A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PDI PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL DO ALUNO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PDI PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL DO ALUNO"— Transcrição da apresentação:

1 PDI PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL DO ALUNO

2 ACOMPANHAR E AVALIAR A elaboração do PDI – Plano de Desenvolvimento Individual para o aluno com deficiência,Transtornos Globais do Desenvolvimento e/ou com altas habilidades é a primeira ação inclusiva, após efetivada sua matrícula.Elaborado, constitui-se em um instrumento importante para a escola e a família no acompanhamento da trajetória escolar do educando e deve ser, continuamente atualizado.

3 Avaliação Classificatória X Avaliação Formativa
PROCESSO AVALIATIVO O entendimento do PDI, perpassa pela reflexão e compreensão do processo avaliativo e seus instrumentos.Nesta perspectiva, é preciso enfocar o famoso duo que tem norteado as práticas pedagógicas no âmbito escolar : Avaliação Classificatória X Avaliação Formativa

4 CARACTERÍSTICAS DA AVALIAÇÃO CLASSIFICATÓRIA
Aferição de rendimentos dos alunos; Centra-se na capacidade intelectual do aluno; Tem como referência um padrão preestabelecido de desempenho acadêmico e comportamental; Pontua temporalmente a aprendizagem; Acontece em períodos determinados, fixos e descontextualizados;

5 AVALIAÇÃO CLASSIFICATÓRIA cont.
Prima pela relação estímulo resposta e dos resultados de ações praticadas; Aquisição de novos comportamentos “ desejáveis” pelos alunos ou na modificação daqueles já existentes que não estão em conformidade com as demandas sociais, familiares, escolares etc; Presta-se à mensuração do comportamento dos alunos; Tem um fim em si mesmo;

6 AVALIAÇÃO CLASIFICATÓRIA cont..
Desconsidera aspectos processuais e relacionais da aprendizagem, priorizando o cognitivo em detrimento do orgânico, do afetivo, do social e do cultural.

7 CARACTERÍSTICAS DA AVALIAÇÃO FORMATIVA
Diagnóstica, processual, contínua, sistêmica e vinculada ao PPP/PDE e Propostas Curriculares vigentes; ( CBC e Propostas Curriculares do CA e CC) Componente indispensável e indissociável da prática pedagógica; Possibilita melhoria das respostas educativas; Orienta e regula o processo ensino- aprendizagem; Oferece subsídios para a tomada de decisões e reflexões filosófica, política e técnica;(feedback na aprendizagem)

8 CARACTERÍSTICAS DA AVALIAÇÃO FORMATIVA cont...
Identifica as barreiras que estejam obstando o processo educativo; Coloca-se a serviço da aprendizagem e não apenas um aferidor externo; Oferece aportes para a tomada de decisões, para melhor responder às necessidades identificadas; Aponta caminhos que possibilitam remover barreiras à aprendizagem de forma participativa e inclusiva;

9 CONCLUSÃO A Avaliação Classificatória tradicional, constitui um instrumento de verificação e triagem dos alunos a partir do alcance, ou não, de objetivos educacionais predeterminados e fixos,sem levar em conta as peculiaridades do sujeito e seu contexto.Há uma comparação, desleal,entre diferentes. aprendizagem e a qualidade da intervenção pedagógica, a partir da identificação e do conhecimento das variáveis tidas como barreiras para a aprendizagem e o desenvolvimento global do aluno. A comparação, não é com o outro, mas com ele mesmo.

10 A DINÂMICA E LÓGICA DO PDI REQUER:
Exercício contínuo do planejamento pedagógico, em conformidade com a Proposta Pedagógica da escola e as Matrizes Curriculares de Ensino; Adaptações curriculares; A mediação do professor; Conhecimento e aplicação das estratégias de aprendizagem e de ensino; Orientações pedagógicas norteadoras pelas intenções educativas presentes nas Matrizes Curriculares de Ensino; (PCNs, CBCs e Propostas Curriculares do CA e CC , de todas as disciplinas organizadas pela SEE)

11 OBJETIVO DO PDI Apresentar o percurso avaliatório de forma processual e descritiva. Obs:Ao cumprir este objetivo, o referido documento se constituirá em um aporte instrumental importante para a regulação da aprendizagem dos alunos,bem como para a avaliação da intervenção pedagógica em seus múltiplos aspectos.

12 ESTRUTURA FORMAL DO PDI

13 IDENTIFICAÇÃO FORMAL DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR
1- Dados da escola 1.1 - Nome da Escola: 1.2 - Código da Escola: 1.3 - Ato Autorizativo: 1.4 – Município: 1.5 – Responsáveis pela elaboração: ( nome e função ) Obs: Deve ser elaborado pelo(a) Pedagogo(a) e pelo(s) professor(es) do aluno

14 IDENTIFICAÇÃO FORMAL DO ALUNO
2 – Dados do Aluno 2.1 - Nome do Aluno: Data de Nascimento: 2.3 - Responsáveis pelo Aluno: 2.4 – Ano/Ciclo: 2.5 - Necessidades educacionais especiais apresentadas, decorrentes da deficiência, Transtorno Global do Desenvolvimento(TGD) e/ou Altas habilidades. Obs: Foco na NEE decorrente da deficiência, TGD e/ou altas habilidades enão no diagnóstico clínico.

15 3.PROPOSTA CURRICULAR PREVISTA NO PROJETO PEDAGÓGICO PARA O CICLO
Tem como base Matrizes Curriculares vigentes. É importante deixar claro que o currículo a ser implementado para os alunos que apresentam deficiências, TGD e/ou altas habilidades, deve ser o mesmo contido na proposta curricular da escola/sistema, para todos os alunos, em seus níveis e etapas correspondentes. Trata-se de um princípio da Educação Inclusiva.

16 3. Cont. Engendrar um currículo diferente, segrega, discrimina e priva-os dos momentos onde as trocas sociais são indispensáveis ao desenvolvimento e à aprendizagem. É óbvio que se deve considerar os fatores condicionantes da aprendizagem dos alunos, mas se o ensino primar pela qualidade, o professor procurará conhecê-lo,não só no que se refere,às suas limitações, como também às suas potencialidades.

17 3. Cont Professores e pedagogos devem ter ciência de que é impossível se estabelecer ,” a priori”, a extensão e a profundidade dos conteúdos e objetivos, submetidos aos alunos. Toda e qualquer adaptação predeterminada, correrá o risco de não atender às necessidades que esses alunos apresentam de fato. Torna-se indispensável, também, saber que a adaptação ao novo conhecimento, é feita pelo aluno e,somente ele pode regular seu processo de construção intelectual.

18 O QUE CONSIDERAR NA PROPOSTA DE CURRÍCULO?
Deve-se registrar o currículo escolar proposto para a turma na qual o aluno está inserido.Há que se adotar como referência as Matrizes Curriculares de Ensino vigentes.( CBCs e Propostas Curriculares para o CA e CC, de todas as disciplinas elaboradas pela SEE) Pode ainda ter como material norteador, os Referenciais Curriculares da Educação Infantil e os PCNs.

19 NATUREZA DOS CONTEÚDOS
Conceituais: referem-se a construções intelectuais para operar com símbolos,ideias, imagens e representações que permitem organizar a realidade. Procedimentais: Expressam um saber fazer que envolvem tomar decisões e realizar uma série de ações de forma ordenada e não aleatória para atingir uma meta. Atitudinais: referem-se às atitudes, valores e normas (PCN)

20 4.RELATÓRIO CIRCUNSTANCIADO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL DO ALUNO
Este relatório diz respeito a todas as circunstâncias condicionantes do desenvolvimento(orgânico, psíquico e social), da aprendizagem, do relacionamento intra e interpessoal, das questões relativas à comunicação e à afetividade dos alunos avaliados, em todos os âmbitos das práticas sociais e, dos atendimentos e das atividades, em que esses alunos estiverem envolvidos. É importante que as informações prestadas, mediante o relatório circunstanciado, primem pela fidedignidade das fontes e dos conteúdos apresentados. Obs: Este relatório deve ser preenchido a partir da observação do professor(es) e da busca de informações na pasta do aluno,com a família e outros profissionais envolvidos com ele.É fundamental que sejam registradas as fontes das informações.

21 4.1 RELATÓRIO CIRCUNSTANCIADO
Com que idade o aluno começou a frequentar a escola, onde e como foi este percurso até o momento? Se houve alguma mudança de escola, citar o motivo. Há quanto tempo está na atual escola? Há quanto tempo está neste Ciclo e ano? Participa de algum projeto no turno ou extraturno?

22 RELATÓRIO CIRCUNSTANCIADO
Há algum diagnóstico clínico? Qual profissional que o atesta? O aluno faz uso de algum medicamento? Qual? Como a escola obteve estas informações? Quem é responsável por ele? Atualmente, o aluno tem algum acompanhamento clínico? Qual e há quanto tempo? Caso positivo, verificar se a escola já realizou algum contato com o mesmo. O aluno frequenta algum tipo de atendimento pedagógico extra-escolar? Qual?

23 ATENÇÃO Informações da família, sobre o processo de desenvolvimento do aluno, dependendo do caso, é interessante buscar informações sobre seu desenvolvimento, desde a gestação. Se possível, procurar obter informações sobre a estrutura familiar: quem mora na casa,as inserções sociais e culturais da mesma,quem a auxilia nas atividades escolares,o nível de escolaridade das pessoas da casa, situação econômica, como se dá as relações entre seus membros, bem como quem seria a pessoa de referência do educando.

24 4.2 – AVALIAÇÃO EDUCACIONAL INICIAL DO ALUNO
A avaliação inicial, subsidiada pelo relatório circunstanciado, é um momento de aprofundar o conhecimento sobre o aluno.Deve acontecer, no princípio do processo e permitirá identificar e conhecer as dificuldades e potencialidades no que diz respeito à aprendizagem e ao seu desenvolvimento.

25 4.2.1 – CONHECIMENTOS E CAPACIDADES DO ALUNO
Nesse espaço é necessário que a equipe pedagógica da escola, expresse por escrito, toda a compreensão do patamar em o aluno se encontra. Ou seja, baseado na avaliação diagnóstica, registrar quais capacidades já desenvolveu. Ex: O aluno é capaz de elaborar frases curtas. (procedimental) Identifica números cardinais de 0 a 100 ou Identifica Gêneros Textuais usuais no cotidiano.(conceitual) Realiza,com ajuda de outrem, situações-problema . ( procedimental)ZDP Conhece cores.(conceitual) É capaz de obedecer regras estabelecidas no contrato de convivência(atitudinal) Tem o cuidado de jogar lixo na lixeira (atitudinal)

26 4.2.2. COGNITIVOS E METACOGNITIVOS
Os processos cognitivos e metacognitivos permeiam todas as relações dos aprendizes com os objetos do conhecimento, com seus pares: professores/educadores, colegas e familiares.Por isso, na análise desses aspectos, é importante buscar compreender por que o aluno fracassa nas aprendizagens que exigem, predominantemente, os processos cognitivos e metacognitivos

27 COGNITIVOS Abrange a percepção, a atenção, a memória, representações mentais, pensamento e linguagem por diferentes meio de expressão. Neste espaço do PDI, deve-se registrar todos os aspectos observados em relação os itens apresentados acima, como: O aluno é capaz de memorizar fatos históricos relativos ao bairro em que vive, reconhecer fotos de personagens de filmes, recontar, com as próprias palavras, a cadência de fatos de um livro de lendas. O aluno é capaz de utilizar várias formas de expressar sua compreensão relativa ao conteúdo ministrado, como: fazer um desenho, produzir um pequeno texto ou relatar, etc.

28 METACOGNITIVOS Conhecimento,pela pessoa, dos seus processos de pensar e resolver problemas e sua a utilização para controlar seus processos mentais.Dizem respeito ao conhecimento do pensamento e das estratégias utilizadas e, ao controle executório da tarefa realizada. (Atividades de aprendizagem) EX:Resolver um problema e explicar quais estratégias utilizou para chegar ao resultado.(OBMEP)

29 METACOGNITIVOS cont... Nesse espaço do PDI, deve-se registrar todos os aspectos observados em relação aos itens apresentados a cima, como: Diante de uma operação matemática, o aluno não usa números, mas a quantidade é representada por traços ou bolinhas, etc. Para registrar as atividades escritas, o aluno utiliza, além da escrita, alguns códigos que envolvem cores, como em atividades em que precisa expressar suas emoções. Para resolver operações aritméticas, o aluno utiliza a calculadora.

30 4.2.3 – MOTORES E PSICOMOTORES
Nesse espaço do PDI deve-se descrever como se encontra seu processo motor e psicomotor.(Prof. De Educação Física – Psicomotricidade) Flexibilidade,tonicidade, movimentos involuntários, possibilidade de executar intencionalmente determinados movimentos com o corpo, equilíbrio estático e dinâmico, controle mental das ações motoras, lateralidade e domínio de esquema corporal.

31 MOTORES E PSICOMOTORES cont...
Caso haja queixa, sobre o aluno apresentar qualquer problema motor ou psicomotor, procurar detalhar que tipo de problema é este e, se há algum momento em que é mais frequente.Verificar se há antecedentes na família e se já houve algum encaminhamento ao serviço de Terapia Ocupacional, Fisioterapia ou outros serviços.

32 4.2.2 – INTERPESSOAIS E AFETIVOS
Diz respeito a auto-imagem, auto-estima, sociabilidade, empatia, persistência para atingir seus objetivos, resolução de conflitos, controle das emoções, grau de autonomia, percepção do par educativo. Como está a auto-estima do aluno? Como é o relacionamento do aluno com colegas,professores e com sua família? Como o aluno se relaciona com as regras e convenções socialmente estabelecidas?

33 COMUNICACIONAIS Diz respeito à comunicação com colegas, família, professores e demais profissionais da escola nas mais variadas situações de vida, seja no interior da escola, em casa ou nos vários ambientes sociais. Descreva como se encontram seu processo de oralidade,escrita,leitura e interpretação. Caso haja queixa sobre o aluno apresentar qualquer problema de comunicação, procurar detalhar que tipo de problema é este e, se há algum momento em que ele é mais frequente (gagueira). Verificar se há antecedentes na família e se já houve algum encaminhamento ao serviço de fonoaudiologia ou outro serviço.

34 4.2.6 –ÁREAS DE CONHECIMENTO
Referem-se ao aprendizado e à utilização dos conteúdos das diferentes áreas de conhecimento presentes nos currículos escolares: Língua Portuguesa, Matemática,História, Geografia, Ciências Naturais, Artes, Educação Física e Língua Estrangeira, além dos temas transversais: ética,saúde,meio ambiente, orientação sexual e diversidade cultural.

35 ÁREAS DE CONHECIMENTO cont...
Em qual área tem mais interesse? Descreva Tem alguma habilidade que sobressaia em uma área específica?(autista) Em qual área tem mais dificuldades e em que situação elas se fazem mais presentes? Outras informações que julgarem necessárias.

36 5- PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO
5.1 – Levantamento dos conhecimentos e capacidades a serem trabalhadas no processo de ensino e aprendizagem da turma e do aluno. Esses conhecimentos e capacidades são aqueles necessários para que os alunos tenham acesso à proposta curricular prevista no projeto pedagógico da escola para o ano/Ciclo, seriam os pré- requisitos. Tais conhecimentos e capacidades servirão, também para que a equipe pedagógica e o(s) professor(es) planejem o plano de intervenção pedagógica.

37 PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO cont...
Exemplo na aquisição da escrita: Conhecer os usos da escrita na cultura escolar; Compreender a função de segmentação dos espaços em branco e da pontuação de final de frase; Conhecer as letras do alfabeto; Reconhecer unidades fonológicas como sílabas, rimas, terminações de palavras, etc. Desenvolver atitudes e disposições favoráveis à leitura; Saber decodificar palavras e textos escritos; Escrever segundo o princípio alfabético e as regras ortográficas; Outras...

38 Na construção do número:
EXEMPLOS cont... Na construção do número: Desenvolver a capacidade de quantificar os objetos em uma determinada ordem para assegurar-se que não salta nenhum, nem conta o mesmo objeto duas vezes; Conhecer os usos e funções sociais do número; Compreender que a quantidade numérica não varia, mesmo quando o arranjo espacial dos objetos foi modificado;(conservação) Representar numericamente o cálculo; Decodificar as operações mentais de subtração e adição; Outros...

39 ÁREAS DE CONHECIMENTO cont...
Qual a relação do aluno com o conhecimento e com as atividades escolares? Com qual área tem maior identificação? Descreva o conhecimento do aluno na área de: Língua Portuguesa,Matemática, História, Geografia, Ciências Naturais, Artes, Educação Física e Língua Estrangeira, além dos temas transversais.

40 5.2 PLANO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
5.2.1 – Estratégias metodológicas Consiste nas estratégias educacionais a serem utilizadas para alcançar o desenvolvimento dos conhecimentos e capacidades previstas no planejamento pedagógico. 5.2.2 – Recursos Materiais pedagógicos necessários para o desenvolvimento da proposta

41 5.2.3- OS ATENDIMENTOS EDUCACIONAIS ESPECIALIZADOS DE APOIO E COMPLEMENTAÇÃO NECESSÁRIOS
A necessidade,ou não, do oferecimento de atendimento educacional especializado deve ser pautada e coerente com avaliação diagnóstica, contínua e processual do aluno.É a partir dessa avaliação que se define, também, o tipo de AEE demandado pela NEE apresentada. Atenção! Deverá haver contínua interlocução entre o professor responsável pelo serviço de AEE o(s) professor(es) regente(s) de turma ou de cada disciplina e pelo pedagogo.

42 5.4 ESTRATÉGIAS DE AVALIAÇÃO
Leva-se em conta os agentes educacionais envolvidos no processo (avaliadores e avaliados); Avaliar os conhecimentos e capacidades desenvolvidos;(ter clara quais as capacidades devem ser avaliadas, a partir do que foi ensinado e variar instrumentos) Identificação e análise de variáveis que se apresentam como barreiras para o processo educativo, em suas múltiplas dimensões; A construção de indicadores do desenvolvimento global do aluno;

43 ESTRATÉGIAS DE AVALIAÇÃO cont...
A avaliação dos apoios oferecidos e estratégias pedagógicas utilizadas, relativas às necessidades educacionais especiais dos alunos; Forma e periodicidade da avaliação ( quando, como e quais instrumentos) Encaminhamentos necessários e/ou propostas de continuidade.

44 6- AVALIAÇÃO EDUCACIONAL APÓS IMPLANTAÇÃO DA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
Aqui serão registrados pelos professores e pela equipe pedagógica da escola, os conhecimentos e capacidades alcançados pelo aluno, bem como as suas principais dificuldades após a implantação da intervenção.

45 7 – PRINCIPAIS DIFICULDADES APRESENTADAS PELO ALUNO
Apresentar as conclusões relativas a todo o processo de aprendizagem observado e registrado pelos responsáveis - PDI


Carregar ppt "PDI PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL DO ALUNO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google