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PublicouNathan Nunes Schmidt Alterado mais de 9 anos atrás
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Balanço do Ano Turístico 2010 Perspectivas para 2011 15 de Fevereiro de 2011
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2 Aeroporto de Faro
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5 Companhia Aérea2007200820092010var 09-10% 2010 Ryanair264.950309.465587.4291.285.760118,9%24,0% Easyjet Airlines863.6111.121.8131.171.1461.162.176-0,8%21,7% Monarch575.752548.100513.386482.999-5,9%9,0% Transavia371.284422.173389.653350.659-10,0%6,6% Air Berlin214.069279.778249.662263.7355,6%4,9% Aer Lingus159.905217.129321.253228.972-28,7%4,3% Jet2.com210.571204.540177.581202.74014,2%3,8% Thomsonfly325.299307.642265.301197.576-25,5%3,7% TAP Portugal238.675215.499189.045172.886-8,5%3,2% BMIbaby73.03798.75692.730126.90236,9%2,4% British Airways291.425106.581132.916116.855-12,1%2,2% Thomas Cook (UK)158.289221.554162.868101.962-37,4%1,9% Norwegian Air016.36742.95759.90639,5%1,1% Outros1.663.6251.385.509776.777599.166-22,9%11,2% Total5.410.4925.454.9065.072.7045.352.2945,5%100,0%
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6 Alojamento Turístico
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7 Caracterização da Procura
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8 Alojamento Turístico
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10 Alojamento Turístico
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11 Alojamento Turístico
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12 Alojamento Turístico
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13 Alojamento Turístico Estabelecimentos 5*4*3*2*Outros 2314423914339
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14 Alojamento Turístico
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15 Alojamento Turístico
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16 Alojamento Turístico (indice 2001=100%) Dormidas x1000 (projecção aheta, com base em dados do INE) Evolução Dormidas 14.201 84% -16% -2.650
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17 Alojamento Turístico x1000 DormidasHóspedes 200820092010200820092010 Reino Unido6.2874.6964.306912684655 Portugal3.5133.8564.1759691.0341.081 Alemanha1.3621.2551.419193188240 Países Baixos1.5261.4891.476166160165 Irlanda923850736126122105 Espanha684751872234253298 Outros1.8371.4771.796369290360 Total16.13214.37414.7792.9692.7322.905 14.202 2.785
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18 Alojamento Turístico
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19 Alojamento Turístico
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20 Alojamento Turístico
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21 Alojamento Turístico
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22 Alojamento Turístico
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23 Alojamento Turístico
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24 Golfe
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28 Evolução Cambial
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29 Resumo Movimento Aeroporto Ocupação Quarto Ocupação Cama Volume de Vendas Custos Operacionais Resultados Operacionais Resultados Líquidos Evolução dos Preços 1995+8,8%+4,2%+3,6%+3,9%+2,0%+3,9%+3,4%+4,2% 1996-2,2%-2,4%-6,2%+0,3%+0,8%+2,0%+0,4%+2,9% 1997+3,3%-1,4%+0,6%+4,0%+0,4%+3,6%+3,2%+1,5% 1998+7,1%+2,1%+1,9%+5,4%+3,2%+6,5%+4,7%+2,5% 1999+12,3%+8,3%+7,4%+6,5%+4,8%+9,0%+7,6%+5,8% 2000+3,6%-1,3%-2,1%+3,8%+4,1%+4,0%+2,7%+4,2% 2001+0,9%-3,4%-5,9%+1,8% -2,1%-2,2%+1,6% 2002+0,8%-7,0%-6,8%-3,0%+1,6%-1,2%-3,2%+1,6% 2003-0,1%-3,2%-3,3%-4,7%+4,0%-5,0%-6,0%-3,5% 2004-0,8%-4,8%-5,7%-6,5%+2,9%-6,7%-6,9%-2,1% 2005+1,5%+4,0%+1,6%+3,3%+2,5%+1,2%+0,2%+0,7% 2006+7,2%+6,9% +8,2%+3,1%+3,6%+3,9%+1,7% 2007+8,4%+5,0%+4,1%+8,0%+2,1%+3,6%+3,9%+3,0% 2008-0,4%-5,7% -1,7%+0,0%-2,2%-3,3%+1,9% 2009-7,0%-11,9%-11,0%-15,9%-12,3%-12,4%-10,1%-3,0% 2010+5,5%-2,8%-1,2%-3,3% -6,0%-3,7%-1,6% 2011 prev. -0,2% -2,2%+0,5%-0,9%-1,6%-0,3%
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Caracterização da Procura “Análise e Propostas”
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31 Modelo de Negócio Tradicional Modelo de negócio durante cerca de 4 décadas caracterizou- se pelas designadas package holidays As package holidays caracterizam-se por férias com transporte e alojamento incluídos e, muitas vezes, alimentação Transporte charter tem regularidade semanal, o que proporciona estadias médias mais elevadas Articulação entre a oferta e a procura é assegurada através de contratos com grossistas (OT’s), transporte aéreo charter e comercialização através de agências de viagens retalhistas
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32 Modelo de Negócio Tradicional Excepção para a procura interna, pouco sensível ao recurso às agências de viagens quando viaja no seu próprio país Modelo conduziu a uma concentração excessiva em um número muito reduzido de grandes grupos grossistas (OT’s) Grandes grossistas passaram a controlar o mercado do retalho, o transporte aéreo, a oferta e a procura, impondo regras, designadamente ao nível dos preços e outras condições contratuais O advento das novas tecnologias e uma maior liberalização na gestão do transporte aéreo alteraram o “status quo”
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33 Caracterização da Procura
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34 Alterações no Modelo de Negócio Package Holidays (famílias) transformaram-se, progressivamente, em “all inclusive” Surgiram destinos turísticos construídos de raiz e idealizados para o segmento “all inclusive” (Turquia, Egipto, Tunísia, Caraíbas, etc.) Algarve e Portugal não são concorrentes nem têm condições, quer em matéria de preços, quer no que se refere a resorts vocacionados para estes segmentos de mercado, designadamente famílias Mais canais de comercialização e distribuição (maior concorrência) O Self-catering, mais vocacionado para as famílias, deixa de ser rentável e a oferta baixa progressivamente
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35 Capacidade de Alojamento
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36 Oferta de Camas Estabelecimentos 5*4*3*2*Outros 2314423914339
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37 Alojamento Turístico Classificado e Privado
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38 DESAFIOS DA OFERTA TURÍSTICA DO ALGARVE Considerar os dois modelos de negócio e não continuar a excluir o Turismo Residencial. Criar valor a partir do Alojamento Privado (140 mil fogos existentes e 100 mil investidores). Qualificar a oferta, de modo a qualificar a procura. (envolvente, serviços de apoio, etc.) Alargar o conceito de Oferta de Turismo, tal como definido pela ONU, OMT e EU.
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39 DESAFIOS DA OFERTA TURÍSTICA DO ALGARVE A fixação permanente ou temporária de súbditos estrangeiros ou reformados estrangeiros tem um interesse para a economia nacional muito semelhante ao do turismo, oferecendo ainda a vantagem de estadias prolongadas e de menor incidência das variações estacionais. (Plano de Fomento de 1965/67 – Trabalhos Intercalares).
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40 Mercado do Reino Unido
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41 Alterações no Modelo de Negócio Estadia Média baixou
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42 Alterações no Modelo de Negócio Desregulamentação do transporte aéreo e o aparecimento das chamadas low-cost
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43 Aeroporto de Faro Companhia Aérea2007200820092010var 09-10% 2010 Ryanair264.950309.465587.4291.285.760118,9%24,0% Easyjet Airlines863.6111.121.8131.171.1461.162.176-0,8%21,7% Monarch575.752548.100513.386482.999-5,9%9,0% Transavia371.284422.173389.653350.659-10,0%6,6% Air Berlin214.069279.778249.662263.7355,6%4,9% Aer Lingus159.905217.129321.253228.972-28,7%4,3% Jet2.com210.571204.540177.581202.74014,2%3,8% Thomsonfly325.299307.642265.301197.576-25,5%3,7% TAP Portugal238.675215.499189.045172.886-8,5%3,2% BMIbaby73.03798.75692.730126.90236,9%2,4% British Airways291.425106.581132.916116.855-12,1%2,2% Thomas Cook (UK)158.289221.554162.868101.962-37,4%1,9% Norwegian Air016.36742.95759.90639,5%1,1% Outros1.663.6251.385.509776.777599.166-22,9%11,2% Total5.410.4925.454.9065.072.7045.352.2945,5%100,0%
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44 Alterações no Modelo de Negócio As taxas de ocupação baixam progressivamente
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45 Alterações no Modelo de Negócio As receitas das unidades de alojamento baixam progressivamente
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46 Alterações no Modelo de Negócio Novos canais de comercialização e distribuição (operadores da net) Consumidores passaram a planear as suas férias na net mesmo quando recorrem a canais de comercialização tradicionais Novas soluções para aquisição de férias através dos sites das unidades hoteleiras, transporte aéreo, rent-a-car, etc. Afirmação e consolidação do turismo residencial (transporte acessível, barato e rápido) Operadores tradicionais criaram e/ou adquiriram principais operadores da net
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47 Dormidas e Passageiros
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48 Alterações no Modelo de Negócio Em 2002, a entrada em circulação do Euro coincide com a progressiva desvalorização da Libra e do Dólar Competitividade do destino é afectada por factores que os empresários não controlam nem dominam (política monetária, etc.) O sub-produto golfe turístico acompanha, como é tradicional, as quebras verificadas no alojamento Em 2004 o campeonato da Europa de futebol contribuiu para afectar negativamente o principal segmento do Algarve – as famílias
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49 Cotações
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50 Objectivos - Algarve
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51 Propostas Operadores turísticos tradicionais (parcerias conjuntas) Criação de equipas negociadoras mistas flexíveis (sector público e sector privado Incentivos aos retalhistas (mercado alemão, holandês e irlandês) Definir objectivos e criar incentivos envolvendo o sector privado, através de sinergias e contrapartidas (rapell) junto dos OT’s e outros canais de comercialização) Muitos retalhistas estão a reabrir no Reino Unido, o que pode facilitar as negociações com os principais OT´s britânicos
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52 Propostas Aprofundar a contratualização para a promoção turística (Grupo de Trabalho Misto) Apoiar e incentivar a criação de OT’s especializados, sobretudo em mercados considerados estratégicos (Reino Unido, Holanda, Irlanda e Alemanha), em parceria com hoteleiros e ajudas financeiras temporárias por parte dos organismos responsáveis (regionais e nacionais) Mercado Interno Alargado (campanhas promocionais direccionadas para o consumidor final
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53 Propostas Operadores turísticos da net (campanhas publicitárias na net em parceria com operadores) Potenciar motores de busca, utilizar redes sociais, banners, trip advisor, etc. e aferir resultados obtidos O apoio ao transporte aéreo deverá ser mais articulado com a oferta (links mútuos, motores de busca, promoções conjuntas de rotas nas origens, etc.) A net passou a ser um elemento de consulta para os consumidores de férias, mesmo quando utilizam outro canal de distribuição, incluindo o tradicional
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54 Propostas Novas estratégias promocionais (redes sociais, internet, CRM, Plataforma logística, etc.). Recuperar a figura dos financiamentos directos (INVEST´s estão concentrados no sistema financeiro) Recentrar o programa “Allgarve” nos princípios originais (eventos âncora)
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55 Propostas Acções de formação contínua, durante a estação baixa e média, com o objectivo de melhorar a qualidade dos serviços prestados, aumentar a competitividade e diminuir o desemprego (13,6%) Política de transporte aéreo e gestão aeroportuária mais competitiva Criar a figura do Reformado Fiscal para residentes estrangeiros, melhor forma de potenciar o turismo residencial e aumentar as receitas fiscais do Estado Inverter o sentimento de insegurança instalado, (hoteleiros, OT’s campanhas de sensibilização e comunicação, colaboração com as forças de segurança, etc.)
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56 Princípio Geral A promoção só será eficaz se assegurar uma interligação permanente entre a oferta e a procura, sem menosprezar a envolvente transporte, distribuição e comercialização
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