A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BIOQUÍMICA CELULAR COMPOSTOS INORGÂNICOS ÁGUA SAIS MINERAIS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BIOQUÍMICA CELULAR COMPOSTOS INORGÂNICOS ÁGUA SAIS MINERAIS"— Transcrição da apresentação:

1 BIOQUÍMICA CELULAR COMPOSTOS INORGÂNICOS ÁGUA SAIS MINERAIS
COMPOSTOS ORGÂNICOS LIPÍDIOS CARBOIDRATOS PROTEÍNAS ÁCIDOS NUCLEICOS

2 Composição química dos seres vivos

3 Distribuição da água no planeta
Local Vol (Km3) % Oceanos 97,61 Calotas polares 2,08 Conclusão De toda a água na superfície da terra menos de 0,02% está disponível em rios e lagos na forma de água fresca pronta para consumo

4 A água líquida A presença de água líquida determina várias características importantes de um planeta, além da ocorrência de vida, naturalmente. O Planeta Marte não tem água líquida na sua superfície: em sua região equatorial, a temperatura oscila entre + 22°C durante o dia e – 73°C à noite. A Terra, com dois terços da superfície coberta por água em estado líquido, apresenta diferenças de temperatura da ordem de apenas cerca de 10°C em 24 horas.

5 Teor de água nos organismos
Fatores Relação existente Proporcionalidade entre as relações Atividade Funcional do Tecido ou Órgão Maior atividade funcional ↔ maior teor de água (músculo 83%) Menor atividade funcional ↔ menor teor de água (ossos 48%) Diretamente proporcionais Faixa Etária do organismo (idade) Organismo juvenil ↔ maior teor de água Organismo adulto ↔ menor teor de água Inversamente proporcionais Estudo da Espécie Ser Humano: 65% Medusas: 95% Vegetais:15% Varia conforme a espécie e o estágio de vida

6 Importância da água 1- Solvente de líquidos corpóreos.
2- Meio de transporte de moléculas. 3- Regulação térmica. 4- Ação lubrificante. 5- Atuação nas reações de hidrólise. 6- "Matéria-prima" para a realização da fotossíntese.

7 Função da água na fotossíntese
A água na fotossíntese funciona como doadora de elétrons para a redução de CO2 e construção de moléculas orgânicas. Como conseqüência temos a produção de O2 como subproduto. A fotossíntese trata-se, portanto, de um processo de oxidorredução, no qual tomam parte um redutor (doador de elétrons, a água) e um oxidante (receptor de elétrons, o CO2).

8 A água da Terra está acabando?
Para refletir 1 A água da Terra está acabando?

9 Para refletir A água da Terra está acabando? Argumentos a favor: De toda a água na superfície da terra menos de 0,02% está disponível em rios e lagos na forma de água potável pronta para consumo. A distribuição da água no Mundo é muito desigual e, uma grande parte do planeta está situada em regiões com carência de água. No momento cabe a estes países, em caráter de urgência, desenvolver tecnologias que permitam a captação, armazenamento e preservação da água e seus mananciais, evitando a poluição da mesma.

10 Para refletir Argumentos contrários A quantidade de água na Terra é praticamente invariável há centenas de milhões de anos. Ou seja a quantidade de água permanece a mesma o que muda é a sua distribuição e seu estado. O causador deste fenômeno é um processo chamado Ciclo Hidrológico, através do qual as águas do mar e dos continentes se evaporam, formam nuvens e voltam a cair na terra sob a forma de chuva, neblina e neve. Depois escorrem para rios, lagos ou para o subsolo formando os importantes aquíferos subterrâneos, e aos poucos correm de novo para o mar mantendo o equilíbrio no sistema hidrológico do planeta.

11 Sais Minerais

12 Conceito Sais minerais são elementos que tem sua origem no solo e não podem ser produzidos por organismos vivos. As plantas obtêm sais minerais por meio de suas raízes diretamente do solo, e a maioria dos minerais da dieta são obtidos a partir das plantas ou indiretamente a partir de fontes animais.

13 Elementos químicos relacionados com a vida

14 Sais Minerais Características Patologia Manutenção da pressão osmótica
Manutenção do equilíbrio ácido-básico Co-fatores enzimáticos  Mg Formação de ATP  Pi Função reguladora e formação de ossos  Ca Oligoelementos: Fe, I e outros Cl- Na+ e K+ Patologia Anemia Insuficiência Renal Crônica Doença óssea ou Osteoporose

15 Para refletir Os médicos de uma cidade, ao avaliarem a situação da saúde de seus habitantes, detectaram altos índices de anemia, de bócio, de cárie dentária, de osteoporose e de hemorragias constantes através de sangramentos nasais. Verificaram também a ocorrência de carência de alguns íons minerais e, para suprir tais deficiências, apresentaram as propostas seguintes:

16 Para refletir Proposta I – distribuição de leite e derivados. Proposta II – adicionar flúor à água que abastece cidade. Proposta III – adicionar iodo ao sal consumido na cidade, nos termos da legislação vigente. Proposta IV – incentivar os habitantes a utilizar panelas de ferro na preparação dos alimentos. Proposta V – incrementar o consumo de frutas e verduras.

17 Para refletir Diante destas propostas, responda.
a) Qual delas traria maior benefício à população, no combate à anemia? Justifique. A)Proposta IV. Tal procedimento produz aumento na oferta de íons ferro ao alimento ingerido. No organismo, o ferro é um elemento básico para a síntese da hemoglobina e, conseqüentemente, para a produção de hemácias. Assim, com a maior oferta de ferro, maior será a síntese de hemoglobina e de hemácias. Portanto, o quadro de anemia ferropriva tende a ser revertido

18 Para refletir Diante destas propostas, responda.
b) Qual proposta que, pelo seu principal componente iônico, poderia reduzir, também, os altos índices de cáries dentárias, de osteoporose e de hemorragias? Por quê? B)Proposta I. A distribuição de leite e derivados faz aumentar a oferta do componente iônico Ca2+ . Assim, aumenta a fixação de cálcio pelos ossos, diminuindo a incidência de osteoporose. O cálcio, em associação com a tromboplastina liberada de tecidos lesados e de plaquetas, age na transformação de protrombina em trombina. Esta, por sua vez, favorece a transformação de fibrinogênio em fibrina. Assim, diminui a incidência de hemorragias, pois a fibrina é o principal componente dos coágulos. Finalmente, o aumento da oferta de cálcio favorece a fixação de um elemento importante na prevenção de cáries dentárias, o flúor, além de favorecer a dentinogênese.

19 Para refletir Por que a prática de conservar frutas em caldas açucaradas (compotas) e de salgar certos alimentos, como, por exemplo, carne bovina (charque) e bacalhau, evita a proliferação de organismos decompositores? Resposta: Adicionar solutos (sal ou açúcar) aos alimentos, cria um meio externo mais concentrado (hipertônico) para o qual as células, bactérias e fungos perdem água, ficando inativos, impedindo, portanto, a decomposição.


Carregar ppt "BIOQUÍMICA CELULAR COMPOSTOS INORGÂNICOS ÁGUA SAIS MINERAIS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google