A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INTRODUÇÃO À TGA POR CARLOS REIS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INTRODUÇÃO À TGA POR CARLOS REIS."— Transcrição da apresentação:

1 INTRODUÇÃO À TGA POR CARLOS REIS

2 A ORIGEM Administração vem do latim;
Ad (direção ou tendência para) e minister (subordinação ou obediência); Significa aquele que presta serviço a outro ou aquele que realiza uma função sob o comando de outro. Sofreu radical transformação com o passar do tempo.

3 Diferenças conceituais
Gerente: aquele que ocupa o nível administrativo tático Coordenador: aquele que tem a função de integrar as áreas, unir e harmonizar. A importância desta função é minimizada quando a departamentalização é por processo. Essa função foi assimilada pelo diretor. Chefe: nomenclatura muito empregada pela abordagem clássica da administração e significa aquele que detêm o poder hierárquico. Líder: nomenclatura de abordagem mais contemporânea e representa aquele que detêm o poder de influenciar seus liderados (autoridade) Supervisor: aquele que tem a função de controlar, fiscalizar. Ocupa o nível operacional.

4 Diferenças conceituais
Administrador: profissional formado em administração que possui as funções de planejar, organizar, dirigir e controlar. Gestor: aquele que planeja, organiza, dirige e controla sem possuir formação em administração (aquele que faz especialização em administração) Diretor: aquele que ocupa o nível hierárquico estratégico. Podem existir diversos diretores. Possui a atribuição de dirigir ou guiar a organização. Presidente: aquele que ocupa o nível hierárquico estratégico. Geralmente há apenas um presidente e essa nomenclatura é mais adotada em empresas. Executivo: aquele que executa a gestão a nível estratégico. Segue a estratégia definida pelo dono ou acionista.

5 Área de atuação Consultor: aconselha sem ter o poder decisório. Possui a autoridade do saber; Empreendedor: abre seu próprio negócio; Docência: Professor; Gerente: Responsável pela gestão em nível tático.

6 Funções... Planejar; Organizar; Dirigir; Controlar.

7 Fig. I1.1. As três Habilidades do Administrador

8 O FOCO O objeto de estudo da administração varia de acordo com a teoria; Cada teoria surgiu para resolver problemas específicos em suas épocas;

9 Figura 1.1. As Principais Teorias da Administração:
Anos: Teorias:  Administração Científica  Teoria da Burocracia  Teoria Clássica  Teoria das Relações Humanas  Teoria Estruturalista  Teoria dos Sistemas  Abordagem Sociotécnica  Teoria Neoclássica  Teoria Comportamental  Desenvolvimento Organizacional  Teoria da Contingência  Novas Abordagens

10 Figura 1.2. As Variáveis Básicas da TGA

11 TEORIA FOCO Administração Científica. Tarefas Clássica, Neoclássica, Burocrática e Estruturalista. Estrutura Relações Humanas, D.O. e Comportamental. Pessoas Estruturalista e Contingência. Ambiente Contingência. Tecnologia

12 HISTÓRICO: IDADE ANTIGA
Há 1300 a.C. no Egito antigo já existia a necessidade de planejar, dirigir e controlar milhares de trabalhadores na construção de monumentais obras como as pirâmides; Na China 500 a.C., as parábolas de Confúcios sugerem práticas para a boa administração pública.

13 400 a.C. Sócrates define a administração como uma habilidade pessoal, separada do conhecimento e da experiência; Platão expõe em sua obra, A República, a forma democrática de governo e da administração pública; 300 a.C. Aristóteles, em seu livro Política, distingue três formas de administração pública: monarquia (governo de um só), aristocracia (governo da elite) e democracia (governo do povo).

14 IDADE MÉDIA As organizações eram poucas e pequenas;
Predominavam os artesãos independentes e profissionais liberais.

15 IDADE MODERNA A Revolução Industrial (1780 – 1914) contribuiu para deslocar a habilidade do artesão para a máquina; Provocando um aumento na produtividade e uma redução dos custos de produção; Houve um deslocamento do homem do campo para a cidade; As organizações eram caracterizadas pelo monopólio. (J.P. Morgan, J. Rockefeller e Henry Ford.)

16 IDADE COMTEMPORÂNEA Substituição do monopólio pelo capitalismo liberal; No início do século XX, com o aparecimento da concorrência e a necessidade da organização tornar-se mais competitiva, nasce a primeira teoria administrativa: a Administração Científica em 1903;

17 Você sabia... Qual a organização que mais cresceu no Brasil nos últimos 20 anos? A Igreja Universal do Reino de Deus!

18 INFLUÊNCIA DA IGREJA A hierarquia da igreja católica é tão simples e eficiente que sua enorme organização mundial pode ser comandada por uma só pessoa: o Papa; Influenciou também na origem do marketing.

19 INFLUÊNCIA DO EXÉRCITO
Há 2500 anos, Sun Tzu, general chinês escreveu um livro sobre “A Arte da Guerra”; As organizações lineares e o princípio da unidade de comando tem sua origem em organizações militares; Assim como o pensamento estratégico e o planejamento: “Se você não planeja uma guerra, mais ela se prolongará.” (Sun Tzu)

20 INFLUÊNCIAS René Descartes (1596 – 1650), matemático e filósofo francês, considerado o pai da filosofia moderna teve influência decisiva nas Teorias da Administração Científica, Clássica e Neoclássica; Assim como a física determinista de Isaac Newton.

21 INFLUÊNCIAS Taylor e Fayol, os pais da administração moderna eram engenheiros; Em seu livro “A Riqueza das Nações” (1776), Adam Smith diz que a riqueza das nações reside no principio da especialização e na divisão do trabalho, o que serviu de base à Administração Científica.

22 Hoje: A profissão no Brasil completa 40 anos;
São formados por ano 100 mil novos administradores; A profissão que melhor remunera o bom profissional é a administração (R$ 10 mil em SP); Um dos mais famosos administradores do país é o empresário e apresentador Roberto Justos; O maior Best Seller do momento fala de administração: “O Monge e o Executivo”; É a profissão que mais oferece estágios e o curso que mais cresce nas faculdades.


Carregar ppt "INTRODUÇÃO À TGA POR CARLOS REIS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google