A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Libras Língua Brasileira de Sinais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Libras Língua Brasileira de Sinais."— Transcrição da apresentação:

1 Libras Língua Brasileira de Sinais

2      As línguas de sinais são línguas naturais, porque como as línguas orais, surgiram espontaneamente da interação entre pessoas e porque devido à sua estrutura permitem a expressão de qualquer conceito - descritivo, emotivo, racional, literal, metafórico, concreto, abstrato - enfim, permitem a expressão de qualquer significado decorrente da necessidade comunicativa e expressiva do ser humano.

3 Projeto de Lei no 4857 / 1998 - Autor: Benedita da Silva - PT/RJ
Projeto de Lei no 4857 / Autor: Benedita da Silva - PT/RJ. Dispõe sobre a regulamentação da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). (lei para os surdos) Fonte: Revista da FENEIS Art. 1o - É reconhecida como meio legal de comunicação e expressão a Linguagem Brasileira de Sinais - LIBRAS e outros recursos de expressão e a ela associados. Parágrafo único. Entende-se como Linguagem Brasileira de Sinais a forma de comunicação e expressão, em que o sistema lingüístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constituem um sistema lingüístico de transmissão de idéias e fatos, oriundos de comunidades Surdas do Brasil.

4 Art. 2o - Deve ser garantido, por parte do poder público em geral e empresas concessionárias de serviços públicos, formas institucionalizadas de apoiar o uso e difusão da Linguagem Brasileira de Sinais como meio de comunicação objetiva e de utilização corrente das comunidades Surdas do Brasil. Art. 3o - As instituições públicas e empresas concessionárias de serviços públicos de assistência à saúde devem garantir atendimento e tratamento adequado aos portadores de deficiência auditiva, de acordo com as normas legais em vigor.

5 Art. 4o - O sistema educacional federal e os sistemas educacionais estaduais, municipais e do Distrito Federal devem garantir a inclusão nos cursos de formação de Educação Especial de Fonoaudiologia e de Magistério, em seus níveis médio e superior do ensino da Linguagem Brasileira de Sinais, como parte integrante dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs, conforme legislação vigente. Parágrafo único. A Linguagem Brasileira de Sinais não poderá substituir a modalidade escrita da língua portuguesa.  Art. 5o - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

6 Vamos conhecer agora o Alfabeto Libras...

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34 Créditos: LUCINDA FERREIRA BRITO Doutora em Lingüística - Departamento de Lingüística e Filologia da UFRJ Site do Clube Águia Real Dicionário Libras


Carregar ppt "Libras Língua Brasileira de Sinais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google