A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Genética Relacionada ao Sexo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Genética Relacionada ao Sexo"— Transcrição da apresentação:

1 Genética Relacionada ao Sexo
Heranças determinadas por genes alelos localizados nos cromossomos sexuais (alossomos). As principais são: Herança ligada ao sexo: alelos localizados na porção não homóloga do cromossomo X. Herança restrita ao sexo: alelos localizados na porção não homóloga do cromossomo Y.

2 Determinação do Sexo na Espécie Humana
A espécie humana apresenta 23 pares de cromossomos. 22 pares são autossomos e não tem relação direta com a determinação do sexo. Um par, chamado de alossomos (X e Y), constitui os cromossomos sexuais. A mulher apresenta dois alossomos X e é chamada de sexo homogamético, pois seus gametas sempre terão o cromossomo X. O homem apresenta um X e um Y e é o sexo heterogamético, pois metade de seus gametas porta o cromossomo X e a outra metade o cromossomo Y. Na mulher, um dos cromossomos X em cada célula permanece inativo e se constitui na cromatina sexual ou corpúsculo de Barr.

3

4

5

6 Herança Ligada ao Sexo Genes alelos localizados na porção não homóloga do cromossomo X. Quando dominantes, o caráter pode ser transmitido pelas mães a todos os descendentes. Os pais transmitem somente às filhas. Quando recessivo, o caráter é transmitido pelas mães aos filhos homens. As meninas só terão a característica se o pai também a tiver. Ex.: Daltonismo e Hemofilia.

7 Herança Ligada ao Sexo Daltonismo
Anomalia visual recessiva em que o indivíduo tem deficiência na distinção das cores vermelha ou verde. Os homens daltônicos (8%) tem um alelo Xd pois são hemizigotos e as mulheres daltônicas (0,64%) devem ser homozigotas recessivas. Fenótipo Genótipo Mulher normal XDXD Mulher portadora XDXd Mulher daltônica XdXd Homem normal XDY Homem daltônico XdY

8 Herança Ligada ao Sexo Hemofilia
Anomalia em que a coagulação do sangue é deficiente. Homens hemofílicos são hemizigotos (1/10.000) e mulheres hemofílicas são homozigotas recessivas (1/ ). Fenótipos Genótipos Mulher normal XHXH Mulher portadora XHXh Mulher hemofílica XhXh Homem normal XHY Homem hemofílico XhY

9 Genética Relacionada ao Sexo
Herança Restrita ao Sexo Genes localizados na porção não homóloga do cromossomo Y. Genes Holândricos. Só ocorrem no sexo masculino (ex.: Hipertricose auricular).

10 Prováveis Tipos de Herança
Autossômica dominante Autossômica recessiva Ligada ao Y (holândrica)

11 Prováveis Tipos de Herança
Ligada ao X recessiva Ligada ao X dominante

12 Herança Mitocondrial Qual a contribuição do espermatozoide durante a formação do zigoto? - apenas o núcleo com o respectivo material genético é que penetra no citoplasma do gameta feminino. Todas as demais estruturas intracelulares são, portanto, de origem materna.

13 Herança Mitocondrial Problemas relacionados ao genoma mitocondrial podem desencadear vários tipos de doenças musculares, surdez, danos ao sistema nervoso, dentre outras complicações.

14 Herança Mitocondrial A herança das características mitocondriais esta ligada exclusivamente a linhagem materna.


Carregar ppt "Genética Relacionada ao Sexo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google