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PARTICIPAÇÃO DA FAMILIA E COMUNIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR.

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Apresentação em tema: "PARTICIPAÇÃO DA FAMILIA E COMUNIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR."— Transcrição da apresentação:

1 PARTICIPAÇÃO DA FAMILIA E COMUNIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR.
Escola Especial “Um Passo Diferente”APAE Autora: Licionina Maria Rodrigues da Silva Orientadoras: Kátia Cristina Brito e Clecy Peres Julho :2010

2 Problema Refletir sobre a parceria entre família e escola tem uma inerência muito forte com os resultados a serem contemplados com esse enlace, uma vez que essa relação deve ter como perspectiva a melhoria para o ensino e aprendizagem. Nesse sentido, como a escola, na proposição de uma instituição social deve, exercer uma função educativa junto aos pais, para que família e escola, em colaboração mútua, possam promover uma educação integral para o cidadão, em cumprimento com as exigências legais da sociedade que o espera?

3 OBJETIVO GERAL: Possibilitar dentro do espaço escolar uma efetiva participação dos pais no processo educacional dos filhos, na perspectiva de que a parceria família-escola possa representar melhorias no processo de ensino e aprendizagem. Possibilitar o trabalho  comunidade, escolar e famílias   de modo que esse fortalecimento reflita positivamente na gestão escolar e na melhoria dos resultados de aprendizagem.

4 Específicos Fortalecer os laços de fraternidade, amor e respeito entre os membros da família; Desenvolver possíveis ações que selem o envolvimento e a assiduidade dos pais na vida escolar dos filhos, no intuito de refletir os resultados desse envolvimento; Propiciar momentos de alegria e descontração para os educados, famílias e comunidade da Escola Especial Um Passo Diferente APAE; Promover estratégias que possibilitem uma reflexão pessoal e coletiva sobre a importância de sua atuação para o sucesso do projeto e conseqüentemente, a melhoria da qualidade da educação; Fomentar a participação da família e comunidade na escola, e reconhecimento da importância e participação do trabalho;

5 Caminho metodológico Realização de reunião com as famílias envolvendo todos os sujeitos que participam da vida intra e extra familiar dos alunos Especiais; Preparação das oficinas a serem desenvolvidas, durante as reuniões, junto às crianças e comunidade. Reuniões multifamiliares, provocando mudanças na dinâmica familiar ou na vida dos membros familiares; Elaboração estratégias com a equipe escolar para contribuir na intervenção com as famílias.

6 Resultados e Discussões
Aumento da participação, tanto nas oficinas como também no seu envolvimento com as atividades ligadas aos alunos; Repercussão positiva através da apresentação à comunidade escolar a importância da participação da família no contexto escolar ; Melhoria da parceria entre a equipe escolar e a família;

7 Referências Bibliográficas
BORDIGNON, Genuíno; GRACINDO, Regina Vinhares. Gestão da educação: o município e a escola. In: FERREIRA, Naura Syria Carapeto; Aguiar, Márcia Angela da S. (Orgs). Gestão da educação: impasses, perspectivas e compromissos. São Paulo: Cortez, DI SANTO, Joana Maria R. Interações família-escola. Disponível em acessado em 01/12/2007. HORA, Dinair Leal da. Gestão democrática na escola. Campinas: Papirus, LIBÂNEO, José Carlos. Organização e Gestão da Escola: teoria e prática. Goiânia: Editora Alternativa, 2001.

8 LOPES, Patrícia. Atuação dos pais na educação
LOPES, Patrícia. Atuação dos pais na educação. Disponível em: < > Acesso em: 28 jan PARO, Vitor Henrique. Gestão Democrática da Escola Pública. São Paulo: Ed. Ática, 1997 ________. Por dentro da escola pública. 1ª ed. São Paulo: Xamã, SANTOS, Maria Geralda da Rocha. Aprendizado, Família, Escola e Sociedade. Disponível em acessado em 01/12/2009. SILVA, Daniela Regina da. Psicologia Geral e do Desenvolvimento. Indaial: Ed. ASSELVI, SILVA, Sonia Das Graças Oliveira . A Relação Família/Escola. Disponível em: < 06 fev. 2008

9 “É indispensável que família e escola sejam parceiras, com os papéis bem definidos, onde não se pratica a exigência e sim a proposta, o acordo. A escola pode estimular a participação dos pais, procurando conhecer o que pensam e fazem e obtendo informações sobre a criança”. ( LOPES, 2009)  


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