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Romantismo A arte da burguesia.

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Apresentação em tema: "Romantismo A arte da burguesia."— Transcrição da apresentação:

1 romantismo A arte da burguesia

2 Lugar e tempo do romantismo
França, Alemanha e Inglaterra Século xix América latina

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4 A liberdade conduzindo o povo – delacroix 1830
Quadro símbolo da república francesa. Inspirada nos acontecimentos do levante popular em Paris – O povo se rebela contra a restauração Monarquia Ideais românticos presentes: Figura central feminina usa na cabeça um barrete, símbolo de liberdade para os escravos da antiga Roma; Ao fundo o símbolo do Absolutismo, a fortaleza da Bastilha, em chamas; Entre os insurgentes, representantes de várias classes sociais unidas pelo ideal de fraternidade; Carga dramática da cena – uma criança empunhando uma arma na luta pela igualdade.

5 O surgimento do Romantismo está ligado à ascensão política do pensamento liberal burguês;
As obras românticas retratam uma visão de mundo baseada na liberdade de pensamento, crença e expressões; Grande parte dos artista de ser financiada pela aristocracia, que se encontra em declínio; O público alvo dos artistas românticos pertencem a nova classe que surge. Esteticamente, o movimento reage à racionalidade do período anterior; Exalta a individualidade e a emotividade contra a opressão do Absolutismo; Os pensadores românticos defendiam uma postura liberal, um projeto de sociedade onde todos fossem iguais. A arte, segundo a lógica do mundo burguês, torna-se um objeto de compra e venda, uma mercadoria.

6 Proposta de leitura comparada

7 Naufrágio – William Turner - 1805

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9 Primeira metade do século XIX é marcado pelo processo de urbanização e concentração de riquezas;
As cidades tornam-se espaços caóticos – capital econômico, social e financeiro; A vinda para as cidades – mudanças das relações sociais; A circulação de jornais aumenta – informações diversificadas: folhetim, coluna de casos policiais, notas sobre personalidades; Café e bares tornam-se prontos de encontro; O tempo dita o ritmo das cidades.

10 Centro da cidade do rio de janeiro foto: Marc ferrez – a910
A vinda da família real para o Brasil em 1808 deu à cidade o impulso que faltava – centro politico e cultural do Império A cidade recebe aterros e a drenagem melhora as condições de higiene na cidade. As ruas foram alargadas para o transito das carruagens A moda tornou-se um ramo importante de negócios com a transformação das atitudes das pessoas. As mulheres passam a usar luvas e os homens suspensórios. Surgem novos bairros e a cidade, em 1854 ganha iluminação à gás;

11 Xilogravura desenhada por Knilling – 1870.
Moda francesa do século XIX copiada pelas elites brasileiras.

12 Aleia das palmeiras – jardim botânico – revert henry klumb - 1860
Imagem do fotografo alemão da Casa imperial. Sua obra é umas das primeiras que registram o processo de modernização pelo qual passou a cidade do Rio de janeiro com a vinda da família real.

13 Uma tarde na praça do palácio – jean Baptiste debret - 1826
O Rio de Janeiro retratado por Debret mostra alguns representantes das classes sociais da época: milicianos, pequenos comerciantes, escravos presentes na formação da sociedade

14 Formação das cidades

15 RUA DIREITA – RJ - JOHANN MORITZ RUGENDAS

16 Panorama do rio de janeiro – vítor meireles - 1885
A transição sugerida na imagem revela a transformação social pela qual passou o Brasil no século XIX. Cidades se desenvolve e atraem as pessoas que viviam no campo. As paisagens do Rio de Janeiro possuem uma importância significativa no contexto das artes plásticas porque introduziram uma perspectiva inédita para a representação do espaço: o uso da luz e a composição do cenário aproximam a pintura da fotografia

17 A pintura busca explorar temas fantasiosos e exóticos;
A natureza aparece de forma bruta e indomável; Ventos, maremotos, paisagens solitárias, animais fortes e violentos enfrentam o controle humano; Os retratos de família tornam-se comuns. Retarato e Antoine-Laurent e Marie-Anne Lavoisier – Jacques-Louis David Caçada ao Tigre – Delacroix O embate entre o homem e a natureza indomável e exótica

18 O viajante sobre o mar de névoa caspar david Friedrich – 1817-1818
Qual a sensação que provoca? Solidão Subjetividade Imensidão do mundo Todo universal

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20 Cinco artistas são retratados nessa pintura:
Cinco artistas em Sintra – João Cristino da Silva Cinco artistas são retratados nessa pintura: Francisco Augusto Metrass, Tomás D’Anunciação, Victor Bastos - escultor José Rodrigues, e o próprio pintor Nessa pintura há um cruzamento de temas típicos do Romantismo: O artista produzindo sua arte; A paisagem natural; Contato com o povo.

21 Só deus - Francisco Augusto Metrass - 1856

22 Vista da amora – tomás josé d’anunciação
No Romantismo, a natureza é expressão de sentimentos humanos

23 Monumento a camões – Vitor bastos - 1867

24 Pobre rabequista – José rodrigues - 1855

25 Durante o período romântico aumenta o público leitor;
O acesso a leitura deixa de ser privilegio da classe mais abastada; A maioria das pessoas letradas eram capazes de ler apenas na língua do seu dia a dia; As obras escritas em idioma nacional tornam-se mais populares, passando a circular no mercado literário que surge no momento; Popularização da leitura entre mulheres, crianças, comerciantes, trabalhadores das fábricas e camponeses; Esse público lia tudo que circulava, principalmente nos jornais; O romance, como gênero literário, começa a ser publicado e a aparecer nas livrarias; Um mercado em grande expansão; Escrever ou desempenhar alguma tarefa relacionada à produção escrita começava a se tornar uma opção de trabalho.

26 Moça com o livro – josé ferraz almeida junior (1850-1899)
Representação de mulheres lendo., sugere a relação que pode haver entre ler, refletir e sonhar.

27 Características gerais da literatura romântica
Expressão plena dos estados da alma, das paixões e das emoções; Exaltação da liberdade individual e social; Gosto por ambientes solitários e noturnos, considerados mais propícios às confidências e aos desabafos sentimentais; Presença de paisagens escuras, ideias tristes e de morte aparecem para tornar o sofrimento amoroso ainda mais doído e até mesmo mórbido; Visão da natureza como exemplo da manifestação do poder de Deus e como refúgio acolhedor para o homem que busca paz interior, longe das perturbações da vida em sociedade; Liberdade de ser, de sentir e de agir é celebrada pelos românticos;


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