A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Oficina de Apropriação de Resultados para Professores

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Oficina de Apropriação de Resultados para Professores"— Transcrição da apresentação:

1 Oficina de Apropriação de Resultados para Professores
PAEBES História

2 PAEBES 2014 Momentos de formação 1º Momento: Avaliação Externa e em Larga Escala. 2º Momento: Leitura dos Resultados.

3 Agir O que é avaliar? Decidir PAEBES 2014 Diagnosticar Coletar
Dados e informações sobre determinada realidade. Produzir algum julgamento sobre a realidade. Tomar decisão em função de um objetivo que se deseja alcançar. Traçar estratégias de uma ação sobre o objeto avaliado.

4 Os Sistemas de Avaliação
PAEBES 2014 Os Sistemas de Avaliação Um Sistema de Avaliação da Educação tem por objetivo fornecer dados sobre o desempenho dos estudantes, a fim de contribuir para o aprimoramento da educação oferecida pela rede de ensino. É também fundamental garantir a reflexão sobre esses resultados e constante melhoria na sua produção.

5 Etapas básicas dos Sistemas de Avaliação
PAEBES 2014 Etapas básicas dos Sistemas de Avaliação 2 Elaboração da Matriz de Referência Construção de itens Pré-testagem dos itens Análise estatística e pedagógica dos itens 1 Determinação da população a ser avaliada 3 Montagem dos cadernos de testes (BIB) Elaboração dos testes Elaboração dos questionários contextuais 5 Análise dos resultados: TCT e TRI Produção dos resultados Construção e interpretação das Escalas de Proficiência Divulgação dos resultados 4 Aplicação dos instrumentos Processamento e constituição da base de dados da avaliação

6 PAEBES 2014 Planejamento dos testes Aplicação Análise da Base de Dados
Publicação dos Resultados Oficinas de apropriação dos resultados

7 Desenho da Avaliação PAEBES ALFA 1ª onda
Edição 1º ano EF 2008 Língua Portuguesa 2009 2010 Língua Portuguesa e Matemática 2011 2012 2013 Língua Portuguesa (Leitura e Escrita) e Matemática 2014 Língua Portuguesa, Leitura, Escrita e Matemática

8 Desenho da Avaliação PAEBES ALFA 2ª onda
Edição 1º ano EF 2º ano EF 3º ano EF 2008 LP 2009 2010 LP e MAT 2011 2012 2013 LP (Leitura e Escrita) e MAT 2014 LP, Leitura, Escrita e MAT

9 Desenho da Avaliação PAEBES
Edição 5º ano EF 9º ano EF 1º ano EM 2º ano EM 3º ano EM 2009 LP e MAT - 2010 2011 LP, MAT, BIO, FIS, QUI 2012 LP, MAT, GEO e HIST (estudo secretaria) LP, MAT, GEO, HIST 2013 LP, MAT e CIEN 2014 LP, MAT, PT LP, MAT, HIST, GEO

10 Como utilizar os resultados?
PAEBES 2014 Como utilizar os resultados?

11 Uso dos Resultados Professor PAEBES 2014
Projetos de intervenção pedagógica Elaboração de projetos especiais Foco nos alunos com dificuldades Planejamento das ações de sala de aula Ações de reforço escolar Visão proativa quanto ao desenvolvimento de habilidades e competências ao longo da educação básica

12 Uso dos Resultados Aluno e família
PAEBES 2014 Uso dos Resultados Aluno e família Acompanhamento individual do desempenho escolar pelos alunos e seus familiares Informações sobre a qualidade dos serviços educacionais oferecidos

13 PAEBES 2014 2º Momento Resultados

14 Como os dados podem ser acessados?
PAEBES 2014 Como os dados podem ser acessados? Revista Impressa; Aceso ao portal – PAEBES

15 Como trabalhar os resultados na escola
PAEBES 2014 Como trabalhar os resultados na escola O trabalho de intervenção realizado em cada escola, deve ser desenvolvido pensando criticamente na prática de hoje ou anteriores e nos resultados alcançados. Conhecendo esses elementos, pode-se pensar em estratégias para melhorar a prática que será aplicada.

16 Os grupos de trabalho e o modo de contato/intervenção para cada grupo
PAEBES 2014 Os grupos de trabalho e o modo de contato/intervenção para cada grupo Qual o trabalho desenvolvido com a equipe gestora (direção e coordenação)? Qual o trabalho desenvolvido com equipe pedagógica (coordenadores e professores)?

17 Como realizar a leitura e interpretação dos resultados?
PAEBES 2014 Como realizar a leitura e interpretação dos resultados?

18 Conhecer os resultados gerais da escola:
PAEBES 2014 Conhecer os resultados gerais da escola: Etapas avaliadas Percentual de participação Proficiência média em cada disciplina Distribuição por padrão de desempenho em cada disciplina

19 PAEBES 2014 O que representa a Proficiência Média? É a medida que representa um determinado traço latente (aptidão); é a demonstração de um conhecimento, competência ou habilidade

20 O que representa a Proficiência Média?
PAEBES 2014 O que representa a Proficiência Média? Teoria da Resposta ao Item (TRI) Grupo de modelos matemáticos e estatísticos que descrevem a associação entre a aptidão de um indivíduo e a probabilidade de uma resposta a um item

21 PAEBES 2014 DISCRIMINAÇÃO Parâmetro “A” Parâmetro “B” DIFICULDADE
Parâmetro “C” PROBABILIDADE DE ACERTO AO ACASO

22 O que representam os Padrões de Desempenho?
PAEBES 2014 O que representam os Padrões de Desempenho? Do mais básico... RECUPERAÇÃO: Os estudantes demonstram um desenvolvimento ainda incipiente das principais habilidades associadas à sua etapa de escolaridade. REFORÇO: Os estudantes respondem itens com habilidades mais complexas, quando comparados com o verificado no padrão anterior. APROFUNDAMENTO: Esses estudantes demonstram atender às condições mínimas para que avancem em seu processo de escolarização. DESAFIO: Esses estudantes costumam responder corretamente a um maior quantitativo de itens, o que sugere a sistematização do processo de aprendizagem de forma consolidada para aquela etapa de escolaridade. Ao mais avançado...

23 PAEBES 2014 Resultado por TRI Colocar resultado TRI

24 Organize os dados na tabela...
PAEBES 2014 Organize os dados na tabela...

25 Colocar a escala para alocar o resultado...
PAEBES 2014 Colocar a escala para alocar o resultado... Se não tiver escala, mencionar níveis...

26 PAEBES 2014 Equipe Pedagógica 2. Etapas avaliadas e proficiência média em cada disciplina Reflita sobre o desempenho alcançado no teste e o resultado esperado pela escola: Qual o desempenho alcançado pelos estudantes em relação ao esperado? Quais habilidades e competências devem ser trabalhadas com o objetivo de alcançar o desenvolvimento esperado dos estudantes?

27 PAEBES 2014 Equipe Pedagógica 2. Etapas avaliadas e proficiência média em cada disciplina Relacione o resultado alcançado com as ações/intervenções pedagógicas implementadas na escola;

28 PAEBES 2014 Equipe Pedagógica 2. Etapas avaliadas e proficiência média em cada disciplina Observe, na escola, os resultados alcançados em diferentes etapas de escolaridade; Com base nesses resultados, elabore possíveis ações de intervenção para cada etapa, com o objetivo de recuperar alunos com desempenho abaixo do esperado, de acordo com as possibilidades da escola.

29 Com base nesse resultado, podemos fazer as seguintes inferências:
PAEBES 2014 Equipe Pedagógica 2. Etapas avaliadas e proficiência média em cada disciplina Com base nesse resultado, podemos fazer as seguintes inferências: Como possibilitar que os estudantes que chegarão à esta etapa desenvolvam as habilidades esperadas? Como recuperar os estudantes que já passaram pela etapa avaliada para que, ao final da Educação Básica, tenham desenvolvido habilidades e competências esperadas?

30 Identifique o percentual de estudantes em cada padrão de desempenho;
PAEBES 2014 Equipe Pedagógica 3. Etapas avaliadas, proficiência média e distribuição por padrão de desempenho em cada disciplina; Identifique o percentual de estudantes em cada padrão de desempenho; A(s) turma(s) dessa escola é(são) homogênea(s) e todos desenvolveram as habilidades no mesmo grau de complexidade?

31 PAEBES 2014 Equipe Pedagógica 3. Etapas avaliadas, proficiência média e distribuição por padrão de desempenho em cada disciplina; O padrão de desempenho com maior percentual de estudantes é o mesmo padrão representado pela proficiência média alcançada pela escola?

32 Calcule o número de estudantes em cada padrão de desempenho;
PAEBES 2014 Equipe Pedagógica 3. Etapas avaliadas, proficiência média e distribuição por padrão de desempenho em cada disciplina; Calcule o número de estudantes em cada padrão de desempenho; Conseguimos identificar quem são os estudantes alocados em cada padrão, na escola?

33 PAEBES 2014 Equipe Pedagógica 3. Etapas avaliadas, proficiência média e distribuição por padrão de desempenho em cada disciplina; Apresente as habilidades e competências desenvolvidas por cada grupo de estudantes (observar, em relação às habilidades e às competências, o desempenho alcançado por alunos que estão alocados em padrões de desempenho diferentes).

34 Colocar mesma escola do resultado TRI, para possível comparação...
PAEBES 2014 Resultado TCT por aluno Colocar resultado TCT Colocar mesma escola do resultado TRI, para possível comparação...

35 Organize os dados na tabela...
PAEBES 2014 Organize os dados na tabela...

36 PAEBES 2014 Equipe Pedagógica 4. Etapa de escolaridade e percentual de acerto por descritor Observe o percentual de acerto geral da escola em cada disciplina e etapa de escolaridade;

37 Relacione cada habilidade (descritor) com o percentual de acerto;
PAEBES 2014 Equipe Pedagógica 4. Etapa de escolaridade e percentual de acerto por descritor Relacione cada habilidade (descritor) com o percentual de acerto; Observe a relação existente entre descritores (habilidades de uma mesma competência ou habilidades trabalhadas no desenvolvimento de um determinado conteúdo);

38 Observe descritores menos acertados :
PAEBES 2014 Equipe Pedagógica 4. Etapa de escolaridade e percentual de acerto por descritor Observe descritores menos acertados : Estão relacionados a um mesmo tema/domínio/tópico? Estão relacionados às habilidades com grau de complexidade mais alto para aquela etapa de escolaridade?

39 Observe descritores menos acertados :
PAEBES 2014 Equipe Pedagógica 4. Etapa de escolaridade e percentual de acerto por descritor Observe descritores menos acertados : São habilidades desenvolvidas naquela etapa avaliada ou são desenvolvidas ao longo do Ensino Fundamental? Qual a relação de cada habilidade com os conteúdos trabalhados em sala de aula? Quais as práticas pedagógicas adotadas pelos professores da escola em relação a cada um desses conteúdos?

40 Observe descritores menos acertados:
PAEBES 2014 Equipe Pedagógica 4. Etapa de escolaridade e percentual de acerto por descritor Observe descritores menos acertados: Como possibilitar a compreensão dos estudantes em relação a cada uma dessas habilidades: Modificar por outras ações pedagógicas? Pesquisar/estudar outras formas de abordagem do conteúdo? Utilizar outros recursos pedagógicos? Outros...

41 Observe os descritores mais acertados:
PAEBES 2014 Equipe Pedagógica 4. Etapa de escolaridade e percentual de acerto por descritor Observe os descritores mais acertados: Estão relacionados a um mesmo tema/domínio/tópico? Estão relacionados às habilidades com grau de complexidade menor para essa etapa de escolaridade? Podem auxiliar no desenvolvimento de descritores menos acertados? Como?

42 PAEBES 2014 Equipe Pedagógica 4. Etapa de escolaridade e percentual de acerto por descritor Dentre os temas apresentados, quais são aqueles com os menores percentuais de acerto por descritor? Qual a relação desse resultado com o trabalho feito pelo professores em sala de aula? Este trabalho é adequado e suficiente para alcançar os resultados esperados? O que pode ser modificado? O que deve continuar?

43 PAEBES 2014 Equipe Pedagógica 5. Avaliação externa e interna Os resultados da avaliação interna são comparáveis àqueles extraídos da avaliação externa: As habilidades avaliadas pelos professores são as mesmas avaliadas pelo programa de avaliação externa? Os conteúdos desenvolvidos pelos professores da escola, com base no currículo, estão relacionados com as habilidades da matriz de referência?

44


Carregar ppt "Oficina de Apropriação de Resultados para Professores"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google