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CEOS CENTRO ESPÍRITA OBREIROS DO SENHOR
DEPARTAMENTO DE ENSINO DOUTRINÁRIO CURSO DE EXPOSITOR ESPÍRITA
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1. INTRODUÇÃO Reflexão e aprofundamento sobre o processo básico da comunicação, a fim de que haja maior exatidão na compreensão do significado daquilo que se quer transmitir. Objetivo Embora não seja o caso, gostaria de lembrar da figura de Alan Kardec
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2. DEFINIÇÃO É essencialmente um processo interativo e didático (de pessoa a pessoa) em que o emissor constrói significados e desenvolve expectativas na mente do receptor. Comunicação interpessoal Do lat. communicatio de communis = comum significa a ação de tornar algo comum a muitos. Comunicação
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Incorpora o uso do corpo, os gestos, a voz etc.
3. MODOS DE COMUNICAÇÃO VERBAL-ORAL (Dar instruções, entrevistar alguém, informar...) VERBAL VERBAL-ESCRITA (Memorandos, relatórios...) SIMBÓLICA O lugar que moramos, as roupas que usamos...(retrato da personalidade) NÃO-VERBAL Incorpora o uso do corpo, os gestos, a voz etc. AMBÍGUA
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Exatidão da Comunicação
Se refere ao ponto até onde o sinal básico transmitido pelo emissor é recebido, sem distorções, pelo receptor. Símbolo ==> palavras, escritas, desenhos etc. Comportamentos ==> gestos, contato visual, linguagem corporal etc. Em muitos casos, os esforços de comunicação são intercâmbios tanto simbólicos como comportamentais. A chave é o entendimento desses símbolos e comportamentos. Há distinção entre a transmissão da comunicação e a compreensão do significado dessa informação. Este processo se reflete no modelo Shannon-Weaver.
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4. MODELO SHANNON-WEAVER
Informação Transmissor Receptor Destino Mensagem Sinal Sinal recebido Mensagem Fonte de ruído Feedback Fonte: Adaptado de C. F. Shannon e W. Weaver, The Mathematical Theory of Communication.
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EXPLICANDO O MODELO DE SHANNON-WEAVER
EMISSOR RECEPTOR DECODIFICAÇÃO CODIFICAÇÃO RUÍDO É tudo aquilo que interfere na comunicação, prejudicando-a. Pode ser o som sem harmonia, um emissor e um receptor fora de sintonia, falta de atenção do receptor etc.
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RECURSOS PARA ANULAR RUÍDOS
Elemento da mensagem que não traz informação nova. Deve-se repetir frases e ensinamentos. Redundância É o processo de se dizer a uma pessoa como você se sente em função do que ela fez ou disse. São, também, sinais que permitem conhecer o resultado da mensagem. Feedback
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5. BARREIRAS À COMUNICAÇÃO EFICAZ
1. Sobrecarga de Informações (incapazes de ordenar) 2. Auto-conceito (aceitamos as informações que confirmam nossa crença e negamos as que contrariam) 3. Fonte (acreditamos mais nos portadores de status) 4. Localização física (distância diminui a comunicação) 5. Defensidade (indivíduos que se sintam ameaçados dificultam o entendimento mútuo)
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UM COMUNICADOR QUE Pareça frio e distante, “sabe-tudo” ou tentando controlar os receptores PROVOCARÁ DEFENSIDADE
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6. COMO MELHORAR A COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL
1. Usar linguagem apropriada e direta. 2. Fornecer informações tão claras e completas quanto for possível. 3. Usar canais múltiplos para estimular vários sentidos do receptor (audição, visão etc.). 4. Usar comunicação face a face sempre que for possível. HABILIDADES TRANSMISSÃO DE
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3. Reflexão - Reformular sempre a mensagem que tenha recebido.
1. Escuta ativa - Criar situações que ajudem as pessoas a falarem o que realmente querem dizer. 2. Empatia - Colocar-se na posição da outra pessoa, num esforço para entendê-la. 3. Reflexão - Reformular sempre a mensagem que tenha recebido. 4. feedback - Criar condições para um retorno do que se faz. HABILIDADES AUDITIVAS
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1. No caso de feedback negativo, vá direto ao assunto.
2. Concentre-se no problema. 3. Esteja preparado para receber feedback. 4. Ao encerrar o feedback, faça um resumo, a fim de que todos saiam com o mesmo entendimento sobre o que foi decidido. HABILIDADES DE FEEDBACK
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7.CONCLUSÃO Esperamos que a discussão sobre os diversos tipos de comunicação e as várias técnicas para diminuir o ruído (interferência no significado do que se quer transmitir) possa capacitar-nos a transmitir as nossas idéias, sentimentos e emoções, com mais clareza e determinação. Parabéns aos novos Expositores Espíritas
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8.FONTE DE CONSULTA BOWDITCH, J. L. e BUONO, A. F. Elementos de Comportamento Organizacional. São Paulo, Pioneira, (Capítulo 5.º)
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