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Internacionalização da Arquitetura Brasileira

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Apresentação em tema: "Internacionalização da Arquitetura Brasileira"— Transcrição da apresentação:

1 Internacionalização da Arquitetura Brasileira
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Internacionalização da Arquitetura Brasileira 1

2 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
MUNDO EM CONSTANTE PROCESSO DE MUDANÇAS VELOCIDADE Tecnologia Informação Comunicação Transportes INCONTROLÁVEL Ritmo Causas - Velocidade IMPREVISÍVEL Extensão Intensidade - Direção INCESSANTE - Contínuo Mais Intenso Mais Rápido

3 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Um “admirável mundo novo” bate a nossas portas. Estima-se que: Nos dias de hoje, a massa de conhecimento mundial dobra a cada dois anos.  Nos próximos 10 a 15 anos, dobrará a cada 80 dias; Até 2030, o Brasil deverá ser o 11º país mais competitivo do mundo, à frente da França, Itália, Canadá e Espanha; Em 2015, 75% do PIB do Japão deverá ser formado por produtos ainda não inventados; Até 2025, fim das máquinas de combustão interna; Expectativa de vida, 120 a 150 anos, nascidos a partir da década 90; Em termos reais, os preços dos recursos naturais caíram 60% entre os anos 70 e 90; Até 2020, desembarque de seres humanos em outros planetas;

4 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Das 500 maiores empresas em 1985, 243 sobrevivem; Cada ano adicional de estudo aumenta a produtividade em 8,5% no setor industrial e 13% no de serviços; Nos próximos 25 anos ocorrerão 10 vezes mais mudanças que nos 25 anos anteriores.  Economicamente, China e Índia devem suplantar Japão e Estados Unidos nos próximos 30 anos. Fontes: - WFS-WorldFuture Society   -The Economist - Exame

5 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
MIGRAMOS:     “Sociedade Industrial para Sociedade do Conhecimento”          - Ênfase no conhecimento e não na Habilidade - Conformismo sede a Criatividade Normas Rígidas / Processos Repetitivos são substituídos pela inovação constante INGRESSAMOS:        “Era da Competitividade”          - Velocidade das Informações Acelerado Desenvolvimento Tecnológico Crescente Exigência dos Consumidores - Economia Sem Fronteiras POSTURA DOS AGENTES ECONÔMICOS          - Praticar raciocínio Estratégico - Ser Vetor de Mudanças - Investir na Competência das Equipes

6 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
CONCEITO - Planejamento Estratégico é instrumento fundamental para qualquer organização, num contexto de mudanças e incertezas;    - Planejamento Estratégico é um processo gerencial que tem por objetivo estabelecer o rumo a ser seguido pela organização;  - Planejamento Estratégico é o processo contínuo (máximo conhecimento possível) de: Tomar decisões atuais que envolvam riscos presentes e futuros; Organizar de forma sistêmica as atividades para a execução das decisões; Medir resultado das decisões frente às expectativas organizacionais. Planejamento Estratégico visa fortalecer as relações da Organização com o meio ambiente, possibilitando a criação de um clima organizacional favorável às mudanças que se operam em todos os segmentos da sociedade.

7 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
(CONCEITO) O processo de Planejar é, antes de mais nada, um “modo de pensar”, sobre o que será feito, como, quando, quanto, para quem, porque e onde será feito. O Planejamento pressupõe um processo decisório permanente que deve ocorrer antes, durante e depois de sua elaboração e implementação na Organização. - O Planejamento dentro das Organizações deve: Estar sempre alinhado com seus objetivos maiores; Ser uma função administrativa precedente ao processo de organização e execução; Procurar maximizar resultados e minimizar as deficiências, proporcionando uma situação de eficiência, eficácia e efetividade.   

8 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
   “Planejamento é, em essência, um grande acordo organizacional e seu sucesso é função do grau de participação das partes envolvidas”. 8

9 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
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10 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO SETORIAL PARA INTERNACIONALIZAÇÃO DA ARQUITETURA BRASILEIRA
- Programa de Internacionalização é, fundamentalmente, um processo de competitividade, em que o setor passa a pensar e agir de forma global, adotando padrões e atitudes internacionalmente praticados. - Há uma visão estendida da Entidade AsBEA, migrando de ações eminentemente representativa de seus associados, para a busca de alternativas de ampliação de mercado, onde a internacionalização passa a ser uma ancora fundamental nesse processo. - O Programa de internacionalização visa o desenvolvimento e a consolidação de uma cultura setorial exportadora de serviços de arquitetura e outros produtos e serviços associados.

11 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO SETORIAL PARA INTERNACIONALIZAÇÃO DA ARQUITETURA BRASILEIRA
- Planejamento Estratégico a ser desenvolvido objetiva a internacionalização da entidade AsBEa e não do PSI aprovado e assinado como a APEX - Plano Estratégico pode seguir múltiplas abordagens - Termo de Referência apresentado pela APEX Multiplicidade de Programas apoiados pela APEX, com grandes disparidades entre os setores Promover certo alinhamento entre os diferentes PSI Fazer com que os setores pensem de forma ordenada e com visão de longo prazo Auxiliar o próprio planejamento da APEX

12 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO SETORIAL PARA INTERNACIONALIZAÇÃO DA ARQUITETURA BRASILEIRA
MARCOS CRÍTICOS MOBILIZAÇÃO SETORIAL CONCLUSÃO PROCESSO ANÁLISE AMBIENTE INTERNO / EXTERNO COMITÊ DE PLANEJAMENTO CONCENSO SOBRE PROPOSTA PES MOBILIZAÇÃO MARÇO 10 WORKSHOP APRESENTAÇÃO PES


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