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PublicouVanessa Marques Coelho Alterado mais de 10 anos atrás
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Aula 2 CTS: Os Estudos de Ciência, Tecnologia e Sociedade: visão geral
Professor Adalberto Azevedo Santo André, 02/10/20134
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Plano de aula Ciência Moderna Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)
CTS: abordagens clássicas (diferenciacionistas) CTS: abordagens antidiferenciacionistas Abordagens transversalistas
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Semana das Engenharias
Aula de terça, 07/10, será normal que quiserem participar de alguma atividade da semana e para isso faltarão à aula, trazer o certificado para abono de faltas Podem entrar às 8h e sair mais cedo (mas a lista passa no final), trazer certificado da mesma maneira
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Mas... O que é a modernidade?
Organização social/estilo de vida que emerge no séc. XVII na Europa, irradiando-se globalmente Ruptura sem precedentes com as organizações sociais tradicionais Ritmo das mudanças: 400 anos que transformaram completamente 200 mil (?) anos de história do homo sapiens (0,2% do total desse tempo)... Novas instituições: estado-nação, transformação de produtos e trabalho em mercadoria, inovação contínua... Faca de dois gumes: oportunidades de existência segura X perspectivas negativas
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Mas... O que é a modernidade?
Vacina contra varíola (1796),Telégrafo (1837), raios-x (1895) Modernização tecnológica-industrial como criadora de uma ordem social próspera e pacífica (maior oferta de bens, serviços e redução de riscos) Complexo industrial-militar com dimensões nunca imaginadas (Projeto Manhattan, programa de foguetes alemão) Guerras Napoleônicas ( ): 3,5 milhões de mortes Guerra Civil Russa ( ): 5 milhões de mortes I Guerra Mundial ( ): 15 milhões de mortes II Guerra Mundial ( ): 40 milhões de mortes
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Ciência Moderna Verdades sobre a natureza, superiores àquelas estabelecidas em outras esferas de atividade humana- como o saber prático, a tradição, as religiões (astrologia, o cristianismo, as tradições artesanais, etc). Mas… por quê?
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Ciência Moderna Ciência (scientia): conhecimento produzido pelo método científico, isto é, através da comprovação empírica e/ou testes de adequabilidade à teoria Supõe-se o método científico como autônomo e neutro (livre de influências externas) Onipresente e fundamental em discussões sobre sociedade, como globalização, nova economia, sociedade de risco Profissionalização crescente: em 1910, 8 mil cientistas (Alemanha/EUA, físicos/químicos); em 2012, cerca de 5 milhões só nos EUA (Science and Engineering Indicators 2012, National Science Foundation) Institucionalização: organizações guiadas por sistemas de crenças e valores (normas), gerando um campo profissional com certa autonomia (que varia entre os campos)
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Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)
Campo de estudos/pesquisas que utiliza diversas abordagens e métodos das ciências sociais/humanas Institucionalização: inserção nos currículos de graduação, programas de pós-graduação, revistas, congressos especializados
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Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)
Condicionantes sociais da estruturação, manutenção e substituição de campos científicos e produtos tecnológicos; Características da Instituições produtoras de C,T&I; Relações entre C&T e desenvolvimento econômico/social; C&T e padrões de produção/consumo; Seleção de grandes sistemas tecnológicos; Relações entre peritos e leigos na construção da C&T; Políticas públicas de C,T&I Impactos socioambientais da C,T&I
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CTS: importância Rotinização (mercantilização) da C,T&I: aumento exponencial do mundo artificial, causando impactos significativos Estudos CTS visam colocar no debate público: A rotina de produção de fatos científicos e artefatos tecnológicos, com impactos na vida dos cidadãos Os interesses envolvidos A fonte dos investimentos, e os beneficiados por sua aplicação (éspecialmente em se tratando de recursos públicos) Os impactos socioambientais
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CTS: abordagens clássicas (diferenciacionistas)
Origem: início do século XIX (sociologia do Conhecimento) Filosofia do conhecimento científico/tecnológico: criação, sustentação e transformação do conhecimento Consolidação: anos Temas: Estrutura e organização da atividade de C&T (ethos científico); Cientometria (medição de artigos, patentes, citações); Papel da C&T na sociedade Estudo das instituições, sem preocupação com o conteúdo do conhecimento, nem seus determinantes e impactos sociais. Visão “diferenciacionista”: C&T como atividades “excepcionais” Superioridade cognitiva em relação a outras esferas de atividade humana: Credibilidade Ethos: conjunto de valores de uma comunidade cognição = processo de absorção de conhecimento
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CTS: abordagens clássicas (diferenciacionistas)
A idéia da Ciência e Tecnologia como atividades “especiais” ganha muita força após a II Guerra Mundial: resultados da Guerra, transistores (1946), transplante de rins (1950) novos produtos (“anos de ouro” do capitalismo) Science, the endless frontier (Vannevar Bush, 1945) Ciência deve ser livre de interferências externas (exceto o financiamento…) Vista como modelo neutro de explicação da natureza, além de instrumento para o desenvolvimento dos aparatos tecnológicos.
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cognição = processo de absorção de conhecimento
CTS: abordagens clássicas (diferenciacionistas) Tradição diferenciacionista: Foco no estudo das instituições científicas Estudo sobre os processos cognitivos não eram focados, por serem considerados domínio da epistemologia Ou seja, não se questionava a validade e a superioridade cognitiva do conhecimento científico e tecnológico Epistemologia: ramo da filosofia que trata das características, origens e formas de validação do conhecimento cognição = processo de absorção de conhecimento
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CTS: abordagens clássicas (diferenciacionistas)
Robert K. Merton ( ): Os imperativos institucionais da ciência (1942) Normas e valores de conduta (ethos) na comunidade científica; sistema de recompensas para pesquisadores e instituições Ampliação do conhecimento certificado pela comunidade científica/tecnológica, através de padrões de comportamento definidos por valores compartilhados Explicações para o surgimento das comunidades científicas na era moderna (relações com a ética puritanista) Temas das aulas 3 e 4
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CTS: abordagens antidiferenciacionistas
Final da década de 70: ataques à ciência: dominação de minorias sociais (classes), afirmação da superioridade da cultura ocidental, complexos militares-industriais, degradação ambiental Estudos sobre a importância do contexto social na determinação do conteúdo do conhecimento científico (características epistemológicas) e nas maneiras de sua aquisição/validação (características cognitivas): antidiferenciacionista C&T como atividades determinadas por condicionantes sociais, implica em menor autonomia dessa comunidade Verdades sobre a natureza são expressões culturais Valores: Interesses econômicos, pessoais, ideologias de grupos, interesses políticos/militares (local/contingencial) Maior parte dos autores de CTS, etapa de institucionalização
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CTS: abordagens antidiferenciacionistas
David Bloor (1942): Conhecimento e Imaginário Social (1976) Ciência e Tecnologia como construções sociais. Relatividade da verdade científica e da eficiência técnica. Processos sociais de elaboração e aceitação do conhecimento: relações entre ordem cognitiva e ordem social Teorias, métodos e conceitos socialmente construídos, a partir de elementos sociais como cientistas, instituições, equipamentos, teorias científicas, condições econômicas/políticas... Simetria nas análises: todos esses fatores possuem igual importância na construção da C,T&I: complementares
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CTS: abordagens antidiferenciacionistas
Bruno Latour: Reagregando o social: uma introdução à Teoria do Ator-Rede Descrição de sistemas sociais considerando interações entre atores humanos e não humanos: redes sóciotécnicas Teoria/artefato: estabilização (consenso) do conflito dentro das redes Construtivismo social Assunto da aula 9 (texto de Michel Callon)
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Anti-diferenciacionismo
Crítica aos antidiferenciacionistas: o transversalismo Crítica origina a vertente tranversalista (relativista e que reduz o fenômeno científico a fatores sócio-históricos/culturais) Consideração de fatores humanos (sociais) e não humanos (científicos/técnicos) Diálogo entre as linhas de pensamento “tradicionais” voltadas à explicação da organização social da C,T&I Transversalismo Diferenciacionismo Anti-diferenciacionismo
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Crítica dos antidiferenciacionistas: o transversalismo
Ciência e tecnologia bem sucedidas nas disputas pela ocupação de espaços científicos/tecnológicos têm sucesso em dois campos: Cognitivos (internos à comunidade científica e tecnológica); Sociais (externos- econômicos, políticos, ideológicos) Exemplos: A origem das espécies, de Darwin, escrito entre , só foi lançado em Etanol combustível já era utilizado em 1900, mas só se difundiu na década de 1970. Ajuste de múltiplos interesses sociais, políticos e econômicos na geração de teorias e solução de problemas, e adequação cognitiva/funcional Transversalismo: processos de acumulação de capital material/simbólico (como em todo campo social) conjugados à racionalidade crítica/reflexividade (que gera revoluções paradigmáticas)
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Exemplo de tema para ensaio CTS
Quando a vida humana começa? Implicações: pesquisas com células tronco, aborto Inexistência de consenso científico: mais de 20 critérios defensáveis e diferentes Genético (concepção); éticos, epidemiológicos e sociais (mortalidade por abortos ilegais), neocortical (12ª semana- cérebro formado), animação (entre a 12ª e a 16ª semana- feto se movimenta), desenvolvimento pulmonar (24ª semana- feto pode sair do útero) CFM/Br e maior parte dos países: 12ª semana de vida EUA: 24ª semana (princípios jurídicos da liberdade individual Conservadores X Progressistas Necessidade de dialogar com diferentes segmentos sociais para definir essa “verdade científica” Embrião de 5 dias
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