A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INTRODUÇÃO À ECONOMIA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INTRODUÇÃO À ECONOMIA."— Transcrição da apresentação:

1 INTRODUÇÃO À ECONOMIA

2 CONCEITO DE ECONOMIA A palavra economia derivado grego oikonomos (oikos =casa; nomos = lei), que significa a adminstração de uma casa, ou do Estado.

3 CONCEITO DE ECONOMIA “Economia é a ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem (escolhem) empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre várias pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas”.

4 PALAVRAS CHAVES ESCOLHA ESCASSEZ NECESSIDADES RECURSOS PRODUÇÃO
DISTRIBUIÇÃO

5 SISTEMAS ECONÔMICOS Definição: É a forma política, social e econômica pela qual está organizada uma sociedade. É um particular sistema de organização da produção, distribuição e consumo de todos os bens e serviços que as pessoas utilizam buscando uma melhoria no padrão de vida e bem-estar.

6 ELEMENTOS BÁSICOS DE UM SISTEMA ECONÔMICO
Estoque de recursos produtivos ou fatores de produção (trabalho, capacidade empresarial, capital, terra, reservas naturais e tecnologia); Complexo de unidades de produção (empresas); Conjunto de instituições políticas, jurídicas, econômicas e sociais (base da organização da sociedade)

7 CLASSIFICAÇÃO DOS SISTEMAS ECONÔMICOS
Sistema capitalista, ou economia de mercado; Sistema socialista, ou economia centralizada; Sistema de economia mista.

8 OS PROBLEMAS ECONÔMICOS FUNDAMENTAIS
Escassez x necessidades ilimitadas ==> origem dos problemas econômicos fundamentais: 1- O que e quanto produzir 2- Como produzir 3- Para quem produzir

9 CURVA DE POSSIBILIDADES DE PRODUÇÃO
A CPP é um conceito teórico com o qual se ilustra como a questão da escassez impõe limite à capacidade produtiva de uma sociedade, que terá de fazer escolhas entre alternativas de produção. Devido a escassez de recursos, a produção total de um país tem um limite máximo, uma produção potencial ou produto em pleno emprego, onde todos os recursos disponíveis estão empregados.

10 CPP Gráfico. Custo de oportunidade: é o sacrifício de se deixar de produzir parte do bem A para se produzir mais do bem B. É também chamado de custo alternativo, por representar o custo da produção alternativa sacrificada, ou custo implícito.

11 FUNCIONAMENTO DE UMA ECONOMIA DE MERCADO
Supondo uma economia de mercado que não tenha interferência do governo e não tenha transações com o exterior (economia fechada). Os agentes econômicos são as famílias (unidades familiares) e as empresas (unidades produtoras). As famílias são proprietárias dos fatores de produção e os fornecem às unidades de produção (empresas) através do mercado de fatores de produção. As empresas, através da combinação dos fatores de produção, produzem bens e serviços e os fornecem às famílias por meio do mercado de bens e serviços.

12 Funcionamento de uma economia de mercado
Fluxo real: Gráfico Fluxo monetário: O fluxo real da economia só se torna possível com a presença da moeda, que é utilizada para remunerar os fatores de produção e para pagamento dos bens e serviços. Gráfico fluxo monetário. Unindo os dois gráficos temos o fluxo circular da economia.


Carregar ppt "INTRODUÇÃO À ECONOMIA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google