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Balanço do Ano Turístico 2010 Perspectivas para 2011 15 de Fevereiro de 2011.

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1 Balanço do Ano Turístico 2010 Perspectivas para 2011 15 de Fevereiro de 2011

2 2 Aeroporto de Faro

3 3

4 4

5 5 Companhia Aérea2007200820092010var 09-10% 2010 Ryanair264.950309.465587.4291.285.760118,9%24,0% Easyjet Airlines863.6111.121.8131.171.1461.162.176-0,8%21,7% Monarch575.752548.100513.386482.999-5,9%9,0% Transavia371.284422.173389.653350.659-10,0%6,6% Air Berlin214.069279.778249.662263.7355,6%4,9% Aer Lingus159.905217.129321.253228.972-28,7%4,3% Jet2.com210.571204.540177.581202.74014,2%3,8% Thomsonfly325.299307.642265.301197.576-25,5%3,7% TAP Portugal238.675215.499189.045172.886-8,5%3,2% BMIbaby73.03798.75692.730126.90236,9%2,4% British Airways291.425106.581132.916116.855-12,1%2,2% Thomas Cook (UK)158.289221.554162.868101.962-37,4%1,9% Norwegian Air016.36742.95759.90639,5%1,1% Outros1.663.6251.385.509776.777599.166-22,9%11,2% Total5.410.4925.454.9065.072.7045.352.2945,5%100,0%

6 6 Alojamento Turístico

7 7 Caracterização da Procura

8 8 Alojamento Turístico

9 9

10 10 Alojamento Turístico

11 11 Alojamento Turístico

12 12 Alojamento Turístico

13 13 Alojamento Turístico Estabelecimentos 5*4*3*2*Outros 2314423914339

14 14 Alojamento Turístico

15 15 Alojamento Turístico

16 16 Alojamento Turístico (indice 2001=100%) Dormidas x1000 (projecção aheta, com base em dados do INE) Evolução Dormidas 14.201 84% -16% -2.650

17 17 Alojamento Turístico x1000 DormidasHóspedes 200820092010200820092010 Reino Unido6.2874.6964.306912684655 Portugal3.5133.8564.1759691.0341.081 Alemanha1.3621.2551.419193188240 Países Baixos1.5261.4891.476166160165 Irlanda923850736126122105 Espanha684751872234253298 Outros1.8371.4771.796369290360 Total16.13214.37414.7792.9692.7322.905 14.202 2.785

18 18 Alojamento Turístico

19 19 Alojamento Turístico

20 20 Alojamento Turístico

21 21 Alojamento Turístico

22 22 Alojamento Turístico

23 23 Alojamento Turístico

24 24 Golfe

25 25 Golfe

26 26 Golfe

27 27 Golfe

28 28 Evolução Cambial

29 29 Resumo Movimento Aeroporto Ocupação Quarto Ocupação Cama Volume de Vendas Custos Operacionais Resultados Operacionais Resultados Líquidos Evolução dos Preços 1995+8,8%+4,2%+3,6%+3,9%+2,0%+3,9%+3,4%+4,2% 1996-2,2%-2,4%-6,2%+0,3%+0,8%+2,0%+0,4%+2,9% 1997+3,3%-1,4%+0,6%+4,0%+0,4%+3,6%+3,2%+1,5% 1998+7,1%+2,1%+1,9%+5,4%+3,2%+6,5%+4,7%+2,5% 1999+12,3%+8,3%+7,4%+6,5%+4,8%+9,0%+7,6%+5,8% 2000+3,6%-1,3%-2,1%+3,8%+4,1%+4,0%+2,7%+4,2% 2001+0,9%-3,4%-5,9%+1,8% -2,1%-2,2%+1,6% 2002+0,8%-7,0%-6,8%-3,0%+1,6%-1,2%-3,2%+1,6% 2003-0,1%-3,2%-3,3%-4,7%+4,0%-5,0%-6,0%-3,5% 2004-0,8%-4,8%-5,7%-6,5%+2,9%-6,7%-6,9%-2,1% 2005+1,5%+4,0%+1,6%+3,3%+2,5%+1,2%+0,2%+0,7% 2006+7,2%+6,9% +8,2%+3,1%+3,6%+3,9%+1,7% 2007+8,4%+5,0%+4,1%+8,0%+2,1%+3,6%+3,9%+3,0% 2008-0,4%-5,7% -1,7%+0,0%-2,2%-3,3%+1,9% 2009-7,0%-11,9%-11,0%-15,9%-12,3%-12,4%-10,1%-3,0% 2010+5,5%-2,8%-1,2%-3,3% -6,0%-3,7%-1,6% 2011 prev. -0,2% -2,2%+0,5%-0,9%-1,6%-0,3%

30 Caracterização da Procura “Análise e Propostas”

31 31 Modelo de Negócio Tradicional Modelo de negócio durante cerca de 4 décadas caracterizou- se pelas designadas package holidays As package holidays caracterizam-se por férias com transporte e alojamento incluídos e, muitas vezes, alimentação Transporte charter tem regularidade semanal, o que proporciona estadias médias mais elevadas Articulação entre a oferta e a procura é assegurada através de contratos com grossistas (OT’s), transporte aéreo charter e comercialização através de agências de viagens retalhistas

32 32 Modelo de Negócio Tradicional Excepção para a procura interna, pouco sensível ao recurso às agências de viagens quando viaja no seu próprio país Modelo conduziu a uma concentração excessiva em um número muito reduzido de grandes grupos grossistas (OT’s) Grandes grossistas passaram a controlar o mercado do retalho, o transporte aéreo, a oferta e a procura, impondo regras, designadamente ao nível dos preços e outras condições contratuais O advento das novas tecnologias e uma maior liberalização na gestão do transporte aéreo alteraram o “status quo”

33 33 Caracterização da Procura

34 34 Alterações no Modelo de Negócio Package Holidays (famílias) transformaram-se, progressivamente, em “all inclusive” Surgiram destinos turísticos construídos de raiz e idealizados para o segmento “all inclusive” (Turquia, Egipto, Tunísia, Caraíbas, etc.) Algarve e Portugal não são concorrentes nem têm condições, quer em matéria de preços, quer no que se refere a resorts vocacionados para estes segmentos de mercado, designadamente famílias Mais canais de comercialização e distribuição (maior concorrência) O Self-catering, mais vocacionado para as famílias, deixa de ser rentável e a oferta baixa progressivamente

35 35 Capacidade de Alojamento

36 36 Oferta de Camas Estabelecimentos 5*4*3*2*Outros 2314423914339

37 37 Alojamento Turístico Classificado e Privado

38 38 DESAFIOS DA OFERTA TURÍSTICA DO ALGARVE Considerar os dois modelos de negócio e não continuar a excluir o Turismo Residencial. Criar valor a partir do Alojamento Privado (140 mil fogos existentes e 100 mil investidores). Qualificar a oferta, de modo a qualificar a procura. (envolvente, serviços de apoio, etc.) Alargar o conceito de Oferta de Turismo, tal como definido pela ONU, OMT e EU.

39 39 DESAFIOS DA OFERTA TURÍSTICA DO ALGARVE A fixação permanente ou temporária de súbditos estrangeiros ou reformados estrangeiros tem um interesse para a economia nacional muito semelhante ao do turismo, oferecendo ainda a vantagem de estadias prolongadas e de menor incidência das variações estacionais. (Plano de Fomento de 1965/67 – Trabalhos Intercalares).

40 40 Mercado do Reino Unido

41 41 Alterações no Modelo de Negócio Estadia Média baixou

42 42 Alterações no Modelo de Negócio Desregulamentação do transporte aéreo e o aparecimento das chamadas low-cost

43 43 Aeroporto de Faro Companhia Aérea2007200820092010var 09-10% 2010 Ryanair264.950309.465587.4291.285.760118,9%24,0% Easyjet Airlines863.6111.121.8131.171.1461.162.176-0,8%21,7% Monarch575.752548.100513.386482.999-5,9%9,0% Transavia371.284422.173389.653350.659-10,0%6,6% Air Berlin214.069279.778249.662263.7355,6%4,9% Aer Lingus159.905217.129321.253228.972-28,7%4,3% Jet2.com210.571204.540177.581202.74014,2%3,8% Thomsonfly325.299307.642265.301197.576-25,5%3,7% TAP Portugal238.675215.499189.045172.886-8,5%3,2% BMIbaby73.03798.75692.730126.90236,9%2,4% British Airways291.425106.581132.916116.855-12,1%2,2% Thomas Cook (UK)158.289221.554162.868101.962-37,4%1,9% Norwegian Air016.36742.95759.90639,5%1,1% Outros1.663.6251.385.509776.777599.166-22,9%11,2% Total5.410.4925.454.9065.072.7045.352.2945,5%100,0%

44 44 Alterações no Modelo de Negócio As taxas de ocupação baixam progressivamente

45 45 Alterações no Modelo de Negócio As receitas das unidades de alojamento baixam progressivamente

46 46 Alterações no Modelo de Negócio Novos canais de comercialização e distribuição (operadores da net) Consumidores passaram a planear as suas férias na net mesmo quando recorrem a canais de comercialização tradicionais Novas soluções para aquisição de férias através dos sites das unidades hoteleiras, transporte aéreo, rent-a-car, etc. Afirmação e consolidação do turismo residencial (transporte acessível, barato e rápido) Operadores tradicionais criaram e/ou adquiriram principais operadores da net

47 47 Dormidas e Passageiros

48 48 Alterações no Modelo de Negócio Em 2002, a entrada em circulação do Euro coincide com a progressiva desvalorização da Libra e do Dólar Competitividade do destino é afectada por factores que os empresários não controlam nem dominam (política monetária, etc.) O sub-produto golfe turístico acompanha, como é tradicional, as quebras verificadas no alojamento Em 2004 o campeonato da Europa de futebol contribuiu para afectar negativamente o principal segmento do Algarve – as famílias

49 49 Cotações

50 50 Objectivos - Algarve

51 51 Propostas Operadores turísticos tradicionais (parcerias conjuntas) Criação de equipas negociadoras mistas flexíveis (sector público e sector privado Incentivos aos retalhistas (mercado alemão, holandês e irlandês) Definir objectivos e criar incentivos envolvendo o sector privado, através de sinergias e contrapartidas (rapell) junto dos OT’s e outros canais de comercialização) Muitos retalhistas estão a reabrir no Reino Unido, o que pode facilitar as negociações com os principais OT´s britânicos

52 52 Propostas Aprofundar a contratualização para a promoção turística (Grupo de Trabalho Misto) Apoiar e incentivar a criação de OT’s especializados, sobretudo em mercados considerados estratégicos (Reino Unido, Holanda, Irlanda e Alemanha), em parceria com hoteleiros e ajudas financeiras temporárias por parte dos organismos responsáveis (regionais e nacionais) Mercado Interno Alargado (campanhas promocionais direccionadas para o consumidor final

53 53 Propostas Operadores turísticos da net (campanhas publicitárias na net em parceria com operadores) Potenciar motores de busca, utilizar redes sociais, banners, trip advisor, etc. e aferir resultados obtidos O apoio ao transporte aéreo deverá ser mais articulado com a oferta (links mútuos, motores de busca, promoções conjuntas de rotas nas origens, etc.) A net passou a ser um elemento de consulta para os consumidores de férias, mesmo quando utilizam outro canal de distribuição, incluindo o tradicional

54 54 Propostas Novas estratégias promocionais (redes sociais, internet, CRM, Plataforma logística, etc.). Recuperar a figura dos financiamentos directos (INVEST´s estão concentrados no sistema financeiro) Recentrar o programa “Allgarve” nos princípios originais (eventos âncora)

55 55 Propostas Acções de formação contínua, durante a estação baixa e média, com o objectivo de melhorar a qualidade dos serviços prestados, aumentar a competitividade e diminuir o desemprego (13,6%) Política de transporte aéreo e gestão aeroportuária mais competitiva Criar a figura do Reformado Fiscal para residentes estrangeiros, melhor forma de potenciar o turismo residencial e aumentar as receitas fiscais do Estado Inverter o sentimento de insegurança instalado, (hoteleiros, OT’s campanhas de sensibilização e comunicação, colaboração com as forças de segurança, etc.)

56 56 Princípio Geral A promoção só será eficaz se assegurar uma interligação permanente entre a oferta e a procura, sem menosprezar a envolvente transporte, distribuição e comercialização


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