A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DILUIÇÃO E MISTURA DE SOLUÇÕES

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DILUIÇÃO E MISTURA DE SOLUÇÕES"— Transcrição da apresentação:

1 DILUIÇÃO E MISTURA DE SOLUÇÕES
PROF. JÚLIO CÉSAR

2 Diluição de Soluções Método experimental que consiste em diminuir a concentração de uma solução original pela introdução de mais solvente à mesma. Em tal procedimento, a massa de soluto presente no meio permanece inalterada. Diz-se que uma solução é “mais diluída” quanto menor for a sua concentração.

3 Diluição DILUIR = ACRESCENTAR SOLVENTE(ÁGUA) VH2O = V2 - V1 H2O C2 V2 C1 V1 V1 – volume da solução inicial V2 – volume da solução final m1 – massa da solução inicial m2 – massa da solução final

4 Diluição de Soluções 1 m1 =  2 m2
Tem-se: C1 = msoluto /V  msoluto = C1 V1 C2 = msoluto /V2  msoluto = C2 V2 Como msoluto é mantida durante a diluição, logo: De forma similar podemos obter: M: conc. mol/L  : fração em massa C1 V1 = C2 V2 M1 V1 = M2 V2 1 m1 =  2 m2

5 DILUIÇÃO EXEMPLO: Considere a diluição de ácido clorídrico, HCl, que é disponível sob forma de uma solução aquosa 12 M. Ache o volume desta solução original necessário para preparar 2,00 L de HCl 0,50 M. V1 = 0,50 M x 2,00 L 12 M 83 mL

6 MISTURA DE SOLUÇÕES Mesmo soluto e mesmo solvente Sem reação química
Diferentes solutos e Mesmo solvente Mistura de soluções Com reação química Diferentes solutos e mesmo solvente

7 Mistura de Soluções Mesmos soluto e solvente
Mistura de soluções sem reação química Mesmos soluto e solvente Nota-se que na solução final a quantidade de soluto, a massa da solução e o volume da solução correspondem às somas de seus valores nas soluções iniciais.

8 Mistura de Soluções Mesmo solvente com solutos diferentes
Mistura de soluções sem reação química Mesmo solvente com solutos diferentes Nesse caso, o que ocorre é uma simples diluição dos dois solutos, pois suas quantidades permanecem constantes, porém dispersas num volume maior. As concentrações finais dos dois solutos serão menores que as iniciais.

9 Mistura de Soluções Mistura de soluções com reação química Na mistura de soluções formadas por um mesmo solvente, porém com solutos diferentes, pode ocorrer uma reação química. Essa possível reação ocorre de acordo com uma proporção estequiométrica. Isso nos permite determinar a concentração desconhecida de uma solução por meio de uma técnica conhecida por titulação.

10 Mistura de Soluções A titulação é muito usada no estudo das reações ácido-base, com a ajuda de indicadores. Exemplo: Veja como se determina a concentração desconhecida de uma solução aquosa de HCl, com o auxílio de uma solução aquosa de NaOH de concentração conhecida e do indicador fenolftaleína.

11 Mistura de Soluções Titulação da solução de concentração desconhecida
Exemplo:

12 EX1: Adicionando-se 600 mL de uma solução 0,25 molar de KOH a um certo volume (v) de solução 1,5 molar de mesma base, obtém-se uma solução 1,2 molar. O volume (v) adicionado de solução 1,5 molar é de: a) 100 mL b) 1500 mL c) 1900 mL d) 2700 mL e) 3000 mL. EX2: 500 mL de uma solução 1 mol/L de H2SO4 e 1500 mL de uma outra solução 2 mol/L de H3PO4 foram misturados e o volume completado para 2500 mL pela adição de água. Descubra o valor das concentrações resultantes; EX3: 20 mL de uma solução aquosa de NaOH de molaridade desconhecida foram titulados com uma solução aquosa 0,2 mol/L de H2SO4. O volume de ácido gasto na titulação foi de 50 mL. Qual a molaridade da base?


Carregar ppt "DILUIÇÃO E MISTURA DE SOLUÇÕES"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google