A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ministério de Comunicação Social – RCC SC Núcleo de Formação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ministério de Comunicação Social – RCC SC Núcleo de Formação"— Transcrição da apresentação:

1 Ministério de Comunicação Social – RCC SC Núcleo de Formação

2 1.O que é Comunicação? A palavra Comunicação vem do latim communicare e significa tornar comum, partilhar, repartir, associar, trocar opiniões, conferenciar. Comunicar implica participação, interação, troca de mensagens, emissão ou recebimento de informações novas. Communis = Comunidade.

3 2. Tipos de Comunicação Intrapessoal Interpessoal Grupal
Comunicação Comunitaria Comunicação Social É importante ressaltar a comunicação verbal e não-verbal, existentes em todos os tipos de Comunicação.

4 3. O Ministério de Comunicação na RCC
Com o objetivo de dinamizar, organizar e efetivar a evangelização através dos meios de comunicação, foi criado em maio de 2001, o Ministério de Comunicação Social, anteriormente chamado de Secretaria Gabriel. Em comunhão com a coordenação de sua diocese, do seu grupo de oração, temos a função de organizar toda a parte de comunicação social, adaptando nossas ações às realidades que se apresentam.

5 4. Missão: Do mesmo modo que “o anjo Gabriel foi enviado a uma cidade...”, você comunicador é chamado e enviado para esta missão. Como o anjo Gabriel anunciou a maior Boa Nova de todos os tempos, com muito amor e dedicação, busque nele a força necessária para atuar em sua diocese e no seu Grupo de Oração.

6 5. O perfil da Comunicação e do Comunicador

7 Avaliação constante, conversão e mudança de atitudes.
Saber entusiasmar, contagiar e criar uma vibração positiva nas pessoas. Falar com sabedoria e conhecimento da doutrina, autoridade de Cristo. Compromisso com a verdade, comunicando aquilo que é, vive e sente. Linguagem simples e Humildade Planejamento Ser sempre portador da Boa Notícia, anunciando a possibilidade de uma sociedade justa e solidária.

8 6. Desenvolvendo a Comunicação
Para que a comunicação cumpra seu objetivo principal de informar, a diocese e/ou grupo de oração deve analisar a realidade da comunidade e planejar como enviar a mensagem direto para o receptor.

9 7. Planejamento em Comunicação
Análise: uma pesquisa sobre a realidade do ministério em sua comunidade e diocese pode dar uma dimensão do problema. Coleta de Dados: deve se ajustar com a realidade do ministério. Planejamento: definir o que será feito, por quem, para quem, como, por quê, etc. Implementação: fase de produção. Controle e avaliação.

10 8. Qual o papel do Ministério de Comunicação nas Dioceses?
Identificar os comunicadores e incentivar a missão de comunicar. Formação: se formarmos ao menos um comunicador em cada GO, teremos uma rede eficaz. Divulgar na RCC os trabalhos dos comunicadores dos GO. O que Deus quer que comuniquemos? Passar sempre essa resposta aos GO. Ser exemplo nas ações, na forma de ser.

11 9. Qual o papel do Ministério de Comunicação nos GO?
O que pode ser comunicado no GO? Como comunicar essa mensagem? O Ministério do GO deve refletir o grupo: as pessoas, a estrutura, a espiritualidade. Conhecer quem participa do Grupo de Oração. Estar por dentro da agenda e da realidade do GO, bem como dos outros grupos, da diocese, da RCC, da Igreja. Acolhida é comunicação! Formação técnica de comunicação é necessária.

12 Reflexão final O que Deus quer de mim como comunicador?
O que preciso mudar para ser aquilo que Deus quer?

13 Ministério de Comunicação Social RCC SC


Carregar ppt "Ministério de Comunicação Social – RCC SC Núcleo de Formação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google