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Exercícios com gabarito

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Apresentação em tema: "Exercícios com gabarito"— Transcrição da apresentação:

1 Exercícios com gabarito
COLOCAÇÃO DOS PRONOMES ÁTONOS Exercícios com gabarito (pressione F5 para iniciar a apresentação dos slides)

2 1. Introduza o pronome oblíquo átono dos parênteses nas frases abaixo de acordo com a norma culta. (justifique)

3 a. Deus guie. (te) a. Deus te guie. Oração que exprime desejo b. Nunca se viu tamanho desastre. Pronome indefinido atrai o pronome átono b. Nunca viu tamanho desastre. (se) c. Entregar- me-á isso hoje. Futuro do presente c. Entregará isso hoje. (me) d. Correu pelo jardim, afastando-se de mim. Depois de vírgula d. Correu pelo jardim, afastando de mim. (se) e. Sentava-me num canto, em silêncio. (G. Ramos) Início de oração e. Sentava num canto, em silêncio. (G. Ramos) (me) f. — Por favor. Não me torture, querido. Palavra negativa atrai o pronome átono f. — Por favor. Não torture, querido. (D. Trevisan) (me)

4 g. Nada fazia falta. (D. S. Queiroz) (lhe)
g. Nada lhe fazia falta. (D. S. Queiroz) Pronome indefinido atrai o pronome átono h. Ninguém lhe perguntou donde vinha... Pronome indefinido atrai o pronome átono h. Ninguém perguntou donde vinha... (R. Couto) (lhe) i. Nada me ensinou, mas me transmitiu afeição. Pronome indefinido atrai o pronome átono i. Nada ensinou, mas me transmitiu afeição. (G. Ramos) (me) j. Não, não entendam mal. (R.Alves) (me) j. Não, não me entendam mal. (R.Alves) Palavra negativa atrai o pronome átono l. Raciocinou bem e viu que não se salvaria por outro jeito. (S. B. Holanda) Palavra negativa atrai o pronome átono l. Raciocinou bem e viu que não salvaria por outro jeito. (S. B. Holanda) (se)

5 m. Já ninguém lembraria, certamente, de nada...
m. Já ninguém se lembraria, certamente, de nada... Pronome indefinido atrai o pronome átono n. Quem se incomoda com o pobre Zé Brasil? Frase interrogativa n. Quem incomoda com o pobre Zé Brasil? (Monteiro Lobato) (se) o. Que toda a Argentina se candidatasse! Frase que exprime desejo o. Que toda a Argentina candidatasse! (O. Lessa) (se) p. Que o tempo se esqueça de recordação! Frase que exprime desejo p. Que o tempo esqueça de recordação! q. Só tu me limparás da lama escura... Advérbio atrai o pronome átono q. Só tu limparás da lama escura... (C. D. Andrade) (me) r. Depois se jogou no mar e foi retirado pelos amigos. Advérbio atrai o pronome átono r. Depois jogou no mar e foi retirado pelos amigos. (Jornal da Tarde) (se)

6 s. — Já me sinto bem. (S.B.Holanda)
Advérbio atrai o pronome átono s. — Já sinto bem. (S.B.Holanda) (me) t. Tudo encontra nesta bruma... (C. Meireles) (se) t. Tudo se encontra nesta bruma... Pronome indefinido atrai o pronome átono u. À noitinha, sentava à frente da cabana. (D. S. Queiroz) (me) u. À noitinha, sentava-me à frente da cabana. Depois de vírgula, usa-se a ênclise v. Abaixando-se, aconteceu-lhe ver a ponta da chinela... Início de oração v. Abaixando, aconteceu-lhe ver a ponta da chinela... (M. Assis) (se) z. Talvez muita gente julgasse entrevada. x. Talvez muita gente se julgasse entrevada. Advérbio atrai o pronome átono

7 2. Faça o mesmo

8 a. Ana teve uma dúvida que deixou apreensiva. (E. Veríssimo) (a)
a. Ana teve uma dúvida que a deixou apreensiva. Oração Subordinada (QUE-pronome relativo) b. Pague o que me deve — repetiu Bernardo. (O.Lins) Oração Subordinada (QUE-pronome relativo) b. Pague o que deve — repetiu Bernardo. c. Dir-te-ei quando ordenarem... Futuro do presente c. Direi quando ordenarem... (C.Meireles) (te) d. Deus te abençoe, pequenino. Como é o teu nome? Oração que exprime desejo d. Deus abençoe, pequenino. Como é o teu nome? (G. Rosa) (te) e. Para onde o arrasta este vento? Oração interrogativa e. Para onde arrasta este vento? (J. Amado) (o) f. Era outra coisa que lhe doía muito. Oração subordinada (QUE-pronome relativo) f. Era outra coisa que doía muito. (J. L. Rego) (lhe)

9 g. — Também já fantasiei de pierrô. (L. F. Telles) (me)
g. — Também já me fantasiei de pierrô. Adjunto adverbial atrai o pronome h. Tudo me dava impaciência. (M.Assis) Pronome indefinido atrai o átono h. Tudo dava impaciência. (M.Assis) (me) i. Mal se aproximaram, um dos rapazes puxou um revólver. Oração subordinada (QUE-conjunção) i. Mal aproximaram, um dos rapazes puxou um revólver. (se) j. Já se foi o tempo em que as mulheres eram por força, ou por hábito, alienadas em matéria política. Adjunto adverbial atrai o pronome j. Já foi o tempo em que as mulheres eram por força, ou por hábito, alienadas em matéria política. (P. M. Campos) (se) l. Ao nos despedirmos, ele queixou-se de uma dor de cabeça. Preferência pela ênclise nesse caso l. Ao nos despedirmos, ele queixou de uma dor de cabeça. (R. Couto) (se)

10 3. Reescreva o texto seguinte, colocando o pronome indicado junto ao verbo em destaque:

11 Os turistas incautos estão às voltas com um novo tipo de assalto nos bares com cadeiras de calçada da Zona Sul carioca. O turista pede um suculento bife ou churrasco e quando prepara(1) para atacar(2) é surpreendido pela mão-boba de um pivete, que arranca (3) o bife do prato e foge em alta velocidade. Os ladrões de bife, além de saborear (4), costumam reciclar (5) em churrasquetos e sanduíches vendidos na praia. (Visão) Os turistas incautos estão às voltas com um novo tipo de assalto nos bares com cadeiras de calçada da Zona Sul carioca. O turista pede um suculento bife ou churrasco e quando se prepara(1) para atacá-lo(2) é surpreendido pela mão-boba de um pivete, que lhe arranca (3) o bife do prato e foge em alta velocidade. Os ladrões de bife, além de saboreá-lo(4), costumam reciclá-lo(5) em churrasquetos e sanduíches vendidos na praia. (Visão) (1) se; (2) o; (3) lhe; (4) o; (5) o

12 4. Introduza o pronome oblíquo átono dos parênteses nas locuções verbais.

13 a. O brasileiro precisa habituar a ler mais. (se)
precisa-se habituar ou precisa habituar-se b. O sol ia tornando cada vez mais forte. (se) ia-se tornando ou ia tornando-se c. Ninguém comentava sobre o que havia passado naquela ocasião (se) que se havia passado d. Não quiseram dizer nada sobre o acontecido. (me) Não me quiseram dizer nada ou não quiseram dizer-me nada e. Você há de acostumar nessa nova casa. (se) há de se acostumar ou há de acostumar-se f. Voltei a encontrar depois de muitos anos. (o) voltei a encontrá-lo

14 g. Devo contar tudo. (lhe)
devo-lhe contar ou devo contar-lhe h. Tudo devo contar. (lhe) lhe devo contar ou devo contar-lhe i. Não havia lembrado desse fato. (me) me havia lembrado j. Eu já havia esquecido de apagar o fogo. (me) me havia esquecido

15 (...) enquanto os portugueses vivem usando a ênclise, os brasileiros só usam a próclise, até mesmo no início da frase - o que exige aquela regrinha indispensável para quem ensina escrita culta: "não se inicia frase com pronome oblíquo" (isso para nós, simples mortais, porque os escritores já o fazem desde a Semana de Arte Moderna de 22). Jamais ouvirás (e a fala precede a escrita, não te esqueças ...) um brasileiro correr atrás de sua amada dizendo "Espera-me! Ouve-me! Amo-te!". (Cláudio Moreno)


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