avaliar características da qualidade (requisitos do produto)
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Passos do QFD (quality function deployment)
Levantar necessidades dos clientes O que os clientes desejam?
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Passos do QFD (quality function deployment)
Levantar necessidades dos clientes Transformar necessidades dos clientes em requisitos do cliente Transformar dados originais em requisitos Eliminar requisitos redundantes e hierarquizá-los Avaliar requisitos e definir qualidade planejada Definir e avaliar características da qualidade (requisitos do produto)
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Converter dados originais em requisitos
Matriz de Transformação de Dados Originais em Requisitos Dado Original Cenas Requisito
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Converter dados originais em requisitos
Dado Original Ser fácil de usar Cena Operador que nunca havia operado o produto consegue instalar Requisito Procedimento simples para serviço rotineiro Requisitos
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Passos do QFD (quality function deployment)
Levantar necessidades dos clientes Transformar necessidades dos clientes em requisitos do cliente Transformar dados originais em requisitos Eliminar requisitos redundantes e hierarquizá-los Avaliar requisitos e definir qualidade planejada Definir e avaliar características da qualidade (requisitos do produto)
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Eliminar Requisitos Redundantes
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Classificar e Hierarquizar Requisitos
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Requisitos dos Clientes
Síntese dos passos Requisitos Eliminando os redundantes Convertendo os Dados Originais Agrupando e Hierarquizando Dado Original Ser fácil de usar Cena Operador que nunca havia operado o produto consegue instalar Requisito Procedimento simples para serviço rotineiro Requisitos dos Clientes
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Passos do QFD (quality function deployment)
Levantar necessidades dos clientes O que os clientes desejam? Transformar necessidades dos clientes em requisitos do cliente Os dados originais (a voz do cliente) precisam ser traduzidos Acabamos de definir os requisitos dos clientes e vamos começar a aplicar a planilha e portanto seguir o roteiro. O primeiro passo é inserir os requisitos dos clientes na matriz de QFD (planilha)..
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Passos do QFD (quality function deployment)
Levantar necessidades dos clientes O que os clientes desejam? Transformar necessidades dos clientes em requisitos do cliente Os dados originais (a voz do cliente) precisam ser traduzidos Avaliar requisitos e definir qualidade planejada O que é mais importante? Definir e avaliar características da qualidade (requisito do produto) O que vamos colocar no produto? Qual a meta?
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Passos do QFD (quality function deployment)
Levantar necessidades dos clientes Transformar necessidades dos clientes em requisitos Avaliar requisitos e definir qualidade planejada Inserir requisitos na matriz do QFD Preencher prioridades dos clientes Realizar Benchmarking Levantar prioridades internas (Modelo de Kano) Calcular grau de importância geral Definir qualidade planejada Calcular o índice de melhoria Calcular o argumento de vendas Calcular pesos absoluto e relativo Definir e avaliar características da qualidade
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O que já obtivemos até agora
Correlação Priorização (clientes, interna) Características de qualidade Benchmarking Qualidade Planejada Requisitos dos clientes Priorização (de conversão) Benchmarking Qualidade Projetada Requisitos do produto (valor meta)
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Exemplo: Requisitos dos clientes hierarquizados
Produto: impressora
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Passos do QFD (quality function deployment)
Levantar necessidades dos clientes Transformar necessidades dos clientes em requisitos Avaliar requisitos e definir qualidade planejada Inserir requisitos na matriz do QFD Preencher prioridades dos clientes Realizar Benchmarking Levantar prioridades internas (Modelo de Kano) Calcular grau de importância geral Definir qualidade planejada Calcular o índice de melhoria Calcular o argumento de vendas Calcular pesos absoluto e relativo Definir e avaliar características da qualidade
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Prioridade dos clientes e benchmarking
Utiliza-se o mesmo questionário Questionário Avaliação Requisitos Priorização (clientes, interna) Benchmarking 1 5 Baixo Valor Alto Valor Cliente Kano (Interno) Grau Importância Geral
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Exemplo: Prioridade dos clientes e benchmarking
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Passos do QFD (quality function deployment)
Levantar necessidades dos clientes Transformar necessidades dos clientes em requisitos Avaliar requisitos e definir qualidade planejada Inserir requisitos na matriz do QFD Preencher prioridades dos clientes Realizar Benchmarking Levantar prioridades internas (Modelo de Kano) Calcular grau de importância geral Definir qualidade planejada Calcular o índice de melhoria Calcular o argumento de vendas Calcular pesos absoluto e relativo Definir e avaliar características da qualidade
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Modelo Kano para definir prioridades internas
Excitante Cliente satisfeito Linear Requisito Ausente Requisito Presente Óbvio As características mudam de tipo com o tempo de excitante para linear e então para óbvia. Cliente insatisfeito
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Levantar prioridades internas
Excitante E Linear L Óbvio O Avaliação dos requisitos pelo critério de Kano Interno
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Exemplo: levantar prioridades internas
Excitante E Linear L Óbvio O
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Passos do QFD (quality function deployment)
Levantar necessidades dos clientes Transformar necessidades dos clientes em requisitos Avaliar requisitos e definir qualidade planejada Inserir requisitos na matriz do QFD Preencher prioridades dos clientes Realizar Benchmarking Levantar prioridades internas (Modelo de Kano) Calcular grau de importância geral Definir qualidade planejada Calcular o índice de melhoria Calcular o argumento de vendas Calcular pesos absoluto e relativo Definir e avaliar características da qualidade
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Calcular grau de importância
Tabela de determinação do grau de importância Cliente Interno Grau Importância Geral
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Lógica que pode ser empregada no Grau de Importância Geral
Peso do Cliente Interno Empresa Peso Geral Alto Óbvio Alto Linear Alto Excitante Alto - ñ todos Baixo Óbvio Alto Baixo Linear Baixo Excitante Alto para os excitantes mais altos e baixo para os demais excitantes (não deve haver muitos excitantes)
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Exemplo: calcular grau de importância geral
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Calcular grau de importância - Resultados
Cliente Interno Grau Importância Geral
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O que já obtivemos até agora
Correlação Priorização (clientes, interna) Características de qualidade Benchmarking Qualidade Planejada Requisitos dos clientes Priorização (de conversão) Benchmarking Qualidade Projetada Requisitos do produto (valor meta)
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Passos do QFD (quality function deployment)
Levantar necessidades dos clientes Transformar necessidades dos clientes em requisitos Avaliar requisitos e definir qualidade planejada Inserir requisitos na matriz do QFD Preencher prioridades dos clientes Realizar Benchmarking Levantar prioridades internas (Modelo de Kano) Calcular grau de importância geral Definir qualidade planejada Calcular o índice de melhoria Calcular o argumento de vendas Calcular pesos absoluto e relativo Definir e avaliar características da qualidade
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Cálculo inicial da qualidade planejada
Ampla discussão !!!!! Priorização (clientes, interna) Benchmarking Qualidade planejada . Plano . Melhoria . Argumento venda Requisitos dos clientes Nossa empresa Empresa Y Empresa Z
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Exemplo: cálculo inicial da qualidade planejada
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Passos do QFD (quality function deployment)
Levantar necessidades dos clientes Transformar necessidades dos clientes em requisitos Avaliar requisitos e definir qualidade planejada Inserir requisitos na matriz do QFD Preencher prioridades dos clientes Realizar Benchmarking Levantar prioridades internas (Modelo de Kano) Calcular grau de importância geral Definir qualidade planejada Calcular o índice de melhoria Calcular o argumento de vendas Calcular pesos absoluto e relativo Definir e avaliar características da qualidade
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Cálculo do índice de melhoria
Grau de melhoria = plano / situação atual (do benchmarking) Priorização (clientes, interna) Benchmarking Qualidade planejada . Plano . Melhoria . Argumento venda Requisitos dos clientes Nossa empresa Empresa Y Empresa Z
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Exemplo: índice de melhoria
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Passos do QFD (quality function deployment)
Levantar necessidades dos clientes Transformar necessidades dos clientes em requisitos Avaliar requisitos e definir qualidade planejada Inserir requisitos na matriz do QFD Preencher prioridades dos clientes Realizar Benchmarking Levantar prioridades internas (Modelo de Kano) Calcular grau de importância geral Definir qualidade planejada Calcular o índice de melhoria Calcular o argumento de vendas Calcular pesos absoluto e relativo Definir e avaliar características da qualidade
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Cálculo do argumento de venda
não é argumento 1,0 é argumento 1,2 forte argumento 1,5 Priorização (clientes, interna) Benchmarking Qualidade planejada . Plano . Melhoria . Argumento venda Requisitos dos clientes Nossa empresa Empresa Y Empresa Z
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Exemplo: definir argumento de vendas
não é argumento 1,0 é argumento 1,2 forte argumento 1,5
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Passos do QFD (quality function deployment)
Levantar necessidades dos clientes Transformar necessidades dos clientes em requisitos Avaliar requisitos e definir qualidade planejada Inserir requisitos na matriz do QFD Preencher prioridades dos clientes Realizar Benchmarking Levantar prioridades internas (Modelo de Kano) Calcular grau de importância geral Definir qualidade planejada Calcular o índice de melhoria Calcular o argumento de vendas Calcular pesos absoluto e relativo Definir e avaliar características da qualidade
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Plano de Qualidade / Avaliação Competitiva (situação atual)
Índices Índice de Melhoria Plano de Qualidade / Avaliação Competitiva (situação atual) Peso Absoluto Grau de Importância Geral * Índice de Melhoria * Argumento de Venda Peso Relativo Peso Absoluto em Porcentagem do Total
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Cálculo do peso absoluto
Grau de Importância Geral x Índice de Melhoria x Argumento de Venda Priorização (clientes, interna) Benchmarking Qualidade planejada . Plano . Melhoria . Argumento venda Requisitos dos clientes Peso absoluto Nossa empresa Empresa Y Empresa Z
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Exemplo: pesos absoluto e relativo
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O que já obtivemos até agora
Correlação Priorização (clientes, interna) Características de qualidade Benchmarking Qualidade Planejada Requisitos dos clientes Priorização (de conversão) Benchmarking Qualidade Projetada Requisitos do produto (valor meta)
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Definição da qualidade planejada
Apesar de conceitualmente estarmos preenchendo uma matriz ... ... até este momento podemos trabalhar com uma tabela simples
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Reutilização da 1ª casa da qualidade do QFD
Desenvolvimento Pós Pré Pesquisar a validade dos requisitos Adicionar novos requisitos e eliminar os não aplicáveis Reavaliar a Prioridade dos Clientes e Interno Empresa Reavaliar grau de importância geral Completar Benchmarking Definir qualidade planejada Definir grau de melhorias Definir Argumento de Vendas Tanto de produtos similares como da plataforma
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Passos do QFD (quality function deployment)
Levantar necessidades dos clientes Transformar necessidades dos clientes em requisitos Avaliar requisitos e definir qualidade planejada Definir e avaliar características da qualidade Transformar requisitos em características Eliminar características técnicas redundantes Hierarquizar características Inserir características na matriz de QFD Preencher direcionador de melhoria Correlacionar as características técnicas (telhado) Correlacionar requisitos x características qualidade Calcular prioridade para cada característica técnicas (peso absoluto) Calcular peso relativo Avaliar os concorrentes (testes e benchmarking) Definir qualidade projetada Definir grau de dificuldade técnica e reavaliar as metas projetadas
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Transformar Requisitos em Características de Qualidade
Correlação Priorização (clientes, interna) Características de qualidade Benchmarking Extração Qualidade Planejada Requisitos dos clientes Priorização (de conversão) Benchmarking Qualidade Projetada Requisitos do produto (valor meta)
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Matriz para a Transformação dos Requisitos
Requisitos do Produto (valor mensurável) = Característica de Qualidade Elementos Característica de Qualidade Requisitos do cliente
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Matriz para a Transformação dos Requisitos
Facilidade de Instalação Elementos Tamanho Característica de Qualidade Volume Características de Qualidade
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Exemplo: Matriz de Conversão de Requisitos em Características de Qualidade
Elementos Caract. de Qualidade Compatibilidade da Conexão Física com o Cliente Conector de Entrada do Cabo Número de Entradas Padrões Disponíveis de Entrada Compatibilidade com o Protocolo do Cliente Protocolo de Rede Tipos de Protocolo de Rede Facilidade para o Reconhecimento da Máquina pela Rede Conector de Entrada do Cabo Protocolo de Rede …. Software de Instalação No. Passos Inst. No. Passos Config.
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Obs.: Toda característica de qualidade definida tem de ser mensurável na prática !!!!
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Passos do QFD (quality function deployment)
Levantar necessidades dos clientes Transformar necessidades dos clientes em requisitos Avaliar requisitos e definir qualidade planejada Definir e avaliar características da qualidade Transformar requisitos em características Eliminar características técnicas redundantes Hierarquizar características Inserir características na matriz de QFD Preencher direcionador de melhoria Correlacionar as características técnicas (telhado) Correlacionar requisitos x características qualidade Calcular prioridade para cada característica técnicas (peso absoluto) Calcular peso relativo Avaliar os concorrentes (testes e benchmarking) Definir qualidade projetada Definir grau de dificuldade técnica e reavaliar as metas projetadas
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Eliminar Características de Qualidade Redundantes
Requisitos Matriz de Transformação dos Dados Eliminar Redundantes
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Passos do QFD (quality function deployment)
Levantar necessidades dos clientes Transformar necessidades dos clientes em requisitos Avaliar requisitos e definir qualidade planejada Definir e avaliar características da qualidade Transformar requisitos em características Eliminar características técnicas redundantes Hierarquizar características Inserir características na matriz de QFD Preencher direcionador de melhoria Correlacionar as características técnicas (telhado) Correlacionar requisitos x características qualidade Calcular prioridade para cada característica técnicas (peso absoluto) Calcular peso relativo Avaliar os concorrentes (testes e benchmarking) Definir qualidade projetada Definir grau de dificuldade técnica e reavaliar as metas projetadas
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Hierarquizar as Características de Qualidade
Requisitos Eliminar Redundantes Classificar e Hierarquizar
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Passos do QFD (quality function deployment)
Levantar necessidades dos clientes Transformar necessidades dos clientes em requisitos Avaliar requisitos e definir qualidade planejada Definir e avaliar características da qualidade Transformar requisitos em características Eliminar características técnicas redundantes Hierarquizar características Inserir características na matriz de QFD Preencher direcionador de melhoria Correlacionar as características técnicas (telhado) Correlacionar requisitos x características qualidade Calcular prioridade para cada característica técnicas (peso absoluto) Calcular peso relativo Avaliar os concorrentes (testes e benchmarking) Definir qualidade projetada Definir grau de dificuldade técnica e reavaliar as metas projetadas
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Inserir características de qualidade
Requisitos Características de qualidade Eliminar Redundantes Classificar e Hierarquizar
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Exemplo: características técnicas resultantes
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Passos do QFD (quality function deployment)
Levantar necessidades dos clientes Transformar necessidades dos clientes em requisitos Avaliar requisitos e definir qualidade planejada Definir e avaliar características da qualidade Transformar requisitos em características Eliminar características técnicas redundantes Hierarquizar características Inserir características na matriz de QFD Preencher direcionador de melhoria Correlacionar as características técnicas (telhado) Correlacionar requisitos x características qualidade Calcular prioridade para cada característica técnicas (peso absoluto) Calcular peso relativo Avaliar os concorrentes (testes e benchmarking) Definir qualidade projetada Definir grau de dificuldade técnica e reavaliar as metas projetadas
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Preencher Direcionador de Melhoria
Máximo Mínimo Nominal Características de qualidade Padrões de entrada Precisão posicionamento
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Passos do QFD (quality function deployment)
Levantar necessidades dos clientes Transformar necessidades dos clientes em requisitos Avaliar requisitos e definir qualidade planejada Definir e avaliar características da qualidade Transformar requisitos em características Eliminar características técnicas redundantes Hierarquizar características Inserir características na matriz de QFD Preencher direcionador de melhoria Correlacionar as características técnicas (telhado) Correlacionar requisitos x características qualidade Calcular prioridade para cada característica técnicas (peso absoluto) Calcular peso relativo Avaliar os concorrentes (testes e benchmarking) Definir qualidade projetada Definir grau de dificuldade técnica e reavaliar as metas projetadas
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Correlacionar as Características de Qualidade
Posit. Forte Posit. Fraca Inexistente Neg. Fraca Neg. Forte Correlação Características de qualidade Resolução Impressão (dpi) Consumo de Força
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Passos do QFD (quality function deployment)
Levantar necessidades dos clientes Transformar necessidades dos clientes em requisitos Avaliar requisitos e definir qualidade planejada Definir e avaliar características da qualidade Transformar requisitos em características Eliminar características técnicas redundantes Hierarquizar características Inserir características na matriz de QFD Preencher direcionador de melhoria Correlacionar as características técnicas (telhado) Correlacionar requisitos x características qualidade Calcular prioridade para cada característica técnicas (peso absoluto) Calcular peso relativo Avaliar os concorrentes (testes e benchmarking) Definir qualidade projetada Definir grau de dificuldade técnica e reavaliar as metas projetadas
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Correlacionar requisitos X características de qualidade
Forte Moderada Fraca 9 3 1 Características de qualidade Padrões disponíveis Fácil reconhecimento rede correlação Requisitos dos clientes
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Exemplo: correlacionar requisitos X características de qualidade
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O que já obtivemos até agora
Correlação Priorização (clientes, interna) Características de qualidade Benchmarking Qualidade Planejada Requisitos dos clientes Priorização (de conversão) Benchmarking Qualidade Projetada Requisitos do produto (valor meta)
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Passos do QFD (quality function deployment)
Levantar necessidades dos clientes Transformar necessidades dos clientes em requisitos Avaliar requisitos e definir qualidade planejada Definir e avaliar características da qualidade Transformar requisitos em características Eliminar características técnicas redundantes Hierarquizar características Inserir características na matriz de QFD Preencher direcionador de melhoria Correlacionar as características técnicas (telhado) Correlacionar requisitos x características qualidade Calcular prioridade para cada característica técnicas (peso absoluto) Calcular peso relativo Avaliar os concorrentes (testes e benchmarking) Definir qualidade projetada Definir grau de dificuldade técnica e reavaliar as metas projetadas
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Calcular prioridade para cada característica técnicas (peso absoluto)
Correlação Priorização (clientes, interna) Características de qualidade Benchmarking Qualidade Planejada Requisitos dos clientes Priorização (de conversão) Benchmarking Peso absoluto Qualidade Projetada Requisitos do produto (valor meta)
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Peso Absoluto (CQ) = Correlação Peso Relativo (Req) = X + * * *
Características de qualidade + * * Requisitos dos clientes *
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Exemplo: calcular prioridade para cada característica técnicas (peso absoluto)
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Passos do QFD (quality function deployment)
Levantar necessidades dos clientes Transformar necessidades dos clientes em requisitos Avaliar requisitos e definir qualidade planejada Definir e avaliar características da qualidade Transformar requisitos em características Eliminar características técnicas redundantes Hierarquizar características Inserir características na matriz de QFD Preencher direcionador de melhoria Correlacionar as características técnicas (telhado) Correlacionar requisitos x características qualidade Calcular prioridade para cada característica técnicas (peso absoluto) Calcular peso relativo Avaliar os concorrentes (testes e benchmarking) Definir qualidade projetada Definir grau de dificuldade técnica e reavaliar as metas projetadas
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Calcular peso relativo
Peso Absoluto (CQ) Peso Relativo (CQ) = Características de qualidade Total do Peso Absoluto (CQ) Requisitos dos clientes
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Exemplo: calcular peso relativo
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O que já obtivemos até agora
Correlação Priorização (clientes, interna) Características de qualidade Benchmarking Qualidade Planejada Requisitos dos clientes Priorização (de conversão) Benchmarking Qualidade Projetada Requisitos do produto (valor meta)
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Passos do QFD (quality function deployment)
Levantar necessidades dos clientes Transformar necessidades dos clientes em requisitos Avaliar requisitos e definir qualidade planejada Definir e avaliar características da qualidade Transformar requisitos em características Eliminar características técnicas redundantes Hierarquizar características Inserir características na matriz de QFD Preencher direcionador de melhoria Correlacionar as características técnicas (telhado) Correlacionar requisitos x características qualidade Calcular prioridade para cada característica técnicas (peso absoluto) Calcular peso relativo Avaliar os concorrentes (testes e benchmarking) Definir qualidade projetada Definir grau de dificuldade técnica e reavaliar as metas projetadas
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Adquirir produtos dos concorrentes, desmontar e analisar
Avaliar os concorrentes (Testes e Benchmarking das Características de Qualidade) Adquirir produtos dos concorrentes, desmontar e analisar Características de qualidade Requisitos dos clientes Benchmarking
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Exemplo: avaliar os concorrentes
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O que já obtivemos até agora
Correlação Priorização (clientes, interna) Características de qualidade Benchmarking Qualidade Planejada Requisitos dos clientes Priorização (de conversão) Benchmarking Qualidade Projetada Requisitos do produto (valor meta)
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Passos do QFD (quality function deployment)
Levantar necessidades dos clientes Transformar necessidades dos clientes em requisitos Avaliar requisitos e definir qualidade planejada Definir e avaliar características da qualidade Transformar requisitos em características Eliminar características técnicas redundantes Hierarquizar características Inserir características na matriz de QFD Preencher direcionador de melhoria Correlacionar as características técnicas (telhado) Correlacionar requisitos x características qualidade Calcular prioridade para cada característica técnicas (peso absoluto) Calcular peso relativo Avaliar os concorrentes (testes e benchmarking) Definir qualidade projetada Definir grau de dificuldade técnica e reavaliar as metas projetadas
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Qualidade Planejada Qualidade Projetada
Definir qualidade projetada: analisar tudo de novo, discutir, apresentar e decidir Correlação Priorização (clientes, interna) Características de qualidade Benchmarking Qualidade Planejada Requisitos dos clientes Priorização (de conversão) Benchmarking Qualidade Projetada Requisitos do produto (valor meta)
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Exemplo: definir qualidade projetada
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Passos do QFD (quality function deployment)
Levantar necessidades dos clientes Transformar necessidades dos clientes em requisitos Avaliar requisitos e definir qualidade planejada Definir e avaliar características da qualidade Transformar requisitos em características Eliminar características técnicas redundantes Hierarquizar características Inserir características na matriz de QFD Preencher direcionador de melhoria Correlacionar as características técnicas (telhado) Correlacionar requisitos x características qualidade Calcular prioridade para cada característica técnicas (peso absoluto) Calcular peso relativo Avaliar os concorrentes (testes e benchmarking) Definir qualidade projetada Definir grau de dificuldade técnica e reavaliar as metas projetadas
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Qualidade Planejada Qualidade Projetada
Definir grau de dificuldade técnica (avaliação da tecnologia e possibilidade de reuso) e reavaliar metas projetadas Correlação Priorização (clientes, interna) Características de qualidade Benchmarking Qualidade Planejada Requisitos dos clientes Priorização (de conversão) Benchmarking Qualidade Projetada Requisitos do produto (valor meta)
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Critérios de dificuldade técnica e reusability
Pode ser facilmente desenvolvido com a tecnologia atual 1 É possível desenvolver com a tecnologia atual 2 Pode ser facilmente desenvolvido com nova tecnologia 3 É possível desenvolver com nova tecnologia 4 Difícil desenvolver, mesmo com nova tecnologia 5
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Exemplo: Definir grau de dificuldade técnica
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O que já obtivemos até agora
Correlação Priorização (clientes, interna) Características de qualidade Benchmarking Qualidade Planejada Requisitos dos clientes Priorização (de conversão) Benchmarking Qualidade Projetada Requisitos do produto (valor meta)
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Reutilização da 1ª casa da qualidade do QFD
Desenvolvimento Pós Pré Pesquisar a validade dos requisitos Adicionar novos requisitos e eliminar os não aplicáveis Reavaliar a Prioridade dos Clientes e Interno Empresa Reavaliar grau de importância geral Completar Benchmarking Definir qualidade planejada Definir grau de melhorias Definir Argumento de Vendas Tanto de produtos similares como da plataforma
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