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Implantação e Melhoria de Processos DE SOFTWARE

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Apresentação em tema: "Implantação e Melhoria de Processos DE SOFTWARE"— Transcrição da apresentação:

1 Implantação e Melhoria de Processos DE SOFTWARE

2 Qualidade É uma característica de alguma coisa. Característica
Refere-se a coisas mensuráveis, subjetivamente ou objetivamente; Podem ser comparadas com padrões previamente estabelecidos. É um conceito relativo Depende do tipo de produto a ser analisado; É mais fácil definir a qualidade de produtos físicos.

3 Melhoria de Processos

4 Melhoria de Processos A primeira abordagem sistêmica de processos, data da década de 1930 com Walter Shewhart (Shewhart, 1980), ele iniciou um trabalho em melhoria de processos com ênfase nos princípios do controle estatístico. Esses princípios foram refinados posteriormente na década de 1980 em trabalhos de W. Edwards Deming (1986) e Joseph Juran (1997). Entretanto, estes trabalhos eram focados na indústria de manufatura. Na indústria de software, Watts Humphrey foi um dos primeiros estudiosos a aplicar o conceito de processo para a solução dos problemas de desenvolvimento de software. Em seu livro, Humphrey (1989) afirma que “o primeiro passo importante ao lidar com problemas de desenvolvimento de software é tratar esta atividade como um processo que pode ser controlado, medido e melhorado”.

5 Mudar ou implementar processos é uma tarefa difícil
É diferente de se adotar uma nova ferramenta de desenvolvimento Afeta a maneira como os indivíduos trabalham Mudança não é uma coisa que acontece da noite para o dia; Deve ser cuidadosamente planejada; Gerenciada e monitorada; Adoção deve ser gradual; Listar os problemas atualmente encontrados; Priorizar os problemas; Plano estratégico: onde chegar? como chegar? quando chegar?

6

7 Benefícios da Melhoria do Processo de Software
adaptado do ESI, 1998

8 Modelos para Implantação e Melhoria de Processos

9 Modelos de melhoria baseados em Ciclos
Evoluir ou aprender continuamente, no contexto organizacional, significa ser capaz de crescer baseado no passado, e seguir em frente gradualmente [LIKER, 2003]. TG ricardo

10 Six Sigma DMAIC . TODOS PASSAM POR UM PROCESSO CÍCLICO IDEAL PRO2PI

11 SIX SIGMA É uma metodologia que tenta criar harmonia entre pessoas, tecnologia e estratégias de negócio; Busca otimizar cada um desses componentes como uma organização total em mente; Foco no cliente e sua satisfação. [Stamatis, 2004]

12 Os elementos básicos e o que é 6 Sigma:
Controle estatístico de processo; Análise de falhas; Garantia de possibilidade de repetição; É uma medida de qualidade; É um framework de ferramentas básicas de qualidade com suporte à gerência de alto nível; Objetiva a meta de processos quase perfeitos; Os pontos chave para o sucesso do programa são o comprometimento de recursos e uma metodologia rigorosa para identificar e eliminar fontes de variação. [Tayntor, 2003]

13 SIX SIGMA information security management system (ISMS)

14 DMAIC Não é dirigido às organizações de software;
Mas empresas de software têm investido na implementação das suas técnicas para melhoria dos seus processos de software Estas iniciativas têm sido motivadas, especialmente, pelo foco do DMAIC na melhoria de processo de forma quantitativa, através de medições e controle estatístico do processo. (Siviy et al, 2008).

15 DMAIC

16 IDEAL A palavra IDEAL é um acrônimo em inglês para Iniciar (initiating), Diagnosticar (diagnosing), Estabelecer (establishing), Agir (acting) e Aprender (learning). [Oliveira 06a]; O modelo IDEAL, como concebido originalmente, era um modelo de ciclo de vida para a melhoria do processo de software baseada no Capability Maturity Model (CMM) [Paulk 93], e por esta razão o modelo usou termos da melhoria do processo.

17 Initiating (iniciar) Infra-estrutura inicial da melhoria é estabelecida; Os papéis e as responsabilidades são inicialmente definidos; Esta fase foca no estímulo; Definição do contexto; Infra-estrutura inicial para suporte da melhoria. [Oliveira 06a]

18 Diagnosing (Diagnosticar)
Foco em desenvolver um entendimento completo do trabalho de melhoria; Definir o estado atual; Definir futuro desejado; Desenvolver recomendações de como proceder nas fases subseqüentes. [Oliveira 06a]

19 Establishing (Estabilizar)
Desenvolver um plano de trabalho; Priorizar quais práticas organizacionais serão melhoradas e ajustadas conforme a fase Diagnosing; Identificar recursos disponíveis; Desenvolver um plano de implementação detalhado (onde as ações, marcos de referência e as responsabilidades são incorporados em um plano de ação) [Oliveira 06a]

20 Acting (Ação) Implementar o trabalho realizado nas três fases anteriores (Initiating, Diagnosing e Establishing); Criar a melhor solução que atenda as necessidades organizacionais identificadas; Testar a solução criada através de um projeto piloto; Modificar a solução para refletir o conhecimento, experiências e lições obtidas no projeto piloto, e implementar a solução em toda a organização. [Oliveira 06a]

21 Learning (Aprender) A experiência obtida com execução do modelo IDEAL é revista para determinar se os objetivos foram atingidos Como executar mudanças mais eficazmente Coletar, analisar e documentar as lições Propostas de alterações para melhoria futura devem ser Fornecidas. [Oliveira 06a]

22 IDEAL

23 A abordagem PRO2PI definida na Tese de Doutorado de Clênio
Figueiredo Salviano pela Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da Universidade Estadual de Campinas, propõe uma engenharia de processo dirigida por perfis de capacidade de processo. [Salviano 06]

24 PRO2PI PRO2PI (Process Capability Profile to Process Improvement) é uma abordagem para melhoria de processos orientada a Perfil de Capacidade de Processo (PCP). É alinhado com os objetivos e estratégias da organização e pode ser alterado em função de mudanças nos objetivos e estratégias organizacionais. A abordagem PRO2PI é composta por quatro elementos: PRO2PI-PROP: conjunto de oito propriedades - relevante, dinâmico, viável, sistêmico, representativo, que são aplicadas ao perfil como um todo e, rastreável, específico e oportuno, que podem ser aplicadas ou não a uma parte do PCP. PRO2PI-MODEL: modelo que unifica os elementos das estruturas dos modelos de capacidade da maturidade; PRO2PI-MEAS: conjunto de medições para PRO2PI; PRO2PI-CYCLE: processo para um ciclo de melhoria de processo.

25 PRO2PI

26 Semente plantada da qualidade

27 Implantação e Melhoria de Processos de software
Capítulo Implantação e Melhoria de Processos de software Introdução 1 Modelos para melhoria de Processos de software Breve histórico e definição 1.1 IDEAL 1.2 PRO2PI 1.3 Seis Sigma 1.3.1 DMAIC Exercícios Tópicos de pesquisa Sugestão de leitura Referências.

28 referências _Proposta%20de%20Melhoria%20de%20Processos%20da%20SWB%20Soluções%20Integradas%20u sando%20o%20MR-MPS%20e%20a%20abordagem%20PRO2PI(1).pdf [Paulk 93] Paulk, M. C., Chrissis, M. B., Curtis, B. e Weber, C. V., Capability Maturity Model for Software, Version 1.1. Technical Report CMU/SEI-93-TR-024. Software Engineering Institute - Carnegie Mellon University, [Oliveira 06a] Oliveira, S. R. B., Processo de software: princípios, ambientes e mecanismos de execução, Exame de qualificação do programa de doutorado do CIn/UFPE, orientado pelo prof. Alexandre Vasconcelos, Recife, PE, 2006. [Siviy et. al 2008] Siviy, J. M., Penn, M. L. e Stoddard, R. W. (2008) “CMMI and Six Sigma: Partners in Process Improvement”. [Salviano 06] Salviano, C. F., “Uma Proposta Orientada a Perfis de Capacidade de Processo para Evolução da Melhoria de Processo de Software”, Exame de qualificação do programa de doutorado da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da Universidade Estadual de Campinas, orientado pelo prof. Dr. Mario Jino, Campinas, SP, 2006. LIKER, Jeffrey. The Toyota Way: 14 Management Principles from the World's Greatest Manufacturer, New York: McGraw-Hill, p., ISBN

29 referências [Tayntor, 2003] TAYNTOR, Christine B. Six Sigma Software Development. – Florida: Auerbach, 2003. [Stamatis, 2004] STAMATIS, Dean H. Six Sigma Fundamental: A Complete Guide to the System, Methods and Tools. – New York: Productivity Press, 2004. [Humphrey, 1989] Humphrey, W. S. “Managing the software process”. Boston: Addison-Wesley [Juran, 1997] Juran, J. M. “A qualidade desde o projeto: novos passos para o planejamento da qualidade em produtos e serviços”. Thomson Learning Ibero [Shewhart, 1980] Shewhart, W. A. “Economic Control of Quality of Manufactured Product”. American Society for Quality Control


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