A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MARKETING DE PEQUENO VAREJO - PADARIA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MARKETING DE PEQUENO VAREJO - PADARIA"— Transcrição da apresentação:

1 MARKETING DE PEQUENO VAREJO - PADARIA
Palestrante: Rodrigo Sant’ Anna Lopes Chaluppe Cargo: Gerente Técnico do IDPC

2 MERCADO BRASILEIRO “Grandes empresas, descobrem o pequeno varejo”
Revista Exame 2007 “O mercado recebe de braços abertos o consumidor da classe C” Revista Veja 2008 “Explosão do consumo na classe D” Estado de São Paulo 2010 “A classe E vai as compras” Globo 2012

3 PANORAMA DAS PADARIAS DO BRASIL
Mais de 63 mil micro e pequenas empresas (96,3% das padarias brasileiras), e atendem em média 43 milhões de clientes por dia (mais de 21,5% da população nacional). O setor gera 758 mil empregos diretos e 1,8 milhão indiretos. Em 2011, o índice de crescimento estimado foi de 11,88%. Consumo per capita de Pães/Ano: • Chile: 98kg • Argentina: 82,5kg • Uruguai: 55kg • Brasil: 33,5kg* Consumidos no Brasil • 86% correspondem aos pães artesanais (sendo 58% pão francês); • 4% são os pães industrializados Fonte ABIP 2012

4 ESCOLHA DO CLIENTE O cliente sempre escolhe o lugar onde quer comprar!
Como manter ele em sua padaria?

5 PRINCIPAIS MOTIVOS PARA COMPRAR EM PADARIAS
• Proximidade da residência: 100%; • Proximidade do local de trabalho: 52,7%; • Condições de higiene / limpeza: 30,7%; • Cortesia no Atendimento: 28,8%; • Qualidade dos Produtos: 25,7%; • Variedade de Pães e Doces: 18,6%; • Rapidez no Atendimento: 14,3%; • Pão Quente à toda Hora: 11,3%; • Instalações /Ambiente Agradável: 6,5%; • Preço mais Acessível: 5,6% Fonte ABIP 2012

6 DESAFIOS COMPETITIVIDADE: NÃO BASTA SER BOM, É PRECISO SER
Concorrência/Competitividade Clientes Colaboradores Valor agregado Diminuição de custos Ferramentas da Qualidade Auditorias internas de Higiene COMPETITIVIDADE: NÃO BASTA SER BOM, É PRECISO SER CADA VEZ MELHOR!

7 INOVAÇÃO NO POSICIONAMENTO DA EMPRESA
Mais automação Layout Posicionamento substituto de refeição Promoções, fidelização Mais serviço, padaria tendo outros serviços ..... Padarias virando mini-mercados Padarias virando pontos de encontro de jovens e tribos Padarias virando lanchonetes (food service)

8 Atividades Relacionadas
4 “Ps” Variável Atividades Relacionadas Produto Serviços Diferenciais com a concorrência Tamanho Variedade de produtos Devoluções Qualidade Embalagem Preço Condições de Pagamento Descontos Promoção Propaganda Publicidade Promoções Praça (Ponto- de Venda) Lojas

9 SERVIÇO DE MONTAR VITRINE
Vitrine com poucos produtos (Aparenta produto velho) Vitrine cheia de produtos

10 LAYOUT DA PADARIA O layout montado deve favorecer a circulação dos clientes por toda a padaria Produtos de alto valor agregado no caixa ou no corredor que antecede o check-out são essenciais para o aumento do ticket médio, por se saber que muitas vezes o aumento do ticket vem da venda dos produtos expostos próximo do check-out, pois muitas vezes compramos por impulso.

11 COMPOSIÇÃO MÉDIA DO FATURAMENTO


Carregar ppt "MARKETING DE PEQUENO VAREJO - PADARIA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google