A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Biblioteca do Conhecimento Online – b-on. Versão actualizada em 22/01/2007 Biblioteca do conhecimento online b-on.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Biblioteca do Conhecimento Online – b-on. Versão actualizada em 22/01/2007 Biblioteca do conhecimento online b-on."— Transcrição da apresentação:

1 Biblioteca do Conhecimento Online – b-on

2 Versão actualizada em 22/01/2007 Biblioteca do conhecimento online b-on

3 Motivação A b-on, Biblioteca do Conhecimento Online, reúne as principais editoras de revistas científicas internacionais de modo a oferecer um conjunto vasto de artigos científicos disponíveis on-line. Além disso, inclui várias bases de dados, de que se destaca o conjunto de bases de dados conhecido como Web of Knowledge, do ISI (Institute for Scientific Information).

4 Motivação Esta iniciativa visa possibilitar o acesso electrónico às principais fontes de conhecimento, abrangendo todas as áreas científicas, e estimular as condições de acesso universal ao saber por parte da comunidade científica e académica, procurando gerar economias de escala e promovendo as condições de universalidade de acesso à produção científica.

5 Objectivos O principal objectivo é possibilitar à comunidade servida pela b-on o acesso a algumas das principais fontes de conhecimento científico internacional. Estimular a cooperação entre as entidades do sistema académico e científico nacional.

6 Objectivos Adicionalmente, a b-on procura: –racionalizar custos dos recursos; –promover o acesso electrónico às principais fontes internacionais de conhecimento; –generalizar o acesso das instituições aderentes e, consequentemente, da comunidade por elas servida, a conteúdos científicos; –dinamizar e estimular a comunidade para o consumo e produção de conteúdos científicos.

7 Editoras

8 Bases de Dados Referenciais

9 Bases de Dados em Texto Integral Academic Search Premier Business Source Complete

10 Recursos Gratuitos

11 Área pessoal Ao entrarmos no portal b-on, entramos como anónimos. Temos a possibilidade de criar uma área pessoal onde podemos criar um perfil de acordo com as nossas preferências. A área pessoal serve para: –guardar dados conteúdos favoritos (artigos, recursos) conjuntos pessoais alertas –personalizar o ambiente de trabalho

12 Criação da área pessoal Constate que se encontra como utilizador anónimo. Para criar uma área pessoal, devemos pressionar o botão.

13 Criação da área pessoal Pressione o link “registe-se aqui” para prosseguir com o seu registo.

14 Criação da área pessoal Preencha os campos do formulário apresentado. Os campos com “ * ” são de preenchimento obrigatório. A password deve ter um mínimo de seis caracteres. Pressione o botão “Enviar” para confirmar o registo.

15 Criação da área pessoal O sistema envia-lhe uma mensagem indicando se o pedido foi ou não realizado.

16 Sair da área pessoal Para terminar uma sessão de trabalho autenticada pressione o botão. Na janela apresentada pressione o botão Sair.

17 Entrar na área pessoal Para iniciar uma sessão de trabalho autenticada pressione o botão. Identifique-se com o seu código de utilizador e a password correspondente.

18 Agenda Pesquisas no Portal b-on –Pesquisa rápida simples –Pesquisa rápida avançada –Guardar pesquisas –Metapesquisa –Localização de recursos –Criação de conjuntos de recursos –Periódicos –SFX

19 Agenda Pesquisas no Portal b-on –Pesquisa rápida simples –Pesquisa rápida avançada –Guardar pesquisas –Metapesquisa –Localização de recursos –Criação de conjuntos de recursos –Periódicos –SFX

20 Área de pesquisa A área de pesquisa é a parte mais importante do portal: aqui podemos efectuar pesquisas federadas nos recursos disponíveis. Pressionar o botão OK para modificar o formato de visualização, passando a ter um maior conjunto de opções.

21 Área de pesquisa Dentro da área de pesquisa, os recursos aparecem organizados por conjuntos.

22 Área de pesquisa Para visualizar os recursos presentes em cada conjunto devemos pressionar o rato sobre a designação do conjunto.

23 Área de pesquisa Na nova janela, podemos obter mais informação sobre cada um dos recursos pressionando o botão.

24 Área de pesquisa Pressionando sobre a designação do recurso, acedemos ao interface nativo desse recurso, que também pode ser utilizado para pesquisa.

25 Pesquisa rápida simples Por omissão, o ecrã abre-se na opção de pesquisa rápida simples. Também por omissão, o conjunto seleccionado é o das bases referenciais.

26 Pesquisa rápida simples Efectuamos a pesquisa introduzindo o termo ou expressão de pesquisa no formulário.

27 Pesquisa rápida simples O MetaLib lança a pesquisa nos vários recursos e começa a recolher os resultados, apresentando um ecrã intermédio enquanto decorre o processo.

28 Pesquisa rápida simples Os resultados obtidos a partir dos diferentes recursos são apresentados agregados numa lista. Os resultados são apresentados numa vista tabular.

29 Pesquisa rápida simples Podemos visualizá-los também de forma abreviada... Os resultados são apresentados numa vista abreviada.

30 Pesquisa rápida simples... ou de forma completa, registo a registo. Os resultados são apresentados numa vista completa.

31 Pesquisa rápida simples Explicação do número de resultados mostrados: são mostrados até 30 registos de cada recurso a primeira ordenação é aleatória

32 Pesquisa rápida simples Para alterar a ordenação dos resultados devemos seleccionar o termo de ordenação.

33 Pesquisa rápida simples Se visualizarmos os registos até ao último, podemos ver mais.

34 Pesquisa rápida simples Cada registo possui um conjunto de serviços adicionais, a que podemos aceder a partir das acções.

35 Pesquisa rápida simples De acordo com o registo seleccionado poderemos ter diferentes serviços.

36 Pesquisa rápida simples Em alguns destes casos, teremos acesso ao texto integral.

37 Pesquisa rápida avançada A pesquisa rápida avançada possibilita maior especificação do que se pretende pesquisar, permitindo restringir o número de resultados: cruzando vários termos, limitando a pesquisa a determinados campos. Acedemos à pesquisa rápida avançada pressionando o separador correspondente.

38 Pesquisa rápida avançada No ecrã de pesquisa rápida avançada, podemos introduzir dois termos de pesquisa e aplicar-lhe um operador booleano (E, OU, SEM). Seleccione o operador que pretende aplicar à pesquisa.

39 Pesquisa rápida avançada Podemos limitar a ocorrência de cada um dos termos apenas a um determinado campo das bases de dados: assunto, título, autor, ISSN, ISBN, ano. Seleccione o campo que pretende aplicar à pesquisa. Pressione o botão “OK” para desencadear a pesquisa.

40 Pesquisa rápida avançada Surge um ecrã intermédio, onde acompanhamos o progresso da pesquisa nos vários recursos. Nesse ecrã, vemos também a expressão de pesquisa introduzida.

41 Pesquisa rápida avançada Surge, por fim, a lista agregada de resultados.

42 Pesquisa rápida avançada A lista agregada de resultados é agora menor, por termos pedido uma pesquisa mais específica: já não nos interessam todos os australopithecus, mas apenas o australopithecus afarensis. Lucy

43 Pesquisa rápida avançada Vamos agora explorar os resultados na metapesquisa, de modo a podermos analisá-los por recurso. Para isso, seleccionaremos a opção “Explorar na MetaPesquisa”

44 Pesquisa rápida avançada Em seguida, pedimos para ver os resultados por recurso. Abre-se uma pequena janela, mostrando o número de registos de cada um dos recursos pesquisados.

45 Pesquisa rápida avançada Podemos escolher, nessa janela, cada um dos recursos, para ver os registos associados e restringir a pesquisa.

46 Pesquisa rápida avançada Podemos visualizar os resultados noutro recurso ou voltar aos resultados combinados.

47 MetaPesquisa A metapesquisa foi desenvolvida a pensar nos utilizadores mais especializados, pois permite efectuar pesquisas mais complexas. Acedemos à metapesquisa a partir da opção correspondente, na barra superior.

48 MetaPesquisa A selecção de recursos pode ser efectuada de diferentes formas: conjuntos categorias pesquisar novos recursos

49 MetaPesquisa: Conjuntos Seleccionando a opção Conjuntos, surge a lista dos conjuntos criados.

50 MetaPesquisa: Conjuntos Quando for seleccionado um dado conjunto, aparecem, na parte direita do ecrã, os recursos que pertencem a esse conjunto, ficando disponíveis para pesquisa ou para adicionar aos favoritos.

51 MetaPesquisa: Categorias Seleccionando a opção Categorias, aparece a lista das categorias existentes e as sub-categorias. As sub-categorias não estão activas. Optou-se por classificar os recursos apenas nas categorias.

52 MetaPesquisa: Categorias Quando for seleccionada uma dada categoria, os recursos que pertencem a essa categoria ficam disponíveis para pesquisa ou para adicionar aos favoritos, pressionando o botão.

53 MetaPesquisa: Pesquisar A Pesquisa permite procurar recursos de acordo com vários critérios: ocorrência de palavra na designação do recurso recursos de determinado editor recursos de determinada categoria ocorrência de palavras na designação ou descrição do recurso recursos por tipo

54 MetaPesquisa: Pesquisar Após a introdução dos critérios e pressionando o botão, os recursos ficam disponíveis para serem seleccionados.

55 MetaPesquisa Simples Por omissão abre-se o ecrã da metapesquisa simples. Devemos seleccionar os recursos onde pretendemos pesquisar. Nestes casos, o recurso não está disponível para pesquisa integrada e só é pesquisável no interface nativo. Pressione o botão “OK” para desencadear a pesquisa.

56 MetaPesquisa Simples Depois da selecção dos recursos, devemos escrever o termo ou expressão de pesquisa que pretendemos utilizar. Temos apenas um formulário onde introduzir a pesquisa, e esta será efectuada em todos os campos (título, autor, assunto) dos recursos.

57 MetaPesquisa Simples A pesquisa será lançada nos recursos seleccionados.

58 MetaPesquisa Simples Surgem depois os registos correspondentes à pesquisa.

59 MetaPesquisa Avançada A metapesquisa avançada permite pesquisas mais complexas, combinando termos com operadores booleanos e limitando a ocorrência destes termos a determinados campos.

60 MetaPesquisa Avançada Pressionando o botão, a pesquisa é efectuada e são apresentados os resultados.

61 Guardar Pesquisas Para guardar pesquisas realizadas, devemos começar por ir à área das “Pesquisas anteriores”. Esta operação só é possível se o utilizador estiver autenticado no sistema. Verifique se o utilizador corresponde ao seu login. Se o utilizador é anónimo deve autenticar-se com o seu utilizador e password.

62 Guardar Pesquisas A partir daqui, abre-se a janela com a lista das pesquisas efectuadas. Podemos agora adicionar pesquisas ao «Histórico». Pressione o botão para adicionar a pesquisa ao histórico.

63 Guardar Pesquisas Podemos ir ver o Histórico na nossa área pessoal. Pressione o link “Área Pessoal” para visualizar o histórico.

64 Guardar Pesquisas Abre-se a lista com a pesquisa guardada. Esta ficará guardada na área pessoal mesmo depois de terminada a sessão. Podemos, a partir daqui, voltar a correr a pesquisa. Criar um alerta, para que a pesquisa seja automaticamente efectuada a intervalos de tempo regulares. Apagar uma pesquisa guardada.

65 A partir da imagem, abre-se uma janela onde podemos definir opções para alertas. Criar Alerta É obrigatório: atribuir uma designação ao alerta; indicar um endereço para onde os resultados serão enviados; definir a periodicidade de execução da pesquisa e envio de alerta.

66 Criar Alerta Opcionalmente, podemos também: escolher se queremos receber mensagens de alerta mesmo que não haja registos novos; alterar os recursos a pesquisar, eliminando-os.

67 Criar Alerta O alerta fica activo depois de se pressionar o botão «Enviar» e a pesquisa guardada passa a exibir informação sobre as opções do alerta.

68 Recursos O portal possui uma área de Recursos, onde está armazenada informação sobre os conteúdos fornecidos aos utilizadores.

69 Recursos Nesta área, podemos pesquisar recursos de acordo com diversos critérios. Posteriormente, podemos obter funcionalidades adicionais, como a constituição de conjuntos pessoais de recursos.

70 Recursos No separador Recursos, é possível: pesquisar a lista de recursos por ordem alfabética localizar um recurso introduzindo a sua designação ou parte da sua designação. Podemos pedir para ver todos os recursos ou apenas aqueles a que temos acesso.

71 Pesquisar Recursos Por exemplo, se quisermos pesquisar os recursos que contêm a palavra “sage” na designação. Pressione o botão “OK” para desencadear a pesquisa.

72 Informação detalhada de Recursos Podemos ver informação adicional sobre o recurso, a partir do botão.

73 Adicionar Recursos a conjuntos pessoais A partir do botão, podemos acrescentar este recurso a um conjunto pessoal de recursos. Uma vez seleccionado um recurso, o botão passa a ser mostrado como.

74 Pesquisar Recursos Podemos passar imediatamente para a pesquisa no recurso, usando o interface b-on, seleccionando o botão.

75 Pesquisar Recursos Neste caso, abre-se uma janela onde introduziremos termos ou expressões de pesquisa. Pressione o botão “OK” para desencadear a pesquisa.

76 Pesquisar Recursos Podemos também optar por lançar a pesquisa no próprio website nativo de um dado recurso. Pressionando sobre a sua designação, abre-se uma nova janela nesse interface.

77 Localizar Recursos O separador Localizar permite aceder a recursos através de diversos critérios: título, editor, categoria, palavras, tipo.

78 Criação de conjuntos de Recursos Os recursos seleccionados usando o botão são guardados, dentro da Área Pessoal, no submenu Recursos.

79 Criação de conjuntos de Recursos Na nova janela, encontramos, na Área de Transferência, o conjunto dos recursos que fomos seleccionando.

80 Criação de conjuntos de Recursos Devemos dar um nome à pasta e pressionar o botão «Guardar». Podemos guardar estes recursos numa pasta, usando o botão.

81 Criação de conjuntos de Recursos A pasta é criada, passando a estar activa do lado esquerdo do ecrã.

82 Criação de conjuntos de Recursos Se voltarmos ao ecrã de Pesquisa Rápida, vemos que o conjunto criado foi acrescentado, de modo a podermos seleccioná-lo para pesquisas.

83 Criação de conjuntos de Recursos O mesmo conjunto está disponível também na área de MetaPesquisa.

84 Periódicos Na área de Periódicos, podemos procurar títulos subscritos no âmbito da b-on, bem como ver os serviços que lhe estão associados: texto integral, abstract, período de embargo, etc.

85 Periódicos A partir do separador Títulos, podemos percorrer alfabeticamente a lista de títulos dos periódicos ou pesquisá- los com os critérios: iniciar com, contém, igual a.

86 Periódicos No exemplo, procuramos um periódico que contém a palavra «librarianship» e pressionamos o botão

87 Periódicos Vai ser-nos apresentada uma lista com todos os periódicos contendo a palavra «librarianship».

88 Periódicos Encontrado o título pretendido, podemos visualizar informações sobre ele, a partir do botão

89 Periódicos Seleccionando o botão, abre-se uma janela que nos indica os serviços associados ao referido título.

90 Periódicos A partir do separador Localizar, além de pesquisar por título ou por palavras no título do periódico, é possível também pesquisar por ISSN ou por editor.

91 Periódicos A pesquisa por editor permite visualizar todos os títulos de um dado editor ou limitar a pesquisa aos periódicos de um dado editor.

92 Versão actualizada em 22/01/2007 Recursos B-on Bases de Dados de Referência Bibliográfica

93 Bases de Referência - Introdução  O que são?  As bases de referência permitem-nos pesquisar as referências de um documento e desta forma obter a sua localização.  Os documentos referenciados encontram-se na b-on?  Nem todas as referências recuperadas permitem aceder ao texto integral do documento, no entanto é sempre referenciada no portal b-on a forma de o obter.

94 Bases de Referência - Introdução  Quando devo usar?  Qualquer pesquisa deve iniciar-se numa base de referência devido a esta ser muito mais completa.  Quais as vantagens?  Recuperação mais abrangente do que existe publicado sobre determinado assunto.

95 Current Contents  O que é a Current Contents?  A Current Contents é uma base de dados de referência bibliográfica, produzida pelo ISI (Institute for Scientific Information), cobrindo aproximadamente 6500 publicações periódicas em todas as áreas disciplinares, desde 1998.

96 Current Contents  A Current contents é composta por sete sub-bases.  O processo de pesquisa inicia-se com a selecção da(s) base(s) onde pretendemos pesquisar.

97 Web of Science  O que é a Web of Science?  A Web of Science é a designação comum que é dada a um conjunto de bases de dados também conhecidas como «Citation Indexes» (Science Citation Index, Social Science Citation Index, Arts and Humanities Citation Index), compiladas pelo ISI (Institute for Scientific Information).

98 Web of Science  Trata-se de bases de referência bibliográfica, que não contêm o texto integral dos documentos, mas que possuem uma característica especial: é possível ver quais os artigos citados por determinado artigo, ou verificar quantas vezes um artigo foi citado e por quem.  É a partir destas bases de dados que é calculado o factor de impacto das publicações periódicas, bem como outros indicadores bibliométricos presentes no «Journal Citation Reports».

99 Web of Science  Qual a utilidade da WoS ?  Esta ferramenta permite, além da pesquisa habitual por ocorrência de palavras no registo, também a pesquisa de artigos relacionados e o estabelecimento de ligações entre artigos que citam outros ou são citados por outros.  A base de dados é actualizada semanalmente.

100 Web of Science  Ao entrarmos nas opções de selecção das bases de dados, devemos começar por escolher se pretendemos trabalhar apenas com uma ou com as várias bases de dados que constituem a Web of Science.

101 Web of Science  Os dados de citação são o elemento que distingue estas bases de dados das outras bases de dados de referência: é possível saber quais os documentos citados no documento cujos dados estamos a visualizar, bem como saber quantas vezes este documento foi citado, onde e por quem.  no presente documento, há 37 referências bibliográficas.  É possível ver informação sobre essas referências, clicando sobre

102 Web of Science  As referências a azul correspondem a artigos presentes na base de dados, sendo possível navegar entre eles.  Se seleccionarmos uma dessas referências, clicando sobre o título, acedemos ao registo correspondente.  Seleccionemos a primeira referência, por exemplo

103 Web of Science  Este registo refere-nos que o documento foi citado 47 vezes (uma das quais pelo documento de onde partimos).  Se quisermos, podemos ir ver esses documentos, clicando sobre  Obtemos a lista de todos os documentos que citam aquele onde nos encontramos.

104  Outra possibilidade de navegação entre os registos é através da opção «Find related records».  Seleccionando esta opção, é apresentada uma lista de registos que contenham pelo menos uma referência bibliográfica em comum com o artigo onde estamos Web of Science

105  Trata-se normalmente de uma lista constituída por um número elevado de registos (no caso presente são 8252), mas os artigos que contêm um maior número de referências em comum com o artigo onde estamos serão apresentados em primeiro lugar, sendo remetidos para o final da lista os que contêm um menor número de referências em comum com aquele de onde partimos Web of Science

106  O conceito subjacente à pesquisa por registos relacionados é de que os registos que partilhem uma ou várias referências possuem uma relação entre si, independentemente dos termos contidos nos títulos, abstracts ou palavras-chave, e que essa relação é tanto maior quanto maior for o número de referências partilhadas. Web of Science

107 Journal of Citation Reports  O que é JCR?  O JCR (Journal Citation Reports) é um recurso essencial para a avaliação e comparação de periódicos científicos, recolhendo dados relativos a cerca de 8000 periódicos a nível mundial.  O JCR permite conhecer dados bibliométricos de cada um dos periódicos e compará-los dentro de uma mesma área científica

108 Journal of Citation Reports  Qual a utilidade do JCR?  Esta ferramenta é importante:  para bibliotecas e centros de documentação, para definição de políticas de aquisição;  para autores e investigadores, para decidir onde publicar, por exemplo, ou saber quais os títulos de referência na sua área de investigação  para as instituições a que os autores estão ligados, para verificar tendências de publicação, saber a importância dos títulos onde os seus autores publicam, etc.

109 Journal of Citation Reports  Actualização:  O JCR é actualizado todos os anos; normalmente, em meados do ano civil.  Assim, a edição mais recente é a que contém os dados de 2005; só a partir de Junho/Julho de 2007 estará disponível a edição com os dados de 2006

110 Journal of Citation Reports  O JCR é composto por duas edições:  «Science edition»  «Social Sciences edition».  A primeira opção a fazer é seleccionar qual das edições do JCR pretendemos consultar

111 Journal of Citation Reports  Escolhendo a opção de visualizar um grupo de periódicos, estes podem ser visualizados por categoria, por editor ou por país de publicação.  A opção mais frequentemente utilizada é a de visualização por categoria, para avaliar e comparar periódicos dentro de uma mesma área científica.

112 Journal of Citation Reports  Outros indicadores bibliométricos são mostrados em seguida.  Destacamos, entre eles, o «immediacy index» (índice de imediaticidade).  O «immediacy index» é uma medida da rapidez com que um artigo (o artigo médio) de um periódico é citado. este índice revelará a frequência com que artigos publicados num dado periódico são citados nesse mesmo ano.

113 Journal of Citation Reports  O «immediacy index» é calculado dividindo-se o número total de citações de artigos publicados num determinado ano pelo número de artigos publicados nesse ano.

114 Journal of Citation Reports  Outro indicador bibliométrico é o «cited half-life» (semi-vida de citações recebidas).  O indicador «cited half-life» é o número de anos, a partir do presente, que representam 50% das citações recebidas.  Este número ajuda a avaliar a «esperança de vida» da maioria dos artigos citados de um dado periódico.  Apenas o «cited half-life» dos periódicos citados pelo menos 100 vezes é calculado.

115 Journal of Citation Reports  Uma outra indicação interessante que podemos obter é a tendência do factor de impacto da publicação ao longo dos anos.  Pressionando o botão, mais acima na página, obteremos um gráfico que ilustra a tendência do factor de impacto do periódico nas últimas cinco edições anuais do JCR.

116 Obrigada! UNIVERSIDADE ABERTA Sector de Documentação e Arquivo Madalena Carvalho


Carregar ppt "Biblioteca do Conhecimento Online – b-on. Versão actualizada em 22/01/2007 Biblioteca do conhecimento online b-on."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google